Faculdade de Engenharia, Guaratinguetá

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 365
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise de dados para correlacionar o nível de satisfação do cliente com a qualidade de rede: um ensaio técnico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-02) Caetano, Isabela Mansur
    As comunicações móveis sem fio foram revolucionárias para a sociedade contemporânea, elas evoluíram rapidamente nas últimas décadas e hoje fornecem diversos serviços amplamente difundidos. A garantia da qualidade desses serviços é verificada constantemente pelas operadoras telefônicas por meio de medições realizadas periodicamente pelos dispositivos celulares. Tem-se como objetivo deste trabalho, propor estratégias para permanência de usuários por meio de análises de dados. A partir das informações fornecidos pela operadora sobre condições de rádio e pesquisa de satisfação dos usuários, foram realizadas análises de forma a delimitar as condições de rede geradoras de insatisfação. Esse padrão seria aplicado para os demais usuários da operadora de forma a identificar usuários de alto poder aquisitivo com grandes possibilidades de deixar a operadora. Buscava-se assim, criar estratégias de ação que garantissem a permanência desses clientes.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Analysis of the human resources development scenario and the employability prospects for the next years in the oil and gas area in Brazil and the development of a didactic test bench for the simulation of oil well drilling operations.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-06) Pedro, Beatriz Maciel Ferreira; Nascimento, Nazem [UNESP]; Martins, Marcelo Sampaio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The fossil fuels still are the world’s main energy source and will continue being in the next years. In this day, it is extremely important to assure an qualified and specialized manpower in the sector. The paper consists of an analysis of the human resources development scenario in the area of Oil and Gas in Brazil, through the analysis of people management, the existence of manpower and the need for its qualification. In addition to an analysis of the prospects for employability scenario in the sector by means of a discussion about the historical context of the employability scenario. Data regarding graduation and post-graduation courses related to Oil and Gas were analyzed, in relation to the profile of vacancies and the institutions that offer them. Additionally, were discussed historical events that have influenced the oil price per barrel and related to the population interest in taking courses related to the area in question. Finally, were also analyzed ways for companies and research centers to invest in the qualification of manpower in the sector by means of partnership with universities through human resources development programs with the aim of encouraging students to specialize in the area.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Explorações para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-08) Izidoro, Ianca Caroline Mota; Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho buscamos, através da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, apresentar uma proposta com tarefas, para os anos iniciais do ensino fundamental, em que se busca explorar o desenvolvimento do pensamento algébrico. A leitura de autores que defendem e escrevem sobre esse assunto permitiu entender a relevância de explorar o pensamento algébrico desde os anos iniciais, compreendendo que abordar este tema nos primeiros anos, conforme sua continuidade nos anos que se sucederem, favorecerá o aprendizado por parte dos alunos, e neste trabalho, nosso objetivo é propor a abordagem de temas que permeiam a vida cotidiana dos alunos para tal exploração. Como se entende, a falta de preparação e introdução deste assunto nos anos iniciais causa dificuldade de compreensão da álgebra escolar quando tratada de modo mais direto nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O trabalho com o ensino de matemática nos anos iniciais pode contribuir para que tais dificuldades sejam superadas sem que isso signifique “antecipar conteúdos”, como se pretende mostrar com a proposta.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A influência do buckypaper de grafeno, nanotubos de carbono e híbrido nas propriedades mecânicas do compósito PAEK/Fibra de carbono
