Recent Submissions

  • O estudo do léxico nas aulas de Língua Portuguesa: estratégias de ensino e reflexões sobre a prática docente

    Bassani, Priscila Karine Lima (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho é composto por pesquisa bibliográfica voltada para o ensino lexical nas aulas de língua portuguesa. Através dos estudos realizados, podemos perceber que a questão lexical, apesar da sua importância, não é ...
  • Problematizações de escrita: caminho para a revisão e reescrita

    Manzoni, Leandro (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    A escolha do tema relacionado aos problemas de escrita fizemo-la por existirem várias informações desencontradas acerca de quais equívocos podem ser considerados normais e previsíveis ou atípicos e inadequados para um aluno ...
  • Poesia em sala de aula: caminhos para o trabalho com poemas no Ensino Fundamental

    Maia, Gabriel Castilho (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho propõe-se a investigar como se realiza a leitura literária no 9° ano do Ensino Fundamental (EF) na rede pública do Estado de São Paulo. De modo mais específico, a pesquisa se concentrou em identificar a ...
  • Formação literária: uma experiência prototípica multiletrada

    Albano, Sandra Aparecida dos Santos Magatti (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    O presente trabalho, que caminhou na linha teórico-metodológica dos estudos bakhtinianos, amparando-se na concepção interacionista e dialógica da linguagem, e delineando o ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, ...
  • O trabalho docente com a gramática tradicional

    Kuroda, Matheus Seiji Bazaglia (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho tem o objetivo de investigar a prática do ensino da gramática no Ensino Fundamental II por professores de português que atuam em uma escola da Rede Pública estadual na cidade de Bauru, Estado de São Paulo, ...
  • Elaboração de materiais curriculares por meio dos Multiletramentos e da Metodologia Ativa: perspectiva na escola pública.

    Lemes, Rubia Mara (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Esta dissertação de mestrado é fruto de um processo de pesquisa sobre a elaboração de materiais de ensino diversificados de acordo com Currículo Oficial do Estado de São Paulo com os alunos do 9º Ano da Rede Pública em ...
  • Seminário escolar: uma proposta de intervenção para o Ensino Fundamental II

    Correa, Amanda Cassetari Martins (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    O currículo de língua portuguesa para o Ensino Fundamental II prioriza as atividades de leitura, produção textual e análise linguística. Entretanto, a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), houve ...
  • O papel da escola na formação do leitor: uma proposta de encaminhamento

    Ruiz, Alcione Lopes (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    O presente trabalho é o resultado de uma proposta de leitura de base sociointeracionista e dialógica, sob o viés do Letramento, planejada e aplicada a alunos de 7° ano do Ensino Fundamental II, durante as aulas de Língua ...
  • Produção escrita: por uma perspectiva discursiva da linguagem

    Bertaglia, Claudineia Peres (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    O presente trabalho se propôs a investigar as práticas textuais de uma turma do 6º ano do ensino fundamental, particularmente no que tange à relação língua, sujeito e escrita, analisando prováveis motivos que poderiam levar ...
  • Fala e escrita na escola: debate e artigo de opinião no 9º ano

    Oliveira, Miriam Cristiana Burri de (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Esta pesquisa reflete sobre a importância do trabalho com a interface entre a fala e a escrita nas aulas de Língua Portuguesa. No que diz respeito à metodologia, uma turma de alunos foi dividida em grupos de sete participantes, ...
  • A proficiência escrita nos 9º anos do ensino fundamental: as possíveis contribuições de um material didático

    Bianchi, Eliane (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Esta pesquisa tem como propósito central investigar o tratamento que os materiais didáticos de Língua Portuguesa, Caderno do Aluno e caderno do Professor (CA/CP) de uso obrigatório no Ensino Fundamental, ciclo II, adotados ...
  • Reflexos do clássico no contemporâneo: Alice em uma fantástica trajetória de (trans)formação do leitor no Ensino Fundamental II

    Dias, Sandra Aparecida (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Esta dissertação apresenta uma proposta metodológica de incentivo à leitura e formação do leitor estético (ECO,2003) Para tanto, realizou-se, pelo viés da dialogia, a recepção do clássico da literatura mundial Alice no ...
  • Uso do celular em contexto de ensino: por uma pedagogia dos multiletramentos na Educação Básica

    Alexandre Filho, Paulo (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Esta dissertação de mestrado é fruto de uma pesquisa-intervenção de natureza qualitativa desenvolvida junto ao programa de Mestrado Profissional ProfLetras. Logo, este trabalho buscou refletir sobre o dispositivo móvel ...
  • Embates sociais da Espanha nos anos 50 em Últimas tardes con Teresa (1966), de Juan Marsé

    Teixeira, Romeu da Silva (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    O trabalho em questão visa, a partir de Últimas tardes con Teresa (1966), de Juan Marsé, discutir os embates sociais da década de 50 na Espanha franquista. Marsé cria a história da relação amorosa de dois integrantes de ...
  • A palavra em desvio nas obras de Bartolomeu Campos de Queirós: uma reflexão sobre a expressividade da língua e a formação do leitor

    Silva, Jamille Claudia da (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Esta pesquisa tem por objetivo realizar, a partir dos pressupostos da Estética da Recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), uma análise das obras Por parte de pai (1995), Vermelho Amargo (2011) e O olho de vidro do meu ...
  • Gênero e subversão em The Wives of Bath (1993), de Susan Swan

    Romero, Lis Doreto (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho objetiva analisar a obra The Wives of Bath (1993), de Susan Swan, trazendo à luz questões relacionadas ao gênero. Gênero, pois, é uma palavra ambígua e possui diferentes definições. Para a análise proposta, ...
  • Emancipação e silenciamento em Save Me the Waltz (1932), de Zelda Fitzgerald

    Altieri, Emanuelle Cristina de Oliveira (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    O presente trabalho propõe uma análise do romance publicado pela estadunidense Zelda Fitzgerald (1900 – 1948), intitulado Save Me the Waltz (1932), segundo o olhar da crítica feminista. A análise contempla como os papeis ...
  • Ópera dos vivos: a Companhia do Latão e o teatro épico

    Molitor, Luiz Vinicius do Prado (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Esta dissertação objetiva discutir o trabalho teatral da Companhia do Latão fundada no ano de 1996 em São Paulo. A presente dissertação debruça-se sobre a produção teatral do grupo nos seus mais de 20 anos de atuação em ...
  • Gênero, negritude e memória em Fe en disfraz (2009), de Mayra Santos-Febres

    Batista, Nayara Cristina Barbosa (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho analisa o romance Fe en disfraz (2009), de Mayra Santos Febres, o qual apresenta uma narrativa híbrida, que elabora um processo de rememoração de um passado doloroso, que denuncia tanto as relações de dominação ...
  • A imago mortis em Kiriale, de Alphonsus de Guimaraens

    Martins, Grazzielle Forcato (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho tem por objetivo analisar a representação da morte em Kiriale (1902), de Alphonsus de Guimaraens (1870-1921), considerando a composição imagética. Nesse âmbito, pretende-se discutir as relações entre o sistema ...

View more