Instituto de Biociências, Rio Claro

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  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Parasitismo de taquinídeos (Diptera, Cyclorrhapha, Tachinidae) em Spodoptera frugiperda (Lepdoptera, Noctuidae) como controle biológico: revisão de literatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-04) Levy, Gustavo Andrade ; Zuben, Cláudio José Von
    Por muitos anos, a principal técnica para controle de insetos considerados pragas em plantações de alimentos era a aplicação de agrotóxicos. Entretanto, devido às consequências nocivas no uso de produtos químicos, a crescente conscientização sobre sustentabilidade e avanços na tecnologia agroindustrial, métodos alternativos para controle de pragas passaram a receber maior atenção, sendo um deles o controle biológico de pragas. O controle biológico aplicado consiste na utilização de um inimigo natural, para se controlar o nível de uma população de insetos pragas em plantações de alimentos de forma equilibrada. Um desses agentes são os taquinídeos, que são um grande grupo de moscas parasitoides que depositam seus ovos no corpo de diversos lepidópteros, dentre eles a espécie Spodoptera frugiperda, conhecida popularmente como lagarta-do-cartucho, que é grande causadora de prejuízos em lavouras de milho no Brasil. Este trabalho teve como objetivo reunir publicações que abordem o tema através de uma revisão bibliográfica, demonstrando a eficácia e vantagem em se aplicar as moscas da família Tachinidae no controle da praga agrícola Spodoptera frugiperda. Foi verificado que os taquinídeos são ótimos aliados no controle da lagarta-do-cartucho e de muitas outras pragas que causam diversos danos a agriculturas. Entretanto, por ser um grupo muito recente dentro da escala evolutiva, muito diversificado e com pouco foco em pesquisas, torna-se um grupo pouco estudado e relativamente colocado com importância subestimada em programas de controle de praga, visto que outros insetos acabam recebendo os holofotes. Porém, fica claro que os taquinídeos estão relacionados a ótimos resultados como agentes de controle biológico contra a lagarta-do-cartucho.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Práticas do ensino da dança na educação infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-05-29) Rocha, Luiza Cerri ; Alves, Flávio Soares
    A dança na escola, geralmente é trabalhada com ideias do senso comum aparecendo na maioria das vezes, apenas em datas comemorativas através de movimentos estereotipados. A falta de embasamento teórico-conceitual e metodológico na formação do profissional formado em Pedagogia, contribui para essa prática. Considerando essa problemática, interessa realizar aqui, uma pesquisa de natureza qualitativa que parte da análise da menção da dança nos documentos orientadores dessa etapa para a partir disso, buscar através de uma revisão bibliográfica, as possíveis práticas para trabalhar a dança na Educação Infantil, para além de passos coreografados, focando em seu potencial educativo, artístico e social. Entende-se aqui, a dança enquanto uma linguagem que possibilita a expressividade. Para tanto, procura-se: Refletir sobre a noção de linguagem para, a partir disso, situar a prática da dança como linguagem no contexto da Educação Infantil. Além disso, como essa dança (entendida como linguagem) pode contribuir para potencializar a formação de professores que atuam nessa etapa? Para orientar o encaminhamento da pesquisa bibliográfica, parte-se dos estudos de Rudolf Laban que ajudam a pensar a dança com autonomia e protagonismo do aluno, o que faz com que esse conhecimento seja encarado de fato enquanto linguagem do movimento Junto a isso, os estudos de Isabel Marques e seus interlocutores que, na esteira dos estudos labanianos, permitem movimentar as possibilidades dessa dança que imprime também, uma concepção da construção do planejamento pedagógico mais criativo e contextualizado.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Formação superior de professores e sexualidade: um estudo acerca da temática do abuso sexual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-04) Garcia, Isabella Escudeiro ; Correr, Rinaldo
    Buscou-se, por meio deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisar o preparo curricular que os professores estão recebendo durante a formação na universidade para lidar com as queixas relacionadas a sexu alidade, com foco no abuso sexual. Essa pesquisa teve como objetivo fazer uma análise bibliográfica e exploratória sobre as significações do abuso sexual presentes nos estudantes dos cursos de pedagogia, biologia e educação física da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita). Fazendo uso de uma seleção e combinação dos métodos quantitativos e qualitativos, optou-se pela aplicação de dois instrumentos de coletade dados, sendo o de natureza quantitativa, um questionário com respostas de múltipla escolha, mas seguindo uma análise interpretativa, e outro de natureza qualitativa com um espaço para respostas dissertativas. A partir das informações coletadas, os resultados são apresentados por meio de uma análise das respostas obtidas junto aos alunos da graduação e, como os resultados indicam o significado atribuído por eles acerca da temática. Dessa maneira, é possível concluir-se que os alunos, em sua maioria, não se consideram prontos para lidar com a problemática e que a pouco informação que detém vem de outros meios de conhecimento.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Modelagem da respiração heterotrófica sob índices reduzidos de precipitação na floresta Amazônica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-04) Lopes, Isabela Bonfiglioli ; Ribeiro, Milton Cezar ; Cardeli, Bárbara Aaparecida Pereira da Rocha
