A música como ferramenta de ensino e aprendizagem: estudo de caso com um estudante com deficiência intelectual.

Imagem de Miniatura

Data

2022-05-20

Autores

Felippe, Aline Cristina Totina

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A música como ferramenta no processo educacional desperta a motivação, a motivação desperta a atenção, esta, por sua vez, promove a memorização e, então, se consolida a aprendizagem significativa. O objetivo principal do estudo foi o desenvolvimento de um produto educacional, um kit de mídia, com vídeos musicais que pudessem favorecer o desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da relação fonema-grafema, baseando-se em um estudo de caso com um estudante do 3º ano do Ensino Fundamental com deficiência intelectual. Buscou-se através da música, das letras e de sequências didáticas proporcionar o desenvolvimento das habilidades visuais e auditivas, envolvidas na consciência fonológica e associação fonema-grafema, e, deste modo, favorecer o processo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, envolvendo o desenvolvimento de um produto (kit mídia) e sua aplicação em um estudo de caso. Foram desenvolvidos dez vídeos musicais, com animações gráficas que favorecem a visualização da fonoarticulação dos fonemas e a representação dos seus respectivos grafemas. Por meio dos resultados da sondagem da leitura e escrita, percebeu-se o desenvolvimento do aluno. Sendo assim, a presente pesquisa apontou possibilidades para despertar a motivação e aprendizado da leitura e da escrita por meio da música.
Music, as a tool in the educational process, awakens motivation, motivation awakens attention and this, in turn, promotes memorization and, then, consolidates meaningful learning. The main objective of the study was the development of an educational product, a medi a kit, with music videos that could favor the development of phonological awareness and the learning of the phonemegrapheme relationship, based on a case study with a student of the 3rd year of Elementary School with intellectual disabilities. It was soug ht through music, lyrics , and didactic sequences to provide the development of visual and auditory skills, involved in phonological awareness and phonemegrapheme association, and, in this way, to favor the literacy process. This is a qualitative, explorat ory research, involving the development of a product (media kit) and its application in a case study. Ten music videos were developed, with graphic animations that favor the visualization of the phonoarticulation of the phonemes and the representation of t heir respective graphemes. From the results of the reading and writing survey, the student's development was noticed. Therefore, the present research pointed out possibilities to awaken the motivation and learning of reading and writing using music.

Descrição

Palavras-chave

Deficiência intelectual, Alfabetização, Música, Intellectual disability, Literacy, Music

Como citar