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-15) Feres, Gabriel Damasceno; Santos, Luis Felipe de Paula; Botelho, Edson Cocchieri [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os compósitos consistem na união de dois ou mais materiais, resultando em um material com elevada razão rigidez/resistência e baixa massa específica. O compósito polimérico se destaca na indústria aeroespacial devido às suas elevadas propriedades mecânicas e a facilidade de moldá-lo em formas mais complexas. Com o intuito de otimizar as propriedades, a incorporação de nanopartículas tem se destacado. Neste trabalho, mantas eletrofiadas de poli (éter imida) (PEI) a partir da técnica de eletrofiação foram utilizadas como substrato para sustentação dos buckypapers (BP) de nanotubos de carbono (CNTs), de grafeno e híbrido, ambos processados via filtragem a vácuo, sendo as respectivas morfologias caracterizadas a partir da microscopia eletrônica de varredura. Os polímeros e semipregs utilizados para o processamento dos compósitos foram analisados a partir das técnicas de termogravimetria (TGA) e calorimetria exploratória diferencial (DSC) e os parâmetros de processamento foram definidos a partir dos resultados obtidos. As mantas eletrofiadas de PEI apresentam homogeneidade em sua morfologia e isenção de defeitos como gota e gota explodida. A morfologia dos BPs evidenciam que as nanopartículas foram dispersas de forma adequada, sem a presença de aglomerados. Os filmes obtidos apresentam a porosidade característica deste material e, aparentemente, a ultrassonificação não ocasionou danos às estruturas das nanopartículas. A partir dos resultados provenientes das análises térmicas e das informações disponíveis em literatura, o ciclo de processamento dos compósitos via moldagem por compressão a quente foi definido. Além disso, foram realizados os ensaios mecânicos: Interlaminar Shear Strength (ILSS), Compression Shear Test (CST) e excitação por impulso. Logo, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência dos buckypapers produzidos nas propriedades mecânicas do compósito PAEK/FC. Por fim, o ensaio de excitação por impulso demonstrou que o material com buckypaper híbrido apresentou o maior módulo de elasticidade se comparado aos demais materiais analisados. Já no ensaio de DMA, o os buckypapers não influenciaram de forma significativa nas propriedades viscoelásticas do material, esta característica não está de acordo com os resultados encontrados em outros trabalhos da literatura. Por fim, os ensaios de ILSS e CST demonstram que o buckypaper prejudicou o comportamento mecânico do material puro. Tal fato, pode estar relacionado com a baixa adesão entre o BP e a matriz, como visto nas análises fractográficas
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Método de avaliação de ensaios não destrutivos em componentes aeronáuticos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-10) Paula, Danilo Augusto de; Souza, Jose Vitor Candido de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os ensaios não destrutivos, conhecido como END, são amplamente utilizados na indústria aeronáutica e aeroespacial, devido a sua capacidade de identificação e avaliação de possíveis defeitos em componentes, sem prejudicar a integridade do material submetido ao ensaio. Uma vez que essas industriais possuem diversos tipos de materiais em seu produto, os compósitos foram selecionados para serem o objeto deste estudo e ainda em compósitos existe uma vasta gama de aplicabilidade em componentes aeronáutico, adotou-se dois perfis, sendo eles laminado e sanduíche. A partir da seleção dos corpos de prova, voltou-se a atenção para o ensaio não destrutivo de ultrassom, pois foi avaliado que este possuía critérios suficientes para se realizar a detecção e validação dos corpos de prova, comparado com os demais ensaios não destrutivos considerados clássicos. O objetivo deste estudo é definir parâmetros e técnicas apropriados para a realização de uma inspeção e validação do material como conforme ou não conforme. A partir da revisão bibliográfica e aplicação dos conceitos, concluiu-se que para ensaiar componentes constituídos de compósito no layout laminado, a técnica eco pulso é a mais apropriada, possibilitando a detecção da presença de descontinuidades e sua posição no material. Enquanto que para o perfil sanduíche, a técnica apropriada é a transmissão que possibilidade a identificação de descontinuidades no corpo de prova, mas não é possível identificar a sua posição. Portanto, com essa informações foi possível desenhar um fluxograma dos critérios necessários para realizar uma tarefa de inspeção. É válido ressaltar ainda que aprende-se com este estudo que não existe um melhor método de ensaio não destrutivo que poderá ser aplicado em qualquer ocasião, mas sim que é necessário avaliar cada caso e selecionar um método mais adequado para aplicação em questão, ainda se necessário utilizar mais de um ensaio não destrutivo para elaboração do laudo de integridade.