Dissertações - Educação Escolar - FCLAR

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  • ItemDissertação de mestrado
    A Infância e o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia (Covid-19): concepções e percepções de professores, familiares e crianças
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-05) Chicarelli, Estefânia Coelho; Argenti, Marcia Cristina; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Apesar do processo de descoberta da infância ter se iniciado a partir do século XIII de acordo com os estudos de Ariès (1981), nos dias atuais há dificuldade para a sua visibilidade, promovida pelas diversas formas de representações sobre a própria infância construídas historicamente numa perspectiva adultocêntrica, que conforme Sarmento (2007) tem sofrido um processo de ocultação, sem o reconhecimento das peculiaridades e particularidades infantis. Nas instituições escolares, em especial nos anos iniciais do ensino fundamental, essa ocultação da infância também está presente com a não valorização do brincar, que não é mediado e planejado pedagogicamente, tanto na questão curricular como nas práticas pedagógicas cotidianas nesses anos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a compreensão do lúdico no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental dentro do contexto de pandemia (Covid-19). Este estudo foi realizado em duas etapas. A primeira contou com um estudo teórico, considerando a perspectiva da teoria da Psicologia Histórico-Cultural; os estudos sociais da infância, com ênfase na área da Sociologia da Infância; e estudos recentes que trouxeram dados sobre a educação na pandemia. Já a segunda etapa foi realizada por meio de observações no contexto de uma escola pública em uma cidade no interior do estado de São Paulo, nos anos iniciais do Ensino Fundamental; de entrevistas semiestruturadas com as professoras e as famílias e rodas de conversas com as crianças. Verificamos, neste estudo, como que as atividades lúdicas eram percebidas e trabalhadas no ensino remoto, híbrido e presencial (pós isolamento), conforme as vivências de educadoras, familiares e crianças. Assim, constatamos que na teoria, apesar do brincar ser elencado pelos professores e familiares como algo relevante para o desenvolvimento da criança, na prática ele é concebido em segundo plano e entrelaçado com conteúdos relacionados à alfabetização e à matemática. Ainda nesse viés, com a pandemia, os obstáculos que já existiam nos anos iniciais, só se agravaram, como o acúmulo de tarefas docentes; a (des) configuração do processo de transição da Educação Infantil para o ensino fundamental; dificuldade de aprendizagens e a desigualdades social por falta de utensílios e possibilidades. Contudo, reconhecemos a importância do estudo como pioneiro no cenário pandêmico, que não deve ser esquecido no contexto educacional, contexto que por sua vez deve possibilitar melhores possibilidades de aprendizagens às crianças, respeitando-as, de modo que sejam ouvidas e ativas num processo de escolarização mais adequado, com atividades lúdicas realmente presentes, reconhecidas e planejadas pedagogicamente.
  • ItemDissertação de mestrado
    Relação escola-família: os desafios contemporâneos nos anos iniciais do Ensino Fundamental em tempos de pandemia (COVID-19)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-28) Araújo, Caroline de Souza; Argenti, Marcia Cristina; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Percebe-se que muito se fala sobre as tentativas da escola de trazer as famílias para o ambiente institucionalizado, devido aos benefícios que a relação escola-família oferece para o processo ensino-aprendizagem, entretanto, surgem questionamentos a respeito de como são enfrentados os dilemas encontrados nessa relação na contemporaneidade. No período de isolamento social e, consequentemente, ensino remoto emergencial devido ao enfrentamento à pandemia da Covid-19, encontramos diversas mudanças na educação e até mesmo nas relações. Percebe-se a necessidade de discutir a relação entre escola e família, principalmente porque a dinâmica dessa se altera com o ensino remoto, afinal, o que antes era defendido como sendo papel exclusivo da escola – o ensino sistematizado – passa a ser também papel da família. Essa, por sua vez, muitas vezes não possui o conhecimento necessário para fazê-lo, assim, vemos ainda mais presente a necessidade de comunicação entre escola e família para que as instruções possam ser compartilhadas e acompanhadas durante o processo de ensino e aprendizagem. Com todas essas mudanças, consideramos ser importante investigar as formas de relação escola-família em tempos de pandemia pois, como o ensino remoto se iniciou como uma medida emergencial, porém perdurou por cerca de dois anos, é necessário que seja dada a devida atenção à forma que o ensino ocorreu porque esse não só influenciou no que as crianças aprenderam durante esse período, mas também em sua educação para os anos seguintes. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo investigar as práticas educativas dos profissionais e das famílias de alunos do quinto ano do Ensino Fundamental perante as dificuldades encontradas no processo de consolidação da relação escola-família. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizou-se um estudo qualitativo por meio de estudos de teóricos que versam sobre a relação escola-família, e de pesquisas a respeito da educação nos anos anteriores à pandemia e também nos anos de 2020 e 2021, anos em que a pandemia mudou bruscamente as formas de ensino no Brasil. Também foi realizada uma parte empírica, com coleta de dados. Para tanto, as técnicas utilizadas foram a observação das aulas híbridas e presenciais, com anotações em diário de campo, entrevistas semiestruturadas com as professoras, entrevistas semiestruturadas com as famílias e conversas com as crianças. As entrevistas foram aplicadas de forma presencial, seguindo o protocolo de segurança vigente no período. Com isso, o que se visou foi presenciar as práticas de ambas as instituições frente aos dilemas educacionais. Essa pesquisa aspirou, portanto, refletir sobre as formas de relações entre as famílias e a escola em tempos de pandemia, e contribuir com a educação no sentido de mostrar a necessidade de se pensar constantemente nesta relação, atentando-se às maneiras pelas quais se busca relacionar e interagir com as famílias considerando o período vivido, respeitando diversidades, conhecimentos e cultura.