    De acordo com o atual cenário das mudanças climáticas, alterações graves nos níveis pluviométricos estão cada vez mais previstas. Na região central amazônica, por exemplo, estudos e previsões demonstram uma tendência de reduções significativas na precipitação. Fato que acaba impactando os processos ecológicos e a dinâmica dos ecossistemas. Independente do bioma, sabe-se que componentes tanto bióticos como abióticos atuam em conjunto para garantir o funcionamento dos ecossistemas e a manutenção dos processos ecológicos. A respiração heterotrófica, por exemplo, é o processo que envolve a respiração de organismos decompositores que habitam o solo, no qual há absorção de oxigênio (O2) e liberação de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Este processo além de ser extremamente importante para o funcionamento do ecossistema, exerce um papel central para o ciclo de carbono, uma vez que o solo é o maior reservatório de carbono nos ecossistemas terrestres. Sendo assim, são necessários estudos que abordem a relação entre as reduções previstas na precipitação e o processo de respiração heterotrófica, dado que este processo acaba sendo altamente dependente de fatores como umidade e temperatura. Com isso, o objetivo principal deste trabalho é analisar de que forma as alterações na precipitação, decorrentes das mudanças climáticas, afetam o processo de respiração heterotrófica na Amazônia. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica e os dados climáticos da plataforma IPCC WGI - Interactive Atlas, a fim de obter três cenários distintos de precipitação e usá-los no modelo CAETÊ (CArbon and Ecosystem functional Trait Evaluation model), modelo dinâmico de vegetação global (DGVM) baseado em atributos funcionais variantes (trait-based). A partir do modelo, percebeu-se uma redução na média geral da respiração heterotrófica em cenários extremos de redução na precipitação, mas que não se mostraram estatisticamente significativos. Isso pode acontecer devido a outros fenômenos e alterações climáticas que ocorreram durante os anos analisados e que também tiveram um certo impacto nas taxas de respiração, mostrando a importância de se considerar mais de uma variável climática ao analisar alterações na respiração heterotrófica de um ecossistema. Assim, apesar de pouco significativo, pode-se observar uma tendência negativa nas taxas de respiração heterotrófica conforme a redução na precipitação prevista para o cenário amazônico.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Por uma educação antirracista: elementos para pensar o racismo e a resistência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-10) Soares, Carlos Eduardo de Paula ; Correia, Fábio Caires
    A proposta da presente pesquisa é oferecer um olhar sobre a complexidade do racismo como fenômeno social amplamente enraizado nos indivíduos que o praticam, sofrem e resistem, e o papel da educação diante deste cenário. Uma educação antirracista é, a nosso ver, uma ponte para uma sociedade cada vez mais intercultural. Nosso objetivo, a partir de um estudo teórico-conceitual, é pensar possibilidade de uma educação para a interculturalidade – numa perspectiva antirracista – que questione tanto a desigualdade estrutural como o conceito de diferença cultural entendido numa perspectiva estática e fechada. Ao fim e ao cabo, nossa pesquisa pretende apontar caminhos para a crítica que sirva de base ao desenvolvimento de uma sociedade intercultural e de um modelo educativo antirracista.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A história da educação francesa e seus desdobramentos sobre os direitos das crianças e adolescentes migrantes e refugiados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-04) Silva, Ana Carolina Moreira ; Mialhe, Jorge Luis
    O processo de descolonização da África após a II Guerra Mundial repercutiu diretamente sobre as políticas públicas das antigas metrópoles européias. A França foi um desses países que até a década de 1960 mantinha colônias na África, cujos Estados sentem até hoje as consequências do antigo poder colonial. Ao mesmo tempo, os migrantes e refugiados oriundos das antigas colônias, sobretudo os argelinos e os “pied noirs”, filhos de franceses nascidos na Argélia, que buscaram reconstruir as suas vidas na França metropolitana durante e após a guerra de independência argelina (1954-1962), sofreram vários problemas de adaptação e de discriminação, mesmo no interior dos estabelecimentos escolares franceses. Seus descendentes, ainda hoje, enfrentam dificuldades de integração ao modelo de educação tradicional, sobretudo nas escolas das “banlieues” (periferias). Mas como a França lida com seus “filhos” gerados em outra