Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara

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  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Os casos de Orçamento Participativo no Japão: uma análise sobre participação social no exterior
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-13) Silva, Inácio de Paula e; Martelli, Carla Gandini Giani [UNESP]
    O presente trabalho busca evidenciar como se configuram diferentes casos de Orçamento Participativo (doravante OP) presentes no Japão. Tem-se, enquanto objetivos, identificar, categorizar e expor seu funcionamento, dando-se foco a 4 principais casos de OP: o caso orçamentário de Ichikawa, o de Kitakyushu, o de Tóquio e o de Nabari. Todas as quatro localidades se configuram como cidades propriamente ditas, algo que explicaremos adiante de forma a expor a divisão única, territorial e administrativa, que ocorre no Japão. A pergunta que motivou esta pesquisa configura-se nos seguintes termos: Como a participação social é entendida no Japão? Partindo-se do pressuposto de que a expansão do OP pode contribuir para a democratização de um país, por meio do fortalecimento da cidadania e da participação popular, busca-se entender como isso estaria ocorrendo no Japão. Com relação ao recorte temporal, serão analisados os OPs japoneses criados nos citados municípios a partir dos anos 2000.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O testemunho na literatura: destaque para Primo Levi
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-17) Fogaccia, Patrícia Liane; Mauro, Claudia Fernanda de Campos [UNESP]
    O século XX viu nascer um novo tipo de narrativa: a Literatura de Testemunho. Vários elementos a definem e a caracterizam de forma distinta, como a relação com eventos traumáticos coletivos, o compromisso com a sinceridade e a verdade, a vontade de justiça, o sentimento de vergonha e a culpa pela sobrevivência. Através dos conceitos teóricos sobre testemunho, memória e esquecimento, desenvolvidos principalmente por Márcio Seligmann-Silva, Georgio Agamben, Wilberth Salgueiro e Paul Ricoeur, analisou-se trechos de obras pertencentes a esta vertente literária, em especial o livro do escritor italiano Primo Levi É isto um homem?, publicado em 1947, procurando destacar os elementos literários e narrativos que tornaram o autor um cânone nessa área. Apesar da densidade e dramaticidade do conteúdo descrito, a linguagem de Primo Levi apresenta concisão, leveza e elegância, características muito peculiares neste tipo de narrativa. A obra analisada acompanha os dias do autor em Auschwitz, incluindo o choque inicial, o rápido processo de desumanização pessoal e coletivo, a descrição da estrutura logística, política e social do campo, destacando as diversas situações que evidenciam a luta contínua pela sobrevivência. Primo Levi apresenta de forma objetiva as situações e fatos cotidianos da vida em um campo de concentração nazista, evidenciando a lógica perversa do extermínio, presente em quase todos os detalhes. Em meio aos fatos, inclui seus sentimentos e memórias, amizades e sonhos, além de reflexões sobre comportamento e ética, tanto de carrascos quanto de vítimas, e o que os diferenciariam. Ao final, buscando entender a motivação das narrativas de testemunho, sua relação com a memória e a história, seu caráter político e agregador, foram analisados fragmentos de outras obras do mesmo gênero, bem como teorizações sobre o assunto e sobre um novo conceito de história.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A percepção da sílaba no português brasileiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-11) Santos, Débora Aparecida Oliveira dos; Massini-Cagliari, Gladis [UNESP]
