Ensino técnico em agropecuária no Instituto Federal de Rondônia: trabalho, educação e as implicações na formação de jovens do campo no Vale do Jamari (2009 a 2021)

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Data

2021-12-06

Autores

Santos, Silvana de Fátima dos

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida na região Amazônica, Norte do Brasil, especificamente no Território Vale do Jamari, Rondônia. O recorte temporal tem início em 2009, com a Lei nº 11.892, que criou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), e via até o ano de 2021, com a análise do Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agropecuária em vigência. A investigação teve como objetivo principal verificar e analisar os aspectos determinantes na relação trabalho e educação, evidenciados na organização e na oferta do Curso Técnico Integrado em Agropecuária no Instituto de Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia, Campus Ariquemes, e suas implicações na formação de jovens do campo. Entre as indagações que norteiam a pesquisa, enfatizam-se: quais os aspectos determinantes na relação trabalho e educação evidenciados na organização e oferta do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFRO, Campus Ariquemes, e suas implicações na formação de jovens do campo? Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Os materiais teóricos utilizados foram livros, artigos, dissertações e teses sobre a temática foco. Entre os dados documentais destacam-se: leis, pareceres, resoluções, anuários, decretos e censos. Foram priorizados os documentos que normatizam e regulamentam parte significativa da política de reestruturação da Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa empírica contou com a participação direta de 18 (dezoito) estudantes, jovens do 3º Ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária que vivem ou viveram na área rural do estado de Rondônia. Nessa etapa, foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados empíricos: i) formulário de identificação on-line, realizado por meio da Google Forms e ii) entrevista semiestruturada por meio do Google Meet, diante do contexto brasileiro imerso na pandemia de Covid-19. As entrevistas foram gravadas, transcritas e categorizadas com auxílio do software Maxqda. Entre as categorias, destacam-se o trabalho e a educação na condição de elementos constituintes dos sujeitos da investigação. Importa a abordagem e a dimensão que o trabalho tem assumido frente às demandas do capital estrutural no contexto amazônico. Os resultados evidenciam a integração entre a Educação Básica e a Formação Profissional como um mecanismo de reforma do ensino voltada à manutenção dos interesses e preceitos capitalistas. A pesquisa apresenta relevância social uma vez que possibilita análises e discussões acerca do trabalho e da educação para jovens do campo.
This research was carried out in the Amazon region, Northern Brazil, specifically in the Vale do Jamari Territory, Rondônia. The time frame starts in 2009, with Lei nº 11.892, which created the Federal Institute of Education, Science and Technology (IFRO), and until 2021, with an analysis of the Institutional Development Plan and the Course's Pedagogical Project Integrated Technician in Agriculture in force. The main objective of the investigation was to verify and analyze the determining aspects in the relationship between work and education, evidence in the organization and offer of the Integrated Technical Course in Agriculture at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia, Campus Ariquemes, and its investigations in training of young people from the countryside. Among the questions that guide the research, the following are emphasized: what are the determining aspects in the relationship between work and education evidenced in the organization and offer of the Integrated Technical Course in Agriculture at IFRO, Campus Ariquemes, and its conclusions in the training of rural youth? In methodological terms, it is a bibliographical, documentary and empirical research. The theoretical materials used were books, articles, dissertations and theses on the focus theme. Among the documentary data, the following stand out: laws, points, resolutions, yearbooks, decrees and censuses. Documents that standardizes and regulates a significant part of the restructuring of the education policy of Professional and Technological Education were prioritized. The empirical research had the direct participation of 18 (eighteen) students, young people from the 3rd year of the Integrated Technical Course in Agriculture, who live or have lived in the rural area of the state of Rondônia. At this stage, two instruments were used to collect empirical data: i) on-line identification form, carried out through Google Forms and ii) semi-structured interview through Google Meet, given the Brazilian context immersed in the Covid-19 pandemic. The findings were recorded, transcribed and categorized using the Maxqda software. Among the categories, work and education stand out as constituent elements of the investigation cases. The approach and dimension that the work has assumed in the face of the demands of structural capital in the Amazon context is important. The results show the integration between Basic Education and Professional Training as a mechanism for educational reform aimed at maintaining capitalist interests and precepts. The research presents a social presentation as it enables analysis and induction of work and education for rural youth.

Descrição

Palavras-chave

Ensino técnico em agropecuária, Educação profissional, Trabalho, Jovens do campo, Technical education in agriculture, Professional education, Work, Country youth

Como citar

SANTOS, Silvana de Fátima dos. Ensino técnico em agropecuária no Instituto Federal de Rondônia: trabalho, educação e as implicações na formação de jovens do campo no Vale do Jamari (2009 a 2021). 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2021.