terra? A Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê no seu artigo 26 que todos os seres humanos têm direito a educação e que ela deve ser gratuita pelo menos nos graus elementares e fundamentais, salienta ainda que deve promover a compreensão, a tolerância e amizade entre todas as nações e grupos raciais e religiosos em prol da manutenção da paz. O presente trabalho tem por objetivo analisar os resultados obtidos através da revisão da literatura e refletir sobre os fundamentos republicanos presentes na história da educação francesa, desde a década de 1880, e as contradições desse sistema educativo na perspectiva da terceira geração de migrantes e refugiados presentes no filme “Entre os muros da escola”, dirigido em 2007 por Laurent Cantet, cineasta francês graduado pelo Instituto de Estudos Cinematográficos Avançados. O filme Entre les Murs (Anexo A) foi resultado de uma parceria entre Cantet e o escritor do livro homônimo François Bégaudeau.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O direito à educação para imigrantes e refugiados: um estudo de caso sobre o município de Piracicaba
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-26) Córdova, Emanuelli Cristina ; Mialhe, Jorge Luís
    Este projeto de TCC tem por objetivo analisar e problematizar os modos de educação ofertados aos imigrantes e refugiados, uma vez que a educação está prevista nos artigos 5º., 6º. e 205 da Constituição de 1988 como direito a todos e dever do Estado. A pesquisa pretende investigar a existência ou não de políticas públicas que garantam esse direito; avaliar seus impactos nas vidas dessas pessoas e discutir a importância da educação para a integração desses grupos, normalmente em situação de vulnerabilidade, à sociedade brasileira. A pesquisa coletou e analisou dados e informações desse contingente de imigrantes e refugiados no município de Piracicaba junto às suas secretarias da Educação e do Desenvolvimento Social. O diagnóstico revelou uma profunda compreensão das informações estatísticas referentes a esse segmento da população na cidade. No entanto, também expôs uma significativa lacuna no que diz respeito à formulação de políticas públicas que sejam capazes de suprir de forma eficaz às necessidades sociais e educacionais desse grupo. O tema assume relevância para a discussão sobre a importância do acesso à educação a essa parcela da sociedade, bem como, realizar análises, reflexões e traçar paralelos sobre a garantia desse direito. A pesquisa será de caráter qualitativo, com o uso da técnica documental e análise de fontes primárias (administrativas e legislativas) e bibliográficas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Impacto da musculação sobre a autoestima de seus praticantes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-25) Moraes, João Victor Ventris de ; Machado, Afonso Antonio ; Oliveira, Bruna Feitosa de
    A autoestima é um aspecto muito importante para a qualidade de vida e saúde mental de um indivíduo, tendo em vista que se trata de um valor intrínseco colocado sobre si mesmo. Pela influência da atual sociedade e das grandes mídias, o padrão de beleza contemporâneo exige que as pessoas tenham um corpo com alto teor de massa muscular e baixo nível de gordura. Com isso, muitas pessoas acabam tendo a autoestima prejudicada por esse “corpo ideal”. Logo, acabam buscando a mudança física dentro das salas de musculação. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo investigar as possíveis alterações que a prática da musculação pode causar na autoestima de seus praticantes. Para essa pesquisa, será utilizado o método de revisão de literatura, utilizando o Google Acadêmico como a principal base de dados para a seleção dos melhores artigos científicos para a realização deste estudo. Assim, é esperado encontrar evidências científicas que comprovem as mudanças positivas que a prática da musculação pode gerar nos indivíduos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Muito além dos alçapões: descrição de oito espécies novas de aranhas do gênero Neodiplothele Mello-Leitão, 1917 para o Norte e Nordeste do Brasil (Araneae, Barychelidae)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-05) Costa, Pedro Henrique Dias da Silva ; Guadanucci, José Paulo Leite ; Gonzalez-Filho, Hector Manuel Osorio
    Barychelidae apresenta 39 gêneros e 285 espécies, apresenta distribuição Gondwânica e é dividida em duas subfamílias: Barychelinae e Sasoninae. Enquanto Barychelinae ocorre na África, Ásia e Oceania, Sasoninae ocorre na região neotropical, exceto por Sason Simon, 1887. Neodiplothele Mello-Leitão, 1917 é o gênero de Sasoninae com maior número de espécies e apresenta distribuição ampla no Brasil, ocorrendo nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Tocantins, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina, concentradas na região costeira de Mata Atlântica. O gênero, até o presente trabalho, conta com nove espécies e se distingue de outros gêneros da subfamília pela ausência das fiandeiras médias posteriores (FMP), principal caráter diagnóstico. Todavia, coletas recentes e material de coleções zoológicas revelaram espécies morfologicamente semelhantes a Neodiplothele mas com FMP diminutas. Essa descoberta exige