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Desenvolvimento de modelo autorregressivo para previsão diária de número de mortes por Covid-19.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-06) Iamamoto, Cintia Koike; Silva, Aneirson Francisco da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A doença que paralisou os seis continentes do planeta no ano de 2019 transformou estilos de trabalho e de vida, causou um pânico mental mundial e um caos na saúde pública de todos os países, infectando 36,7 milhões brasileiros até o mês de dezembro de 2022. Ela vem sendo estudada pelos cientistas e pesquisadores desde o seu primeiro aparecimento em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. É, portanto, tema de estudo deste trabalho, a fim de gerar uma previsão para o mês de janeiro de 2023 de número de mortes diárias por Covid-19 no Brasil, utilizando o modelo de médias móveis integradas sazonais autorregressivas - SARIMA. Desta forma, foi gerado um modelo com boa aderência a realidade presenciada para o mês de janeiro de 2023. Em outras palavras, a predição gerada pelo modelo SARIMA (3, 1, 1) x (0, 2, 2) foi condizente com os números reais de mortes por Covid – 19, sendo validado estatisticamente pelo Teste de Levene.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Dinâmica de anéis densos: análise dos anéis de Chariklo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-10) Cavalcante, Juliana Paiva; Oliveira, Rafael Sfair de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em uma campanha realizada em Junho de 2013 para observar o centauro Chariklo que possui sua órbita na região entre Saturno e Urano foi possível detectar através de análises da curva de luz o primeiro sistema de anéis ao redor de um centauro já registrado. O seguinte trabalho tem como objetivo estudar a região dos anéis C1R e C2R de Chariklo a fim de compreender quais efeitos um satélite hipotético (denominado aqui como protolua) pode causar nas partículas situadas em trechos de regiões próximas a ele através de simulações numéricas. Utilizando o integrador numérico SEI foram determinadas as dimensões da fração do anel analisada (boxsize) para diferentes tipos de modelagem nas quais podemos observar os efeitos da auto-gravidade das partículas que constituem esse anel assim como os efeitos da pertubação gravitacional causados após inserir protoluas de tamanhos 500 m, 1.000 m e 1.500 m. Os modelos numéricos criados foram divididos em dois grupos de acordo com seu regime de colisão hard-sphere ou merge. As simulações com o modelo de colisão hard-sphere não apresentaram resultados favoráveis pois em nenhuma das condições avaliadas foi percebida uma certa influência nessa região, o que não é coerente ao sistema observado dos anéis de Chariklo. As simulações com colisões do tipo merge se tornam mais interessante pois nesses casos é possível observar uma certa perturbação nas partículas da região de interesse, embora precise de alguns ajustes devido a quantidade de partículas que são geradas para se produzir um resultado coerente.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Obtenção de NiFe2O4 e matrizes epoxidicas visando o tratamento de cânceres e tumores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-10) Lopes, Henrique Moreira; Simões, Alexandre Zirpoli; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O câncer é uma enfermidade em que as células anormais se dividem incontrolavelmente e destroem o tecido do corpo, e que a cada ano vem devastando mais vidas. É preciso se inovar as formas de se tratar essa enfermidade, uma vez que métodos atuais convencionais, como a quimioterapia e a radioterapia, são extremamente agressivos e acabam por muitas vezes a interferir de maneira drástica na vida da pessoa. Uma alternativa terapêutica complementar cabível é a técnica de hipertermia magnética, cujo é um procedimento avançado que consiste em elevar a temperatura entre as células do corpo, fazendo com que seus metabolismos colapsem, ocasionando a destruição das células tumorosas. A NiFe2O4 por apresentar boa resposta ferromagnética, e por ter baixos campos coercitivos para orientar seus dipolos, se mostra um excelente material para auxiliar esta forma de tratamento. Para ter maior eficiência no combate à doença, é preciso que as nanopartículas estejam bem dispersas de forma a se aprimorar a resposta do material à campos magnéticos externos, dessa maneira é necessário se incrementar no processo de síntese um composto surfactante que exerce o papel de evitar a aglomeração das nanopartículas. O método de Pechini permite à síntese de nano pós com tamanho de partícula controlado, alta