    A sílaba é uma unidade basilar nos estudos fonológicos, pois funciona como unidade gramatical estruturadora do conhecimento fonológico e a ela cabe o papel central das representações fonológicas de um sistema linguístico e de como essa língua se organiza. Conhecer os padrões de silabação e os processos fonológicos desencadeados nas unidades suprassegmentais é fundamental para o estudo do ritmo da língua. A fim de verificar a produção e a percepção do português brasileiro quanto às sequências consonantais, o presente trabalho propôs a criação e disponibilização de uma lista com 49 vocábulos em língua portuguesa que contenham a estrutura em questão. A lista foi pronunciada por cinco informantes de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade que puderam julgar a quantidade de sílabas produzidas por eles mesmos durante a pronúncia da lista. Os resultados obtidos ilustram que a percepção silábica se apoia mormente na realização fonética acessada pela audição, mais do que na representação estrutural fonológica.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O Uso do Singular They: um olhar analítico sobre as gramáticas das últimas decadas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-30) Pexe, Vítor de Lima; Marques, Sandra Mari Kaneko [UNESP]; Zampieri, Laura Braghini [UNESP]
    Desde textos clássicos da literatura inglesa como “O Estupro de Lucrécia”, de William Shakespeare, até mesmo na primeira bíblia pública, o pronome They vem sendo utilizado como pronome singular, ou seja, para se referir a alguém cujo gênero binário não é conhecido. Levando isso em consideração, o objetivo deste estudo é observar o uso dos pronomes da língua inglesa, principalmente do Singular They, no decorrer da história a partir de algumas gramáticas selecionadas, que datam desde 1985 até 2016. Dessa forma, primeiramente, analisamos como esses livros apresentam os pronomes do inglês e, depois, discutimos como a forma singular do pronome They é tratada. Por meio dessa análise, concluímos que as mais recentes falam sobre o Singular They, o que pode ser um retrato de uma sociedade que busca ser mais acolhedora com as pessoas que se identificam com gêneros não-binários e que podem ou não usar o Singular They como seus pronomes.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O uso de tradutores baseados em Inteligência Artificial na tradução (inglês-português) de textos literários
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-30) Hervatin, Bruna Victoria Gracini; Kaneko-Marques, Sandra Mari [UNESP]; Zampieri, Laura Braghini [UNESP]
    Todos os textos literários, documentos e artefatos históricos traduzidos com credibilidade até hoje foram decodificados exclusivamente por mãos e mentes humanas. Entretanto, com o avanço acelerado da tecnologia nos séculos XIX e XX e o advento do computador, a prática tradutória mudou e novas formas de traduzir surgiram. A tradução automática (TA) e memória de tradução (TM) são algumas das invenções que abriram portas para novas formas de traduzir, assim como a inteligência artificial que vem se popularizando cada vez mais e também pode ser usada para este fim. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar a confiabilidade das traduções automáticas do inglês para o português geradas por três plataformas gratuitamente disponibilizadas on-line (ChatGPT, Google Tradutor, e DeepL), utilizando excertos retirados dos romances, em portugues brasileiro e inglês britânico: Orgulho e Preconceito (2019) e Pride and prejudice (2003), Drácula (1993) e Dracula (2012), Frankenstein (2017) e Frankenstein (2003), e Alice no País das Maravilhas (2019) e Alice’s adventures in Wonderland: and Through the looking-glass and what Alice found there (2015). Analisando os resultados, destaca-se que em alguns casos as traduções baseadas em inteligência artificial são satisfatórias, geralmente em textos mais técnicos. Por outro lado, é notável que essas traduções não-humanas não possuem credibilidade artística e estilística para traduzir textos literários, e, portanto, ainda não podem substituir o papel do profissional da tradução.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Espaço transnacional do ensino de idiomas: análise da produção da competência linguística no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-26) Bortoli, Mariana Rudge; Vieira, Allana Meirelles [UNESP]