  • ItemDissertação de mestrado
    Os desafios da gestão democrática na Educação Básica da rede estadual paulista: um estudo de caso sobre a região de Taquaritinga - SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-17) Silva, Mateus Sebastião da; Ribeiro, Ricardo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Transformações intensas ocorreram no final do século XX e no princípio do século XXI, com a aceleração do processo de globalização econômica e cultural, a adoção de políticas neoliberais e as alterações nos sistemas produtivos promoveram rupturas de paradigmas, trouxeram incertezas e aceleraram transições nos mais diversificados âmbitos da sociedade. O campo educacional, inserido neste contexto de transformações, não está imune a todos estes processos. Neste cenário, ganha espaço a possibilidade da implantação da gestão democrática nas unidades escolares. Presente em diversos princípios, artigos e incisos da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nas metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual da Educação de São Paulo, a gestão democrática possui alguns conceitos essenciais para a sua implementação plena na educação básica pública nacional, como a autonomia, a participação e o controle social. O caminho para que a gestão democrática se efetive ainda é meandroso e desafiador, repleto de inflexões no curso de sua história, necessitando avançar por meio de ações de fortalecimento dos colegiados, de participação da comunidade escolar, na tomada de decisão e na superação de diversos obstáculos que ainda assombram as escolas. Apesar de alguns avanços identificados na rede estadual paulista, os desafios ainda são imensos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Qualis Periódicos: de avaliador da produção docente a indutor de práticas editoriais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-20) Sene, Laís Zaccaro; Bizelli, José Luís [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Qualis periódico é importante medidor da produção docente no Sistema de Avaliação da Pós-Graduação brasileira, já que o que se mede é o prestígio da revista científica onde os professores/autores publicam. No entanto, a investigação realizada demonstra que, ao exigir regras e procedimentos para os veículos de comunicação acadêmica, o medidor orienta ações dos editores na busca pela qualidade de suas revistas. No decorrer dos últimos nove anos, o sistema avaliativo – sob a responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior – foi passando por diversas transformações, incluindo mudanças de critérios qualitativos. Nesse sentido, a presente pesquisa objetivou em investigar o Qualis Periódicos como medidor da produção docente no Sistema de Avaliação da Pós-Graduação em Educação no Brasil, induzindo a melhoria das revistas científicas classificadas pela CAPES. Sob este aspecto, a investigação abriu duas frentes de análise: a primeira voltada à recuperação histórica do instrumento Qualis Periódicos, dentro da Área de Educação, utilizando-se para tal os documentos oficiais produzidos e a bibliografia pertinente ao tema; a segunda frente de análise se direcionou para entrevistas com dirigentes de revistas científicas brasileiras, estruturadas a partir de três categorias: o papel do Editor; a dinâmica das Práticas Editoriais; e o papel do Qualis Periódicos. Como resultado, foi possível: indicar melhorias no processo editorial através de estratégias utilizadas pelos editores, a partir das diretrizes contidas no Qualis. Foi possível verificar o fortalecimento da organização entre os editores, com: reestruturação de suas representações; maior comunicação, via correio eletrônico; produção e maior envolvimento em debates nacionais sobre a questão da avaliação; estruturação de pesquisas e análises; utilização das redes sociais; realizações de cursos de formação profissional, ações estas que visaram aumentar a visibilidade dos periódicos científicos nacionais e aprofundar os temas da avaliação e da editoração científica.
  • ItemDissertação de mestrado
    Corpografia de affetos: corpo, poder e relações sociais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-08) Piagge, Ana Cláudia Magnani Delle; Nogueira, Claudete de Sousa; Souza, Tatiane Pereira de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Corpografia de afetos: corpo, poder e relações sociais é um trabalho de dissertação que busca o diálogo com a formação docente tendo como ponto de partida a escuta afetuosa-aprendente, desenvolvida em meio a complexidade das relações sociais escolares. A partir da indagação-nascente: Quem educa o educador para lidar com essa escola viva, que está situada na dinâmica da própria vida, no convívio com a vida que acontece? Quem o prepara para escutar mais, aprendendo com a criança? buscamos desenvolver um percurso que tem por objetivo a retomada da formação docente humanizada, centrada em estudos que visam a construção de novos olhares e novas posturas em relação as questões étnico-raciais, de gênero, de sexualidade, de classe, manifestadas no contexto educacional. Está afirmada por uma escolha política identificada com as diversidades e fundamentada nas categorias: Corpografia dos Afetos/ Corporeidades; Relações sociais e de Poder; Violências e violência escolar; Experiências; Percepções e Memórias; Linguagens, tendo como referências teóricas o pensamento de Kabengele Munanga, Franz Fanon, Paulo Freire, Michel Foucault, Achille Mbembe, Albert Memmi, Homi Bhabha, Jorge Larrosa Bondía, Suely Rolnik, Judith Butler, bell hooks, Jota Mombaça e Airton Krenak. Para investigar esse processo, a etnografia foi utilizada como referência (inserção no contexto educativo, registros em cadernos de campo, consulta aos cadernos de ocorrências e observação em atividades diversas como rodas de conversas, acompanhamento de aulas, aplicação de oficinas artísticas e atividades com desenhos). As observações e escutas se depararam com violências diversas, efeito dos preconceitos, das discriminações e das resistências resultantes da naturalização do machismo, do racismo, do sexismo, da homofobia, entre outras, presentes no cotidiano social. Ainda assim, os resultados revelam que as mudanças são possíveis e que podemos defender a formação das/dos professoras/es através de uma nova ética, que seja insatisfeita e desconfiada. A pesquisa indica rupturas e continuidades que vão possibilitando a produção de novos saberes, novos comportamentos e ações.
