O mercado de energia fotovoltaica no Brasil: perspectivas e oportunidades para a indústria do alumínio

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Data

2017-03-07

Autores

Castro, Rafael da Silva

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A produção e distribuição de energia elétrica é questão prioritária para governos e sociedades de todo o mundo. As principais razões que justificam a atenção dada ao tema da energia são ambientais, de segurança energética, a geração de empregos e o desenvolvimento de tecnologias e cadeias produtivas. Ganham destaque, nesse contexto, as fontes renováveis. Além dos impactos ambientais, o desenvolvimento de modalidades alternativas de energia, representa uma oportunidade de consolidação de novos mercados, que atrai a atenção das indústrias que podem fazer parte das cadeias produtivas a serem estruturadas no país. Este trabalho permeia essas questões e foca na energia solar fotovoltaica e os seus desdobramentos para a indústria do alumínio. Parte das condições naturais do país para o desenvolvimento fotovoltaico, com levantamento do potencial de irradiação solar e revisão bibliográfica acerca da tecnologia em si. Dando sequência, busca entender o papel do alumínio na cadeia produtiva e, por meio de pesquisa bibliográfica aplicada a questões de mercado, sob o escopo do Marketing e da Inteligência de Mercado, visa compreender as oportunidades para o alumínio. Como principal ferramenta, propõe-se a análise SWOT, de forma a traduzir qualitativamente as informações levantadas em termos de orientações para o processo de tomada de decisões estratégicas. O objetivo é classificar em que grau esse mercado em crescimento representa uma oportunidade, de forma a entender se deve ser um segmento foco, a ser incluído aos mercados estratégicos de atuação do alumínio. Dentre os fatores a serem analisados estão os programas de incentivo aos investimentos, a atuação dos concorrentes e produtos importados, o desenvolvimento de modelos de negócios, a adesão do público consumidor e temas relacionados.
The production and distribution of electric energy is a prioritary matter to governs and societies around the world. The main reasons that justify the attention given to this subject are environmental, related to energy security, job creation and the development of technologies and productive chains to be structured in the country. In this context, the renewable energies gain prominence. Besides the environmental impacts, the development of alternative energy modalities represents an opportunity to consolidate new markets, that attracts industries that may be part of the productive chain to be established in the country. This dissertation permeates these issues and focus on the photovoltaic solar energy and its deployment to the aluminium industry. It starts from the natural conditions in the country to the photovoltaic development, collecting data on its solar irradiation levels and literature review on the technology. Afterwards, it intends to understand the role of the aluminium in the productive chain and, based on literature review applied to market issues under the scope of Marketing and Market Intelligence, it aims to comprehend the opportunities to the aluminium. As the main tool it is proposed the SWOT analysis, in order to qualitatively translate the information collected in terms of orientations to the process of strategic decisions making. The objective is to classify the degree at which this growing market represents an opportunity concerning if it should become a focus segment, to be included in the aluminium strategic markets. Among the factors to be evaluated are the incentive programs for investments, the performance of competitors and imported products, the development of business models, consumer participation and related issues

Descrição

Palavras-chave

Energia solar fotovoltaica, Inteligência de mercado, Alumínio, Análise SWOT, Photovoltaic solar energy, Market intelligence, Aluminium, SWOT Analysis, Energia solar, Alumínio - indústria, Energia – Fontes alternativas

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