    Esta monografia teve como objetivo principal delinear o espaço de ensino de idiomas no estado de São Paulo e suas conexões com o espaço transnacional a fim de analisar sociologicamente, a partir da teoria bourdieusiana, as relações de poder e distinção implicadas na produção da competência linguística. Foram analisadas escolas regulares, escolas de idiomas, aplicativos de ensino de idiomas, canais no Youtube e cursos de idioma online. A partir da investigação nos sites oficiais das instituições, em notícias e entrevistas, vídeos e publicações em redes sociais bem como por meio do contato com as escolas, foram coletados dados referentes à antiguidade, custo, legitimidade, relações com os governos, oferta de diplomas/certificados, além de questões relacionadas ao ensino dos idiomas, como tempo de aula, duração do curso, perfil dos professores, entre outros fatores. Para a delimitação do espaço, foi usada a Análise de Correspondências Múltiplas. Dentre os resultados obtidos, foi constatado que o espaço é marcado por distinções e disputas, com destaque para as oposições: espaço formal versus informal de ensino; e polo nacionalizado versus polo transnacionalizado de ensino. A análise dos respectivos polos revelou as lógicas de cada grupo, as relações de dominância, aliança e disputa, os mecanismos de distinção e a busca por legitimidade bem como as pressões das lógicas mais comerciais e econômicas nas formas de ensino e nas práticas culturais.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O contexto intelectual de Gustavo Corção e a sua influência no pensamento conservador católico brasileiro contemporâneo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-08) Defina, Guilherme Ferreira; Gileno, Carlos Henrique [UNESP]
    O presente trabalho monográfico destaca a obra e o pensamento conservador do autor e ensaísta católico Gustavo Corção, fortemente influenciado pelos trabalhos de G. K. Chesterton. Em uma primeira fase de investigação teórica da pesquisa, o objetivo geral é analisar a particularidade do pensamento chestertoniano presente na obra de Gustavo Corção que, como este último disserta, se caracteriza substancialmente por um autêntico humanismo. Para Corção, o pensamento de G. K. Chesterton tem como alicerce três ideias-mestras: mistério, fidelidade e propriedade. Isso em vista, o objetivo específico deste projeto é mapear de que formas essas três grandes ideias matronas chestertonianas discorridas por Gustavo Corção, em meio às suas reminiscências pessoais e páginas de crítica, influenciaram e continuam a influenciar o pensamento e a tradição conservadora nacional, de forma a demonstrar a influência e a relevância deste autor para a construção do pensamento político no Brasil, principalmente nos seguintes aspectos constantes no conservadorismo brasileiro: 1) a questão do “mistério” enquanto crítica aos intelectuais ideólogos como Marx e Nietzsche; 2) a íntima relação pautada na fidelidade cristã apresentada pelo autor entre casamento e democracia e; 3) o tópico da propriedade herdado da teoria distributista de Chesterton como ponto de partida crítico aos sistemas capitalistas e socialistas. Utilizando-se maiormente do método histórico-contextual, a hipótese principal deste trabalho é a ressurgência dos aspectos centrais do pensamento conservador chestertoniano, presentes na obra e ideário de Gustavo Corção, no Brasil atual.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Desenvolvimento latino-americano: análise da agenda cepalina no século XXI
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-29) Malandrin, Hiane Vaccaro; Paiva, Suzana Cristina Fernandes de [UNESP]
    Este trabalho de monografia tem como objeto de estudo um dos cinco organismos regionais das Nações Unidas (ONU), a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Reconhecida mundialmente como uma escola de pensamento econômico, a CEPAL se dedica à formulação de políticas e modelos de desenvolvimento apropriados à realidade latino-americana e caribenha. O objetivo deste trabalho consiste em analisar os novos elementos analíticos e as principais ênfases cepalinas contemporâneas, sistematizando-os de forma a verificar sua consonância com o ideário precedente. Para isso, foi reconstituída a trajetória teórica da instituição desde sua criação no pós-Segunda Guerra Mundial até o presente, no entanto, salientou-se o pensamento neoestruturalista de segunda fase (2000-atual). A pesquisa, caracterizada como documental-bibliográfica, foi realizada com base nos documentos oficiais elaborados pela própria comissão. Sendo assim, concluiu-se que as agendas cepalinas foram renovadas e enriquecidas frente aos fenômenos e aos problemas emergentes do século XXI, mas não provocaram rupturas com as proposições tradicionais.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Sentidos do consumo em brechós: a experiência do vestir
