Instituto de Biociências, Rio Claro

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/202606

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  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Dieta hiperlipídica promove adaptações na junção miotendínea em modelo experimental de obesidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Grillo, Bruna Aléxia Cristofoletti ; Ciena, Adriano Polican
    A obesidade é caracterizada pelo excesso de tecido adiposo que resulta na inflamação crônica, e promove extensas alterações que comprometem a integridade estrutural e funcional dos músculos esqueléticos. A obesidade pode impactar seriamente a região de transmissão de força entre o músculo e o tendão, a junção miotendínea (JMT). O presente estudo teve como objetivo descrever as adaptações estruturais e ultraestruturais do ventre muscular e JMT do tibial anterior (TA) e sóleo (SO) em modelo experimental de obesidade. Dessa forma, foram utilizados ratos Wistar (n = 20) divididos nos grupos Sedentário e Obeso (induzido por dieta hiperlipídica). A obesidade resulta em menor área de seção transversal (AST) das fibras musculares tipo I e IIa e maior AST de fibras tipo IIx nos músculos TA e SO. Na região JMT-TA foram observados sarcômeros menores adjacentes às projeções da JMT (sarcômeros proximais e distais), assim como, menor comprimento nas invaginações e evaginações sarcoplasmáticas. Na região JMT-SO, a obesidade resultou no sarcômero distal menor, bem como, maior comprimento das invaginações e evaginações sarcoplasmáticas. Concluímos que a obesidade induzida por dieta hiperlipídica promove adaptação semelhante nas fibras musculares dos músculos TA e SO; entretanto, na região da JMT, as projeções sarcoplasmáticas e o sarcômero adjacente demonstram adaptações diferentes de acordo com os distintos fenótipos musculares.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Influência da ansiedade em atletas de futebol em partidas dentro e fora de casa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Antonio, Vinícius Guimarães ; Machado, Afonso Antonio ; Lemos Filho, Joacks de Paula
    No atleta os sinais mais conhecidos da ansiedade são os níveis fisiológicos, cognitivos e emocionais, esses sinais são respostas do sistema nervoso central diante da interpretação de um fato, podendo modificar seu desempenho motor, tomadas de decisões e até mesmo em feedbacks positivos durante a partida. Em função disso, na preparação dos atletas deve-se dar ênfase aos aspectos psicológicos que podem determinar como será o rendimento do mesmo durante o jogo e como fatores extrínsecos e intrínsecos (pressão de torcida, parcialidade de arbitragem, conhecimento do local da partida) alteram o desempenho dos jogadores em partidas com fatores intrapessoais favoráveis. Em atletas de futebol este pode ser também um ponto determinante para o resultado final da partida, principalmente em competições de jogos de ida e volta, devido a influência de fatores individuais e situacionais. O trabalho desenvolvido foi fundamentado por meio de uma pesquisa bibliográfica. A literatura abordada foi designada por meio das bases de dados do Google acadêmico e Sielo; publicada no período (2015 a 2020). A partir dessa pesquisa concluindo-se desta maneira que a ansiedade é um fator que está presente na prática de atividades físicas, inclusive no futebol. O controle das habilidades físicas e motoras do atleta é influenciado de acordo com o nível que a ansiedade se encontra.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Do ciclismo ao futebol: o Velo Clube de Rio Claro nos anos 1910
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Fonseca, Ricardo Sérgio Frias ; Gnecco, José Roberto ; González, Natália Varela
    O futebol é considerado a paixão nacional dos brasileiros, mas, na passagem do século XIX para o século XX outros esportes como o ciclismo, o remo, a ginástica, por exemplo, eram mais populares. Clubes dessas modalidades foram criados não só em Rio Claro como em outros Municípios, os quais, em sua maioria, migraram sua dedicação para o futebol. O Velo Clube de Rio Claro é um dos principais clubes de futebol dessa cidade – fundado como clube de ciclismo -, o qual migrou para o futebol como esporte principal já em seus primeiros anos. O presente estudo busca identificar, resgatar, transcrever e analisar aspectos históricos da transformação d ciclismo para o futebol no Velo Clube, a qual ocorreu ainda no primeiro decênio de vida do clube a partir de 1910. As informações foram coletadas por meio de consulta aos documentos e arquivos do Velo Clube, do Arquivo Público e Histórico do Munícipio de Rio Claro, do bicentenário Diário do Rio Claro e demais jornais da época, assim como por meio de reportagens e entrevistas já publicadas na imprensa escrita contemporânea. No período em questão o futebol estava em ascensão no cenário nacional, o que pode ter relação direta com o fato de um clube recém fundado ter mudado sua própria de ser. Os resultados esperados foram consequência da análise e hipóteses dos motivos e razões que levaram a transição do Velo Clube do ciclismo para o futebol a partir dos fatos históricos encontrados nas fontes primárias e eventuais análises sobre o ocorrido encontradas nas fontes secundárias.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Desenvolvimento de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para análise instantânea de desempenho de voleibol
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Silva, Renan Bernardo da ; Gnecco, José Roberto ; Campos, Leonardo de
