Pós-Graduação em Educação Escolar
Browse by
Grande área | Educação |
Área do conhecimento | Educação |
Área de concentração | Educação escolar |
Linhas de pesquisa | Sexualidade, cultura e educação sexual Formação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicas Teorias pedagógicas, trabalho educativo e sociedade Estudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e cultura Política e gestão educacional |
Nota do mestrado | 4 |
Nota do doutorado | 4 |
Código CAPES | 33004030079P2 |
Data de recomendação | 05/10/1999 |
Cidade | Araraquara |
Unidade | Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR) |
Endereço permanente | http://hdl.handle.net/11449/76958 |
Página do Programa | http://www.fclar.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto-sensu/educacao-escolar/apresentacao/ |
Collections in this community
Recent Submissions
-
Financiamento da educação: desafios da governança na execução de programas educacionais no Brasil
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A educação é um direito fundamental de natureza social e um dos pilares para a formação do cidadão. O acesso à educação deve ser priorizado a fim de permitir o desenvolvimento de cada indivíduo e da sociedade como um todo. ... -
Gestão do conhecimento e gestão editorial: qualificadores da avaliação de periódicos da área de educação
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esta tese tem como cenário a internacionalização da publicação científica nacional em Educação, frente à indução de processos de avaliação que têm impacto direto nos programas de pós-graduação. Em um primeiro momento, a ... -
Alfabetização e letramento em tempos de reestruturação curricular: um trabalho articulado entre a gestão escolar e professores alfabetizadores numa escola pública municipal paulista
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho visa à discussão acerca das imbricadas relações entre alfabetização e letramento no contexto de implementação curricular impulsionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo Paulista ... -
Gênero, sexualidade e midiatização no ensino de Sociologia: podcast escolar produzido com educandas e educandos do Ensino Médio
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O dispositivo midiático atravessa todas as instituições sociais. A produção de enunciados sobre gênero e sexualidade circula incessantemente nas redes digitais, influindo na subjetividade dos sujeitos, tencionados, na ... -
A Influência da música e da dança na construção da identidade de estudantes com deficiência intelectual
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esta pesquisa fundamentada pela perspectiva da Psicologia Social e pelo estudo da teoria da identidade, e destina-se a pesquisar e investigar a influência e a importância da utilização da música e das expressões corporais ... -
Trajetória de vida: de ex-atletas a professores de Educação Física e a atuação docente nas turmas das ACDs
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A Educação Física escolar brasileira, até meados da década de 80, caracterizou-se como uma disciplina que tinha, na sua concepção de prática pedagógica, hegemonicamente, o esporte, como a principal temática desenvolvida ... -
Abordagem político-científica acerca da educação em sexualidade e a formação inicial / continuada docente: um estudo de caso no curso de Pedagogia
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Dentre os estudos e pesquisas científicas acerca da Educação em Sexualidade estão àquelas ligadas à formação docente, inicial e continuada. Algumas iniciativas para a implantação da temática em programas governamentais ... -
O trabalho do professor de educação física: análise do currículo paulista à luz da Pedagogia Histórico-Crítica
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O objetivo deste estudo foi analisar o trabalho do professor de Educação Física circunscrito nas orientações pedagógicas do currículo oficial paulista a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica, a qual tem ... -
Sistema de educação feminino no Paquistão antes e pós Regime do Talibã
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esse estudo teve como objetivo investigar o sistema educacional oferecido as mulheres do Paquistão, e verificar suas interações, distanciamentos e avanços, tendo como foco a educacao feminina. Com a chegada do sistema ... -
Alfabetização e tecnologia: uma análise na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A presente tese tem como objeto de estudos os fundamentos teóricos da relação entre a alfabetização e a tecnologia na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. O objetivo geral desta ... -
Cards literários e gamificação da literatura: discursos, modos de existência e subjetividades das Escrileituras de "Hamlet – O jogo"
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esta tese amplia as investigações desenvolvidas no Mestrado e no Grupo de pesquisa Gesteld relativas às práticas de ensino de leitura e escrita literária e a aplicabilidade dessas práticas gamificadas no jogo de cards ... -
A escola e as tecnologias digitais: aspectos políticos e ideológicos em teses de doutorado a partir da Teoria Crítica da Tecnologia
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Nosso estudo visa a investigar de que modo autores de teses de doutorado da área educacional posicionam-se política e ideologicamente perante a inserção de novas tecnologias no ambiente escolar. Para tanto, partimos de uma ... -
Adaptação curricular e trabalho colaborativo na rede estadual paulista: a perspectiva docente
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa apresenta como objetivo compreender e discutir as concepções de professores das salas regular e de recursos sobre o trabalho docente junto aos alunos público alvo da Educação Especial (PAEE), com foco ... -
Gestão escolar e teorias pedagógicas no contexto da sociedade do capital: contribuições da pedagogia histórico-crítica
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Nesta pesquisa são analisadas as relações entre os modelos de gestão da escola pública e as práticas pedagógicas influenciadas direta ou indiretamente pelos processos de reprodução da sociedade capitalista. Nessa perspectiva, ... -
Estudo sobre violência intrafamiliar contra a criança: conhecimentos e atitudes de professores da Educação Infantil
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A violência intrafamiliar se constitui em uma das formas mais perpetradas de violência contra a criança, isso significa que a maior parte da violência infligida contra este grupo acontece dentro de casa, local esse que ... -
A potencialidade formativa dos Programas Abrangentes de Formação Continuada de Professores: o caso PNAIC
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A presente tese tem como principal objetivo realizar uma análise sobre o potencial formativo dos últimos Programas oficiais de Formação em Serviço destinados aos professores da Educação Básica. Parte-se da hipótese de que ... -
Narrativas benjaminianas: discrição e engenhosidade como figuras pedagógicas possíveis
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O objeto da presente tese é a leitura da obra A hora das crianças: narrativas radiofônicas de Walter Benjamin a partir da proposição de Rolf Tiedemann de que nela, Walter Benjamin se faz um pedagogo discreto e engenhoso. ... -
Experiência de formação continuada de professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica por meio da mobilidade internacional: efeitos nas concepções pedagógicas
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esta pesquisa investigou os efeitos nas concepções pedagógicas de professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil (IFs), que participaram de ... -
A interação entre docentes, discentes, egressos e os arranjos produtivos locais no IFSP
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O presente trabalho consiste em uma análise crítica sobre a trajetória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Investiga os pressupostos teóricos subjacentes aos documentos oficiais que conduzem ... -
Instrumento computacional online em avaliação escolar
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]O presente trabalho foi desenvolvido a fim de proporcionar intervenção qualificada no processo de avaliação escolar através da utilização da plataforma de avaliação “Você Está Pronto” (Registro de Patente: BR5120150000330) ...