pureza e homogeneidade química, características auspiciosas para a síntese da ferrita de níquel, de forma que se tornou possível, nessa pesquisa, analisar as propriedades magnéticas desse material, contribuindo com os estudos relacionados a magnetohipertemia. Além disso, nesse trabalho apresenta-se uma proposta de revestimento polimérico avaliando de fato a citotoxidade e hemocompatibilidade do produto final para os fins de aplicações biomédicas, foco final desse estudo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Estudo de melhoria em uma linha de inspeção de barras de aços especiais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-02) Castro, João Pablo de França Araujo; Ribeiro, Marcos Valerio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como objetivo análise e mapeamento de ações para melhoria de um processo em uma linha de inspeção de aços especiais. Por conta do aumento do consumo de aço, se tornou necessário aumentar a capacidade produtiva da usina em questão. Por isso se tornou necessário a execução de um projeto de aumento de capacidade. A usina de aço, possui três grandes etapas sendo elas a aciaria, laminação e inspeção. Devido a usina possuir diversos processos de inspeção, selecionou o processo que possuía maior gap produtivo referente ao consumo do mercado. Durante todo o trabalho foi utilizado a metodologia PDCA para uma análise específica do processo. Desta forma foi utilizado ferramentas da qualidade como gráfico de Pareto, SMED e Diagrama de Ishikawa. Ao longo do projeto, foi realizado a etapa de levantar as oportunidades, analisar as possíveis causas raiz, e elaboração do plano de ação. Após a execução do plano de ação, realizou o levantamento dos ganhos de performance e disponibilidade que a melhoria trouxe ao processo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Investigação de variáveis propagadoras de trincas em anéis de grande diâmetro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-02) Nubile, Ygor Santoro; Hein, Luis Rogerio de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A produção de energia está totalmente associada com o desenvolvimento de um país, sendo que a maioria destes utilizam combustíveis fósseis, trazendo consequências negativas em diversas esferas. Desta maneira, inicia-se a busca por novas fontes de energias, que sejam limpas e renováveis, como é o exemplo da energia eólica, uma alternativa explorada há décadas. Existe um conjunto de fatores que contribuem para a obtenção desta energia, como os geradores elétricos instalados em altas torres com rolamentos nas pás que auxiliam na captação do vento. Estes rolamentos são formados por anéis constituídos de um liga metálica, o cromo-molibdênio (42CrMo4) que são submetidos a um processo de têmpera por indução para que as pistas alcancem valores de dureza pré-estabelecidos. Como este tratamento modifica completamente a estrutura do aço, é necessário que todas as variáveis do processo sejam investigadas e controladas para que não ocorra o surgimento de trincas após a têmpera dos anéis. Dessa maneira o presente trabalho tem como objetivo determinar quais são as principais variáveis que devem ser controladas para que não ocorra a propagação de trincas nos anéis, para isso deve ser utilizada uma ferramenta da qualidade, a análise de modos de falha e seus efeitos e ainda determinar o tipo de trinca encontrada em três anéis de grande diâmetro com a técnica de réplica metalográfica. determinando suas causas. Sobre essa perspectiva pode-se concluir que as trincas são intergranulares devido a falhas metalúrgicas e as principais variáveis estão relacionadas com as condições de temperaturas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise da suspensão de um protótipo off-road
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-02) Silva, Henrique Matheus Pereira; Guidi, Erick Siqueira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho apresentou uma análise estrutural da bandeja de suspensão e do terminal rotular de um veículo off-road para a competição universitária Baja SAE, endereçando falhas condizentes ao histórico recente do veículo e propondo melhorias na geometria do sistema. Além disso, outro objetivo foi a elaboração de um modelo-base de análise por Elementos Finitos, método de análise estrutural difundido no setor de engenharia, que possa ser utilizado em futuras geometrias da equipe. A metodologia incluiu revisão bibliográfica, análise do histórico de falhas, obtenção do modelo 3D e análise mecânica com utilização de software de Engenharia Auxiliada por Computador (Abaqus). A análise foi realizada de forma comparativa entre a geometria original e as duas propostas. Os resultados incluíram