O termo inovação no Ensino de Ciências: uma revisão da literatura brasileira

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Data

2022-12-15

Autores

Almeida, Douglas Cezars Augusto Rodrigues e

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O termo inovação como campo de estudo tem sido, há algumas décadas, alvo de pesquisas diversas na área da educação. Dentre os trabalhos desenvolvidos, destacam-se Ferretti (1995), Carbonell (2002), Cardoso (2003) e Terrazzan (2007). No contexto educacional, inovação possui significações diferentes atreladas a um conjunto de intervenções com a função de transformar atitudes, culturas, ideias, conteúdos, práticas pedagógicas, modelos e currículos. Verifica-se na literatura que o termo inovação possui uma certa fragilidade, visto que é tomado como um fim em si mesmo e como solução para todos os problemas da educação. Além disso, existe um certo “modismo” em adotar propostas inovadoras sem que se haja uma profunda verificação da sua necessidade ou da sua adequação à realidade. Diante desse cenário, o objetivo desta pesquisa foi identificar o(s) sentido(s) atribuído(s) ao termo inovação nos artigos publicados em língua portuguesa, na área de Ensino de Ciências e propor algumas definições para o termo. Para a consecução do objetivo de pesquisa, optou-se por utilizar o método de revisão sistemática da literatura, para artigos em língua portuguesa indexados no Portal de Periódicos Capes/MEC, visto que este possibilita acompanhar como o conceito de inovação vem sendo utilizado, bem como identificar as suas propensões teóricos-metodológicas. Para a análise das informações obtidas foi utilizada a análise de conteúdo. O mapeamento dos artigos selecionados indicou: 1) uma distribuição temporal uniforme dos artigos no período de 2001 – 2022; 2) em relação aos periódicos em que esses artigos se encontram, pode-se destacar que 26% deles se encontram na revista Ciências & Educação, 13% no Caderno Brasileiro de Ensino de Física e 10% na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; 3) a maioria dos artigos se encontra em periódicos de Qualis A1 e A2 na área do Ensino e A1, A2 e B2 para a área de Educação; 4) sobre a área do conhecimento tratado nos artigos, destaca-se a área de Ciências como a de maior recorrência (52%), seguido pela área da Física com incidência de 24%; 5) para o nível do ensino tratado nos artigos, formação de professores em cursos de licenciatura recebe o maior destaque (32%). A análise dos dados permitiu, também, evidenciar as principais tipologias encontradas para as inovações, com destaque para as “inovações curriculares” e “inovações metodológicas”. Ademais, a análise pôde evidenciar as principais definições encontradas para as inovações e os referenciais adotados, bem como os principais condicionantes para sua implementação. Cabe ressaltar, ainda, que a partir dos resultados encontrados foi proposta uma definição para o termo inovação, bem como a definição de algumas tipologias fundamentadas em referencias adotados para a pesquisa. Por fim, com esse trabalho espera-se oferecer um eixo orientador para futuras discussões e propostas inovadoras.
The term innovation as a field of study has been, for some decades, the target of diverse research in the field of education. Among the works developed, Ferretti (1995), Carbonell (2002), Cardoso (2003) and Terrazzan (2007) stand out. In the educational context, innovation has different meanings linked to a set of interventions with the function of transforming attitudes, cultures, ideas, content, pedagogical practices, models, and curricula. The literature shows that the term innovation has a certain fragility, since it is taken as an end in itself and as a solution to all problems in education. Moreover, there is a certain "fad" in adopting innovative proposals without a thorough verification of their need or their adequacy to reality. Given this scenario, the aim of this research was to identify the meaning(s) attributed to the term innovation in articles published in Portuguese in the area of Science Teaching and to propose some definitions for the term. To achieve the research objective, it was decided to use the systematic literature review method for Portuguese language articles indexed in the Capes/MEC Periodicals Portal, since this method makes it possible to follow how the concept of innovation has been used, as well as to identify its theoretical and methodological propensities. Content analysis was used to analyze the information obtained. The mapping of the selected articles indicated: 1) a uniform temporal distribution of the articles in the period 2001 - 2022; 2) regarding the journals in which these articles are found, it can be highlighted that 26% of them are found in the journal Ciências & Educação, 13% in the Caderno Brasileiro de Ensino de Física and 10% in the Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; 3) most of the articles are found in Qualis A1 and A2 journals in the Teaching area and A1, A2 and B2 for the Education area; 4) regarding the area of knowledge dealt with in the articles, the Science area has the highest recurrence (52%), followed by Physics with an incidence of 24%; 5) for the level of education dealt with in the articles, teacher training in undergraduate courses receives the most emphasis (32%). Data analysis also allowed us to highlight the main typologies found for innovations, especially "curricular innovations" and "methodological innovations". Furthermore, the analysis highlighted the main definitions found for the innovations and the references adopted, as well as the main conditions for their implementation. It is also worth mentioning that, based on the results found, a definition for the term "innovation" was proposed, as well as the definition of some typologies based on references adopted for the research. Finally, with this work we hope to offer a guiding axis for future discussions and innovative proposals.

Descrição

Palavras-chave

Inovação, Revisão sistemática, Ensino de Ciências, Inovação metodológica, Inovação curricular, Innovation, Systematic Review, Science Teaching, Methodological Innovation, Curricular Innovation

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