Estudo de ações no combate às perdas não técnicas na distribuição de energia elétrica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-16

Autores

Vilas Boas, Guilherme Henrique

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Um dos grandes desafios para as distribuidoras de energia é relacionado às perdas não técnicas, também conhecidas como perdas comerciais. Estas perdas são causadas tanto por consumo sem autorização das concessionárias, como fraudes nos sistemas de medição e furtos através de desvios na rede, como também por falhas na gestão dos processos ou erros administrativos por parte da própria concessionária distribuidora. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo a explicação e diferenciação das perdas, que podem ser técnicas e não técnicas, e uma análise aprofundada deste segundo grupo. São apresentadas diversas ações de prevenção às irregularidades, como novas tecnologias de blindagem de rede e equipamentos de leitura remota, bem como as necessárias ações de combate, apresentando em detalhes o processo de inspeções em busca de irregularidades, mostrando todo o planejamento, execução e metodologia de cobrança e recuperação de receita. Ao final, será introduzido alguns indicadores de desempenho utilizado por uma companhia distribuidora e seus resultados ao longo de um ano de trabalho.
One of the big challenges for electrical power retailer company is related to non-technical losses, also known as commercial losses. These losses are caused by non-authorized consumption by clients, such as frauds in the measurement systems and thefts through deviations in the power grid, as well as failures in the administrative management of internal processes. In this context, this work aims to explain and differentiate the kinds of losses, which can be technical and non-technical, focusing on the second group. Several actions to prevent irregularities are presented, such as new technologies for protecting electrical networks and remote reading equipment, as well as the necessary combat actions, presenting in detail the process of inspections that search for irregularities, showing all the planning, execution and methodology for revenue recovery. At the end, it will be introduced some performance indicators used by a distribution company and its results, after one year.

Descrição

Palavras-chave

Perdas, Fraude, Furto, Energia, Distribuição, Losses, Fraud, Theft, Energy, Distribution, Energia elétrica - Distribuição, Serviço de eletricidade - Tarifas, Geração distribuída de energia elétrica

Como citar