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-05) Marins, Rúbia Bastos [UNESP]; Castro, Ana Lúcia de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho monográfico almeja contribuir para ampliar as percepções e compreensões acerca do consumo em brechós a partir da perspectiva da antropologia do consumo. Objetiva-se compreender, ainda que de modo incipiente, as motivações de consumo nesses espaços de lojas físicas e online no Instagram. O presente trabalho está estruturado em quatro capítulos: o primeiro visa apresentar o aumento do consumo em brechós com tendência da contemporaneidade; no segundo capítulo, expõem-se os dados do trabalho de campo e sondagem em dois brechós da cidade de Araraquara-SP, o Amor Retrô e o Desapega Madame; o terceiro capítulo apresenta o trabalho de campo etnográfico online realizado com dois brechós do Instagram, o @cupim.b e o @trashchicvintage; o quarto capítulo traz as motivações de consumo a partir das sete entrevistas obtidas com consumidoras de diferentes cidades, dos Estado de São Paulo e Santa Catarina. Assim sendo, a pesquisa aqui apresentada tem caráter qualitativo, aliando entrevistas semi-estruturadas, observações em ambiente online e observação participante em lojas físicas, na cidade de Araraquara-SP
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A sessão de mediação online do teletandem: um estudo sobre sua estrutura e organização
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-24) Piai, Laís; Salomão, Ana Cristina Biondo; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente investigação, desenvolvida no projeto Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos, contexto virtual, autônomo e telecolaborativo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, analisa de que maneira as mediações são estruturadas e gerenciadas, via plataformas de videoconferência. As mediações são sessões de assistência pedagógica realizadas com os participantes brasileiros após as interações na língua alvo e que, a partir da pandemia da COVID-19, se tornaram online. Essa pesquisa considera os resultados de Sartori (2021), que ao investigar a mediação presencial, localizou, por meio dos dados analisados sob a perspectiva da Análise da Conversação (AC), seis categorias que estruturam essa modalidade, sendo elas: abertura da mediação; desenvolvimento da mediação e uso de marcadores verbais; fechamento da mediação; sobreposição de vozes ou falas simultâneas; pares adjacentes e riso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, localizada no âmbito do Teletandem desenvolvido na UNESP de Araraquara (FCLAr), e que utiliza questionário inicial, gravação das sessões de mediação realizadas pelo Google Meet e relato reflexivo das mediadoras acerca das mediações publicados na Comunidade de Prática realizada no Teletandem Araraquara. As participantes da pesquisa foram duas mediadoras que conduziram mediações em turmas diferentes. A partir da análise das mediações à luz da AC, verificou-se que as categorias organizadoras propostas por Sartori (2021) são encontradas na mediação online, mas surge, também, a categoria das pausas e silêncios. Ainda, foi possível averiguar diferenças substanciais no que concerne aos marcadores conversacionais não-verbais. Destaca-se que a mediação online exige maior consciência nos processos de planejamento e gerenciamento, pois, embora se aproxime da mediação presencial e atinja os objetivos previstos, trata-se de um novo contexto. Conclui-se que as tecnologias digitais da informação e comunicação medeiam e reconstroem a nossa relação com a linguagem. Ademais, entende-se que a atuação no projeto Teletandem abre possibilidades reais para o letramento tecnológico dos docentes.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-04) Carvalho, Fernanda Milan de; Teixeira, Lucas André [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta monografia tem como objetivo central pesquisar o contexto em que se encontra o professor no início da docência de Sociologia, tendo como base as condições de trabalho que lhe são oferecidas. A fundamentação teórica que embasa a discussão da precarização do trabalhador da educação está pautada na análise do contexto estrutural capitalista e a conjuntura nacional como fatores determinantes dessa precarização. A hipótese principal é que as condições precárias do professor estão intensificadas quando se trata do professor no início da docência e é agravada quando este é da área das Ciências Sociais. Para tanto, a metodologia escolhida para nortear essa investigação é a Pesquisa Qualitativa em Educação, com a modalidade da pesquisa de campo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Subjetividade na revista Capricho: considerações sobre a representação da menina/jovem negra