análise das tensões (normais longitudinais na bandeja e no terminal rotular, cisalhamento e esmagamento no terminal) e a comparação destes resultados, neste item notou-se valores altos de tensão, como tensões normais de até 489 MPa na região de contato do terminal rotular. Foi realizada a análise da resistência do terminal rotular via catálogo do fabricante. A conclusão destacou a importância de equilibrar as solicitações entre braços da bandeja e terminal rotular, e foi recomendada a utilização da proposta 1, que modifica a inclinação do terminal rotular de modo a minimizar tensões cisalhantes, obtendo êxito e reduzindo as tensões cisalhantes na face transversal em até 75%. Apesar do maior esforço de tração, a minimização da flexão contribuiu para os efeitos das tensões normais ao longo do corpo do terminal não aumentarem. A geometria ainda oferece facilidade de fabricação e implementação (por ser semelhante à geometria original) e traz possibilidade de ajuste do ângulo de toe, ao contrário da segunda proposta que não conta com a rosca para tal ajuste. O trabalho contribui para a equipe Piratas do Vale de Baja SAE e para o campo de análise estrutural de veículos off-road, fornecendo uma metodologia para otimização estrutural da geometria da suspensão baseadas em análise simplificadas de elementos finitos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Programação em Python para dispositivos do laboratório de estruturas do departamento de mecânica FEG/UNESP.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-05) Xavier, Leonardo Moreno; Martins, Marcelo Sampaio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O processo de construção do conhecimento passa por processos tanto práticos como teóricos. Esse é o motivo dos alunos de engenharia mecânica terem uma carga horária voltada tanto à aulas teóricas como de laboratório. Quando é possibilitado que os alunos acompanhem fisicamente os fenômenos estudados em sala, o conhecimento se complementa de forma satisfatória e definitiva. Neste trabalho foi desenvolvido um software utilizando a linguagem de programação Python para a simulação de seis dos dispositivos presentes no laboratório de estruturas do dep. mec. da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá. Esses dispositivos foram um guindaste de torre, uma treliça plana, um tubo de tensões principais, uma viga curva, uma viga hiperestática e um vaso de pressão. Cada um desses dispositivos apresenta características únicas e necessitam de uma modelagem teórica apropriada. O conhecimento adquirido ao longo na disciplina de Resistência dos Materiais durante o curso de Engenharia Mecânica serve como base para o entendimento destes conceitos. O laboratório de estruturas tem como objetivo complementar esse conhecimento visto em sala. Sendo assim, os alunos poderão fazer uso desse software para comparar seus experimentos no laboratório de estruturas com os valores teóricos de acordo com a literatura especializada.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Realidade Virtual e Aumentada no ensino e aprendizagem da prática da locação de edificações: desenvolvimento de uma aplicação para o ensino
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-26) Silva, Leonardo Zerneri da; Campos, Isabelle de; Freitas, Marcia Regina de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Indústria 4.0 segue estimulando o avanço tecnológico na busca pela diminuição da atuação do ser humano em tarefas repetitivas, modificando as áreas de atuação dos esforços humanos. O desenvolvimento de tecnologias como a Internet das coisas, a Inteligência Artificial, Análise de Big Data, Quick Response Code (QR code), Realidade Virtual e Realidade Aumentada também impactam os setores de Ensino e da Construção Civil, possibilitando a reprodução de atividades práticas de acordo com a necessidade, além de evitar o desperdício de materiais e a necessidade de locomoção para obras. O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e utilização de ferramentas de Realidade Virtual e Realidade Aumentada para o ensino prático a respeito de locação de obras e o teste desta aplicação com estudantes da graduação do curso de Engenharia Civil. Por se tratar do desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta para auxiliar na realização de atividades práticas, juntamente com a avaliação dos estudantes a respeito de seus benefícios no âmbito da aprendizagem, o método adotado para essa pesquisa pode ser definido com quantitativo descritivo. Pôde-se evidenciar com o presente trabalho que a utilização de ferramentas de Realidade Virtual e Aumentada apresentam-se benéficas no âmbito educacional: 15% dos alunos deu nota máxima para seu conhecimento do tema locação de obras antes da aplicação da ferramenta desenvolvida e após a sua aplicação, o mesmo índice cresceu para 42%.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Estudo do módulo residual baseado no acúmulo de dano em compósitos laminados processados VARTM