  • ItemDissertação de mestrado
    A avaliação formativa no processo de aprendizagem da 5ª etapa da educação infantil: um estudo de caso
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-19) Dolci, Mário Henrique Dolci; Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A dissertação apresenta dados de estudo de caso que objetiva analisar a avaliação formativa em duas quintas etapas da Educação Infantil de um Centro de Educação e Recreação (CER) na cidade de Araraquara, interior do Estado de São Paulo. Analisa-se o processo avaliativo atrelado à coordenação pedagógica, à supervisão de ensino e às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), a partir do resultado das práticas de sala de aula. O presente trabalho focaliza a avaliação, na perspectiva formativa, considerando aspectos da história da educação infantil em âmbito nacional, mas, sobretudo, em âmbito municipal. O ato avaliativo foi analisado por meio de uma pesquisa qualitativa, cujos participantes foram professores, agentes educacionais e pais dos alunos. Os materiais analisados foram as observações, os registros do aplicativo WhatsApp e as atividades desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano de 2021. Na análise dos dados, as produções, de caráter formativo, foram analisadas em diferentes abordagens: a avaliação formativa na comemoração do aniversário de Araraquara, nas sequências didáticas, nas aulas de Recreação, nas aulas de Educação Física e nos momentos de atividades inclusivas. Os resultados apontam que o processo avaliativo é necessário no âmbito escolar. Dessa forma, torna-se imprescindível a reflexão sobre o conceito de avaliação concebido e aplicado pelos educadores. O ato de avaliar deve ser planejado para potencializar o desenvolvimento integral do aprendiz e não ser um entrave para a aprendizagem. O ato de avaliar, na perspectiva formativa, é visto como processual e constante que redimensiona as práticas pedagógicas e deveria ser discutido entre os educadores. Também é importante considerar que o tempo e o processo de aprendizagem de cada aluno devem ser respeitados para compreender o estudante como singular e dotado de especificidade. Outra discussão importante é considerar a necessidade de se investir na formação continuada dos professores para que os professores pesquisem e reflitam sobre a avaliação na escola. As considerações finais versam sobre a necessidade de entender a avaliação como parte do processo e que redirecionar o caminho da aprendizagem é fulcral para o professor que concebe a avaliação como construção do saber.
  • ItemDissertação de mestrado
    Adolescentes e internet: percepções, interesses e medos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-31) Matos, Ana Luiza Aparecida de; Prioste, Claudia Dias [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As pesquisas sobre o uso da internet por adolescentes aumentaram nos últimos anos e alguns dos aspectos relevantes têm sido as manifestações de agressividade, preconceitos e discriminações. Diante dos possíveis riscos e sofrimentos vivenciados por adolescentes nos ambientes virtuais, surge a necessidade de aprofundar as investigações sobre tais manifestações. Deste modo, os objetivos desta pesquisa foram analisar, discutir e descrever algumas percepções de adolescentes sobre os usos na internet, identificando seus interesses, bem como os ambientes considerados tóxicos, além dos preconceitos e medos nos ambientes virtuais. Para a coleta dos dados, utilizamos um questionário on-line, com questões abertas e fechadas, através do Google Forms, aplicado em uma amostragem de 89 alunos de 6º a 9º anos de uma escola particular no estado de São Paulo. A metodologia utilizada foi um estudo exploratório, de caráter descritivo, contando com dados quanti e qualitativos. Após descrição e análise dos dados, os resultados indicaram que os jogos estão entre os temas de maior interesse dos adolescentes na internet, seguidos de conteúdos de humor e música. Os dados evidenciam que os adolescentes percebem as redes sociais como sendo os ambientes mais tóxicos na internet e que, nela, já vivenciaram ou presenciaram algum tipo de preconceito ou hostilidade. Logo, seus maiores medos em relação à internet estão vinculados ao temor de serem expostos e de sofrer algum tipo de preconceito.
  • ItemTese de doutorado
    Análise da influência da formação docente sobre o desempenho da educação básica segundo dados do ENEM
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-04) Bermejo, Lucas Justiniano; Lemes, Sebastião de Souza; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Avaliar continuamente é imprescindível para manter a estrutura educacional, sendo assim, a ausência desta pode levar ao desequilíbrio entre o ensino e a aprendizagem. A reflexão sobre a avaliação tem um caráter muito importante, visto que envolve vários fatores, escolas, familiares, dirigentes de ensino, pessoal técnico e administrativo, docentes e discentes. No presente projeto, almejamos detectar por meio da avaliação docente, discente, análise de políticas educacionais, e levantamentos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP sobre os resultados das avaliações nacionais Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM para analisar a possibilidade da existência da relação entre a titulação e a sua eficácia docente no exercício profissional. O estudo foi realizado em escolas do ensino básico no interior do Estado de São Paulo. Os resultados deste apontaram uma média geral e de todas as áreas analisadas, maiores que a média nacional, o que sugere um desempenho significativo. Considera-se que, os resultados tragam maior clareza a respeito do dilema sobre a influência do professor com título de pós-graduação, sobre o desempenho discente.
