Coerência e variedade: aspectos objetivos da estruturação musical ocidental

Imagem de Miniatura

Data

2020-11-27

Autores

Baldaia, Vinicius Siqueira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work consists of an investigation about structuring features in Western Music shared by its heterogeneous repertoire. Its final objective is the analysis of works from the 20th and 21st centuries in the light of the preceding repertoire, seeking in the latter the keys of listening that will guide the appreciation of recent repertoire. It consists of a theoretical elaboration that is intended for the practical, analytical application of this repertoire, and takes shape in the following itinerary: after a brief Introduction (Item 1), Item 2 carries out a theoretical survey of the key concepts of our approach (selected as the central axis of analysis after preliminary survey), in order to define the scope of its meanings within the present work and systematize its possible usage in practical application; Item 3 consists of case studies that seek to reveal how and to what extent the observations from the previous section can be seen in the repertoire. Finally, we make the final considerations, seeking to evaluate the results of the research and some reflections it has provided. There is also an Appendix with the full audio score of Motus in Fine Velocior - In Memoriam Stockhausen (2008) by Flo Menezes, realized by the author of these lines and partially used in the case studies of Item 3.
Este trabalho consiste em uma investigação acerca de aspectos de estruturação em Música comuns ao repertório variado de tal Arte no Ocidente. Tem como objetivo final a análise de obras dos séculos XX e XXI à luz do repertório precedente, buscando neste último as chaves de escuta que guiarão a apreciação de repertório recente. Ele consiste em uma elaboração teórica que se destina à aplicação prática, analítica, desse repertório, e toma forma no seguinte itinerário: após uma breve Introdução (Item 1), o Item 2 realiza levantamento teórico dos conceitos-chave de nossa abordagem (eles mesmos selecionados como eixo central de análise após levantamento bibliográfico preliminar), procurando definir a abrangência de seus significados no escopo deste trabalho e sistematizar seu uso com vistas a uma aplicação prática; o Item 3 consiste em estudos de caso que buscam revelar de que forma e em que medida as observações da seção precedente se podem verificar no repertório. Por fim, realiza-se as considerações finais, buscando avaliar os resultados da pesquisa e algumas reflexões que ela proporcionou. Há ainda um apêndice com a audiopartitura integral da obra Motus in Fine Velocior – In Memoriam Stockhausen (2008), de Flo Menezes, realizada pelo autor destas linhas e utilizada parcialmente nos estudos de caso do Item 3.

Descrição

Palavras-chave

Modern music, Contemporary music, Acousmatic music, Coherence, Variety, Contemporary art, Musical analysis, Música moderna, Música contemporânea, Música acusmática, Coerência, Variedade, Arte contemporânea, Análise musical, Música Análise, apreciação, Música Instrução e estudo, Registros sonoros

Como citar