Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise das concepções de educação ambiental em vídeos do YouTube produzidos pelo Instituto Biopesca

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Bertozzi, Carolina Pacheco
Teixeira, Caio Matheus Manzi

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - CLP

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A Educação Ambiental (EA), utiliza da sensibilização e conscientização para mostrar ao ser humano sua conexão com o meio ambiente. Ganhou diferentes concepções e correntes pedagógicas envolvendo as problemáticas ambientais e a sociedade. Com o início da pandemia do Covid-19, o processo de divulgação científica foi acelerado. Dessa forma, o presente estudo buscou analisar as concepções da EA de 21 vídeos do canal do YouTube do Instituto Biopesca. Através da análise de modelo aberto, os vídeos foram separados em três eixos temáticos, correspondentes aos temas mais abordados, e a classificação confrontada com os conceitos propostos por Layrargues e Lima em 2011. Todos os 21 vídeos possuíam características do eixo de sociedade e meio ambiente, seguido pelo eixo sustentável com 13 vídeos e o eixo de ciências da natureza com 11 vídeos no total. A categoria de ciências da natureza abordou sobre ecologia em 11 vídeos e evolução de animais marinhos em 7, enfatizando o modo de vida e as causas antrópicas a que estão sujeitos, caracterizada pela tendência conservadora, se utilizando da EA para que o ser humano se sinta parte da natureza. A categoria de sustentabilidade corresponde aos vídeos com temáticas relacionadas a forma correta de descartar resíduos, utilizar água, planos e metas para o desenvolvimento sustentável, e assuntos relacionados, onde 12 vídeos possuíam concepções sobre sustentabilidade, 12 tratavam de consumo sustentável e outros 3 sobre pesca sustentável. São classificados na tendência pragmática, pois ficam inertes ao ensino em que o espectador entenda e colabore com ações governamentais mudando seus hábitos diários em prol da melhoria do meio ambiente. Nenhum dos vídeos foi classificado na tendência crítica, sem a intenção de fazer com que os espectadores questionem o sistema vigente e a estrutura social, entendendo que o desenvolvimento e o consumo sustentável é necessário para a resolução dos problemas ambientais. Com isso, os vídeos podem ser utilizados como divulgação científica, mesmo ficando limitados a assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável, sem questionar o sistema vigente. Análises futuras sobre o processo de produção e criação, e recepção dos vídeos, podem ajudar e melhorar a compreensão da comunicação realizada.

Resumo (inglês)

Environmental Education (EE) uses sensitization and awareness to show human beings their connection with the environment. It obtained different concepts and pedagogical trends involving environmental issues and the society. With the beginning of the Covid-19 pandemic, the process of scientific dissemination was accelerated. Thus, the present study sought to analyze the EE conceptions of 21 videos from the YouTube channel of Instituto Biopesca. Through the analysis of an open model, the videos were separated into three guiding themes, corresponding to the most discussed topics, and the classification confronted with the concepts proposed by Layrargues and Lima in 2011. All 21 videos had characteristics of the society and environment themes, followed by the sustainable theme with 13 videos and the natural science theme with 11 videos in total. The category of natural sciences addressed ecology in 11 videos and evolution of marine animals in 7, emphasizing the way of life and the anthropic causes to which they are subject, characterized by the conservative tendency, using EE to make the human being feel part of nature. The sustainability category corresponds to videos with themes related to the correct way of waste disposal, use of water, plans and goals for sustainable development, and related subjects, where 12 videos had concepts about sustainability, 12 dealt with sustainable consumption and another 3 about sustainable fishing. They are classified in the pragmatic trend, as they are inert to the teaching in which the spectator understands and collaborates with government actions, changing their daily habits in order to improve the environment. None of the videos were classified in the critical trend, with no intention of making viewers question the current system and social structure, understanding that sustainable development and consumption is necessary to solve environmental problems. Thereby, the videos can be used for scientific dissemination, even being limited to subjects related to sustainable development, without questioning the current system. Future analyzes on the production and creation process, and reception of the videos, can help and improve the understanding of the communication carried out.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Desenvolvimento sustentável, Divulgação científica

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação