O ensino de morfologia da língua portuguesa através do texto: uma análise de materiais didáticos

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Data

2022-03-23

Autores

Carvalho, Luana de Lima

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

It is known that the Brazilian education has been going through several problems of teaching and learning, either by students, teachers or even according to the methodology adopted by the school. In this context, the use of teaching material is practically essential, since the largest education systems must strictly follow a method to achieve future results. Thus, in order to point out the positive and negative aspects of great names of education systems, this work seeks to evaluate a cross section of two education systems, Anglo System (2016) and Poliedro System (2022), precisely of the 6th year of elementary school, in order to be able to verify the way the morphology content of Portuguese is approached by the books, the elaboration of the activities and the relevance that each content has in the material. Thus, it will be observed if current results of Brazilian education focus on the choice of teaching material. For this, an analysis will be made of the material of the Portuguese Language Discipline, in which, in addition to considering aspects related to morphological contents, it will also have fundamental didactic principles.
Sabe-se que a educação brasileira vem passando por diversos problemas de ensino e de aprendizagem, seja por parte dos alunos, dos professores ou até mesmo em função da metodologia adotada pela escola. Nesse contexto, o uso do material didático se torna praticamente imprescindível, visto que os maiores sistemas de ensino devem seguir rigorosamente um método para alcançar resultados futuros. Dessa forma, com o intuito de apontar aspectos positivos e negativos de grandes nomes de sistemas de ensino, o presente trabalho busca, avaliar um recorte de dois sistemas de ensino, Sistema Anglo (2016) e Sistema Poliedro (2022), precisamente do 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de que seja possível verificar o modo como o conteúdo de morfologia do português é abordado pelos livros, a elaboração das atividades e a relevância que cada conteúdo tem no material. Assim, será observado se resultados atuais da educação brasileira se concentram na escolha do material didático. Para isso, será feita uma análise do material da disciplina de Língua Portuguesa, em que, além de considerar aspectos relacionados a conteúdos morfológicos, também contará com princípios didáticos fundamentais.

Descrição

Palavras-chave

Educational material, Content, Teaching, Morphology, Portuguese language, Material didático, Conteúdo, Ensino, Morfologia, Língua portuguesa

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