    A partir da observação das dificuldades enfrentadas pelas equipes das categorias de base de formação de voleibol em documentar, processar, analisar e minerar os dados estatísticos de seus jogos devido ao custo elevado, mão de obra muito especializada ou até mesmo a falta de material, este projeto disponibilizou uma solução para todas essas problemáticas através da criação de uma ferramenta de tecnologia de informação e comunicação (TIC). Na prática será necessária apenas 1 pessoa para inserir os dados e 1 computador simples, a ferramenta contém um manual (baseado neste) explicando os métodos de análise, variáveis e como utilizar para que qualquer pessoa com conhecimento mínimo sobre informática consiga utilizar. O projeto caracterizou-se como quali-quantitativo evidenciando a conveniência de variáveis e amostragens de dados antes de lançar-se na formulação de problemas caracterizados por contextos sociais, investir na compreensão do que esta(s) pessoa(s) julga(m) ser relevante no contexto do momento com 3 subdivisões: num primeiro momento exploratório, em um segundo momento de desenvolvimento e no terceiro momento explicativo, buscando como fonte de captação de informação para o desenvolvimento das amostragens de dados e variáveis, os próprios jogos reais do mais alto nível do voleibol de base (Campeonato Paulista). Para a validação das métricas e variáveis, técnicos das equipes do Mapa Vôlei Rio Claro, visualizara a ferramenta e responderam a um questionário avaliando item por item e atribuindo notas e importância para que o item seja adicionado ou excluído. O sistema criado nomeado de COACH VISION© permite uma possibilidade de seu usuário captar dados da partida instantaneamente realizando o scout, e assim que o dado é inserido ele já é processado e tabelado em diversos métodos para análise em gráficos, tabelas e comparativos. Isso permite uma análise de desempenho mais calculista e visual do esporte, pois o trabalho da ferramenta é otimizar a amostragem dos dados inseridos, transformando-os em diferentes gráficos, em diferentes tabelas com cálculos específicos com objetivo de permitir uma leitura rápida e clara do que a comissão técnica desejar. Isso pode gerar um impacto muito grande nas tomadas de decisões táticas de um jogo onde, por exemplo, o técnico tem de ser o mais pontual possível para solucionar as situações do jogo, e nada melhor do que sustentar sua estratégia com dados, indo além da tomada de decisão empírica. Dando apoio também para o sistema cognitivo dos atletas, pois se desde as categorias de base este tiver acesso aos dados, no desenvolver de sua carreira, ele poderá fazer melhores leituras de jogo e melhores tomadas de decisão durante as partidas, pois utilizará melhor seu tempo estudando o esporte e entendo o jogo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Influência da torcida nos jogos do Campeonato Brasileiro de 2019
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Oliveira, Rafael Navarro de ; Machado, Afonso Antonio ; Bagni, Guilherme
    No futebol, os torcedores são a essência do esporte e todos os meios que envolvem este ambiente são em razão do público e sua paixão pelo futebol. Por este motivo, sabemos que a atuação dos jogadores pode sofrer influência da torcida causando uma alteração emocional, podendo ser ela a favor ou contra no seu desempenho. Vimos que a influência do público no desempenho dos jogadores depende principalmente da motivação do atleta, boa ou má fase da equipe e das táticas e estratégias usadas pela comissão técnica no jogo. O objetivo deste estudo foi analisar os jogos de futebol do Campeonato Brasileiro de 2019, comparando o desempenho das equipes por meio dos resultados nos jogos dentro e fora de seu respectivo estádio. O método utilizado foi quantitativo e descritivo, onde foram analisados todos os jogos do Campeonato Brasileiro de futebol masculino do ano de 2019, por meio das súmulas disponíveis no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a fim de averiguar por meio de estatísticas descritivas os resultados destes jogos. Foram encontrados números de pontos, vitórias, empates e estatísticas da classificação e das rodadas do Campeonato, onde o percentual de vitórias dos mandantes se sobressaiu em todos os quesitos, em 380 jogos do Campeonato, 184 foram vitórias dos mandantes, enquanto empates e vitórias dos visitantes ocorreram em 98 jogos. No Campeonato Brasileiro de 2019 a vantagem de jogar em “casa” foi clara e a influência da torcida foi um dos fatores para este acontecimento. Por fim, mesmo com a alta competitividade e semelhança das equipes do Campeonato Brasileiro, a superioridade dos números das vitórias dos mandantes foi evidente e isto confirma a influência que muitas vezes a torcida ocasiona em um jogo de futebol.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A concentração como um fator de influência nas tomadas de decisão: uma visão da psicologia do esporte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Cury, Pedro Candiotto ; Machado, Afonso Antonio ; Fabris, Fernando de Lima
    O desenvolvimento da carreira de um atleta está associado a diversos fatores que implicarão em seu rendimento. Além dos aspectos técnicos e táticos específicos da modalidade, há também uma gama de fatores que influenciarão os diversos níveis desse atleta. Entre estes fatores podemos destacar o controle emocional e manejo de aspectos psicológicos no contexto esportivo, familiar e social. Desta forma o objetivo do presente estudo foi analisar como a concentração afeta as tomadas de decisão no desempenho esportivo e como esta pode ser desenvolvida e ajustada ao longo da preparação dos atletas, mostrando quais fatores determinantes podem potencializar o desempenho. Foi utilizado o percurso metodológico da revisão bibliográfica para uma boa compreensão do tema e maior aprofundamento, gerando assim uma discussão e visão ampla do assunto contextualizado. Comparando com os aspectos que interferem no desempenho do atleta. Notou- se que a concentração é afetada por diversos fatores como aspectos psicológicos, interferências internas e externas, nível de ativação e atenção, e assim identificar como os mesmos interferem nas tomadas de decisão. Portanto, concluiu-se que os estados de ativação são determinantes na atenção e no processo de concentração, potencializando o tempo de reação e as tomadas de decisão, consequentemente elevando o desempenho esportivo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O desenvolvimento do treinamento funcional e novas tendências
