Análise dos conteúdos sobre as funções oxigenadas nos livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no PNLD 2018-2021

Imagem de Miniatura

Data

2021-07-21

Autores

Chamon, Ana Paula Jacobasso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os livros didáticos possuem função essencial no âmbito escolar, devido ao fato de ser o recurso mais utilizado pelo professor na preparação de suas aulas. Portanto, é necessário que esses livros incorporem propostas didático-pedagógicas que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, numa perspectiva de formação para a cidadania, em razão da relevância que esses aspectos possuem no desenvolvimento de aprendizagens e concepções em torno de ciência, educação e sociedade. Com isso, a presença das funções oxigenadas nos livros didáticos, de forma clara e objetiva, contribui para uma melhor aplicação dos conceitos estudados. É importante que pesquisas sejam realizadas que visam apontar como os autores abordam essa temática dentro das didáticas pedagógicas. Por essa razão, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar como os conteúdos das funções orgânicas oxigenadas são abordadas nos seis livros didáticos de química do Ensino Médio aprovados pelo Plano Nacional do Livro didático (PNLD) para o triênio 2018-2020. A metodologia aplicada utilizou critérios de avaliação tomados como base: conceitos e conhecimentos científicos; recursos visuais e atividades propostas para a verificação dos conteúdos em questão. Os resultados desta pesquisa mostram que todos os livros analisados apresentam as principais funções orgânicas oxigenadas trabalhadas no Ensino Médio, porém cada Livro didático trabalha essa temática de forma diferente, pois alguns contextualizam de forma mais objetiva, enquanto outros ainda trabalham de forma conteudista.
Textbooks have an essential function in the school environment, since they are the most used resource by the teacher in their class preparation. Therefore, it is necessary that these books incorporate didactic-pedagogical proposals that contribute to the teaching-learning process, in a perspective of training for citizenship, due to the relevance that these aspects have in the development of learning and conceptions around science, education and society. Thus, the presence of oxygenated functions in textbooks in a clear and objective way contributes to a better application of the studied concepts. It is important that researches are carried out with the objective of pointing out how the authors approach this theme within the pedagogical didactics. For this reason, this research project aims to analyze how the contents of oxygenated organic functions are addressed in the six high school chemistry textbooks approved by the National Textbook Plan (PNLD) for the 2018-2020 triennium. The applied methodology used evaluation criteria based on criteria such as scientific concepts and knowledge, visual resources and proposed activities, to verify the contents in question. The results of this research show that all books analyzed have the main oxygenated organic functions worked in high school, but each textbook works on this theme in a different way, as some contextualize it more objectively, while some still work in a content-based way.

Descrição

Palavras-chave

Livro didático, Educação, Química orgânica, Ensino, Nomenclatura

Como citar