A influência do bullying na iniciação esportiva: uma revisão bibliográfica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-01-10

Autores

Biondo, Matheus Henrique Pavan

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O bullying é um fenômeno social de abrangência mundial, caracterizado por agressões verbais, físicas ou psicológicas, com desequilíbrio entre vítima e agressor. Ocorre principalmente entre jovens de idade escolar, podendo ocorrer de maneira direta ou indireta, além de ser transferido, também, ao ambiente virtual. Visto que existem muitos estudos em torno disso na área da educação, mas ainda poucos em relação a iniciação esportiva, este estudo possui como objetivo verificar a influência da ocorrência do bullying na iniciação esportiva. Para o presente estudo, foi adotado o método de revisão bibliográfica e documental, buscando compreender esse fenômeno social diante do contexto esportivo, trazendo relações existentes e um entendimento maior acerca da temática. Com isso, foi possível entender que existe a ocorrência de ações características do fenômeno de bullying no contexto esportivo, não se restringindo apenas a iniciação esportiva, mas também, no contexto universitário e de alto rendimento. Essas ações estão, muitas vezes, ligadas a preconceitos enraizados na sociedade, ligados a características físicas ou socioculturais das vítimas e crescem, exponencialmente, com a presença do ambiente digital no mundo contemporâneo. Um ambiente negativo, com a presença de bullying, impacta de maneira negativa num ambiente de aprendizagem, seja escolar ou esportivo. É de extrema importância que mediadores capacitados nesses espaços, professores, gestores, e comissão técnica, estejam atentos a esse fenômeno nos ambientes de aprendizagem e o combatam de todas as maneiras possíveis, visando minimizar sua influência negativa.
Bullying is a worldwide social phenomenon, characterized by verbal, physical or psychological aggression, with an imbalance between victim and aggressor. It occurs mainly among young people of school age, and may occur directly or indirectly, in addition to being transferred, also, to the virtual environment. Since there are many studies around this in the area of education, but still few in relation to sports initiation, this study aims to verify the influence of the occurrence of bullying in sports initiation. For the present study, the bibliographic and documentary review method was adopted, seeking to understand this social phenomenon in the context of sports, bringing existing relationships and a greater understanding of the subject. It was possible to understand that the occurrence of bullying characteristic actions exists in the sports environment. These actions are not restricted to the sports initiation context but occur in the university sports context and the elite context as well. The actions are mainly linked to society rooted prejudices related to physical or sociocultural aspects of the victims and grow exponentially with the presence of the digital environment in today´s world. A negative environment, with the presence of bullying impacts negatively in a learning environment, whether it is in school or in sports. It is extremely important that the trained mediators in these spaces, teachers, managers, and technical committee, are aware of this phenomenon in learning environments and fight it in every possible way. Aiming to minimize its negative influence.

Descrição

Palavras-chave

Psicologia, Bullying, Esporte, Sport initiation, Sports Psychology

Como citar