Organizações interculturais complexas: cultura em ambientes de aquisição

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-04-16

Autores

Granato, Mariany Schievano

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Uma das consequências da contemporaneidade pode ser observada nas transações econômicas, mais precisamente, nos processos de aquisições ou fusões de empresas, na tentativa de conquistar diferentes mercados, expandir negócios ou por sobrevivência da organização, motivada recentemente pelas movimentações provocadas pela covid-19. Nos últimos dez anos, a área da tecnologia e inovação passou por esses momentos com maior frequência. O contexto da disputa de poder em organizações, enquanto múltiplas competências para novos organogramas auxilia na construção teórica para entendimento do objetivo central da tese, que reside em compreender a formação de cultura a partir do desenvolvimento de propósito organizacional, materializado pelo desenvolvimento da Matriz de Propósito, em cenários de aquisição sob a ótica da teoria da complexidade, considerando os níveis: estrutura, representações, identificação e diversidade. Nota-se a tendência em em se encontrar organizações complexas optando pela materialização da cultura no propósito organizacional, por sua vez, mais dinâmico e passível de mudança em curto espaço de tempo. A metodologia utilizada é composta por uma combinação de métodos e técnicas: análise das organizações, a partir do levantamento de dados em seus respectivos websites, seguido de aplicação de questionário com alguns funcionários, composto por perguntas abertas e fechadas em formato de múltipla escolha. Para a interpretação de dados foram utilizadas análise de conteúdo e enquadramento na busca pela detecção da presença das categorias, consideradas fatores-chave para mudança em ambientes complexos: fluxo de informação, grau de diversidade, conectividade, nível de ansiedade e diferenciação do poder em organizações com características complexas interculturais.
One of the consequences of contemporaneity can be seen in economic transactions. More precisely in the acquisitions or merger’s companies processes. With the aim to conquer different markets, expand business or for the survival os the organization, motivated reclently by the movements caused by covid-19. In the last ten years, the area of technology and innovation has gone through theses moments more frequently. The context of the power struggle in organizations, while multiples competencies for new organizational charts, based in the theoretical construction for understanding the central objective of the thesis, wich lies in understanding the formation of culture from the development of organizational purpose, materializade by the development of the Purpose Matrix, in acquisition scenarios from the perspective of complexity theory. There is a tendency to find complex organizations opting for the materialization of culture in organizational purpose, wich turn is more dynamic and liable to change in a short period of time. The methodology used is composed of a combination of methods and techiniquies: qualitative for analysis of organizations, from data collection on their respective websites, followed by the application of a questionnaire with some employess, composed of open and closed questions in a multiple choice format. For data interpretation, content analysis and framing wich is used for detecting the presence of categories, considered key factors for chande in complex environmentos: information flow, degree of diversity, connectivity, level of anxiety and differentiation of power in organizations, with complex intercultural characteristics.

Descrição

Palavras-chave

Organizações interculturais, Propósito organizacional, Campos de poder, Organizações complexas, Intercultural organization, Culture, Purpose fields of power, Complex organizations

Como citar