A aprendizagem no ensino remoto emergencial: perspectivas de alunos da FEG

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-11

Autores

Johansson, Fernanda Patias

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O avanço tecnológico e das redes de comunicação proporcionaram uma adaptação ao cenário que vivenciamos no contexto da pandemia mundial causada pelo SARS-CoV-2, o vírus que, ao infectar humanos, causou a doença que ficou conhecida como Covid-19. As tecnologias digitais possibilitaram que, durante o isolamento físico necessário, as pessoas mantivessem as conexões no âmbito virtual. O atual trabalho expõe compreensões sobre a aprendizagem no contexto do ensino remoto, segundo a perspectiva dos alunos dos cursos de engenharia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), Unesp. Para poder dar conta de responder a questão que motiva a pesquisa - como os alunos dos cursos de engenharia da FEG se sentem vivenciando o Ensino Remoto Emergencial e como isso influenciou a sua aprendizagem - a desenvolvemos segundo a abordagem qualitativa-fenomenológica e realizamos entrevistas semiestruturadas com alunos dos diferentes cursos e anos das engenharias. Nosso objetivo é analisar o efeito do ensino remoto emergencial na aprendizagem dos alunos, compreendendo como essa mudança os afetou e quais aspectos são os mais destacados como influenciadores da aprendizagem. Espera-se, com as interpretações construídas, entender a relação entre a mudança no modelo de ensino e a aprendizagem do aluno e fornecer subsídios para que os professores da instituição que se interessarem pela pesquisa, possam fazer seu planejamento e elaborar estratégias para as suas disciplinas.
Technological advances and communication networks have provided an adaptation to the scenario we are experiencing in the context of the global pandemic caused by SARS-CoV-2, the virus that, when infecting humans, caused the disease that became known as Covid-19. Digital technologies have made it possible, during the necessary physical isolation, for people to maintain connections in the virtual realm. The current work exposes understandings about learning in the context of remote education, according to the perspective of students in engineering courses at School of Engineering, Guaratinguetá, Unesp. In order to be able to answer the question that motivates the research - how students from FEG engineering courses feel experiencing Remote Emergency Teaching and how this influenced their learning - we developed it according to a qualitative-phenomenological approach and conducted semi-structured interviews with students from different courses to years of engineering. Our objective is to analyze the effect of emergency remote teaching on students' learning, understanding how this change has affected them and which aspects are the most highlighted as influencing learning. It is expected, with the constructed interpretations, to understand the relationship between the change in the teaching model and student learning and to provide subsidies so that the institution's professors can plan and develop strategies for their subjects.

Descrição

Palavras-chave

Ensino Remoto, Aprendizagem, Pesquisa Qualitativa, Ensino de Engenharia, Remote Learning, Learning, Qualitative research, Engineering Education, Ensino a distância, Estratégias de aprendizagem, Tecnologia educacional

Como citar