  • ItemDissertação de mestrado
    Trabalho colaborativo na área da Educação e Saúde em municípios do interior do estado de São Paulo: análise dos Planos Municipais de Educação (PME)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-21) Freitas, Lívia Helena de; Giroto, Claudia Regina Mosca; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Educação Especial se constituem e como se relacionam com as demais áreas envolvidas na atuação com o PAEE assume especial relevância, particularmente no que diz respeito à parceria com os serviços de saúde. Sob esta perspectiva, compreendemos que tal parceria pode se constituir de maneira colaborativa, o que vem sugerir que a interlocução entre as áreas da saúde e da educação pode configurar-se como suporte, a partir do maior envolvimento dos profissionais de saúde em tal suporte, assim como dos professores especialistas em tal colaboração, de maneira que o trabalho em conjunto entre esses profissionais, na condição de suporte, propicie um atendimento mais completo a este alunado. Sob essa hipótese, surgem os seguintes problemas de pesquisa: a interface entre saúde e educação, do ponto de vista da atuação colaborativa, tem sido compreendida e operacionalizada como meta política, no que diz respeito ao PAEE no plano municipal de educação (PME)? Em caso afirmativo, como esta interface tem sido constituída na condição de suporte a este alunado no PME? Frente a tal hipótese e questionamentos, este estudo tem como objetivo analisar de que modo a interface entre saúde e educação, no que diz respeito ao PAEE, figura nos planos municipais de educação dos 14 municípios da área de abrangência de uma Diretoria de Ensino sediada num município de médio porte do interior paulista, disponibilizados no formato de domínio público nos sites de suas prefeituras. A metodologia de análise caracterizou-se como descritivo-interpretativa e se deu a partir de três eixos temáticos: 1) “Características educacionais em conformidade com o PME dos municípios”, que compreendeu as características gerais da organização e categorização dos serviços educacionais disponíveis em cada município; 2) “Descrição das características educacionais voltadas à Educação Especial de acordo com o PME de cada município” e 3) “Características sobre intersetorialidade saúde e educação na perspectiva do trabalho colaborativo”, que reuniu os dados referentes à relação saúde educação voltada ao PAEE. Os resultados indicaram, quanto ao eixo um que após a análise da microrregião de Marília, nas cidades com maior população estimada há uma quantidade maior de escolas e serviços educacionais, já as cidades com menor população contam com pouquíssimas escolas e às vezes nenhum serviço adicional além da obrigatoriedade. Em relação ao eixo dois, observamos que em 9 municípios de um total de 14 há salas de recursos multifuncionais, seguindo assim as normativas brasileiras. No que diz respeito ao eixo três, foi possível verificar que as ações conjuntas de profissionais das áreas da saúde e educação, são fundamentais para apoiar o trabalho das escolas e o desenvolvimento integral do aluno PAEE. Tais resultados permitiram concluir que o quanto maior o vínculo entre as áreas da saúde e educação, com uma equipe multidisciplinar de forma colaborativa, será o sucesso para que o PAEE tenha um pleno desenvolvimento.
  • ItemDissertação de mestrado
    Territórios vulneráveis: os problemas de convivência na escola e a rede de proteção
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-31) Lahr, Talita Bueno Salati; Tognetta, Luciene Regina Paulino [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os problemas de convivência no cotidiano das escolas geram angústias e dúvidas entre educadores e gestores sobre formas eficazes de encaminhamentos e soluções. Em contextos de maior vulnerabilidade, problemas de ordem social, tráfico de drogas, violência doméstica, ausência e negligência dos pais dificultam o trabalho da escola com a comunidade e exigem uma atuação conjunta com a rede de proteção. Contudo, a relação entre a instituição escolar e os demais serviços da rede de proteção é frágil e permeada por desconhecimento das funções e responsabilidades de cada ator que a compõe. Esta pesquisa foi realizada com gestores, professores e demais atores da rede de proteção de municípios paulistas escolhidos por conveniência e teve por objetivo investigar a percepção dos diferentes atores da rede de proteção, sejam eles da escola ou de fora dela, acerca dos próprios conhecimentos sobre os encaminhamentos aos problemas de convivência e os papéis dos diferentes serviços que atendem crianças e adolescentes. A investigação foi composta por dois estudos: o primeiro constatou a percepção desses profissionais sobre os encaminhamentos (sanções) realizados pela escola aos conflitos e ciberagressões, comparando o perfil dos participantes e o tipo de gestão da escola (municipal ou estadual), e o segundo avaliou o conhecimento dos mesmos sobre os papéis dos atores da rede de proteção e os possíveis encaminhamentos a esses atores quanto aos problemas de convivência, situações de violência doméstica, negligência e autolesão. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter descritivo interpretativo, cuja análise se deu de forma quanti e qualitativa. O instrumento de pesquisa quantitativa utilizado foi um questionário com perguntas fechadas, adaptado do Instrumento de Avaliação das Relações Interpessoais construído pelo GEPEM. Para a análise qualitativa foi organizada uma entrevista em grupo com posterior Análise Fundamentada nos Dados. Os resultados indicaram diferentes percepções entre os atores da rede de proteção sobre os encaminhamentos realizados pela escola aos problemas de convivência com ações mais punitivas por parte dos profissionais da instituição escolar. Além disso, evidenciaram o desconhecimento sobre os diferentes papéis dos serviços e órgãos que compõem a rede de proteção, principalmente para os encaminhamentos realizados ao Conselho Tutelar e para a identificação e escuta às situações de violência doméstica dentro da escola. A pesquisa aponta a importância da formação continuada com as equipes e a necessidade de maior articulação na rede de proteção para atendimento efetivo e garantia de direitos de crianças e adolescentes.