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-12-27) Silva, Gabriela Cristina; Mendonça, Marina Célia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A intenção deste trabalho é analisar dialogicamente a representação da menina negra na revista Capricho – revista feminina voltada para o público juvenil - a partir dos postulados de Bakhtin e do Círculo, bem como a partir de trabalhos a eles relacionados. Para tal, alguns conceitos são imprescindíveis, pois estão na base da pesquisa; dentre eles diálogo, enunciado concreto, gênero do discurso, ideologia, enunciado verbo-viusal, tema e significação, alteridade e subjetividade. Assim, os objetivos gerais do trabalho são investigar a incorporação dos temas relacionados à negritude, enquanto que os específicos consistem em investigar a ocorrência e configuração da representação da menina/jovem negra. Para compor o corpus, foram escolhidos aleatoriamente seis periódicos dentro do período temporal estabelecido, o qual compreende os anos de 2012 a 2014. A partir dos já mencionados conceitos bakhtinianos, os dados levantados são analisados de forma interpretativa e qualitativa, através do cotejamento de textos escolhidas. Desse modo, é possível perceber que a revista possui um discurso autoritário em relação à beleza, o qual se pauta em um padrão restrito e que exclui diferentes tipos de beleza, incluindo a negra
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Inserção da economia circular na agenda ambiental brasileira: uma análise a partir da gestão de resíduos orgânicos no município de Araraquara/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-07) Ribeiro, Raissa Carvalho; Orsi, Rafael Alves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), os resíduos orgânicos são representados pela parte de origem orgânica dos resíduos sólidos e são passíveis de compostagem, tendo sua gestão prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Mesmo compondo mais de 50% do total de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), a gestão de resíduos orgânicos ainda enfrenta dificuldades que perpassam pela assimilação do composto gerado ao fim do processo. Observou-se na cidade de Araraquara/SP uma pré-disposição a arranjos econômicos locais e sustentáveis, com o surgimento de empresas sociais como a Minhocaria, que realiza gestão de resíduos orgânicos. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou analisar as atividades voltadas para gestão de resíduos orgânicos a partir das perspectivas da Economia Circular (EC), uma vez que esse modelo econômico surge mundialmente na atualidade como uma possibilidade de conciliação da exploração capitalista do meio e preservação ambiental, além de estar alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso foram utilizadas metodologias de coleta de dados primários, campo participante e entrevistas, a fim de caracterizar e compreender como essa perspectiva de economia sustentável se estrutura na realidade de uma cidade média brasileira.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A emergência da capacitação de professores em Content and Language Integrated Learning (CLIL) e English as Medium of Instruction (EMI) para a internacionalização do Ensino Superior
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-06) Juliani, Lívia de Mattos; Salomão, Ana Cristina Biondo; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com o aumento da demanda e da importância da língua inglesa no comércio, na internet e especialmente na ciência, a presença do idioma em ambientes universitários tornou-se inevitável, em especial como pré-requisito para ingresso em programas de pós-graduação. O uso de tal proficiência exigida não é sempre claro, uma vez que ao exigirem o nível B1 do QECR do aluno, como em alguns editais, este já é capaz de usar a língua de forma independente, podendo argumentar ideias relacionadas à sua área de pesquisa, inclusive. Consequentemente, com tal proficiência, programas de internacionalização que já estão inseridos nas universidades brasileiras, como o CAPES-PrInt e o Brazilian