Publicação: Otimização de conteúdo informacional para mecanismo de busca acadêmico
Carregando...
Arquivos
Data
2022-07-29
Autores
Orientador
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregório 

Coorientador
Monteiro, Silvana Drumond
Pós-graduação
Ciência da Informação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Produzir e comunicar a produção científica é parte de um processo à feitura da ciência. Contempla um modelo paradigmático à forma de organizar e representar a informação e conhecimento. Nesse contexto, entendido como um dos principais pontos de partida para o acesso à informação, a busca na web também abrange os mais diversos ambientes e conteúdos, amparados por instrumentos de busca. Existem técnicas que inferem no processo de recuperação dos conteúdos pelas máquinas e o encontro pelos usuários, como o Search Engine Optimization – SEO e Academic Search Engine Optimization – ASEO. Com base nas ferramentas fornecidas pelo método quadripolar, a presente Pesquisa investiga a construção e otimização de conteúdos voltados à produção científica para ambientes informacionais digitais. Parte do pressuposto que a ASEO, infere no funcionamento dos Mecanismos de Busca Acadêmicos e resultados de busca, possibilitando influenciar o comportamento e a decisão dos usuários no processo de escolha e utilização dos conteúdos trazidos no resultado de busca. Para tanto, apresenta o conceito ASEO, o processo construtivo do conceito e estratégias de fomento à visibilidade da produção acadêmico-científica no ambiente web, a práxis da otimização para conteúdos voltados à produção acadêmico-científica no contexto da CI. Como resultados, identifica as confluências entre ASEO e o Marketing Científico Digital e apresenta as Heurísticas ASEO como instrumento norteador à feitura da produção científica. A ASEO compreende em uma nova abordagem, abrangendo desde o estágio embrionário da produção científica até o processo de disseminação e monitoramento daquilo que se produz e disponibiliza nos ambientes informacionais digitais, impelindo o pressuposto teórico que a ASEO e a utilização de instrumentos digitais são elementos contribuintes no processo de recuperação, encontro e utilização dos conteúdos informacionais de produção acadêmico-científica pelos usuários. Conclui-se que a ASEO e aporte das técnicas e instrumentos de comunicação e disseminação da produção científica é parte no novo fazer e utilizar conteúdos voltados à produção científica que contribuem para a Experiência do Usuário.
Resumo (inglês)
Producing and communicating scientific production is part of the process of making science. It contemplates a paradigmatic model for the way of organizing and representing information and knowledge. In this context, understood as one of the main starting points for access to information, web search also covers the most diverse environments and contents, supported by search tools. There are techniques that infer the process of retrieving content by machines and finding it by users, such as Search Engine Optimization – SEO and Academic Search Engine Optimization – ASEO. Based on the tools provided by the quadripolar method, this Research investigates the construction and optimization of content aimed at scientific production for digital informational environments. It assumes that ASEO infers the functioning of Academic Search Engines and search results, making it possible to influence the behavior and decision of users in the process of choosing and using the contents brought in the search result. To this end, it presents the ASEO concept, the constructive process of the concept and strategies to promote the visibility of academic-scientific production in the web environment, the praxis of optimization for content aimed at academic-scientific production in the context of IC. As a result, it identifies the confluences between ASEO and Digital Scientific Marketing and presents the ASEO Heuristics as a guiding instrument for the making of scientific production. ASEO comprises a new approach, ranging from the embryonic stage of scientific production to the process of dissemination and monitoring of what is produced and made available in digital information environments, pushing the theoretical assumption that ASEO and the use of digital instruments are contributing elements in the process of retrieval, encounter and use of informational content of academic-scientific production by users. It is concluded that ASEO and the contribution of techniques and instruments of communication and dissemination of scientific production is part of the new creation and use of content aimed at scientific production that contribute to the User Experience.
Resumo (espanhol)
Producir y comunicar la producción científica es parte del proceso de hacer ciencia. Contempla un modelo paradigmático de la forma de organizar y representar la información y el conocimiento. En este contexto, entendido como uno de los principales puntos de partida para el acceso a la información, la búsqueda web abarca también los más diversos entornos y contenidos, apoyada en herramientas de búsqueda. Existen técnicas que infieren el proceso de recuperación de contenido por máquinas y encontrarlo por parte de los usuarios, como la optimización de motores de búsqueda - SEO y la optimización de motores de búsqueda académica - ASEO. Basada en las herramientas que proporciona el método cuadripolar, esta Investigación indaga en la construcción y optimización de contenidos destinados a la producción científica para entornos informacionales digitales. Se supone que ASEO infiere el funcionamiento de los Buscadores Académicos y los resultados de búsqueda, lo que permite influir en el comportamiento y decisión de los usuarios en el proceso de elección y uso de los contenidos aportados en el resultado de búsqueda. Para ello, presenta el concepto ASEO, el proceso constructivo del concepto y las estrategias para promover la visibilidad de la producción académico-científica en el entorno web, la praxis de optimización para contenidos dirigidos a la producción académico-científica en el contexto de la CI. Como resultado, identifica las confluencias entre ASEO y Marketing Científico Digital y presenta las Heurísticas ASEO como un instrumento orientador para la elaboración de producción científica. ASEO comprende un nuevo enfoque, que va desde la etapa embrionaria de la producción científica hasta el proceso de difusión y seguimiento de lo que se produce y pone a disposición en los entornos de información digital, impulsando el supuesto teórico de que ASEO y el uso de instrumentos digitales son elementos coadyuvantes en la proceso de recuperación, encuentro y uso de contenidos informativos de la producción académico-científica por parte de los usuarios. Se concluye que ASEO y el aporte de técnicas e instrumentos de comunicación y difusión de la producción científica es parte de la nueva creación y uso de contenidos destinados a la producción científica que contribuyen a la Experiencia de Usuario.
Descrição
Idioma
Português