  • ItemDissertação de mestrado
    A relação entre bullying, empatia e pró-socialidade de estudantes pertencentes à escolas públicas da rede estadual de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-22) Boni, Larissa Di Genova [UNESP]; Tognetta, Luciene Regina Paulino [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Bullying é um tipo de violência característico da relação entre pares. Não é o único problema de convivência enfrentado por crianças e adolescentes nas escolas brasileiras e do mundo todo, mas é um dos mais cruéis. Buscar a compreensão deste fenômeno e as relações existentes entre o envolvimento em situações de intimidação, empatia e pró-socialidade é o principal objetivo desta investigação. Trata-se de uma pesquisa exploratória que tem como objetivos específicos: 1) Verificar como as crianças se identificam com personagens envolvidos em situações hipotéticas de intimidação sistemática entre pares; 2) Verificar se há relação entre a identificação com personagens envolvidos em situações hipotéticas de bullying e os níveis de empatia; 3) Verificar se há relação entre a identificação com personagens envolvidos em situações hipotéticas de bullying e as condutas pró-sociais. Participaram da pesquisa, 1041 estudantes dos anos iniciais (4º e 5º anos), ambos pertencentes à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Tal escolha intencional realizou-se em função da atual investigação constituir-se parte de um Projeto financiado pela Fundação Itaú Social e pela Fundação Carlos Chagas, por meio do Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental – Adolescências, qualidade e equidade na escola pública. Para o levantamento das informações foi utilizado um questionário no formato on-line, através da plataforma Google Forms. O instrumento de investigação (um questionário com perguntas fechadas) foi adaptado e construído por pesquisadores do GEPEM, a partir de três indicadores: 1) Participação em situações de bullying: apresentam-se narrativas hipotéticas que possibilitem a identificação dos respondentes com os personagens envolvidos em situações de bullying – como autores, alvos ou espectadores de bullying; 2) Sentimento de empatia: os participantes escolhem, em uma escala líkert, o sentimento de empatia experimentado; 3) Comportamentos pró-sociais: situações que apresentam comportamentos de ajuda entre colegas. A metodologia utilizada é um estudo de campo de caráter exploratório descritivo com abordagens quantitativas.
  • ItemDissertação de mestrado
    A centralidade da percepção na primeira infância e seu desenvolvimento por meio do ensino: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-01) Soares, Lorrana Morelli [UNESP]; Barbosa, Eliza Maria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A despeito das importantes contribuições teóricas produzidas pelas diversas ciências, em particular pela psicologia histórico-cultural e pela pedagogia histórico-crítica quanto ao papel determinante do ensino para o desenvolvimento infantil em suas máximas possibilidades, constatamos no cenário atual das creches no Brasil a persistência de alguns traços da concepção assistencialista e de práticas pedagógicas assistemáticas que deram origem a essas instituições. Por nosso intento e cientes de que o desenvolvimento psíquico acontece desde a mais tenra idade e não se dá naturalmente, mas por meio de um processo educativo que promove a apropriação da humanidade encarnada nas objetivações circundantes, neste trabalho analisamos os pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica que podem subsidiar práticas educativas comprometidas com um ensino desenvolvente nessa modalidade de ensino das creches. Para tanto, adotando como método o materialismo histórico-dialético, realizamos uma pesquisa teórico conceitual na qual tivemos por objeto as contribuições teóricas da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica sobre a percepção e as possibilidades de seu desenvolvimento por meio do ensino escolar, objetivando extrair daqueles pressupostos diretrizes teórico-práticas para o planejamento e a organização de ensino, particularmente os que podem contribuir para o aperfeiçoamento da acuidade perceptiva em crianças de 1 a 3 anos. Buscando cumprir a trajetória de pesquisa descrita acima, dividimos esta dissertação em cinco seções. Na introdução apresentamos nossa trajetória profissional e acadêmica dando ao leitor a compreensão de como chegamos ao nosso objeto, bem como apresentamos o método e o delineamento da pesquisa. No primeiro capítulo discutimos o processo histórico de criação e desenvolvimento das instituições que deram origem às creches e à persistência do caráter assistencialista, indicando a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural como instrumentos para a superação daquele caráter. Em seguida, no capítulo dois apresentamos os pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural sobre o desenvolvimento do psiquismo na primeira infância com destaque para a função da percepção enquanto função predominante nas crianças pequenas e extraímos desses pressupostos sínteses que se convertem em diretrizes teórico-práticas que podem orientar os professores na organização de um ensino desenvolvente na primeira infância. No terceiro capítulo, suportadas nessas diretrizes teórico-práticas apresentamos alguns conteúdos escolares e a forma de organizar as atividades das crianças que melhor podem contribuir para o desenvolvimento da acuidade perceptiva. Por fim, tecemos nossas considerações finais, concluindo que os estudos sobre o desenvolvimento psíquico se configuram para a psicologia histórico-cultural como conteúdo operacional e devem estar sob o domínio dos professores de creche, subsidiando suas práticas. Reafirmamos os pressupostos da pedagogia histórico-crítica como balizadores da promoção de uma educação infantil que rompa definitivamente com os modelos e práticas, de modo a se tornar um ensino que promova a humanização das crianças, possibilitando-lhes a compreensão da realidade e das possibilidades de nela intervir, corroborando, assim, a revolução social e a superação do modo de organização da sociedade atual.
