O INES-Brasil e os indicadores de culturas, políticas e práticas inclusivas em uma universidade brasileira

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Data

2022-07-13

Orientador

Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O desenvolvimento de políticas afirmativas tem contribuído para elevar o índice de matrículas de pessoas em situação de deficiência na Educação Superior. Convoca ainda, distintos membros da comunidade acadêmica a eliminar as barreiras de acesso e participação em defesa de uma universidade acessível a todos. Destarte, essa pesquisa objetivou investigar parâmetros de acessibilidade e inclusão em uma universidade pública brasileira considerando a resposta de estudantes, funcionários e docentes. Constituíram seus objetivos específicos: traçar o perfil dos participantes da pesquisa; identificar políticas institucionais que permitam compreender os indicadores levantados pelos participantes e, sugerir parâmetros que contribuam com a elaboração de um plano de melhora de gestão da educação inclusiva na Universidade. Para tanto, o trabalho descreveu a tradução, adaptação e aplicação do instrumento de pesquisa para identificar culturas, políticas e práticas inclusivas em contextos universitários (INES-Brasil), bem como sua aplicação em um campus de uma universidade pública brasileira no estado de São Paulo. As discussões sobre os materiais produzidos foram agrupadas em três eixos temáticos: culturas, políticas e práticas inclusivas, por considerar que os fatores que os produzem e/ou caracterizam nos espaços universitários, estão intrinsicamente interligados. A metodologia da semaforização auxiliou na análise dos indicadores em situação mais alarmante (índice de repostas abaixo de 40% - “semáforos” vermelhos) com intuito de destacar as barreiras identificadas nos eixos mencionados. O estudo revelou baixo índice de respostas no eixo culturas inclusivas que permitam explicar estratégias de visibilidade de pessoas em situação de deficiência, no ambiente universitário. No eixo políticas notamos o desconhecimento da comunidade acadêmica sobre referentes administrativos de avaliação da qualidade do ensino que considere a presença e participação de diferentes coletivos, no desenvolvimento e implementação das políticas institucionais. Os indicadores analisados no eixo práticas inclusivas acenam para a necessidade de modificação dos processos educativos que considerem um currículo flexível, especialmente aos que demandam recursos e estratégias diferenciadas, como potencializadores para aprendizagem e desenvolvimento formativo e de práticas laborais na universidade. Ainda convidam a comunidade acadêmica a pensar a constituição e desenvolvimento dos sujeitos na contemporaneidade, na qual nos permite compreender que as experiências humanas se materializam em contextos diversos, nos quais as singularidades e subjetividades se revelam inclusive aos que se reconhecem em situação de deficiência. Os resultados apontam para a importância de desenvolvimento de referentes de avaliação institucional direcionadas a promoção de equidade, justiça social e de acesso à Educação Superior a todos. Isso posto, o INES-Brasil se mostrou uma ferramenta que permite elucidar as barreiras identificadas nos diferentes eixos da pesquisa e/ou transformá-las em agentes facilitadores da inclusão no ambiente universitário

Resumo (inglês)

The development of affirmative action policies has contributed to elevate the enrollment index of people in disability situation on Higher Education. They also encourage distinct members of the academic community to eliminate the barriers in the access and participation in defense of an accessible university for all. Thus, the aim of this research was to investigate inclusion and accessibility parameters in a Brazilian public university considering the students, employers and teachers’ responses. The specific aims were: to identify the research participants profile; to identify institutional policies that allow the understanding of indicators revealed by the participants and; to suggest parameters that contribute to create an improvement plan of inclusive education in the management area in universities. For this, the study described the translation, adaptation and application of the instrument to identify cultures, policies and inclusive practices in university contexts (INES-Brazil), as well as their application on a campus of a Brazilian public university in São Paulo state. The discussions about produced materials were grouped in three thematic axes: inclusive cultures, policies and practices. In this research, the factors that produce them in the university context were interconnected intrinsically. The traffic light method assisted in the analysis of the most alarming situation indicators (index of answers below 40% - red traffic light) aiming at highlighting the barriers identified in the mentioned axes. The study revealed a low index of responses on the inclusive cultures axis that allows the explanation of the visibility strategies of people in disability situation in the university context. In the policies axis we noted the lack of awareness of the academic community about administrative referents of teaching evaluation quality that considers the different collective’s presence and participation in the development and implementation of institutional policies. The analyzed indicators in the inclusive practices axis demonstrate the educative process requirement of modification that considers a flexible curriculum, especially those that demands differentiated resources and strategies, as enhancers for formative development, learning and university work practices. They also invite the academic community to think about the constitution and development of contemporary times’ subjects, which allows us to understand that humans’ experiences materialize in different contexts, in which singularities and subjectivities are revealed even to those who recognize themselves in a disability situation. The results point to the importance of the development of institutional evaluation referents directed at promoting equity, social justice and higher education access for all. Then, INES-Brazil shows it can be a tool that allows the clarification of the identified barriers on different axes of the research and/or transform them into inclusion facilitator agents in the university context.

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Português

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