Publicação: Análise das concepções de educação ambiental em vídeos do YouTube produzidos pelo Instituto Biopesca
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Bertozzi, Carolina Pacheco 

Teixeira, Caio Matheus Manzi
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - CLP
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Educação Ambiental (EA), utiliza da sensibilização e conscientização para mostrar ao ser
humano sua conexão com o meio ambiente. Ganhou diferentes concepções e correntes
pedagógicas envolvendo as problemáticas ambientais e a sociedade. Com o início da
pandemia do Covid-19, o processo de divulgação científica foi acelerado. Dessa forma, o
presente estudo buscou analisar as concepções da EA de 21 vídeos do canal do YouTube do
Instituto Biopesca. Através da análise de modelo aberto, os vídeos foram separados em três
eixos temáticos, correspondentes aos temas mais abordados, e a classificação confrontada
com os conceitos propostos por Layrargues e Lima em 2011. Todos os 21 vídeos possuíam
características do eixo de sociedade e meio ambiente, seguido pelo eixo sustentável com 13
vídeos e o eixo de ciências da natureza com 11 vídeos no total. A categoria de ciências da
natureza abordou sobre ecologia em 11 vídeos e evolução de animais marinhos em 7,
enfatizando o modo de vida e as causas antrópicas a que estão sujeitos, caracterizada pela
tendência conservadora, se utilizando da EA para que o ser humano se sinta parte da natureza.
A categoria de sustentabilidade corresponde aos vídeos com temáticas relacionadas a forma
correta de descartar resíduos, utilizar água, planos e metas para o desenvolvimento
sustentável, e assuntos relacionados, onde 12 vídeos possuíam concepções sobre
sustentabilidade, 12 tratavam de consumo sustentável e outros 3 sobre pesca sustentável. São
classificados na tendência pragmática, pois ficam inertes ao ensino em que o espectador
entenda e colabore com ações governamentais mudando seus hábitos diários em prol da
melhoria do meio ambiente. Nenhum dos vídeos foi classificado na tendência crítica, sem a
intenção de fazer com que os espectadores questionem o sistema vigente e a estrutura social,
entendendo que o desenvolvimento e o consumo sustentável é necessário para a resolução dos
problemas ambientais. Com isso, os vídeos podem ser utilizados como divulgação científica,
mesmo ficando limitados a assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável, sem
questionar o sistema vigente. Análises futuras sobre o processo de produção e criação, e
recepção dos vídeos, podem ajudar e melhorar a compreensão da comunicação realizada.
Resumo (inglês)
Environmental Education (EE) uses sensitization and awareness to show human beings their
connection with the environment. It obtained different concepts and pedagogical trends
involving environmental issues and the society. With the beginning of the Covid-19
pandemic, the process of scientific dissemination was accelerated. Thus, the present study
sought to analyze the EE conceptions of 21 videos from the YouTube channel of Instituto
Biopesca. Through the analysis of an open model, the videos were separated into three
guiding themes, corresponding to the most discussed topics, and the classification confronted
with the concepts proposed by Layrargues and Lima in 2011. All 21 videos had characteristics
of the society and environment themes, followed by the sustainable theme with 13 videos and
the natural science theme with 11 videos in total. The category of natural sciences addressed
ecology in 11 videos and evolution of marine animals in 7, emphasizing the way of life and
the anthropic causes to which they are subject, characterized by the conservative tendency,
using EE to make the human being feel part of nature. The sustainability category
corresponds to videos with themes related to the correct way of waste disposal, use of water,
plans and goals for sustainable development, and related subjects, where 12 videos had
concepts about sustainability, 12 dealt with sustainable consumption and another 3 about
sustainable fishing. They are classified in the pragmatic trend, as they are inert to the teaching
in which the spectator understands and collaborates with government actions, changing their
daily habits in order to improve the environment. None of the videos were classified in the
critical trend, with no intention of making viewers question the current system and social
structure, understanding that sustainable development and consumption is necessary to solve
environmental problems. Thereby, the videos can be used for scientific dissemination, even
being limited to subjects related to sustainable development, without questioning the current
system. Future analyzes on the production and creation process, and reception of the videos,
can help and improve the understanding of the communication carried out.
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Desenvolvimento sustentável, Divulgação científica
Idioma
Português