atualização da taxonomia do gênero, uma vez que a principal característica diagnóstica não está presente em todas as espécies. Apesar de Neodiplothele já ter passado por uma revisão taxonômica recente, a diversidade do grupo no Brasil é pouco estudada e tem se revelado cada vez maior. Assim, o presente trabalho apresenta a descrição de oito novas espécies para os estados do Amazonas, Pará, Piauí e Bahia, abrangendo biomas de Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Cerrado. Das espécies descritas, 4 apresentam de quatro fiandeiras, com distribuição concentrada na região Nordeste e Norte do Brasil. Adicionalmente, foi realizada a descrição da fêmea de N. caucaia Gonzalez-Filho et al., 2015, para o estado do Ceará. As fotografias multifocais foram realizadas com câmera digital acoplada a um estereomicroscópio e montadas utilizando o programa Leica Application Suite versão 4.12. Foi elaborada uma chave de identificação das espécies do gênero Neodiplothele através do programa Xper3 v.1.6.2. Com as espécies descritas no presente trabalho, foi introduzido no gênero uma diversidade morfológica significativa para os bulbos copuladores e espermatecas. Além disso, foi expandido o conhecimento sobre a diversidade e distribuição das espécies de Neodiplothele no Brasil. Ainda não há uma hipótese filogenética que avalie a distância evolutiva entre as espécies de quatro e duas fiandeiras. Ainda assim, as7 novas espécies de Neodiplothele com FMP podem representar um recurso importante para futuros estudos sobre a evolução das fiandeiras em Mygalomorphae.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Autismo, escola e as dificuldades enfrentada pelos professores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-03) Fornazari, Brenda Vithienes Molina ; Correr, Rinaldo
    Esta pesquisa tem como proposta discutir as complexas interações entre o autismo, a educação inclusiva e o ambiente escolar. Buscando compreender como a inclusão de alunos com TEA nas escolas regulares pode ser inovada, tendo em vista as dificuldades que os mesmos apresentam, podendo refletir nas habilidades de comunicação e interação social. Este projeto busca analisar as práticas pedagógicas dos professores da educação infantil em relação à inclusão dos alunos identificando os resultados e métodos. O método envolve uma revisão sistemática com três fases: levantamento bibliográfico, seleção de artigos e análise/categorização. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de estratégias de ensino mais eficazes para alunos com TEA na educação inclusiva. Com esse trabalho foi possível concluir que ainda há muito o que evoluir quando se trata dos conhecimentos e noções básicas do autismo, é necessário investimento em capacitação para os profissionais das escolas e suporte para que possam realizar um bom trabalho. Esse caminho precisa ser percorrido em conjunto entre família, escola e aluno pois apenas assim o sucesso será alcançado.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Seleção de microrganismos de origem marinha para obtenção de consórcio degradador de petróleo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-28) Santos, Gabriel Person dos ; Giovanella, Patrícia ; Sette, Lara Durães
    O petróleo bruto é uma mistura complexa de hidrocarbonetos e devido à sua recalcitrância e frequentes derrames acidentais em ambientes marinhos e costeiros é reconhecido mundialmente como uma ameaça para os ecossistemas e a saúde humana. Uma alternativa eficiente, ecologicamente correta e de baixo custo para mitigar este tipo de contaminação é a biorremediação. A biodegradação de classes específicas de hidrocarbonetos do petróleo varia de acordo com o metabolismo microbiano. Os microrganismos de origem marinha são de particular interesse, devido às adaptações fisiológicas às condições ambientais adversas, bem como pela diversidade metabólica e enzimática que possuem. Enzimas como monooxigenases, dioxigenases e citocromo P450 são responsáveis pela biodegradação das moléculas de hidrocarboneto, enquanto as lipases atuam na hidrólise de triglicerídeos e ligações éster carboxílico, de modo geral, aumentando a biodisponibilidade do poluente aos microrganismos. Em adição, produtos do metabolismo secundário, como os biossurfactantes também possuem papel de destaque devido ao envolvimento no processo de emulsificação entre o petróleo e a água. Assim, o presente estudo teve como objetivos avaliar a capacidade de fungos e bactérias de origem marinha em degradar petróleo bruto, bem como analisar a produção de biossurfactantes e lipases por estes microrganismos. O presente projeto de TCC é parte do projeto “Biorremediação de petróleo em sedimentos e água do mar: estrutura e função de comunidades microbianas (MicroBioMaR). Diferentes meios de cultivo foram testados para determinar o meio mais adequado para a análise da biodegradação do petróleo. A análise qualitativa da degradação do petróleo bruto foi feita no meio de cultura selecionado contendo 2% de petróleo bruto. O petróleo foi extraído com hexano e analisado em GC-MS. A emulsificação foi avaliada em tubos de ensaio contendo 1 mL do sobrenadante da cultura livre de células e 1 mL de óleo diesel. A atividade emulsificante foi mensurada pela altura