  • ItemDissertação de mestrado
    Concepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval Saviani
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-15) Teixeira, Jober Chacon; Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas pedagógicas de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino e as propostas pedagógicas de Paulo Freire e Dermeval Saviani, por meio da apreciação das propostas de tais concepções. Além disso, pretende identificar aspectos basilares e evidenciar a finalidade da educação apontada por tais concepções pedagógicas. Com o intento de atingir os objetivos propostos, o trabalho foi elaborado em formato de ensaio. O material utilizado é composto por trabalhos de autores de ambos os períodos analisados, em publicações periódicas, artigos científicos, e livros ligados à temática. Os pontos relevantes de cada obra foram organizados e suas citações sistematizadas, analisadas e categorizadas. Os resultados obtidos demostram que, outrora, a educação era o meio utilizado para se chegar à sabedoria. Demonstram ainda que, na atualidade, há na educação uma grande preocupação formal e uma substituição dos conteúdos, ao ponto de sua finalidade residir agora no aprendizado da vida em sociedade e na preparação para o mercado de trabalho. Tais resultados podem levar a um novo interesse nos conteúdos e na finalidade proposta pelas concepções pedagógicas de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino e, consequentemente, a uma valorização real da educação.
  • ItemDissertação de mestrado
    O coordenador pedagógico na implementação e consolidação de uma política curricular no Ensino Fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-25) Santos, Ana Carolina Franco dos; Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação tem como objetivo principal investigar a atuação do Coordenador Pedagógico na implementação e consolidação do currículo na rede municipal de ensino da prefeitura de Bauru. O trabalho também tem a finalidade de traçar as dificuldades encontradas pelos coordenadores pedagógicos na formação continuada acerca do currículo, assim como analisar se os coordenadores pedagógicos sentem-se seguros em relação a linha teórica que norteia o currículo e que tem como base a Psicologia Histórico Cultural e A Pedagogia Histórico Crítica. A análise da coordenação pedagógica justifica-se pela importância deste profissional para a formação continuada do professor e para a efetivação da proposta curricular que deve efetivar-se no âmbito do Projeto Político pedagógico (PPP) das escolas. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, de abordagem empírica e os dados foram obtidos junto aos Coordenadores Pedagógicos por meio do instrumento questionário, enviado via Google forms, com questões fechadas e abertas. Os dados obtidos foram analisados via Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2010), e evidenciam que são inúmeros os desafios para o desenvolvimento da função de coordenador diariamente, entre elas superar os entraves burocráticos e estabelecer via gestão democrática uma relação de diálogo que permita um real avanço no pedagógico escolar.
  • ItemDissertação de mestrado
    As interfaces da formação continuada nas escolas de educação integral de Araraquara-SP: o trabalho do coordenador pedagógico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2002-02-21) Silva, Alice Rezende da; Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A formação continuada de professores como principal tarefa do coordenador pedagógico é parte do escopo de muitas pesquisas e ocupa desde o final do século XX lugar destaque nas discussões relativas às políticas educacionais. Apesar da importância da temática nesses espaços de discussão, ainda há grandes dificuldades para implementar políticas de formação continuada no espaço escolar, em especial, nos momentos de Horário de Trabalho Pedagógico. Buscando contribuir para as discussões sobre o coordenador pedagógico como importante articulador da formação continuada no espaço escolar, esta pesquisa apresenta como objetivo central: Analisar a formação continuada em serviço oferecida aos professores, nos momentos de HTPC e HTPI, na Educação Integral do município de Araraquara. Em face desta proposição, buscamos elementos teóricos e legais para compreensão deste trabalho, tanto por meio da revisão bibliográfica, como da análise documental. O percurso metodológico incluiu também uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa realizada com nove CP da EI e com dois integrantes da equipe diretiva da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara (SME), os quais participaram de entrevista semiestruturada. Após o levantamento e a análise dos dados, concluímos, que a SME de Araraquara não possui ainda um plano de formação inicial destinado aos CP ; a formação continuada oferecida não é exclusiva à função de CPs da EI, o que resulta na falta de continuidade e frequência na oferta das ações formativas; apresenta algumas fragilidades na execução, no monitoramento e na avaliação do trabalho de formação continuada de professores desenvolvido pelos CPs durante o momento de HTPC. Há também um consenso entre os participantes sobre a necessidade de haver um investimento por parte da SME na formação continuada de CPs e professores vinculados à EI, a qual tem especificidades em sua organização pedagógica. Acrescemos aos dados destaque dado pelos CPs às condições de trabalho e ao excesso de atribuições que interferem na realização adequada do trabalho, especialmente na organização e planejamento do HTPC e no acompanhamento do trabalho pedagógico realizado pelo professor.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ensino de literatura e pedagogia histórico-crítica: em busca do confronto com a prática na escola pública
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-21) Nardy, João Pedro; Teixeira, Lucas André [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação pretende contribuir para o movimento de apropriação e objetivação dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica, especificamente quando incorporadas ao ensino de literatura, no âmbito das aulas de língua portuguesa do Ensino Fundamental. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica que permitiu conhecer as múltiplas determinações que enredam o trabalho educativo e a atividade literária, por um lado; seguida por análise de um material empírico constituído de um projeto escolar de ensino de literatura latino-americana, desenvolvido em escola estadual da periferia urbana de Araraquara – SP. O objetivo inicial era elaborar uma proposta didática não-procedimental, na qual se expusesse o movimento de incorporação dos preceitos da Pedagogia Histórico-crítica, tendo o projeto escolar como exemplo. Isto é, tratava-se de uma análise da prática docente do próprio pesquisador. Com o amadurecimento da pesquisa, optou-se por configurar a dissertação como pesquisa teórica e histórica, tendo um objeto teórico que confrontaria e saturaria a narração do objeto empírico, iluminando problematizações, escolhas e contradições que cercaram seu desenvolvimento prático, mantendo a análise sobre a própria prática. A hipótese que se apresentou foi de que os preceitos teóricos da Pedagogia Histórico-crítica possibilitam que o ensino de literatura aja intencionalmente contra o fenômeno da alienação existente na sociedade capitalista, pelo teor inerentemente humanizador da natureza da atividade literária, especialmente daquela que se produz a partir do método de composição realista. Concluiu-se que as obras dessa seara – também chamadas clássicas – permitem ampliar a concepção de mundo dos educandos conforme permite, por meio de uma eficácia estética, conhecer e viver a realidade em suas múltiplas determinações, bem como oportunizam a apropriação de uma linguagem complexa, capaz de traduzir a constante reprodução social da vida humana.
