A patologização da infância: medicar para padronizar comportamentos

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Data

2022-11-09

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Muitas crianças são rotuladas pelo seu temperamento no ambiente escolar sendo, muitas vezes, expostas ao uso de medicamentos que comprometem a infância, olhando todas as dificuldades, subjetividades e necessidades como uma doença que precisa ser tratada. Essa patologização incessante da infância, tem tomado conta de muitos profissionais da educação que fazem cada vez mais o encaminhamento de crianças para a realização de laudos para justificar as atitudes dos alunos em sala de aula. O presente trabalho pretende refletir a respeito da lógica patologizante da infância e as formas como ela implica na vida dessas crianças que frequentemente lidam com a discriminação e olhares preconceituosos. Este será realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, através de pesquisas pautadas no levantamento bibliográfico de artigos que tratam a respeito do fenômeno da medicalização da infância, da padronização dos comportamentos e sobretudo da lógica patologizante. Espera-se com isso propor alternativas que possibilitem uma infância diferente da que está posta.
Many children are labeled by their temperament in the school environment and are often exposed to the use of drugs that compromise childhood, looking at all difficulties, subjectivities and needs as a disease that needs to be treated. This incessant pathologization of childhood has taken care of many education professionals who increasingly refer children to the realization of reports to justify the attitudes of students in the classroom. The present work intends to reflect on the pathologizing logic of childhood and the ways in which it implies in the lives of these children who often deal with discrimination and prejudiced views. This will be carried out through a qualitative research, through research based on the bibliographic survey of articles that deal with the phenomenon of childhood medicalization, the standardization of behaviors and above all the pathologizing logic. It is hoped with this to propose alternatives that allow a childhood different from the one that is set.

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Palavras-chave

Educação, Crianças conduta, Psicopatologia infantil, Childhood, Pathologization

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