Show simple item record

dc.contributor.authorCunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Cláudia da [UNESP]
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T15:14:08Z
dc.date.available2014-05-20T15:14:08Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000500016
dc.identifier.citationEstudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 29, p. 799-807, 2012.
dc.identifier.issn0103-166X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29069
dc.description.abstractEste estudo objetivou verificar a correlação entre habilidades básicas de leitura (tempo, velocidade, precisão) e compreensão de leitura de 80 escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Público Municipal, divididos em oito grupos, conforme o ano escolar e a presença ou não de dificuldade de aprendizagem. Como procedimento, utilizou-se a leitura oral de textos correspondentes ao ano escolar, seguida de perguntas abertas para verificação da compreensão de leitura. em todos os grupos, houve diferença estatisticamente significante com correlação entre tempo de leitura e velocidade de leitura. No grupo VI, foi observada correlação entre palavras lidas incorretamente e velocidade de leitura, enquanto o grupo VII apresentou correlação entre palavras lidas incorretamente, velocidade de leitura e compreensão de leitura. Esses dados sugerem que a habilidade de compreensão de leitura requer capacidades cognitivas de alto nível, que vão além de habilidades básicas, sendo fundamental elaborar uma representação mental do conteúdo proposicional para obter o significado global da mensagem escrita.pt
dc.description.abstractThe aim of this study was to verify the correlation between basic reading skills (time, speed, accuracy) and reading comprehension of 80 schoolchildren from 2nd to 5th grade of the Municipal Public Education system, divided into eight groups according to grade (four groups without learning disability and four with learning disability). The procedure used was oral reading of texts related to the school grade followed by open questions to check reading comprehension. In all groups there was statistically significant correlation between reading time and speed. In Group VI, correlation was observed between words read incorrectly and reading speed. Whereas group VII presented correlation between words read incorrectly, speed and reading comprehension. These data suggested that reading comprehension skill requires high-level cognitive capacity that goes beyond basic skills, and it is fundamental for the reader to develop a mental representation of propositional content in order to obtain the overall meaning of the written message.en
dc.format.extent799-807
dc.language.isopor
dc.publisherPPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Campinas)
dc.sourceSciELO
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectCompreensão de leiturapt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectLearningen
dc.subjectReading comprehensionen
dc.subjectReadingen
dc.titleCorrelação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leiturapt
dc.title.alternativeCorrelation between basic reading skills and reading comprehensionen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia
dc.identifier.doi10.1590/S0103-166X2012000500016
dc.identifier.scieloS0103-166X2012000500016
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.fileS0103-166X2012000500016.pdf
dc.identifier.lattes9057316530389548
unesp.author.lattes9057316530389548
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record