  • ItemDissertação de mestrado
    O Pibid Letras Unesp/Araraquara na formação de professores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-04) Martins, Flávia Maria de Aquino; Gileno, Rosângela Sanches da Silveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Inúmeros estudos dedicam-se a apontamentos acerca da importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), programa criado em 2007 com iniciativa do Governo Federal para incentivar e colaborar na formação de professores da educação básica das diferentes áreas do conhecimento. Na presente dissertação interessa-nos focar na importância do PIBID para a formação de professores de línguas no subprojeto PIBID Letras Unesp/Araraquara, dada a escassa literatura sobre este projeto de ensino que passou por vários editais consecutivos. Nosso objetivo geral é tentar compreender de maneira sistemática, pelos dizeres dos participantes desta pesquisa, o papel do PIBID Letras Unesp/Araraquara no processo de formação docente e se tal programa pôde ou pode contribuir para uma constituição mais sólida e positiva na fase inicial e nas fases posteriores da carreira docente. Para compreender e sistematizar essas reflexões, foram escolhidas como base teórica, principalmente, as ideias presentes na obra “ O ciclo de vida profissional dos professores” de Michael Huberman (2000) e nas ideias de Tardif (2014) compreender como as ações do PIBID na dimensão empírica, ressaltam os saberes docentes. A coleta e análise dos dados foram realizadas com base nas entrevistas com os estagiários e com os professores supervisores do projeto na escola-parceira. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa e o período, referente ao recorte do estudo, foi de 2014 a 2021. Os resultados atingidos apontam para a constatação de que o PIBID Letras Unesp/Araraquara reforça as experiências positivas na fase inicial da docência (estágio de descobertas), tornando mais forte e presente o estágio de descoberta, ou seja, no momento da carreira dos professores que estão ingressando na carreira. Os dizeres dos participantes demonstram que o PIBID, enquanto um programa de incentivo à licenciatura, vem cumprindo seu papel, pois proporciona diversas experiências que envolvem os participantes e oferece o suporte necessário, com as reuniões e discussões sobre as dificuldades e descobertas, favorecendo diversos saberes docentes: teóricos e práticos.
  • ItemDissertação de mestrado
    A atuação do coordenador pedagógico na formação docente voltada à Educação Especial em escola profissional técnica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-17) Silva, Vanessa Messias da; Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O coordenador pedagógico tem um papel fundamental na escola e, especialmente, no que se refere à formação docente continuada, desenvolvendo projetos em conformidade com o projeto político pedagógico que visam ampliar o espaço de estudo, reflexão e discussão conjunta sobre a prática docente. Nesse sentido, os novos desafios e demandas vividos pelas escolas devem ser considerados na elaboração de propostas formativas. Neste caso, a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, como realidade vivida pelas escolas, deve ser objeto de formação docente, visando o desenvolvimento de novas práticas. Considerando tal contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal discutir a atuação do coordenador pedagógico na formação docente continuada relacionada à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva em uma escola de ensino Profissional Técnico pertencente ao Centro Paulo Souza, no interior do estado de São Paulo. A formação docente apresenta muitas lacunas quando o tema é Educação Especial e Educação Inclusiva e isso se agrava ainda mais por ser um tema complexo numa modalidade específica de ensino, na qual a preocupação volta-se, normalmente, à formação técnica e à preparação para o mercado de trabalho. Desta forma, procurou-se problematizar a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no Centro Paula Souza; identificar práticas utilizadas pelos coordenadores pedagógicos nas ações de formação continuada de docentes voltadas à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e analisar a realidade e os desafios enfrentados em uma escola de ensino Profissional Técnico acerca da formação continuada em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, do tipo estudo de caso, que utilizou como instrumentos de coleta de dados o levantamento bibliográfico e documental, envolvendo os descritores formação docente, coordenação pedagógica, Educação Especial e Inclusiva no Ensino Profissional Técnico, e a coleta de dados empíricos por meio do uso de entrevista semiestruturada. A entrevista foi realizada com uma coordenadora pedagógica e os dados do estudo de caso, foram organizados a partir da Análise de Conteúdo. Os dados foram organizados em eixos: a formação do coordenador pedagógico em relação à Educação Especial no Centro Paula Souza; o processo de formação continuada no que compete à Educação Especial promovida aos professores pelo coordenador pedagógico; o compartilhamento de práticas de formação promovidas pelo coordenador pedagógico; as possibilidades e impossibilidades do coordenador pedagógico em promover a formação continuada em relação à Educação Especial aos professores de uma escola de ensino Profissional Técnico. Como resultados principais identificamos que a temática, apesar de sua latente importância ainda é pouco explorada nos processos formativos, uma vez que: há frágil formação específica sobre o tema destinado ao coordenador; há dificuldades para desenvolver ações efetivas de formação aos professores num contexto marcado pela itinerância, pela contratação temporária e pela ausência de horário específico para reuniões sistemáticas; houve avanços do ponto de vista legal acerca da Educação Especial e Inclusiva, assim como da Educação Profissional Técnica, entretanto, ações institucionalizadas ainda precisam ocorrer no sentido de ampliar os espaços de formação a todos os docentes.