da mistura em comparação com a altura da emulsão formada na interface. A atividade das lipases foi determinada utilizando como substrato sintético o 4-nitrofenil palmitato (p-NPP) em espectrofotômetro a 405 nm. Os melhores resultados de degradação foram observados nos tratamentos com os microrganismos Sphingobium xenophagum (41.), Paramarasmius palmivorus (CRM 593), Acinetobacter beijerinckii (28.) e Aspergillus sclerotiorum (CRM 348), embora todos os fungos e bactérias tenham sido capazes de degradar alguns compostos alifáticos e HPAs. Ademais, o fungo Aspergillus sclerotiorum (CRM 348) apresentou o melhor índice de emulsificação do óleo diesel (6,1%), seguido da bactéria Alcanivorax sp. (85C) (2,3%). Os isolados Shewanella haliotis (C10) e Alcanivorax sp. (85C) apresentaram a maior atividade de lipase (14,2 U L-1 e 4,4 U L-1, respectivamente). A proposta de estruturação do consórcio degradador de petróleo foi elaborada respaldando-se nos três testes realizados: degradação do petróleo bruto, índice de emulsificação do óleo diesel e atividade das lipases.
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    Adaptações foliares de Bromeliaceae em diferentes ambientes neotropicais: uma revisão bibliográfica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-08) Barreiros, Isabele Frois da Costa ; Coan, Alessandra Ike
    Bromeliaceae, com cerca de 3.700 espécies identificadas, é uma das maiores e mais bem estudadas famílias entre as angiospermas. Destaca-se por sua ampla irradiação adaptativa, diversidade de habitats, hábitos e nichos ecológicos. Com grande abundância de ocorrência nas regiões Neotropicais, ocupam os Andes, a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, entre uma variedade de biomas por vários países das Américas, resultado de uma soma de fatores ecológicos, fitogeográficos, fisiológicos, morfológicos e anatômicos. Este trabalho teve como objetivo investigar a variação morfológica e anatômica das folhas em espécies de Bromeliaceae em diferentes ambientes Neotropicais (com foco no território brasileiro), e cruzar informações entre características anatômicas e morfológicas da folha e ambientes de ocorrência, a fim de investigar respostas adaptativas a diferentes pressões seletivas. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura a partir de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, que abordavam informações como a descrição anatômica e/ou morfológica de representantes de Bromeliaceae coletados em biomas brasileiros. As características morfoanatômicas foliares das espécies analisadas evidenciam adaptações selecionadas durante a irradiação adaptativa e consequente diversificação do grupo. Como exemplos, destacam-se as folhas hipoestomáticas, posicionamento dos estômatos em relação às células epidérmicas, inclusão de corpos silicosos e superfície epidérmica sinuosa. Diferentes estratégias de adaptação foram encontradas como resposta ao mesmo tipo de pressão do ambiente. Como resposta à escassez hídrica, encontraram-se diferenças no número de camadas do tecido aquífero, estômatos em sulcos, deposição de cera epicuticular, compartimentalização da folha, entre outros. Das características marcantes que conferem à Bromeliaceae grande resistência a ambientes xéricos, destacam-se escamas peltadas absortivas, formação de tanque e tecido de armazenamento. Espera-se que esse estudo contribua para a compreensão das estratégias de adaptação foliar em bromélias, evidenciando a importância da anatomia foliar na resiliência dessas espécies em ambientes com condições adversas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Contribuições da horta escolar para o ensino das Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANC
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-17) Cunha, Juliana Marques ; Moraes, Tatiana Schneider Vieira de ; Ranieri, Guilherme Reis
    A proposta deste estudo foi contribuir com a discussão sobre a horta escolar contendo PANC e avaliar se a sua presença nas escolas altera o conhecimento e palatabilidade dos alunos em relação à essas plantas e também às hortaliças convencionais. Para alcançar esse objetivo, foram formados três grupos, de escolas diferentes, sendo o controle sem horta, o grupo 2 com horta recentemente implantada e o grupo 3 contendo horta com PANC. Cada aluno participou de uma entrevista individual, em que respondeu algumas perguntas relacionadas à cinco hortaliças convencionais e cinco hortaliças PANC. A maior parte da análise foi quantitativa comparando os três grupos, para cada pergunta. A partir do teste Z de proporções, foi verificado que não há diferença significativa entre os grupos para conhecer as plantas, tampouco para identificar o nome das plantas. Entretanto, as crianças do grupo 3 provaram mais as PANC que o grupo controle e gostam mais das PANC que provaram em relação aos dois outros grupos. As crianças conhecem as hortaliças mais de casa do que da escola, exceto para o grupo 3, que conhecem as PANC majoritariamente da escola. Conclui-se que a horta escolar contendo PANC contribui para o ensino dessas plantas e traz benefícios para as crianças, mas o trabalho pedagógico deve ser mais desenvolvido com o intuito de potencializar a aproximação das crianças com a horta.