Virtual Exchange (BRaVE) podem ser amplamente utilizados. Porém, para que a internacionalização ocorra de forma ampla e adequada, é essencial que docentes interessados na internacionalização e em ensinar disciplinas de suas especialidades em língua estrangeira se capacitem para tal. Tendo em vista a possibilidade de oferta de disciplinas em língua estrangeira, duas abordagens se mostram relevantes: Content and Language Integrated Learning (CLIL) e English as Medium of Instruction (EMI). A presente pesquisa teve como objetivo descobrir as dificuldades enfrentadas pelos docentes que atuam em programas de pós-graduação da Unesp para que ministrem disciplinas em língua inglesa. Com os resultados obtidos, pôde-se identificar, além dos desafios, a preferência por uma abordagem ou outra e qual seria a mais adequada, refletindo sobre as respostas dos docentes, para o desenvolvimento posterior de um curso que os capacite em CLIL e EMI, permitindo que escolham a abordagem mais adequada à realidade de sua sala de aula e colaborando para a internacionalização do Ensino Superior.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Atos racistas da justiça noticiados por duas mídias jornalísticas: uma análise dialógica do discurso
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-17) Bene, Adriana Zanon; Mendonça, Marina Célia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O racismo consiste em um processo histórico e político que contribui para a perpetuação das desigualdades e da violência voltadas para a população vítima desse comportamento. Vale colocar que o racismo é sempre estrutural, sendo um elemento que integra diferentes esferas da sociedade brasileira. Assim, no Brasil, a representação social racista do sujeito negro como violento e agressivo gera mortes físicas e o encarceramento em massa. O objetivo geral do presente trabalho é comparar como atos racistas da justiça são noticiados por duas mídias jornalísticas brasileiras. Os objetivos específicos são os seguintes: refletir sobre como o autor se manifesta nesses enunciados (seu tom enunciativo, seu projeto de dizer, os aspectos ideológicos que se manifestam no seu discurso); refletir sobre a imagem do destinatário desses enunciados. O corpus é composto por duas reportagens, uma de cada mídia selecionada, que versam exatamente sobre o mesmo ato racista da justiça, o caso de um jovem negro que foi preso injustamente enquanto estava num ponto de ônibus. As matérias foram retiradas de duas mídias jornalísticas online: “Alma Preta Jornalismo” e “Ponte Jornalismo”. Como suporte teórico-metodológico é utilizada a análise dialógica do discurso, com enfoque nos conceitos de diálogo, relação de alteridade, signo ideológico, gênero discursivo e enunciado verbo-visual. Como resultados tem-se que os autores das duas reportagens se identificam com os interlocutores presumidos, pessoas negras e/ou periféricas, sendo que a “Alma Preta” afirma seu projeto de dizer a partir de um lugar negro e periférico e tem como autor um homem negro, enquanto a “Ponte” reforça essa identificação ao escolher uma mulher negra e engajada com os direitos humanos como autora da reportagem. Ademais, o projeto de dizer da “Alma Preta” é voltado para um discurso antirracista, ao passo que a “Ponte” afirma um discurso mais pautado em questões jurídicas. Quanto ao gênero discursivo “reportagem”, ambas as mídias colocam tanto o ponto de vista dos familiares da vítima e da advogada de defesa, que trazem uma versão do caso que aponta para a inocência da vítima, quanto o ponto de vista dos policiais e da testemunha, que tentam colocá-la como culpada pelo assalto. Apesar disso, o intuito das reportagens é denunciar que houve injustiça no caso de prisão do jovem. Conclui-se que apesar de ambas as mídias denunciarem atos racistas da justiça, a “Alma Preta” aborda mais explicitamente a questão racial envolvida na prisão injusta noticiada, bem como enfatiza a inocência do jovem negro. Espera-se que o trabalho tenha contribuído para uma discussão sobre o racismo, em especial aquele praticado pelo sistema judicial brasileiro, bem como para uma reflexão acerca de uma formação docente crítica, que tem a possibilidade de abordar o racismo juntamente com o gênero discursivo “reportagem” no contexto de sala de aula.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Bitcoin: o dinheiro digital e seu conteúdo social