  • ItemDissertação de mestrado
    Tecnologias digitais nas práticas educativas durante a Pandemia de Covid 19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-04) Facco, Claudia Patricia Costa [UNESP]; Bizelli, José Luis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O início do ano 2020 pode ser considerado um ano atípico, especialmente para a Educação, pois diante da expansão do vírus Sars CoV 2 , conhecido como Covid 19, a nível mundial, restrições foram adotadas como forma de detenção do vírus por diversos países. Restrições sanitárias e mudanças de hábitos foram instauradas, famílias perderram seus entes queridos, pessoas tornaram-se mais sensíveis e solidárias, algumas empresas fizeram dinheiro, outras perderam e nesse contexto, o uso as tecnologias digitais tornaram-se mais evidentes e colaborou de maneira efetiva para aproximar as pessoas através da Internet. Essa situação colaborou efetivamente para a escolha do tema do presente trabalho. Durante esse período de lockdown, especificamente de março a dezembro de 2020, as tecnologias digitais se destacaram no processo educacional em que professores e alunos tiveram que migrar do ensino presencial para o ensino remoto emergencial, o que evidenciou a necessidade da oferta de cursos de capacitação profissional que atendesse às necessidades do professor para lidar com as tecnologias digitais. Desta forma, o objetivo da presente pesquisa é compreender o impacto da pandemia gerada pelo vírus Sars CoV-2 na prática educativa docente e analisar os procedimentos adotados para dar continuidade ao ensino; especificamente, pretendeu-se averiguar como os professores desenvolveram suas atividades no período de pandemia, detectar se houve a utilização das tecnologias digitais e investigar se os docentes possuíam capacitação para adotá-la em sua rotina de ensino. Optou-se por uma pesquisa de base qualitativa baseada na análise de dados, em quese adotou a aplicação de um questionário com catorze questões de múltipla escolha, elaboradona plataforma do Google Forms e viabilizado pelo Whats App ao público-alvo, professores do último ciclo do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de um município do interior paulista. Durante o processo da pesquisa, a pandemia do coronavírus evidenciou que há muito a ser feito em âmbito pedagógico no que se refere a um ensino inovador e colaborativo com o uso das tecnologias digitais, porém pode-se destacar a necessidade de a gestão municipal ofertar cursos de capacitação à classe docente e disponibilizar adequada infraestrutura tecnológica nas instituições escolares. Destaca-se também que o presente trabalho permitiu verificar que o celular foi a ferramenta mais utilizada durante o ensino remoto emergencial para viabilizar a comunicação e acesso do aluno ao conteúdo e que os professores pretendem continuar utilizando os recursos tecnológicos digitais ao retornarem ao ensino presencial. Apesar da aceitação das ferramentas digitais na educação e do seu destaque durante o período de pandemia do coronavírus atenta se que sua utilização não significa a efetivação da aprendizagem, mas uma maneira de permitir ao professor um recurso a mais para tornar suas aulas mais dinâmicas, colaborativas e inovadoras.
  • ItemDissertação de mestrado
    Projeto de vida: em busca de modos de existência para a ética e a diversidade na educação escolar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-04) Macedo, Isabel de Lourdes; Momesso, Maria Regina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho analisa discursivamente as possíveis contribuições do componente curricular Projeto de Vida, em especial no Programa de Ensino Integral (PEI) considerando em que medida as culturas diversas, a sexualidade e a educação para o cuidado de si são contempladas na escola e na formação integral dos estudantes. Esta pesquisa configura-se como: qualitativa, exploratória e descritiva, com delineamento bibliográfico, procurando explorar a parte documental. O corpus compõe-se dos documentos institucionais do governo estadual, sites de apoio, qualificação e formação de profissionais da educação estadual, considerando que eles são uma produção histórica, política; em que as palavras são também construções; em que a linguagem também é constitutiva de práticas. Pauta-se nas problematizações, tem por base os estudos foucaultianos e a Análise de Discurso de matriz francesa, assentadas no papel da escola para a formação do sujeito ético, para a diversidade, a plenitude da vida e o exercício da cidadania. Neste horizonte, o componente curricular Projeto de Vida se acena como perspectiva para que o estudante expresse seus sonhos, elabore e documente as metas, os prazos, com vistas à realização do desenvolvimento do seu Projeto de Vida. Os resultados obtidos constataram a relevância social e científica do componente curricular Projeto de Vida como um instrumento, uma experiência que poderá provocar nos estudantes o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o desejo de sonhar para procederem em suas escolhas de vida de forma ativa e crítica.