Diagnóstico da liderança em uma empresa automobilística

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-12-05

Autores

Kubota, Caio Jun

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A pesquisa tem como objetivo realizar um diagnóstico afim de mapear o perfil atual do estilo de Liderança nos líderes formais e potenciais de uma empresa do segmento automotivo, dentro do Consórcio Modular no Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro, baseado nas Teoria de Tomada de Decisão de Vroom e Yetton (1973), e no modelo de Liderança Situacional de Hersey e Blanchard. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, aplicada e um estudo de campo. Utilizando como instrumento de coleta de dados o Indicador de Julgamento de Liderança, LJI, o qual identificará o perfil de tomada de decisão dos líderes avaliados. Como resultados e conclusões percebeu-se que o tema possui relevância, mesmo havendo publicações consideráveis a respeito destas teorias nos últimos anos, há uma escassez em enorme quando se trata do setor automobilístico. Após a analise dos resultados dos questionários aplicados, foi possível mapear o perfil de liderança da empresa alvo, principalmente consensual e Consultivo, e pouca inclinação para o estilo Diretivo e Delegativo
The research aims to make a dignosis in order to map the current leadership profile of an automotive industry in the Paraiba Valley, in the state of Rio de Janeiro, based on the Theory of Decision Making by Vroom and Yetton (1973), and in the Hersey and Blanchard Model of Situational Leadership. This is a qualitative, descriptive, applied research and a field study. Using as an instrument of data collection the Indicator of Judgment of Leadership, LJI, which will identify the decision-making profile of the leaders evaluated.. As results and conclusions it was noticed that the topic has relevance, even though there have been considerable publications on these theories in recent years, there is a huge shortage when it comes to the automotive sector. After analyzing the results of the questionnaires applied, it was possible to map the leadership profile of the target company, that is Consultive and Consensual, and has little inclination for the Directional and Delegative style

Descrição

Palavras-chave

Liderança, Situacional, Automotivo, Leadership, Situational, Automotive, Processo decisório, Comportamento organizacional, Indústria automobilística

Como citar