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-16) Zuccatti, Felipe Ferrari; Castro, Ana Lúcia de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A seguinte monografia tem como objetivo, a partir de pesquisa bibliográfica, contribuir para compreensão do Bitcoin, primeira criptomoeda da história, e os temas a ela articulados. Buscamos, assim, elaborar um recorte que favoreça o entendimento do contexto tecnológico, histórico, econômico, social e político, a fim de compreender o que envolve a sua criação e quais as consequências da sua chegada. Logo, investigamos o impacto da internet e da programação na sociedade, elemento indissociável da ascensão do Bitcoin. Além disso, abordamos discussões sobre o dinheiro, o que ele é e como ele se comporta atualmente, tendo em vista não só as modificações em relação ao Estado, propostas pelo neoliberalismo, mas também as alterações do capitalismo financeiro que transformou a economia, os mercados e as relações trabalhistas. Desse modo, nos perguntamos sobre qual é a substância que transforma um bem material, nesse caso um código de programação, em dinheiro utilizado para trocas e armazenamento de valor, capaz de permitir sua ampla aceitação ou a proibição da sua circulação.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Um olhar bakhtiniano sobre Ted Bundy no filme “Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal”
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-06) Moraes, Isabela Araújo; Mendonça, Marina Célia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo propõe-se a refletir acerca da representação do serial killer Ted Bundy no longa-metragem de suspense dramático Ted Bundy – A Irresistível Face do Mal, tendo em vista os estudos desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin. Desenvolveu-se um trabalho analítico, dentro dos limites do trabalho monográfico, em que se observou como o autor, com sua visão transgrediente ao todo da obra e da personagem, faz escolhas que definem o conduzir da narrativa e a caracterização da personagem, direcionando-se a um interlocutor direto. Para isso, utilizou-se dos conceitos de autor, ideologia, diálogo, gêneros e enunciado sincrético para fins de embasamento da análise. Para fins metodológicos utilizou-se do cotejamento de textos, igualmente proposto por Mikhail Bakhtin. Por esse método foi possível notar a relação dialógica entre gêneros, em que se relacionam outros produtos culturais na construção do longa-metragem. Verificou-se também que o pano de fundo, por mais que o produto seja artístico, é mercadológico, em que, por um lado, se visa atender a um público já cativo e captar o interesse de outros interlocutores menos especializados, e, por outro, procura-se utilizar de mecanismos de cunho técnico cinematográfico para construir a tensão e dramaticidade na narrativa.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Michael Jackson na Revista Manchete: racismo e LGBTfobia na mídia impressa dos anos 80 no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-15) Albertin, Giovanna Veloso de; Mendonça, Marina Célia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O racismo e a LGBTfobia são problemas sociais arraigados em diversas esferas da sociedade brasileira, cujas consequências levam pessoas negras e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+ a serem sistematicamente prejudicadas. Nesse toar, a mídia representa, há muito tempo, um instrumento de difusão e consolidação destes valores no imaginário social. O objetivo central deste trabalho é analisar, segundo os preceitos do Círculo de Bakhtin, a representação do artista Michael Jackson em reportagens da Revista Manchete durante a década de 80, verificando se há ou não a presença do racismo e da LGBTfobia, e, se aparecem, a maneira como o fazem, de modo a evidenciar a extensão desses valores no imaginário brasileiro e trazer reflexões sobre a movimentação da mídia a esse respeito em um ponto da história de um Brasil recém-redemocratizado: os anos 80. Para tal, realizou-se um levantamento bibliográfico acerca de aspectos teóricos como o dialogismo, enunciado concreto, gêneros do discurso, ideologia e signo ideológico, que guiarão a análise, bem como sobre aspectos de raça, gênero e sexualidade no Brasil dos anos 80. Com as análises, concluiu-se que a revista, através de escolhas vocabulares e signos marcados ideologicamente, representa o artista de forma racista e LGBTfóbica, além de patológica, de forma que se faz evidente a necessidade de se olhar para a historicidade desses problemas sociais e discuti-los de forma democrática.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Polêmicas presentes no discurso contemporâneo sobre a comunidade LGBTQIA+ no Brasil e a linguagem neutra: o caso da série “Todxs Nós”