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Rodrigues, Matheus Silva ; Lima, Luiz Augusto Normanha
    Não é novidade que cada vez mais as pessoas procuram maneiras acessíveis e práticas para se exercitar e manter a boa forma e a saúde. Esses exercícios, que utilizam cada vez menos equipamentos, têm se tornado muito populares principalmente por estarem ao alcance de todos: utilizando muitas vezes apenas o peso do corpo. Desde o tempo da Grécia Antiga, há indícios que mostram como os gregos se exercitavam e se preparavam para competições. Nesses registros, são mostrados como eles utilizavam o peso do próprio corpo para se exercitar, principalmente ao ar livre. Esse método era extremamente eficaz para melhorar o condicionamento físico e aperfeiçoar a performance esportiva. Hoje, o Treinamento Funcional é difundido na sociedade como uma modalidade de exercício que utiliza os movimentos naturais do corpo. Esses movimentos são executados naturalmente na própria rotina (saltar, levantar, correr, empurrar, agachar) e tem se mostrado muito popular ao redor do mundo por diversos motivos. Ao analisar as dimensões motivacionais que levaram as pessoas a praticarem o Treinamento Funcional, pode-se observar que a necessidade de cuidar da própria saúde, regular seu prazer, considerar a estética, necessitar de sociabilidade com outros praticantes, controlar o estresse e competir esportivamente foram fatores essenciais para o avanço da popularidade do Treinamento Funcional e ao desenvolvimento das pesquisas sobre o tema. Com o objetivo de analisar o desenvolvimento do Treinamento Funcional e as novas tendências, este trabalho pauta-se em estudos já realizados sobre o tema, além de utilizar como referência artigos científicos para trazer maiores informações sobre este assunto. Assim, é possível abordar desde o início desse método de treino, fazendo uma análise para entender como ele evoluiu e se tornou o que é praticado nos dias atuais.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Violências de gênero, sexualidade e educação física escolar: como essa questão social vem sendo tratada no contexto escolar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Balbino, Marcela Albertini ; Fonseca, Débora Cristina ; Cardoso, Priscila Carla
    Em busca de tornar a sociedade mais democrática, tem sido cada vez mais recorrente as discussões que giram em torno da violência escolar, principalmente sobre as desigualdades que afetam determinados grupos. Neste trabalho em específico, o objetivo foi entender, a partir de uma amostra de periódicos, como as aulas de Educação Física Escolar (EFE) tem contribuído para o tratamento das violências de gênero e sexualidade dentro da realidade escolar. Os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados em uma pesquisa bibliográfica, sob perspectiva qualitativa. A coleta de dados consistiu no levantamento da produção bibliográfica que versava sobre violências de gênero e sexualidade em aulas de EFE dos últimos dez anos, extraídos da Base de dados Scielo. Os dados foram organizados através da análise de conteúdo e divididos em 5 categorias, buscando conhecer o que está contido por trás das palavras do objeto de estudo. Os resultados encontrados foram de 24 artigos, em que 23 deles pertencem a categoria inicial denominada Representações sociais do corpo, sendo 7 os que se enquadram apenas nesta categoria. Desta, emergem outras categorias como: Formação de Professores com 5 artigos; Conteúdos da EFE com 8; Prática Educativa com 2 e Violência Escolar com 2. Estes, indicam que aulas de EFE são tidas como importante instrumento para a maximização das diferenças entre os escolares através de seus conteúdos. Pautados em uma visão biológica de corpo, não consideram que ele é resultado das transformações sociais, culturais e históricas de nossa sociedade. Portanto, é preciso que a EFE repense seu trabalho educativo em busca de assegurar os direitos humanos de todos os escolares que adentram as escolas, principalmente os que não atendem a heteronormatividade.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Vigorexia: uma revisão acerca do transtorno em praticantes de musculação e o uso de anabolizantes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Diniz, Lucas Moreno ; Machado, Afonso Antonio ; Lemos Filho, Joacks de Paula