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    Produção e aplicações do ácido lático: uma revisão bibliográfica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-04) Castro, Gustavo Rodrigues de ; Contiero, Jonas
    O ácido lático, um composto orgânico versátil, encontra diversas aplicações na indústria, abrangendo setores têxteis, farmacêuticos e alimentícios. Além disso, é crucial na fabricação do bioplástico poli-ácido lático (PLA), potencial substituto de derivados de petróleo. Sua produção sustentável é objeto de pesquisa, visando reduzir custos e atender à crescente demanda por soluções ecologicamente viáveis. O ácido lático, também conhecido como ácido hidroxipropanóico, apresenta isômeros ópticos L(+) e D(-). A produção ocorre por rotas metabólicas homoláticas e heteroláticas, envolvendo enzimas como lactato desidrogenase. Síntese química e fermentação microbiana são os métodos de fabricação, resultando em misturas racêmicas ou formas opticamente ativas. Bactérias gram-positivas predominam na fermentação anaeróbica de carboidratos para gerar ácido lático, requerendo controle de pH, temperatura e nutrientes. Diversos substratos são usados, incluindo resíduos alimentares, biomassa e microalgas, promovendo uma economia circular. Embora a fermentação de L(+) ácido lático seja avançada, melhorias econômicas são objetos de estudos para a produção de D(-) ácido lático. O mercado global do ácido lático cresce rapidamente, com projeções de grande aplicação do PLA. Muitas patentes estão sendo criadas, principalmente para usos humanos, especialmente na área de alimentos e na medicina. A síntese de compostos macromoleculares é uma área em crescimento nas patentes e é previsto que metade da produção mundial de ácido lático até 2025 seja destinada ao PLA.
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    Educação bilíngue: uma revisão da literatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-04) Crisp, Alice Battaglia ; Osti, Andréia
    A globalização influencia o cotidiano das pessoas, e uma das muitas consequências, é o desenvolvimento da língua inglesa cada vez mais presente na vida da população. Todos são influenciados por esta. Dessa forma, dominar o inglês é algo necessário, e as crianças não ficam de fora desse contexto. O objetivo central deste trabalho é abordar uma revisão da literatura sobre a educação bilíngue. O trabalho realizará uma revisão de estudos sobre educar uma criança em duas línguas ao mesmo tempo, já que esse é um tema que gera dúvida em muitos pais. Ao mesmo tempo que aprender inglês cedo poderá facilitar o aluno um dia a conquistar vagas de emprego multilíngues, há a dúvida sobre se irá prejudicar seu desenvolvimento e aprendizagem. Propõe-se, apresentar análises e reflexões sobre as vantagens e desvantagens de ensinar precocemente o inglês para uma criança nos tempos atuais. Esse estudo se fundamenta na revisão da literatura, de ordem qualitativa.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Avaliação do potencial citogenotóxico de chorume de composteira doméstica, antes e após atenuação natural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-04) Oliveira, Giovana Fernandes de ; Morales, Maria Aparecida Marin ; Gigeck, Letícia de Souza
    O crescimento exponencial da população global leva a necessidades crescentes de produção de alimentos, de componentes industrializados importantes para a qualidade da vida atual, de água de boa qualidade para consumo e irrigação, de sistemas sanitários eficientes que garantam saúde da população e práticas sustentáveis que garantam a qualidade ambiental. O atendimento a essas necessidades citadas leva a um crescimento também da produção de resíduos, que acaba se acumulando no ambiente. Os resíduos orgânicos, que compõem uma parte significativa desse panorama, apresentam um elevado potencial de contaminação e de dispersão nos diferentes compartimentos ambientais (água, ar e solo). Dentre os resíduos gerados pelas atividades humanas, destacam-se os de origem doméstica, por serem de produção crescente, constante e altamente complexos. Uma alternativa viável para a destinação apropriada e redução do volume de resíduos orgânicos de grandes áreas urbanas é a compostagem. O presente projeto tem como objetivo avaliar, por meio de bioensaios de fitotoxicidade com Lactuca sativa e de citogenotoxicidade com Allium cepa, o potencial tóxico do chorume de composteira doméstica (fresco e atenuado naturalmente), bem como a eficiência do processo de atenuação natural na detoxificação do chorume produzido nessas composteiras. Os resultados deste estudo não revelaram uma redução significativa na toxicidade do chorume atenuado naturalmente durante 12 meses. No entanto, destacam os elevados níveis de toxicidade do chorume de composteira doméstica em sua