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-06) Vergara, Thiago Henrique Nascimento; Mendonça, Marina Célia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho pretende analisar a presença e os usos da linguagem neutra na série brasileira “Todxs Nós”, que conta com 8 episódios e foi lançada em 2020 pela HBO. A série, tratando de temas que perpassam questões identitárias, dá destaque para a linguagem neutra em diferentes espaços, suscitando debates contemporâneos que envolvem sexualidade e identidade de gênero, principalmente. Para tanto, o objetivo da pesquisa é justamente debater e refletir sobre gênero em diferentes campos da vida social – especialmente considerando recentes projetos de lei que visam, sobretudo, condenar e censurar uma linguagem reivindicada por um grupo social minoritário. Nesse sentido, a pesquisa se beneficia de estudos na área da sociolinguística, aproveitando noções como purismo, higienismo e uma dita “norma culta”. A monografia também utiliza trabalhos desenvolvidos por estudiosos na área de gênero e sexualidade, como Judtih Butler, Richard Miskolci, Guacira Lopes Louro, entre outros. A perspectiva teórica utilizada é a Análise Dialógica do Discurso, com base na obra de, principalmente, Bakhtin e Volóchinov, articulando os conceitos de ideologia, enunciado concreto e cronototpo. Quanto à metodologia adotada, destaca-se o cotejamento de textos entre os episódios, as cenas da série e demais discursos produzidos em âmbitos sociais, dando enfoque à forma como se produz um todo de sentido entre diferentes linguagens no decorrer da narrativa em relação e diálogo com questões identitárias, analisando mais especificamente o cronotopo e sua relação com as personagens da série. No que tange aos resultados e às discussões realizadas, ressalta-se a forma como a relação espaço-temporal, os usos do corpo (corte de cabelo, vestimentas, tatuagens, entre outros) e também a linguagem (neste caso, o uso da linguagem neutra) constituem marcas identitárias performadas pelas personagens, em um movimento de refração ideológica que a obra faz da vida.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    De Mysteriis 1.1: apresentação, olhares linguísticos e tradução
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-24) Felts, David Verzola; Ferreira, Anise de Abreu Gonçalves D'Orange [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Jâmblico de Cálcis, também conhecido como Iamblichus Chalcidensis, é um filósofo neoplatônico e neopitagórico que viveu no século III d.C. O autor postula uma teologia voltada aos rituais teúrgicos, exercendo, desde então, uma grande influência em filósofos da antiguidade tardia. Porém, o Jâmblico e sua obra são pouco divulgados e pesquisados no Brasil, ao ponto de sequer possuir uma tradução completa em língua portuguesa. Com isso em vista, esta monografia consiste em uma apresentação da obra conhecida como De Mysteriis (do grego περί τῶν μυστηρίων, isto é, “sobre os mistérios”), de Jâmblico de Cálcis, com o intuito de divulgá-la em língua portuguesa. Com esse objetivo, se realizou um projeto piloto de tradução, bem como uma revisão bibliográfica sobre a biografia e a filosofia do autor. Para produzir a versão em português, foram utilizadas como ferramentas auxiliares a Ancient Greek Dependency Treebank (AGDT) e as categorias da Smyth Grammar. Trata-se, portanto, de parâmetros que permitirão uma maior precisão à análise e, consequentemente, à tradução do texto. A análise foi registrada na Arethusa, um editor digital de treebanks, de modo que a anotação linguística do corpus fique disponível online e, assim, possa ser acessada e aproveitada por outros pesquisadores em trabalhos de ensino, divulgação e estudo sobre língua grega. Ademais, gerou-se uma análise dos mecanismos discursivos e retóricos do texto. Com isso, foi possível realizar a anotação e tradução do capítulo 1 do primeiro livro de De Mysteriis.