Um olhar sobre as big techs na educação pública: o caso Google For Education na rede de educação básica paulista

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-03-16

Autores

Lopes, Gabriel Henrique de Oliveira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A importância econômica das Tecnologias da Informação e da Comunicação, no contexto da mundialização financeira no século XXI, assinala para a formação de empresas transnacionais que passaram a dominar o mercado de pesquisa e desenvolvimento tecnocientíficos e do processo de plataformização, que operacionaliza a predição de comportamentos e novas formas de exploração do trabalho. Uma das características desses mercados é o avanço dos oligopólios tecnológicos no contexto da educação. Diante disso, o presente trabalho busca refletir sobre as influências do modelo de acumulação sob a hegemonia do capital do financeiro, expressas pelo processos de plataformização, por intermédio das plataformas Google nos processos de ensino e aprendizagem, na experiência a partir da experiência implementada na educação pública básica do Estado de São Paulo, entre 2014 e 2022. Para tanto, o trabalho tem abordagem qualitativa, dialogando com recorte teórico-metodológico materialista e dialético, e busca sintetizar a relação o local, nacional e o internacional O estudo utiliza pesquisa bibliográfica, por meio do qual se busca elencar e sintetizar a produção bibliográfica sobre os temas concernentes ao trabalho (plataformização, capitalismo e mundialização financeira) em caráter nacional e internacional por meio de busca em bases de dados (Web of Science, Scopus e Portal de Periódicos Capes) e pesquisa documental, a partir do qual se investiga as fontes documentais traduzidas em termos de cooperação, acordos tecnológicos e legislações que operam em favor da plataformização ou da inserção do Google na periferia do capital e mais especificamente no contexto escolar público no Estado de São Paulo, sob escopo da atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Novo Ensino Médio), da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo Paulista, dos decretos e legislações específicas e posterior análise. O trabalho constatou que a plataformização responde à construção de ideologia, hegemonia e um processo de formação de novos tipos de trabalhadores e os serviços em nuvem, que são operados com rendimentos negativos, constituem-se como uma estratégia importante na dinâmica do capital financeiro e do Google, baseada na datificação presente e futura acumulação concreta de capital.
This work seeks to understand the influence of capital accumulation process on the insertion of Google's platforms in public education of São Paulo, between 2014 and 2022. For this purpose, this work is defined as qualitative research, focuses on materialist and dialectical method, which seeks to synthesize the relation of local, national and international (Brazilian dependent reality on mundialization of capital). The study uses bibliographic research to condense the current bibliographic production (platformization, capitalism and financial mundialization) from national and international databases (Web of Science, Scopus and Portal de Periódicos Capes) and documental research, that investigates documents like terms of cooperation, technological agreements and legislation that operate in favor of platformization or the insertion of Google in the São Paulo’s public-school context, updated by the National Curriculum Guidelines for High School (New High School), the National Common Curriculum Base and the São Paulo State Curriculum, specific legislations. The work achieved that platformization responds to a construction of ideology, hegemony and a process of new worker training and the cloud services is operated with negative yelds, but it is an important strategy in financial capital dynamics, based on present datafication and future concrete accumulation of capital.

Descrição

Palavras-chave

Educação pública, Plataformização, Google, Big tech, Plataformas educacionais, Public school, Educational platform

Como citar

LOPES, Gabriel Henrique de Oliveira. Um olhar sobre as big techs na educação pública: o caso Google For Education na rede de educação básica paulista. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.