concentração de 100%, evidenciando seu potencial fitotóxico e citogenotóxico. Por outro lado, concentrações mais baixas de chorume fresco (20%) não demonstraram citogenotoxicidade nem potencial mutagênico e, ainda, promoveram um maior crescimento do hipocótilo em sementes de Lactuca sativa. Assim, é possível inferir que o chorume fresco, quando diluído a 20%, apresenta potencial para estimular o desenvolvimento das plantas, sugerindo sua viabilidade como fertilizante alternativo. Esta descoberta pode representar uma alternativa aos fertilizantes químicos, contribuindo para práticas agrícolas mais sustentáveis. No entanto, é crucial conduzir mais pesquisas científicas para aprimorar essa técnica e garantir sua segurança e eficácia a longo prazo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Personalidade animal na rã-cachorro Physalaemus cuvieri (Anura: Leptodactylidae)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-25) Lother, Júlia Martins ; Araújo, Márcio Silva ; Diaz-Perez, Jorge Arnaldo
    A personalidade animal, caracterizada pelas diferenças interindividuais consistentes, é reconhecida como um componente essencial da biologia de diversas espécies. Este estudo teve como objetivo investigar a existência de personalidade animal em uma população da rã-cachorro Physalaemus cuvieri, assunto não explorado até o momento. Foi testada a repetibilidade do nível de exploração e de ousadia para verificar a existência de personalidade animal nessa espécie. Para atingir o objetivo, foram realizadas coletas noturnas de indivíduos adultos de P. cuvieri em uma área particular na zona rural do município de Rio Claro, estado de São Paulo. Foram realizados experimentos em laboratório para medir os níveis de exploração e ousadia individuais. Para cada animal, foi medido o nível de exploração e ousadia em três blocos, com intervalo de 48 horas entre cada bloco. Os experimentos foram filmados e analisados para a quantificação das variáveis comportamentais. Os resultados indicam de que existem diferenças consistentes entre indivíduos quanto aos níveis de ousadia e exploração em Physalaemus cuvieri. Os resultados obtidos formam uma base para entender diversos aspectos ecológicos destes organismos, como exemplos o uso de habitat e a variação interindividual do nicho trófico.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Comportamento de fuga do quero-quero (Vanellus chilensis) em microhabitats sombreados e ensolarados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-04) Saraiva, Beatriz Maria Paccas ; Batisteli, Augusto Florisvaldo ; Ferreira, Marco Aurélio Pizo
    O comportamento animal inclui diversos componentes e estratégias para maximiar a aptidão dos indivíduos, podendo ser influenciado por fatores ambientais. Certas decisões, como aquelas decisões relacionadas à escolha de habitat, são um balanço entre riscos e benefícios sendo que o comportamento de fuga pode delimitar o ponto ótimo desse balanço com relação à segurança percebida pelos indivíduos. A seleção de um habitat pode estar relacionada a fatores como a estrutura da paisagem, a disponibilidade de áreas para forrageamento e nidificação, e a presença de outras espécies. O uso de porções específicas de um habitat em detrimento de outras traz consequências de perdas e ganhos. Por exemplo, a escolha de uma área aberta proporciona aos indivíduos uma melhor visão da aproximação de predadores, mas, em contrapartida, terão que lidar com maiores gastos na termorregulação e proteção dos ninhos contra o calor e o frio. O Vanellus chilensis (quero-quero) habita áreas abertas e, quando percebe a aproximação de um predador, pode escolher atacar ou abandonar o local. No entanto, estudos que tenham testado se o uso de microhabitats sombreados modifica a percepção de risco são raros em espécies que habitam áreas abertas Assim, o presente estudo analisou o comportamento de fuga de grupos de quero-queros em microhabitats sombreados e ensolarados no município de Rio Claro, SP, em 28 pontos diferentes, e observou se a temperatura exerce uma influência na escolha de microhabitats. Os resultados indicaram que não há diferença significativa na distância de fuga entre os diferentes microhabitats, porém, demonstraram uma influência significativa da temperatura na escolha desses microhabitats. Assim, é compreendido que com o aumento da temperatura os quero-queros procuram um local sombreado, mas isso não afeta seu comportamento de fuga.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Investigando a variação morfológica e molecular da aranha Sickius longibulbi (Mygalomorphae, Theraphosidae)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-04) Groppo, Beatriz Bachega ; Guadanucci, José Paulo Leite
