Recent Submissions

  • Práticas de leitura na escola: bases para (de) formação do sujeito leitor

    Lima, Maria das Dores Félix de (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    A presente pesquisa tem como tema central a questão da linguagem em seu eixo dialógico, em particular os postulados sociointeracionistas. Nosso estudo adota como ponto inicial o trabalho desenvolvido em sala de aula ...
  • Escola e paradidáticos: uma proposta de trabalho com os multiletramentos

    Auletta, Ana Paula (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    O objetivo principal desta pesquisa é leitura dos paradidáticos como prática de letramento capaz de proporcionar experiências literárias que construam os múltiplos saberes necessários para a interpretação do implícito – ...
  • A recepção de narrativas longas por crianças do Ensino Fundamental I

    Sales, Ester Valquiria Pereira Furtado (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    A pesquisa que dá corpo a esta dissertação de Mestrado foi desenvolvida no ano de 2017, no município de Nova América da Colina (PR), com duas turmas de quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. ...
  • O uso de ferramentas tecnológicas em aulas de língua portuguesa: cultura maker, gamificação e multiletramentos.

    Benvindo, Luciana Lopes (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    O presente trabalho apresenta reflexões acerca da utilização de ferramentas tecnológicas no ensino de Língua Portuguesa, bem como dos conceitos de cultura maker, gamificação e como esses contribuem para práticas multiletradas. ...
  • Leituras e escrita em Língua Portuguesa: a fanfiction na sala de aula

    Zandonadi, Raquel Santos (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    Partindo da premissa de que os jovens se tornam cada vez mais virtuais e cada vez mais leem e escrevem no ciberespaço, essa dissertação pensa a respeito de práticas que busquem colaborar para que o ensino não fique alheio ...
  • Quando a leitura é uma herança

    Silva, Vanessa Gimenez da (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    A presente dissertação é fruto de uma pesquisa vinculada ao Programa de Mestrado Profissional (Profletras) da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tal pesquisa foi realizada por meio ...
  • A influência da literatura de massa na formação do leitor

    Damasceno, Léia Cristina (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    A literatura apresenta profunda relevância para a formação integral do sujeito. Repensar e modificar a maneira de ler o texto literário contribui para a vida social e cognitiva do indivíduo, levando-o a desenvolver sua ...
  • Tradição Discursiva, variedade linguística e ensino: uma abordagem da heterogeneidade da escrita

    Taura, Letícia Gonçalves (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho, vinculado ao GPEL (Grupo de Pesquisas sobre a Linguagem-CNPq), propõe um estudo da TD complexa carta e das tradições de falar/escrever que a constituem, focalizando suas relações com questões referentes à ...
  • Desenvolvimento de estratégias de leitura: o conto na sala da aula

    Pereira, Élida Passone Perretti (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    O presente trabalho visa a refletir sobre o ensino da competência leitora, pautado no gênero conto, no uso de estratégias de leitura necessárias para a efetivação da compreensão do texto e na recepção de um texto literário. ...
  • A contação de histórias como ferramenta para a formação do leitor no Ensino Fundamental II

    Corral, Adriana Gonzaga Lima (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    Esta pesquisa reflete sobre a importância da contação de história para a formação de leitores no Ensino Fundamental II. Para tanto, concebe-se neste texto a contação de histórias como uma metodologia importante para o ...
  • Português?! Pra que, dona?!: Canções em sala de aula e construção de identidades

    Semedo, Larissa Grillo (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    Given the objective of investigating the identity construction for both students and teacher in a 6th grade class in Elementary School, observing the meaning given to Portuguese classes, this narrative research proposes a ...
  • Flor de obsessões: a presença de Sartre nas primeiras "Confissões" de Nelson Rodrigues (1967-1968)

    Santos, Marcos Paulo Ramos dos (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    Conhecido pela sua grande produção teatral, Nelson Rodrigues figura como um dos mais importantes dramaturgos brasileiros da modernidade. Peças como Vestido de noiva e Álbum de família possuem um lugar de destaque na produção ...
  • Representações femininas em A mulher que venceu o Don Juan

    Camilo, Ana Carolina Mendes (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da obra A Mulher que venceu o Don Juan (2013), da escritora portuguesa Teresa Martins Marques, com foco nas personagens femininas. Nesse romance, há uma galeria de personagens ...
  • Misticismo e erotismo: uma leitura de "Apariciones", de Margo Glantz

    Ramos, Luan Cardoso Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho tem como objetivo analisar o romance Apariciones (1996), da escritora mexicana Margo Glantz, com a finalidade de compreender, em primeiro lugar, os procedimentos de escrita empregados pela romancista, com ...
  • A contribuição crítica dos intelectuais portugueses no II Congresso Brasileiro de Crítica e História Literária (Assis – 1961)

    Santos, Camila Marchezani (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    O objetivo dessa dissertação é ressaltar a importância dos intelectuais portugueses no Brasil, refletindo sobre a contribuição de Antônio José Saraiva, Adolfo Casais Monteiro, Óscar Lopes, Armando Bacelar e Jorge de Sena ...
  • Estudo da literatura juvenil de Caio Riter: análise de dez narrativas premiadas

    Fernandes, Alán de Luna Ribeiro (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    Esta dissertação procurou realizar um estudo da literatura juvenil premiada de Caio Riter (1962-), o autor se destaca no cenário nacional tendo recebido vários prêmios na última década, entre eles o Prêmio FNLIJ, concedido ...
  • Imitatio/aemulatio: a tradição menipeica no Decameron, de Boccaccio.

    Binatto, Marcela Zupa da Silva (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    Na obra O asno de ouro, de Apuleio, Lúcio, o narrador-personagem, transforma-se em asno ao ingerir um unguento mágico que deveria transformá-lo em ave. A condição de asno permite a Lúcio, no invólucro de uma metamorfose, ...
  • Ecos do naturalismo no projeto literário de Luiz Ruffato: uma análise de Eles eram muitos cavalos (2001)

    Capobianco, Eder Dias (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    Esta pesquisa faz uma análise da obra Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, buscando classificar os fluxos de consciência que constituem o livro, e o papel do autor para sua realização. A análise das micro-narrativas ...
  • Entre vozes e digressões: uma leitura de Um tal Lucas (1979), de Julio Cortázar.

    Juknevicius, Lucas Fernando Ribeiro (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho consiste numa leitura da obra Um tal Lucas (1979), de Julio Cortázar. Embora a produção cortazariana seja vasta e bastante explorada, o título em pauta não figura entre os mais abordados, fator que motivou a ...
  • Os contos de Ferréz: das relações entre a nova literatura marginal e o rap

    Bautz, Diego Kauê (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Dissertação de mestrado]
    Busca-se, neste trabalho, reconhecer proximidades estruturais e temáticas entre o conto de Ferréz e o rap nacional, rastreando possíveis influências do princípio ético característico das produções periféricas e do lugar ...

View more