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-10) Douglas Monteiro, Maicon; Maciel, Maisa Milanez Ávila Dias; Cioffi, Maria Odila Hilário [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os compósitos são materiais que visam associar baixa massa específica e alta resistência mecânica. Devido a esses fatores, esses são considerados uma importante alternativa para o desenvolvimento de meios de transportes mais ágeis e sustentáveis. Elementos estruturais reforçados com fibra de carbono são amplamente utilizados no setor aeronáutico, e em geral, estão continuamente sendo submetidos a carregamentos cíclicos, responsáveis na maior parte das vezes pela perda de propriedades mecânicas e/ou da integridade da estrutura. Nesse trabalho, a perda de integridade foi monitorada através do decaimento do módulo elástico dinâmico, utilizando-se de técnica de excitação por impulso (IET). Para tanto, uma placa laminada de compósito carbono-epóxi processada via moldagem por transferência de resina com vácuo assistido (VARTM), foi cortada em corpos de prova padrão (ASTM D3039/ASTM D5379) e caracterizada por tração, cisalhamento e fadiga. Foram ensaiados em tração três corpos de prova. Para o corpo de prova CP8 que apresentou melhor coeficiente de determinação (R2), a resistência a tração foi de 670,1 MPa, com módulo elástico de 55,5 GPa respectivamente. O coeficiente de Poisson obtido foi de 0,3712. Com base no cisalhamento Iosipescu foi utilizado 0,7 GPa como valor numérico de módulo cisalhante. O material também foi caracterizado em fadiga. Os valores encontrados nos testes de fadiga axial se mostraram consistentes e similares aos da literatura. Com relação ao ensaio de fadiga acompanhada pelo IET, as três fases descritas na literatura foram observadas apenas para o corpo de prova ensaiado em baixa tensão (CP4). Apesar das similaridades, também houve discordâncias. Alguns autores relataram que a queda percentual modular na 1° região varia entre 2% à 5%, para um compósito vidro- epóxi unidirecional. Entretanto foi observado uma queda percentual modular maior que 10% nessa mesma região. Com base nas informações obtidas através do ensaio de fadiga acompanhada pelo IET, foi possível propor novas curvas através de extrapolação numérica. Essas curvas foram validadas por simulações baseadas no método dos elementos finitos (FEM). Comparando as curvas simuladas e experimentais, observou-se grande concordância entre os resultados obtidos. Com os dados simulados, foi possível aplicar o critério de máxima tensão na análise de falha do componente compósito. Observa-se que até em 42 % da máxima tensão em tração, o módulo se mantém totalmente íntegro, implicando que, para valores de tensão menores que 281,5 MPa, não há falha no componente mecânico.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Sistemas de excitação em usinas hidrelétricas: Aspectos teóricos e práticos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-03) Yoshida, Bruno Hideki; Sampaio, Daniel Julien Barros da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como objetivo apresentar os diferentes tipos de sistemas de excitação existentes, bem como demonstrar a importância deles, indicando e detalhando os principais equipamentos que compõem o modelo aplicado atualmente nas usinas e pequenas centrais hidrelétricas, principais fontes renováveis de energia elétrica no Brasil, as quais representam 60% da matriz elétrica nacional. Além disso, são apresentados os parâmetros indispensáveis do gerador síncrono considerados no projeto de um sistema de excitação e a forma como são realizados o dimensionamento e a especificação dos componentes, com base em normas nacionais e internacionais. Também são abordados os diferentes tipos de malha de controle, o controlador que é amplamente utilizado nos sistemas de excitação das plantas hidrelétricas, e a maneira como o regulador digital atua na regulação da tensão dos terminais de saída da máquina síncrona. Por fim, também são analisadas neste trabalho algumas divergências entre os dados do dimensionamento, os dados nominais dos componentes disponíveis no mercado e a execução no campo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise técnica e dos benefícios da implementação de sistemas de supervisão no setor metroferroviário