    Sickius é um gênero monotípico (Sickius longibulbi Soares & Camargo, 1948) que possui uma ampla distribuição geográfica no Brasil e uma morfologia conservada. O gênero faz parte da infraordem Mygalomorphae, a qual possui uma história taxonômica complexa principalmente devido à morfologia uniforme dos indivíduos do grupo, o que dificulta a delimitação de espécies. A taxonomia integrativa, utilizada neste estudo, visa adicionar mais linhas de evidência, incluindo, por exemplo, o DNA barcoding. Os objetivos do trabalho foram: (1) estudar a diversidade genética de diferentes populações de aranhas S. longibulbi por meio de sequenciamento do mtDNA COI; (2) estudar a variação morfológica dessas aranhas através de métodos de morfometria; (3) inferir as relações filogenéticas entre as populações de acordo com as análises moleculares e morfométricas; (4) integrar dados genéticos e morfológicos para investigar a hipótese de descontinuidade no fluxo gênico entre as populações de S. longibulbi e identificar possíveis espécies crípticas. As análises moleculares incluíram Máxima Verossimilhança (MV) e Inferência Bayesiana (IB) para construção de árvores filogenéticas, além de distância genética e rede de haplótipos. Os métodos morfométricos incluíram análises de morfometria linear, geométrica e contorno de Fourier. As análises de MV e IB resultaram na recuperação de Sickius como um grupo monofilético, com a formação de quatro clados distintos com estrutura genética regional. O primeiro clado, sendo o grupo mais distante filogeneticamente e grupo irmão dos demais, foi identificado em São Paulo (SP). O segundo clado originou-se do Distrito Federal (DF), sendo o grupo irmão de outros dois agrupamentos. Um desses agrupamentos tem origem em Goiás (GO) enquanto o outro situa-se no Mato Grosso do Sul (MS). As análises de distância genética mostraram maiores valores entre os grupos GO e MS. A rede de haplótipos demonstrou diferentes haplótipos nas populações, nenhum deles compartilhados entre si. As análises morfométricas agruparam as amostras de acordo com os clados formados na análise molecular, mostrando principalmente uma separação entre MS e DF, porém, a separação dos grupos muitas vezes não foi significativa. Dessa forma, decidiu-se manter a espécie S. longibulbi como única, a qual apresenta similaridade morfológica e diversidade genética ao longo de sua distribuição. Espera-se que futuras análises possam ser realizadas com um número amostral maior, para resultados mais robustos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Avaliação ecotoxicológica de solo contaminado por necrochorume, utilizando invertebrados terrestres como bioindicadores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-04) Lima, Giovanna Tavares ; Morales, Maria Aparecida Marin ; Souza, Letícia Rosa de
    Os cemitérios estão entre as principais fontes antropogênicas de poluição ambiental. O principal contaminante desses ambientes é um líquido tóxico, proveniente da decomposição dos cadáveres, denominado de necrochorume. O potencial tóxico deste líquido se deve, principalmente, à presença de substâncias orgânicas, como as aminas biogênicas cadaverina e putrescina. Os cemitérios configuram um problema ambiental e sanitário sério; portanto, devem ser constantemente monitorados para se evitar problemas irreversíveis para o meio ambiente e para a sociedade. Uma boa estratégia para se avaliar a toxicidade do solo é por meio de bioensaios ecotoxicológicos que, por serem preditivos, permitem estimar, com antecedência, os efeitos adversos dos contaminantes. Deste modo, o presente estudo propôs avaliar o potencial tóxico de amostras de solo contaminado por necrochorume obtidas de simulação de inumação de carcaça suína, por meio de ensaios de reprodução e comportamento de fuga, com os invertebrados terrestres Folsomia candida e Enchytraeus crypticus. Foram analisados dois tipos de solos contaminados, um coletado após 7 meses e outro 10 meses da segunda inumação (recontaminação) de carcaça suína (Sus scrofa) no local. Os resultados mostraram que ambos os solos induziram a diminuição da reprodução dos organismos, caracterizando uma toxicidade crônica do composto. Nos resultados obtidos a partir dos testes de comportamento de fuga, foi observado que o solo contaminado com necrochorume causa um impacto negativo no comportamento de F. candida, com 88 e 84% de fuga, e E. crypticus, com 94 e 80% de fuga, para as amostras coletadas 7 e 10 meses após a segunda inumação, respectivamente. Neste estudo foi possível inferir que a toxicidade do solo, para este estágio da decomposição, está relacionada com variações de pH. Solos ácidos inibem a reprodução de invertebrados e estimulam o comportamento de fuga desses organismos. Também foi observado no estudo que E. crypticus e F. candida são importantes bioindicadores de qualidade do solo e do impacto ambiental por contaminantes orgânicos.