A influência de Berlim nas fases iniciais de Anita Malfatti e Lasar Segall para a inauguração do Modernismo brasileiro: revisão de literatura e estudo de caso

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-02-10

Autores

Mariani, Sofia Veiga

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As exposições de Lasar Segall em 1913 e de Anita Malfatti em 1917 são consideradas por muitos críticos e historiadores como marcos do início do movimento modernista brasileiro, que se consolidou na década seguinte, com a Semana de Arte Moderna de 1922, na qual as influências europeias foram efetivamente discutidas e transformadas em arte nacional. O objetivo do presente trabalho é descrever e interpretar quais foram os efeitos da passagem por Berlim nas contribuições dos artistas Anita Malfatti e Lasar Segall para os novos movimentos artísticos europeus vindos ao Brasil. Para responder a essa pergunta: (1) foi feita uma revisão de literatura utilizando (1.1) a plataforma de busca Google Acadêmico, a partir da qual foram selecionados nove estudos (1.2) e outros meios de busca através dos quais foram selecionados e analisados dez materiais. Em seguida, foi realizado um estudo de caso que consistiu na análise formal das obras de Anita Malfatti (1) “O Homem Amarelo”, (2) “A Mulher de Cabelos Verdes” e (3) “A Estudante”; e de Lasar Segall (1) “Ancião com Muleta”, (2) “Armut” e (3) “Am Spiegel”. O principal resultado da presente pesquisa foi a constatação de que o movimento tipicamente alemão chamado de Expressionismo, com o qual Malfatti e Segall tiveram contato em Berlim, foi uma influência européia marcante para a iniciação do modernismo brasileiro, o que é evidente nas obras iniciais dos dois artistas.
The exhibitions of 1913, by Lasar Segall, and 1917, by Anita Malfatti, are considered by many critics and historians as landmarks of the beginning of the Brazilian modernist movement, which was consolidated in the following decade, with the Modern Art Week of 1922, where European influences were effectively discussed and tran sformed into national art. The objective of the present work is to describe and interpret the effects of the passage through Berlin on the contributions of the artists Anita Malfatti and Lasar Segall to the new European artistic movements coming to Brazil. To answer this question: (1) a literature review was carried out using (1.1) Google academic search platform, from which nine studies were selected (1.2) and other search means through which ten materials were selected and analyzed. Then, a case study was carried out, which consisted of a formal analysis of the works of Anita Malfatti (1) The Yellow Man, (2) The Green Haired Woman and (3) The Student; and from Lasar Segall (1) Elder with Crutch, (2) Armut, and (3) Am Spiegel. The main result of the present research was the realization that the typically German movement called Expressionism, with which Malfatti and Segall had contact in Berlin, was a important European influence for the initiation of Brazilian modernism, which is evident in the early works o f the two artists.

Descrição

Palavras-chave

Estudo de caso, Revisão de literatura, Modernismo, Anita Malfatti, Lasar Segal

Como citar