O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professoras

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005-04-01

Autores

Silva, Mirian Pacheco
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências

Resumo

Neste artigo, relatamos uma investigação sobre o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de Sexualidade entre professoras que trabalham com essa temática. Através da utilização do método fenomenológico foram realizadas entrevistas individuais com três professoras do Ensino Fundamental, que trabalham na rede municipal de ensino de Uberlândia. A partir da análise dessas entrevistas, foi possível apontar algumas conclusões a respeito do desenvolvimento profissional de professores e sua relação com um ensino efetivo.
This article presents the results of a survey carried out to understand the development of pedagogical content knowledge in the teaching of sexuality amongst teachers who work with this topic. Using the phenomenological approach, individual interviews were carried out with three female Elementary School teachers working in Uberlândia municipal school system, in Minas gerais State, Brazil. By analyzing these interviews, it was possible to reach some conclusions regarding teachers' professional development and its relationship with effective teaching.

Descrição

Palavras-chave

Educação Sexual, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Fenomenologia, Sexual Education, Pedagogical Content Knowledge, Phenomelogical

Como citar

Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 11, n. 1, p. 73-82, 2005.

Coleções