Indígenas na literatura infantil e juvenil brasileira: cenografia, ethos discursivo e ideologia

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Data

2021-05-31

Autores

Alves, Thiago Moessa

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP e à Linha de Pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” que investiga a educação em diferentes contextos socioculturais. Nesse âmbito, a pesquisa teve por objetivo geral analisar ideologias e discursos sobre a temática indígena presentes na literatura direcionada à infância e à juventude no Brasil. A partir da problemática apresentada, definiuse a seguinte pergunta de pesquisa: em que medida a Literatura Infantil e Juvenil na Era PósModerna avançou em relação à Era Moderna e professou valores ideológicos relacionados aos pressupostos da Educação Intercultural? A investigação foi pautada na Análise de Discurso de linha francesa enquanto campo disciplinar, baseada epistemologicamente, metodologicamente e procedimentalmente em Dominique Maingueneau. Assim, foram utilizadas as categorias Cenografia e Ethos discursivo para análise das obras As aventuras de Tibicuera: que são também as do Brasil; Itaí: o menino das selvas; Corumi, o menino selvagem; e O Karaíba, uma história do pré-Brasil. Busca-se, assim, defender a tese de que a Literatura Infantil e Juvenil Brasileira da Era Moderna reservou ao indígena ethe discursivos de selvagem e bom selvagem, com papéis bem delimitados em relação ao progresso da nação, já na Pósmodernidade, os autores estão desconstruindo esses ethe e colocando em seu lugar a diversidade imanente da cultura humana. A pesquisa obteve como resultado a reafirmação da Cena Englobante da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira nas quatro obras. Em relação à Cena Genérica, as obras As aventuras de Tibicuera, Itaí, e O Karaíba, foram consideradas Romance Juvenil e a obra Corumi, novela juvenil. No que tange ao ethos, as obras inscritas na Era Moderna apresentam ethe discursivos de mau selvagem, bom selvagem e civilizado aos personagens indígenas de acordo com o papel que desempenhavam no desenvolvimento econômico do país, conforme a visão dos enunciadores. A obra considerada Pós-Moderna dá ao indígena um ethos relacionado à ideologia anticolonial e marca a diversidade e a riqueza cultural dos povos indígenas. Por fim, destacaram-se influências ideológicas do pensamento colonial nas obras da Era Moderna e anticolonial nas obras Pós-Modernas.
This thesis is linked to the Doctoral Program in Education of the Faculty of Science and Technology in the São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP and to the Research Line "Training processes, teaching and learning" which investigates education in different sociocultural contexts. In this context, the research had as general objective to analyze ideologies and discourses about the indigenous theme present in the literature directed to childhood and youth in Brazil. Based on the problem presented, the following research question was defined: to what extent has Children and Youth Literature in the Post-Modern Era advanced in relation to the Modern Era and professed ideological values related to the assumptions of Intercultural Education? The investigation was based on the French Discourse Analysis as a disciplinary field, based epistemologically, methodologically and procedurally on Dominique Maingueneau. Thus, the Scenography and Discursive Ethos categories were used to analyze the works As aventuras de Tibicuera: que são também as do Brasil; Itaí: o menino das selvas; Corumi, o menino selvagem; e O Karaíba, uma história do pré-Brasil. The aim is, therefore, to defend the thesis that the Brazilian Children and Youth Literature of the Modern Era reserved to the indigenous ethe discursives of savage and noble savage, with well-defined roles in relation to the progress of the nation, on the other hand, in Postmodernity, authors are deconstructing these ethe and putting in their place the immanent diversity of human culture. The research resulted in the reaffirmation of the Englobing Scene of Brazilian Children's and Youth Literature in the four works. Regarding the Generic Scene, the works As Aventuras de Tibicuera, Itaí, and O Karaíba were considered Youth Novel and Corumi, a Youth Romance. With regard to ethos, works inscribed in the Modern Era present ethe discursives of bad savage, good savage and civilized to indigenous characters according to the role they played in the country's economic development, according to the vision of the enunciators. The work considered Post-Modern gives the indigenous an ethos related to the anti-colonial ideology and marks the diversity and cultural richness of the indigenous peoples. Finally, ideological influences of colonial thought in the works of the Modern Era and anticolonial in the Post-Modern works were highlighted.
Esta tesis está vinculada al Programa de Posgrado en Educación de la Facultad de Ciencia y Tecnología de la Universidad Estadista Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP y a la Línea de Investigación “Procesos formativos, enseñanza y aprendizaje” que investiga la educación en diferentes contextos socioculturales. En este contexto, la investigación tuvo como objetivo general analizar ideologías y discursos sobre el tema indígena presentes en la literatura dirigida a niños yjóvenes en Brasil. A partir del problema presentado, se definió la seguiente pregunta de investigación: ¿En qué medida la Literatura Infantil y Juvenil en la Era Posmoderna avanzó en relación con la Era Moderna y profesó valores ideológicos relacionados con los supuestos de la Educación Intercultural? La investigación se basó en elAnálisis del Discurso francés como campo disciplinar, basado epistemológica, metodológica y procedimentalmente en Dominique Maingueneau. Así, se utilizaron las categorías Escenografía y Ethos Discursivo para analizar las obras de Las aventuras de Tibicuera: que también son las de Brasil; Itaí: el niño de las selvas; Corumi, el niño salvaje; y El Karaíba, una historia del pre-Brasil. Así, se busca defender la tesis de que la Literatura Infantil y Juvenil Brasileña de la Era Moderna reservó a los indígenas y a los discursivos estoqueños de salvajes y buenos salvajes, con roles bien delimitados en relación con el progreso de la nación, ya en posmodernidad, los autores están deconstruyendo estos ethe y poniendo en su lugar la diversidad inmanente de la cultura humana. La investigación obtuvo como resultado la reafirmación de la Escena Abarcadora de la Literatura Infantil y Juvenil Brasileña en las cuatro obras. En relación con la Escena Genérica, las obras Las aventuras de Tibicuera, Itaí y O Karaíba fueron consideradas Romance Juvenil y la obra Corumi, una novela juvenil. Con respecto al ethos, las obras inscritas en la Era Moderna presentan las discursivas de personajes salvajes, buenos salvajes y civilizados a indígenas según el papel que desempeñaron en el desarrollo económico del país, según la opinión de los enunciadores. La obra considerada posmoderna da a los indígenas un ethos relacionado con la ideología anticolonial y marca la diversidad y riqueza cultural de los pueblos indígenas. Finalmente, las influencias ideológicas del pensamiento colonial se destacaron en las obras de la Era Moderna y anticolonial en las obras posmodernas.

Descrição

Palavras-chave

Educação intercultural, Lei 11.645/2008, Literatura infantil e juvenil, Literatura indígena, Discurso literário, Intercultural education, Brazilian law 11645/2008, Children and youth literature, Indigenous literature, Literary discourse, Educación intercultural, Ley brasileña 11645/2008, Literatura infantil y juvenil

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