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-30) Araujo, Helen de Jesus; Sampaio, Daniel Julien Barros da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os transportes coletivos de massa como os trens e metrôs são a principal solução adotada por grandes cidades em relação ao tema de mobilidade urbana. Neste aspecto, para que a prestação de serviços à população possua qualidade, segurança e rapidez, as empresas responsáveis pelo gerenciamento das linhas do setor metroferroviário implementam sistemas de supervisão e controle, denominados SCADA, que são fundamentais na operação comercial dos trens e metrôs. O objetivo desse trabalho é apresentar por meio de pesquisas e análises qualitativas os principais benefícios advindos com os sistemas de supervisão e controle, e os principais aspectos técnicos envolvidos durante a implementação destes sistemas. Portanto, foram realizados estudos sobre os quatros principais sistemas monitorados pelo SCADA presentes nos centros de controles operacionais e estações das linhas de trens e metrôs da região metropolitana de São Paulo, os quais são encarregados pelo controle do tráfego de trens, pelo fornecimento de energia para as estações e locomotivas, pelo controle de fluxo de passageiros e controle dos equipamentos auxiliares das estações e trens. Por fim, o estudo concluiu que a implementação de soluções SCADA para os quatro principais sistemas analisados são fundamentais para o gerenciamento de linhas do setor metroferroviário, o qual impacta diretamente na a operação comercial de trens, execução de manutenções, planejamentos da operação, melhor alocação de recursos, e auxílio em tomadas de decisões estratégias, questões as quais afetam diretamente na segurança e experiência dos passageiros antes, durante e ao final de sua viagem.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Machine Learning para estimar o número de internações por doenças respiratórias em Cuiabá-MT
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-02) Jesus, Matheus Cerqueira de; Rizol, Paloma Maria Silva Rocha [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Uma estimativa realizada em 2021 aponta que a cada ano, a exposição à poluição atmosférica seja responsável por 7 milhões de mortes prematuras e milhões de anos de vida reduzidos de pessoas com uma vida saudável em todo o mundo. Outro agravante relacionado a poluição é o aumento da temperatura média do planeta que em 2021 foi 1,1◦C acima da linha base pré-industrial. Devido as queimadas no ano de 2017 a cidade de Cuiabá-MT, Brasil enfrentou altas taxas de material particulado, valores muito maiores do que o mínimo considerado tolerável para os seres humanos. Esses altos valores contribuem para o surgimento de problemas respiratórios graves, como o broncoespasmo, pneumonia e bronquites. Em consideração a esse contexto, as demandas dos serviços de saúde estão cada vez maiores e situações em que os serviços operam acima da capacidade máxima estão cada vez mais frequentes. Os sistemas e serviços de saúde necessitam de recursos essenciais para atuar, incluindo informações hospitalares, doenças e previsões. Como solução a esse problema, foram analisados modelos de aprendizado de máquina e uma rede neural artificial, comparando os resultados obtidos pelo modelo de Regressão Linear, Árvore de Decisão, Floresta Aleatória e uma LSTM. O modelo que obteve o melhor desempenho foi a LSTM utilizando uma abordagem de séries temporais com um RMSE de aproximadamente 3 internações.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Estudo dos métodos de recorte e furação de perfis metálicos utilizados na construção civil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-24) Souza, Erick Junior de; Gomes, Guilherme da Cunha; Correa, Olivia Martins Ferreira; Soares, Paulo Valladares [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A busca por sistemas construtivos rápidos e menos agressivos para o ambiente vem se tornando cada vez mais comum no Brasil, em função desta perspectiva, o uso de estruturas metálicas, que é uma alternativa plausível, por ser um sistema construtivo que promove racionalização da matéria prima e de mão de obra para execução, maior que o sistema de concreto armado, será um dos focos deste trabalho. Considerando o fato de que a construção civil altera a natureza toda vez que realiza algum tipo de obra, seja por meio de novas construções, ou de reformas, gerando resíduos ou ainda para a extração dos recursos naturais necessários para a execução destas, serão feitas análises, dos métodos de recorte e furação de perfis metálicos, para colocar em comparativo determinados parâmetros visando apontar qual o método com menor impacto ambiental, maior produtividade e de melhor custo benefício para as situações analisadas. Essa análise será realizada por meio de pesquisas teóricas em literatura