Dissertações - Letras - FCLAS
Browse by
Recent Submissions
-
A pluralidade de Antonio de Curtis-Totò: o poeta, o ator e a representatividade dramática na cultura italiana
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021) [Dissertação de mestrado]Neste mundo globalizado no qual vivemos hoje, conhecer diferentes colaborações representativas das mais diversas culturas existentes é uma forma de enriquecer conhecimentos e de exaltar a importância de particularidades ... -
O Africano: dilemas literários, históricos e sociais de um jornal moçambicano (1908-1919)
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021) [Dissertação de mestrado]A dissertação tem por foco o percurso do periódico O Africano de Moçambique durante os anos de 1908 a 1919. Na pesquisa, partimos do objetivo de entender o papel do jornal em seu contexto de publicação para compreendermos ... -
Análise da coleção “Gato escondido”, de Ana Maria Machado: proposta de recepção com o leitor mirim, por meio do Método Criativo
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Ana Maria Machado, ganhadora do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil, nas categorias de autor e ilustrador, é certamente uma das maiores escritoras brasileiras. Herdeira de Lobato, a ... -
Machado de Assis e Clarice Lispector: tradutores de Edgar Allan Poe
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise da atuação de Machado de Assis (1839-1908) e de Clarice Lispector (1920-1977) como tradutores, respectivamente, das obras The Raven (1845) e The Black Cat (1843) do ... -
O eterno feminino em Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe e Dom Casmurro, de Machado de Assis.
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho pretende estudar a representação do feminino nas obras Os sofrimentos do jovem Werther (Die Leiden des jungen Werther, 1774), do escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832), e em Dom Casmurro ... -
Literatura no ensino médio: a recepção da obra Minha vida de menina, de Helena Morley
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho teve por objetivo, a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1999 e 1996), refletir sobre a formação do leitor literário através da recepção da obra ... -
O estudo do léxico nas aulas de Língua Portuguesa: estratégias de ensino e reflexões sobre a prática docente
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho é composto por pesquisa bibliográfica voltada para o ensino lexical nas aulas de língua portuguesa. Através dos estudos realizados, podemos perceber que a questão lexical, apesar da sua importância, não é ... -
Problematizações de escrita: caminho para a revisão e reescrita
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A escolha do tema relacionado aos problemas de escrita fizemo-la por existirem várias informações desencontradas acerca de quais equívocos podem ser considerados normais e previsíveis ou atípicos e inadequados para um aluno ... -
Poesia em sala de aula: caminhos para o trabalho com poemas no Ensino Fundamental
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho propõe-se a investigar como se realiza a leitura literária no 9° ano do Ensino Fundamental (EF) na rede pública do Estado de São Paulo. De modo mais específico, a pesquisa se concentrou em identificar a ... -
Formação literária: uma experiência prototípica multiletrada
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho, que caminhou na linha teórico-metodológica dos estudos bakhtinianos, amparando-se na concepção interacionista e dialógica da linguagem, e delineando o ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, ... -
O trabalho docente com a gramática tradicional no Ensino Fundamental II
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho tem o objetivo de investigar a prática do ensino da gramática no Ensino Fundamental II por professores de português que atuam em uma escola da Rede Pública estadual na cidade de Bauru, Estado de São Paulo, ... -
Elaboração de materiais curriculares por meio dos Multiletramentos e da Metodologia Ativa: perspectiva na escola pública.
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação de mestrado é fruto de um processo de pesquisa sobre a elaboração de materiais de ensino diversificados de acordo com Currículo Oficial do Estado de São Paulo com os alunos do 9º Ano da Rede Pública em ... -
Seminário escolar: uma proposta de intervenção para o Ensino Fundamental II
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]O currículo de língua portuguesa para o Ensino Fundamental II prioriza as atividades de leitura, produção textual e análise linguística. Entretanto, a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), houve ... -
O papel da escola na formação do leitor: uma proposta de encaminhamento
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho é o resultado de uma proposta de leitura de base sociointeracionista e dialógica, sob o viés do Letramento, planejada e aplicada a alunos de 7° ano do Ensino Fundamental II, durante as aulas de Língua ... -
Produção escrita: por uma perspectiva discursiva da linguagem
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho se propôs a investigar as práticas textuais de uma turma do 6º ano do ensino fundamental, particularmente no que tange à relação língua, sujeito e escrita, analisando prováveis motivos que poderiam levar ... -
Fala e escrita na escola: debate e artigo de opinião no 9º ano
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa reflete sobre a importância do trabalho com a interface entre a fala e a escrita nas aulas de Língua Portuguesa. No que diz respeito à metodologia, uma turma de alunos foi dividida em grupos de sete participantes, ... -
A proficiência escrita nos 9º anos do ensino fundamental: as possíveis contribuições de um material didático
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa tem como propósito central investigar o tratamento que os materiais didáticos de Língua Portuguesa, Caderno do Aluno e caderno do Professor (CA/CP) de uso obrigatório no Ensino Fundamental, ciclo II, adotados ... -
Reflexos do clássico no contemporâneo: Alice em uma fantástica trajetória de (trans)formação do leitor no Ensino Fundamental II
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação apresenta uma proposta metodológica de incentivo à leitura e formação do leitor estético (ECO,2003) Para tanto, realizou-se, pelo viés da dialogia, a recepção do clássico da literatura mundial Alice no ... -
Uso do celular em contexto de ensino: por uma pedagogia dos multiletramentos na Educação Básica
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação de mestrado é fruto de uma pesquisa-intervenção de natureza qualitativa desenvolvida junto ao programa de Mestrado Profissional ProfLetras. Logo, este trabalho buscou refletir sobre o dispositivo móvel ... -
Embates sociais da Espanha nos anos 50 em Últimas tardes con Teresa (1966), de Juan Marsé
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]O trabalho em questão visa, a partir de Últimas tardes con Teresa (1966), de Juan Marsé, discutir os embates sociais da década de 50 na Espanha franquista. Marsé cria a história da relação amorosa de dois integrantes de ...