    A ideia de corpo “perfeito” que a mídia acaba rotulando para a sociedade é algo que afeta a maioria da população, principalmente a população jovem. Tal ideia acaba nos colocando em uma situação de consumidor, onde acabamos procurando meios para podermos nos enquadrar com o resto da população. O uso de anabolizantes na população jovem vem crescendo cada vez mais devido este padrão que foi imposto pela mídia, eles procuram meios mais rápidos ignorando a saúde e se preocupando apenas com o resultado. A partir disso, o presente estudo buscou analisar a relação entre vigorexia, o uso de anabolizantes e a influência da mídia sobre a população. O método utilizado foi revisão bibliográfica e documental com fontes confiáveis como websites renomados na área e com certa fidedignidade no cenário nacional. Ao concluir a pesquisa, foi possível identificar que a mídia influencia diretamente a população, principalmente a jovem e, portanto, eles procuram se enquadrar na sociedade por meio da estética ignorando a saúde.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Associação entre autoeficácia de pais para prevenir a obesidade infanto-juvenil, variáveis comportamentais e contextuais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Silva, João Lucas Patricio da ; Iaochite, Roberto Tadeu ; Costa Filho, Roraima Alves da
    Evidências recentes mostram que a obesidade infanto-juvenil vem aumentando nos últimos anos, podendo acarretar sérias consequências para a saúde de crianças e adolescentes, e ocasionando distúrbios durante a vida adulta. Um dos contextos sociais que pode ajudar as crianças a aprenderem sobre como serem saudáveis e fisicamente ativos é o ambiente familiar. Contudo, além de conhecer sobre como promover hábitos saudáveis, pais e/ou responsáveis também precisam acreditar que podem adotar comportamentos que ajudariam na prevenção da obesidade. A autoeficácia parental para a prevenção da obesidade diz respeito ao quanto os pais se sentem capazes para prevenir a obesidade de seus filhos. Este estudo investigou a autoeficácia parental para prevenção da obesidade da obesidade infanto-juvenil de seus filhos, bem como a associação entre a autoeficácia e as variáveis comportamentais e contextuais dos pais e/ou responsáveis. Participaram da pesquisa 747 pais e/ou responsáveis de alunos matriculados em três escolas públicas da cidade de Rio Claro, SP. Os dados foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico e escala de autoeficácia parental para a prevenção da obesidade. Os resultados mostraram que pais e/ou responsáveis se perceberam moderadamente capazes de prevenir a obesidade com seus filhos. Conseguimos ver que ocorreram correlações positivas, da autoeficácia parental para prevenção da obesidade infantojuvenil, com as variáveis comportamentais “Atividade Física dos pais e/ou responsáveis” e “Alimentação saudável de pais e/ou responsáveis”. Já em relação às correlações da autoeficácia parental para a prevenção da obesidade infanto-juvenil, com as variáveis contextuais, elucidamos correlação positiva, com as variáveis “Hábitos diários dos filhos” e “Hábitos de Exercício Físico do filho”. Considerando esses resultados podemos inferir que a autoeficácia parental pode ter associação com aspectos comportamentais de pais e/ou responsáveis, assim como, aspectos contextuais.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Psicologia do esporte: a ansiedade no contexto esportivo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Santos, Gyovanna Hingrid Estrivo dos ; Machado, Afonso Antonio ; Morão, Kauan Galvão
    De acordo com Gill (1979) e Weinberg e Gould (2017) a psicologia do esporte é uma área que visa compreender os indivíduos e seus comportamentos diante do cenário do esporte e do exercício, além de entender e intervir de maneira prática/aplicada por meio de tal conhecimento. Para tal fato, é necessário que sejam entendidos quais são os possíveis fatores psicológicos influenciadores do rendimento de um atleta e como a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento psicológico são afetados por meio da participação em programas esportivos e de exercícios físicos. Para Cratty (1984), ansiedade pode ser definida como uma inquietação gerada a partir de uma situação desconfortável e também como um traço de personalidade relacionado à tolerância e tensão em geral. Spielberg (1970), considera a ansiedade adotando duas formas distintas e complementares: ansiedade-traço que é uma característica relativamente permanente da personalidade do indivíduo; e ansiedade- estado, não oferecendo qualquer tipo de risco ou perigo ao indivíduo. O estudo analisou a relação da ansiedade traço e estado de atletas e a sua influência sobre eles. Também foi ponderado se há diferença no nível de ansiedade entre homens e mulheres, se esse nível é diferente em esportes coletivos e individuais e, por fim, se a experiência no esporte exerce alguma influência. O método utilizado foi baseado na pesquisa de revisão bibliográfica, utilizando materiais pertinentes à temática. Seria realizada uma pesquisa de caráter quanti-qualitativa, havendo aplicação de dois questionários: o Sport Competition Anxiety Test (SCAT) e a versão brasileira do CSAI-2R (Competitive State Anxiety Inventory 2), no entanto, devido a pandemia da covid-19, ficou inviável a aplicação dos mesmos, passando a ser adotada a pesquisa de revisão bibliográfica. Os resultados encontrados demonstram que a ansiedade estado de interferir diretamente no rendimento esportivo dos atletas, sendo que existe uma tendência dos esportistas com traço de ansiedade mais elevado, vivenciarem mais situações de ansiedade estado. Desta forma, há relação entre ansiedade, ativação e desempenho esportivo. Além disso, também foi verificado que as mulheres costumam ser mais ansiosas que os homens, assim como atletas de modalidades individuais também apresentam níveis maiores de ansiedade quando comparados a atletas de modalidades coletivas. Não há uma regra sobre o tempo de prática ou experiência na modalidade com a ansiedade, no entanto, atletas com mais experiência geralmente apresentam níveis menores de ansiedade, interpretando as situações como motivadoras e facilitadoras, não como debilitantes ao rendimento esportivo. Assim, é preciso que treinadores e psicólogos do esporte ajudem os atletas a encontrarem a zona ideal de desempenho, equilibrando fatores emocionais e utilizando estratégias que ajudem os indivíduos a possuírem autonomia, realizando a autorregulação quando necessário, visando o melhor desempenho possível.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Adaptações na junção miotendínea em modelo experimental de Distrofia Muscular de Duchenne