acadêmica além da pesquisa de mercado, por meio de um questionário enviado a empresas do setor. Neste trabalho descrevem-se todas as envolventes características dos processos, para que posteriormente seja possível colocá-los em frente comparativa. Entre os processos de corte e furação de perfis apresentados os mais utilizados pelas empresas de metalurgia e que possuem maior aceitação são os métodos a plasma, laser, oxicorte e jato d’água que em determinado momento do trabalho são comparados entre si. A aceitação destes métodos provém principalmente de sua qualidade executiva, eficiência energética, produtividade e/ou custo-benefício. De acordo com as comparações realizadas, foi observado que os métodos em muitos casos se complementam, sendo que o oxicorte tem boa aceitação principalmente no mercado nacional devido ao baixo investimento inicial e operacional, o corte a laser é uma excelente complementação do corte a plasma, visto que é mais eficiente em relação a velocidade, qualidade de recorte e consumo de energia em chapas de pequena espessura, já o processo por jato d’água, tem menor aplicação, por se tratar de um processo oneroso e moroso, porém é a complementação ideal para peças espessas e que não podem ser recortadas pelos demais processos ou que mesmo se recortadas não mantem a qualidade esperada.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Busca automatizada e tratamento de dados do SAP para gestão de projetos utilizando scripts VBA
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-27) Silva Junior, Marcelo Esteves da; Sampaio, Daniel Julien Barros da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como objetivo criar uma interface de usuário no software Excel, integrando transações utilizadas no SAP dentro de um departamento de Gestão de Projetos de Engenharia de uma grande empresa multinacional do ramo automobilístico. Inicialmente é apresentado o problema em questão, introduzindo os softwares utilizados e suas respectivas linguagens de programação e alguns conceitos oriundos do SAP. Em seguida é apresentada a metodologia de programação utilizada para a organização do projeto. Neste caso foi utilizada a metodologia de processo de software em cascata por se tratar de um projeto com objetivo específico e com pouca flexibilidade para mudança. Por fim são apresentados os resultados obtidos por meio de Figuras ilustrando a interface no Excel, as telas acessadas no SAP com a transcrição dos dados e o preenchimento dos bancos de dados, seguido da discussão apontando os problemas encontrados ao longo do desenvolvimento e encerrando com a conclusão e sugestões de trabalhos futuros.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Modificação da Superfície da Liga Ti10Mo8Nb6Zr por Anodização
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-31) Gonçalves, Marielle Batista; Carobolante, João Pedro Aquiles; Claro, Ana Paula Rosifini Alves [Unesp]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O titânio e suas ligas são muito aplicados na produção de implantes, especialmente para o tecido ósseo, devidoàs suas excelentes propriedades de volume (relação massa específica e resistência mecânica), biocompatibilidade e resistência à corrosão. A adição de elementos de liga β-estabilizadores, como o Mo, Nb e Zr, melhoram as propriedades mecânicas (reduzindo o módulo de elasticidade), a resistência à corrosão e a biocompatibilidade do material. Para essas ligas, modificações da superfície, como a oxidação anódica, podem melhorar a interação tecido/implante. A anodização é uma técnica eletroquímica que permite o crescimento de estruturas nanométricas a partir do óxido de alguns metais. Pode-se obter a formação de diversas estruturas, desde camadas porosas até nanotubos altamente ordenados. O objetivo desse trabalho foi avaliar os parâmetros de oxidação anódica para obtenção de uma camada de óxido nanoestruturada na superfície da liga Ti10Mo8Nb6Zr. A liga foi obtida por fusão em forno a arco voltaico, tratada termicamente e forjada para se obter lingotes com 10 mm de diâmetro, dos quais foram retiradas amostras com 3 mm de espessura. Os parâmetros de anodização testados foram baseados em estudos anteriores de ligas de titânio binárias e ternárias. Para as dez condições do tratamento proposto, a superfície da amostra foi lixada, até a granulometria 600, e o tempo de anodização foi de 3 horas. Variou-se o teor de água do eletrólito e o potencial aplicado, mantendo-se constante o teor de NH4F. A avaliação dos tratamentos estudados foi realizada por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Oito dos tratamentos apresentaram o crescimento de uma camada porosa e os outros dois apresentaram nanotubos colapsados.