Considerações sobre reforço de estruturas de concreto armado com fibras de carbono
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Analisys of Reinforced Concrete Members Strengthened with Carbon Fiber Reinforced PolymerAuthor
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2021-02-11Type
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Este trabalho tem por objetivo analisar elementos estruturais de concreto armado sujeitos à flexão e à compressão com a aplicação de reforços de um sistema de compósito de fibras de carbono. Aborda as etapas de sua confecção, aplicação dos materiais utilizados nos reforços e suas características e propriedades, principalmente à ruptura. Para isso, são confeccionadas vigas de concreto armado sendo alguns exemplares reforçados com uma camada de fibra de carbono, outros com duas camadas e os demais não receberam reforços, de modo que para as vigas reforçadas com fibras de carbono são adotados mecanismos de incremento da ancoragem do reforço, visando evitar o seu desprendimento prematuro, extraindo o máximo potencial resistivo da fibra. Também são confeccionados corpos de provas cilíndricos de concreto, alguns reforçados com uma camada de fibra de carbono. As vigas são submetidas à ensaios semelhantes a metodologia aplicada aos ensaios de Stuttgart, visando observar seu comportamento na flexão e os corpos de provas cilíndricos são submetidos à ensaios de compressão de forma a avaliar o incremento de resistência proporcionado pelo reforço em ambos os casos e, também, analisar os modos de ruptura bem como a eficiência e possíveis problemas com o processo de aplicação do compósito.
The purpose of this study is to analyze flexural and compression concrete structural members strengthened using carbon fiber reinforced polymer (CFRP), treating about the production of the test specimens, the installation procedures of the CFRP and its mechanical properties. In order to execute the tests, reinforced concrete beams were produced and some received the application of a single CFRP layer, another received two layers and the remaining were not strengthened. The beams with the CFRP strength received an anchorage mechanism to avoid to overcome the problem of CFRP debonding. Also, cylindrical concrete specimens were produced and some of them received the application of one layer of CRFP. The beams were subjected to flexural tests, analogous to the methodology applied in Stuttgart, in order to notice their behavior and failure mechanisms. The cylindrical specimens were submitted to compression tests, allowing the evaluation of the strength provided by the CFRP and also its failure mechanisms.
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