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Martinez, Giovana Zerbo ; Ciena, Adriano Polican
    A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é um distúrbio neuromuscular genético que compromete a integridade e estabilidade da estrutura muscular, além de ser considerada a mais grave dentre todas as distrofias musculares. Os primeiros sinais clínicos da DMD se manifestam na infância e apresentam uma evolução rápida e progressiva, a qual acarreta em um constante processo de necrose das fibras musculares, perda da sua capacidade contrátil e óbito precoce. Embora o músculo estriado esquelético apresente ampla capacidade de regeneração, os danos causados pela DMD são tão frequentes que impedem o músculo ser reparado eficientemente, ocorrendo a substituição do tecido muscular por tecido conjuntivo e adiposo. Diante disso, a interface entre o músculo e o tendão, denominada junção miotendínea (JMT), é responsável pela transmissão da força contrátil do tecido muscular para o tecido tendíneo, além de apresentar alta capacidade adaptativa a estímulos internos e externos como envelhecimento, patologias e exercício físico, por exemplo. O objetivo desta pesquisa foi revelar as adaptações estruturais, ultraestruturais e moleculares da JMT do músculo tibial anterior de camundongos distróficos. Foram utilizados 24 camundongos Black machos com 180 dias de idade, divididos em dois grupos: Grupo Controle (n=12; C57bl/10) e Grupo MDX (n=12; C57bl/10mdx). Os resultados foram analisados através das técnicas de Microscopia de Luz, para descrição morfológica das estruturas; Imunofluorescência, para descrição molecular; e Microscopia Eletrônica de Transmissão, para descrição qualitativa e quantitativa das ultraestruturas da JMT. Dessa forma, através da análise morfométrica, o Grupo MDX demonstrou uma redução nas ultraestruturas da JMT (sarcômero distal e proximal; invaginações e evaginações sarcoplasmáticas), as quais refletem no comprometimento da interface formada entre o músculo e o tendão. Concluímos que as adaptações das estruturas musculares e ultraestruturas da JMT demonstram o extenso comprometimento diante o processo de degeneração provocado pela DMD, além de maior suscetibilidade a lesões nesta região de ancoragem entre o músculo e o tendão que reflete numa instabilidade funcional.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A dança de rua nas aulas de Educação Física
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Reginatto, Fernanda Alves ; Lima, Luiz Augusto Normanha
    As danças estão descritas na BNCC como práticas corporais que se caracterizam a partir do ritmo musical, de modo a formar uma coreografia, e exploram a expressão corporal de forma individual ou coletiva, com codificações específicas. Assim como outras práticas corporais, a dança tem inúmeros benefícios para o desenvolvimento do ser humano, ainda mais devido ao fato de exigir concentração e foco para coordenar a memória, movimento, música e expressão. A dança de rua, mais especificamente, é um estilo que promove liberdade e autenticidade aos alunos, coordenação dos movimentos, ritmo, agilidade e diversão. Essa modalidade da dança está prevista na BNCC como “danças urbanas”, que por sua vez, devem ser trabalhadas com os alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental. Sendo assim, é responsabilidade do professor de educação física trazer esse conteúdo aos alunos. O objetivo deste trabalho foi analisar a dança de rua, seus benefícios e a forma que as referências bibliográficas consultadas referem-se a este conteúdo educacional, como está ocorrendo nas escolas e nas aulas de Educação Física. A metodologia utilizada foi a partir de revisão bibliográfica de artigos, pesquisas e TCCS nacionais. O resultado da análise foi a constatação de que apesar das danças urbanas estarem previstas na BNCC para os alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental e serem extremamente relevantes para o desenvolvimento dos alunos, ainda há uma negligência e superficialidade na sua abordagem, que acaba sendo apenas em datas comemorativas e eventos escolares, deixando de lado toda a riqueza deste conteúdo para a formação do aluno. Há, portanto, a necessidade de uma metodologia mais estruturada para que os professores possam abordar a dança de rua nas aulas de educação física.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Aspectos psicológicos na iniciação esportiva: uma visão sobre a aprendizagem do Karatê-Do
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-19) Nocentini Neto, Eduardo ; Machado, Afonso Antonio ; Fabris, Fernando de Lima
    Com a alta demanda tecnológica e facilidade de acesso de diversos conteúdos, as modalidades marciais ganharam espaço no século XXI. Sendo assim, à medida que esse espaço cresceu, juntamente ampliou-se o desejo do aumento de desempenho dos praticantes, por parte dos consumidores de tais práticas desportivas: os próprios praticantes, familiares, técnicos e patrocinadores. O desenvolvimento de uma carreira no mundo esportivo, pautada na iniciação até o alto rendimento, conta com diversos aspectos individuais que ao mesmo tempo podem-se assemelhar. Desta forma, é inegável que a Psicologia do Esporte está totalmente ligada ao entendimento de reações provocadas dentro da prática de tais modalidades, e que possui como missão, aliar à prática do atleta a seu bem estar emocional e o controle de suas emoções. A importância de investigar esse espectro emocional à cerca desta ciência, é reconhecida também pelo fato de que cada indivíduo reage de uma forma própria a cada situação ou estímulo. Visto isso, o presente trabalho teve como objetivo investigar ferramentas acerca dos aspectos culturais da modalidade e da psicologia, no processo de aprendizagem na fase de iniciação esportiva até o alto rendimento da modalidade marcial Karatê-Do. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura baseada em produções recentes e obras clássicas da área além de livros, artigos e monografias. Concluímos que na maioria das vezes a hierarquia presente no Karatê acaba por ser um indicador benéfico à aprendizagem, pelo fato dos professores e faixas-pretas, devido aos títulos e conhecimentos conquistados nos anos de prática, exercerem domínio sobre os menos graduados e seus aprendizados. Tal domínio, se não utilizado de forma pejorativa e em uma relação de subserviência dos alunos aos professores, pode vir a auxiliar no controle da aula, nos períodos de concentração, na harmonia entre os alunos e no desenvolvimento das habilidades psicológicas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Utilização de emojis para expressar sentimento durante o exercício
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-01-11) Lima, Bruna Cidade de Souza ; Kokubun, Eduardo
    Escalas de esforço percebido (EP) tem grande aplicabilidade para a prescrição e monitoramento de exercícios. Elas se baseiam em associar âncoras verbais com a percepção de esforço e apresentam associações com marcadores fisiológicos utilizados para quantificar a intensidade do esforço. Ancoragens baseadas em escalas contínuas e cores são alternativas para aplicação do EP em populações diferenciadas como crianças e idosos. Com o advento da internet e redes sociais, emojis foram propostos como meios de comunicação e expressão de sentimentos e afetos. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a Escala de Borg, Escala de Ativação, Escala de Sensação e, principalmente, se a escolha de um emoji pode expressar os sentimentos das pessoas durante a prática de exercício físico. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira com o objetivo de identificar os emojis que melhor representaram as âncoras verbais; este foi realizado através de um formulário online durante uma sessão de treino e a segunda com o objetivo de comparar as respostas de EP baseada em âncoras verbais com os emojis selecionados durante a coleta de dados, junto com as respostas da escala de ativação e a escala de sentimento, através destes dados foi apresentado um circumplexo para ilustrar os emojis que predominaram nas respostas e houveram discussões acerca das análises através desta ferramenta informativa. Através de dados referentes à agradabilidade do treino, de metódos de mensuração da Percepção Subjetiva de Esforço como “ancôras verbais ou a Emojis” é possível guiar novas tendências de prescrição de treinos e de exercícios físicos. Quanto melhor uma prescrição de treino, maior é a probabilidade de aderência de praticantes e destes se tornarem adeptos a ter uma rotina de treino duradora, tornando-se um hábito de vida e para o resto da vida.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Melhoramento da produção de ramnolipídio através de mutagênese induzida por luz ultravioleta em Pseudomonas aeruginosa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Neves, Raphael Culim ; Contiero, Jonas ; Salazar-Bryam, Ana Maria
    Biossurfactantes são metabólitos secundários que apresentam uma série de propriedades de superfície, podendo ser usado em diferentes processos industriais, tais como, a produção de fármacos, cosméticos, diversos compostos químicos, bem como pode ser usado como remediador ambiental de locais degradados e poluídos. No entanto, a maior vantagem dos biossurfactantes em relação com os surfactantes químicos é a sua baixa toxicidade e fácil degradação no meio ambiente. O obstáculo para o uso em larga escala dos biossurfactantes é o custo de produção, sendo extremamente maior que os surfactantes de origem química. O objetivo desse trabalho foi verificar a produção do ramnolipídio por mutantes de Pseudomonas aeruginosas usando luz ultravioleta como agente mutagênico, tendo como fonte de carbono o glicerol bruto. As linhagens com maior produção do metabólito serão selecionadas e armazenadas para um possível uso posterior na ciência. A metodologia usada no trabalho foi composta primeiramente pela indução de mutações na cepa LBI 2A1 de Pseudomonas aeruginosa, seguida pela coleta dos clones sobreviventes à radiação. Em seguida as cepas mutantes obtidas passaram pelo teste do Blue-Agar, que tem como finalidade identificar a produção de glicolipídeos, uma vez positivas no teste, os clones aptos seguiram para realização de cultivos em meio contendo glicerol como única fonte de carbono para aferir sua potencialidade de biossíntese de ramnolipídios. As fermentações ocorreram em tubos de ensaio de 25mL, contendo um volume total de 5mL de caldo fermentativo, o qual continha uma concentração de 50g/L de glicerol bruto. As fermentações ocorreram com 30 clones bacterianos diferentes, sendo que, inicialmente foram coletadas 96 variantes. Os resultados desses processos foram divididos em três grupos distintos, sendo eles, a produção de ramnolipídio, o consume da fonte de carbono e a produção de biomassa bacteriana. Para a análise dos resultados, foi usado Cromatografia Líquida de Alta Performance (HPLC) o qual aferiu a quantidade total de ramnolipídio na amostra, bem como foi usado para identificar a concentração final da fonte de carbono, obtendo assim, o consumo real por cada cepa bacteriana. Já a biomassa foi aferida através do peso seco do pellet de células contido em cada amostra. Os resultados obtidos mostram uma maior capacidade produtiva de ramnolipídio na cepa C1, a qual produziu 0,187g/L o que representa um valor 12% maior em relação à controle (LBI 2A1). No consumo da fonte de carbono, a cepa B2 foi a maior consumidora, degradando 31,38g/L das 50g/L inicialmente presentes, sendo esse resultado muito próximo a das cepas C1 (31,28 g/L) e C2 (31,34 g/L). Em relação a produção de biomassa bacteriana, a linhagem que se destacou foi a C7, com 10,04g/L produzidas, enquanto que a LBI 2A1 obteve 6,44g/L. Apresentado os resultados, pode-se afirmar que houve uma melhora significativa na produção de ramnolipídios pela linhagem C1, a qual obteve resultados consistentes durante o processo fermentativo. O provável mecanismo relacionado a essa melhora provavelmente é em relação a genes chave da rota metabólica do ramnolipídio, no entanto, ainda há necessidade de estudos futuros para compreensão completa dos resultados.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Efeitos ecotoxicogenéticos dos resíduos derivados da Estação de Tratamento de Esgoto Conduta - Rio Claro/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-18) Canjani, Rafaela Barberis ; Marin-Morales, Maria Aparecida ; Sommaggio, Laís Roberta Deroldo
    Uma das causas de alteração da qualidade de corpos hídricos é o lançamento de efluentes resultantes de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), principalmente quando este não é realizado de forma adequada. Todo tratamento de esgoto produz resíduos como os efluentes líquidos e os resíduos semissólidos, denominados de lodo de esgoto (LE). A liberação de efluentes líquidos inadequadamente tratados em corpos d’água e o descarte inapropriado de LE no ambiente podem acarretar em sérios impactos e contaminação ambientais. Apesar das ETEs seguirem resoluções pré-estabelecidas por agências reguladoras ambientais e de saúde, quanto à qualidade de efluentes a serem lançados em características físico-químicas e microbiológicas. Desta forma, existe ainda hoje uma lacuna quanto à importância de serem realizados bioensaios que sejam capazes de avaliar a toxicidade desses resíduos para os organismos. A presente pesquisa teve por objetivo monitorar o efluente e o lodo gerados pela ETE Conduta da cidade de Rio Claro, bem como avaliar a qualidade do corpo d’água receptor (Ribeirão Claro), antes e após o recebimento do efluente lançado, por meio de bioensaios de fitotoxicidade com Lactuca sativa L. e de citogenotoxicidade e mutagenicidade com Allium cepa L. Não foram identificados efeitos fitotóxicos nem citogenotóxicos para as amostras do efluente bruto da ETE e das águas do Ribeirão Claro, coletadas à montante e a jusante do recebimento desse efluente. Por outro lado, o LE se mostrou fitotóxico pelos ensaios de elongamento do hipocótilo/radícula, realizados com o bioindicador L. sativa, e citotóxico, pelos testes de índice mitótico, realizados com A. cepa. Pelos resultados obtidos, o tratamento de esgoto realizado pela ETE Conduta parece ser eficiente para a remoção dos compostos tóxicos do seu efluente líquido, o que indica que não deve estar causando prejuízos ao corpo d’água receptor. Já o LE, por apresentar alto potencial tóxico, evidenciando tanto nos ensaios realizados com L. sativa como com A. cepa, merece uma atenção especial. Seu descarte deve ser somente realizado em aterrados apropriados para esse tipo de resíduo, ou então passar por criteriosos tratamentos de degradação de toxicidade, para que possa ser reaproveitado em atividades mais nobres.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Produção de vídeo como recurso educacional: apresentando conceitos básicos de biologia em Libras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Afonso, Murilo Trevisan ; Pechula, Marcia Reami
    Mediante abismos estruturais, institucionais, humanos e próprios da Comunidade Surda, falta acesso à pessoa com deficiência auditiva na sociedade da informação. A pesquisa se divide em produção acadêmica (revisão bibliográfica) e elaboração de material audiovisual (vídeo), baseada na carência inerente ao tema da Inclusão no que tange a adaptação de material didático. Buscou-se organizar conceitos básicos em Biologia dispostos em um roteiro, para a gravação. Fundamentou-se na Base Nacional Comum Curricular para a obtenção do quadro de conteúdos de Ciências/Biologia para a Educação Básica. Os conceitos foram definidos a partir do confronto dos possíveis termos entre a vasta terminologia face ao que era disponível, em sinalários on-line ou aplicativos telefônicos, em Libras. Notase que a escassez de terminologia é problema fundamental ao aspecto da aprendizagem de Ciências, associado a formações iniciais deficitárias para a perspectiva da Educação Especial/Inclusiva, somado à ausência de formação continuada. Ainda, a falta de consenso/agrupamento dos conceitos técnico/científicos, dispersos em diferentes sinais e sinalários pelo país, dificulta o aprofundamento da aprendizagem na área de biológicas, considerando sua natureza “macro e micro”, repleta de conceitos abstratos, e pela dimensão da biodiversidade e os assuntos que ela abarca. A literatura aponta a frágil produção acadêmica em elaboração de recursos educacionais ao público com necessidades educacionais especiais. Cabe oportunizar, através de tecnologias, a emancipação Surda cidadã. Este material será divulgado no canal do YouTube: Divulgação Científica, Inclusão e Biologia, contendo o vídeo produzido e playlists salvas, compilando materiais acerca da surdez, Ciências e Inclusão em língua Portuguesa, Inglesa e Libras.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise comparativa dos túbulos de Malpighi de operárias de Atta sexdens em diferentes fases de desenvolvimento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Silva, Marília Soccal da ; Bueno, Odair Correa ; Pereira, Mayara Cristina
    As formigas-cortadeiras, pertencentes ao gênero Atta e Acromyrmex, são insetos dominantes da região Neotropical. Essas formigas coletam materiais vegetais que servem de substrato para o crescimento de seu fungo simbionte Leucogaricus gongylophorus. Esses insetos são chamados de eussociais e, portanto, possuem castas reprodutivas e estéreis, cuidado com a prole e sobreposição de gerações. Por serem insetos holometábolos, apresentam as seguintes etapas de desenvolvimento: ovo, larva, pupa, imago recém-emergido e imago adulto. Em seu sistema excretor, o órgão mais importante são os túbulos de Malpighi: filamentos delgados e longos que estão localizados na parte posterior do gáster. O objetivo da presente pesquisa foi caracterizar morfologicamente, a partir de microscopia óptica e eletrônica de varredura, os túbulos de Malpighi de Atta sexdens em diferentes fases de desenvolvimento. Os grupos definidos para esse estudo foram: larva, pupa de olho escuro e imago adulto. Para análise morfológica, os túbulos de Malpighi foram dissecados sob estereomicroscópio e o material foi processado de acordo com as etapas de rotina para microscopia óptica, em que foram corados com hematoxilina-eosina, e para microscopia eletrônica de varredura. As técnicas histológicas utilizadas permitiram comparar a morfologia dos túbulos de Malpighi nas diferentes fases de desenvolvimento desta espécie de formiga-cortadeira. Verificou-se que o tamanho e o número de túbulos variam nos diferentes estágios de desenvolvimento e que o intestino posterior está ausente no estágio larval. Estudos de base acerca dos órgãos internos dessa espécie de formiga podem contribuir para o esclarecimento de seu sistema excretor e suas funções durante o desenvolvimento desse inseto.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Neuromodulações do nervo periférico após alongamento estático associado a escada vertical: novas perspectivas morfoquantitativas e moleculares
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) Rodrigues, Mariana Pasquini ; Ciena, Adriano Polican
    Durante a prática de exercício físico, adaptações podem ocorrer devido a sua execução, não só no tecido muscular, mas também em outras estruturas envolvidas, como por exemplo os nervos periféricos. Entretanto, as adaptações decorrentes nos nervos não são bem elucidadas, principalmente em exercícios utilizando o próprio peso corporal. O nervo isquiático tem grande importância em estudos envolvendo atividade física devido a sua função e localização, entretanto, as adaptações morfoquantitativas e análises moleculares frente ao protocolo de alongamento e escada vertical podem elucidar possíveis benefícios da prática combinada. O objetivo do presente estudo consistiu em analisar e descrever as adaptações morfoquantitativas e expressão proteica da proteína zero de mielina (P0), proteína básica de mielina (MBP) e neurofilamento (NF) no nervo isquiático mediante o protocolo de alongamento estático e treinamento calistênico em escada vertical. Foram utilizados 24 ratos Wistar adultos, divididos em 4 grupos distintos: Sedentário (S); Alongamento Estático (AE); Treinamento de escalada (TE); Alongado Pré-Treinamento de escalada (ATE). Foram utilizados 3 animais de cada grupo para as variáveis morfológicas, onde estas foram mensuradas em 130 fibras nervosas através do software ImageJ ® obtidas através de microscopias de transmissão, enquanto que para a expressão dos componentes do nervo, foram usados 3 animais de cada grupo para a análise da expressão através da técnica de Western Blot. Foram realizados testes estatísticos através de Kruskal-Wallis seguido de pós-teste de Dunn para as variáveis área da bainha de mielina, diâmetro do axônio, diâmetro da fibra nervosa, espessura da bainha de mielina e coeficiente G; ANOVA One-Way seguida de pós-teste de Bonferroni para a variável neurofilamentos por área; e ANOVA One-Way seguida do pós-teste de Tukey para a expressão de P0, MBP e NF. Os resultados foram obtidos através da obtenção de micrografias de transmissão e técnicas de eletroforese (ensaios de Western Blot), onde foi possível analisar medidas morfométricas, morfológicas, e a expressão das proteínas e NF. O grupo AE apresentou reduzida espessura da bainha de mielina e na expressão de P0 quando comparado com o grupo S. O grupo TE apresentou maiores valores quando comparado com os grupos S e AE em relação a variável coeficiente G, reduzida espessura da bainha de mielina e expressão de MBP quando comparado com o grupo S, valores maiores de neurofilamentos por área quando comparado com o grupo S e na expressão de P0 quando comparado com o grupo AE. O grupo ATE apresentou diâmetro da fibra nervosa, diâmetro do axônio, área da bainha de mielina e coeficiente G reduzidos quando comparado com o grupo AE e TE, valores menores da espessura da bainha de mielina quando comparado com o grupo AE, aumento de neurofilamentos por área e na expressão de P0 quando comparado com o grupo AE e redução na expressão de P0 quando comparado com o grupo TE. Concluiu-se que todos os protocolos se mostraram eficazes em alterar a morfologia nervosa de acordo com suas especificidades, onde a associação de protocolos se mostrou benéfica na promoção de novas fibras nervosas decorrente da interação de exercícios.