Dissertações - Design - FAAC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 229
  • ItemDissertação de mestrado
    Gamificação em UX: elaboração de diretrizes por meio de investigação de método misto em aplicativos (apps)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-08) Guimarães, Isabela Sousa; Botura Junior, Galdenoro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ao fazer a ponte entre a gamificação, ergonomia cognitiva e os princípios de experiência do usuário, este estudo contribuiu para o campo do design de experiência do usuário (UX) e ofereceu perspectivas práticas para criar experiências gamificadas mais eficazes em domínios específicos. O trabalho teve como principal objetivo a criação de uma lista de diretrizes a fim de aumentar o envolvimento e a satisfação do usuário final de aplicativos voltados para (1) a aprendizagem de línguas, (2) para navegação e mapeamento de rotas e vias e (3) a promoção de estilos de vida saudáveis, como a prática de exercícios físicos. Para isso, foram feitas duas revisões bibliográficas, uma assistemática e outra integrativa focada no estado da arte de frameworks de gamificação. Após isso, foram examinadas seis aplicações gamificadas: dois aplicativos de cada um dos temas: Memrise e Hey Japan representando o Grupo 1, Waze e Google Maps participando do Grupo 2 e Samsung Health e Fitbit como o Grupo 3. As análises seguiram a Metodologia de Design Centrado no Jogador (ou Player Centered Design) desenvolvida por Kumar e Herger, fazendo uso de três métodos de avaliação das interfaces: Player Personas de Bartle, o Modelo Octalysis de Chou e o Modelo Gancho, de Yeal, e foram identificados pontos fortes e fracos dessas aplicações. Os resultados das análises então foram avaliados com base na ótica do Modelo de Chou (2011) e, a partir dessa última análise, a lista de boas práticas de aplicação de gamificação em aplicações voltadas domínios específicos foi gerada. A conclusão do trabalho se dá com a confirmação da pergunta de pesquisa, onde a utilização de ferramentas e mecânicas de gamificação em apps de domínios específicos pode fornecer insumos e orientações para a criação ou monitoramento de novos produtos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Design e consumo: análise visual comparativa de rótulos de cerveja
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-30) Alves, Cleiton Hipólito; Domiciano, Cassia Letícia Carraro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A sociedade contemporânea, em especial a pequena parcela com recursos financeiros e poder de compra e consumo, almeja o acesso à exclusividade, demanda e personalização de seus bens de consumo, nos mais variados segmentos. Tal procura se adequa e se expande também às outras classes. Na área alimentícia encontra-se uma variedade de embalagens e rótulos com estéticas diversificadas, tanto em sua forma quanto no projeto gráfico. No segmento das bebidas, dado o crescimento significativo de novas cervejarias artesanais, aumentou-se a demanda no consumo e desenvolvimento destes rótulos. Tem-se como premissa para rótulo inovador desta bebida aquele que foge do padrão estético baseado nos signos e linguagens do período medieval, já utilizado em demasia, como ícones, símbolos, flâmulas, vinhetas e por vezes, a própria tipografia. Cabe então uma análise mais profunda acerca do design destes rótulos e a decodificação das mensagens, para que seja possível identificar falhas e acertos nestes projetos e colaborar com a produção de novos processos e aplicações. Para este estudo elencou-se um recorte dos principais rótulos desenvolvidos pela Cervejaria Colorado, em seu lançamento considerados projetos gráficos originais e inovadores no mercado, para realizar um contraponto aos rótulos tradicionais das cervejas vistas como populares, comerciais: Antarctica, Brahma e Skol, juntamente à uma seleção de Cervejas Artesanais diversas. Embasado nos estudos em Design, especificamente em Linguagem Visual, Tipografia e Produção Gráfica, o pesquisador analisa o conceito gráfico adotado pelas cervejarias através de revisão bibliográfica para a interpretar a escolha de cores e grafismos aplicados ao conceito, examinar a tipografia, legibilidade e leiturabilidade dos elementos textuais e comparar a estética abordada por outras cervejarias artesanais em relação ao projeto gráfico da Colorado e Populares. Os dados obtidos foram confrontados para verificar se existe um conceito comum entre os projetos gráficos adotados pelas cervejarias, assim como acertos e erros em sua concepção. Verificou-se a presença de pontos em comum, como a escolha de cores, técnicas visuais e aspectos da produção gráfica. Neste sentido, a pesquisa cumpriu com seus objetivos e contribuiu para o aumento da produção bibliográfica sobre desenvolvimento de rótulos, possibilitando também novas proposições e estudos neste campo do Design.
  • ItemDissertação de mestrado
    Design de vestuário para a área de enfermagem utilizando a Experiência do Usuário (UX)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-16) Arnoni, Henrique Gil; Botura, Junior Galdenoro UNESP; Barcellos, Ekaterina Emmanuil Inglesis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Profissionais da área de saúde necessitam vestimentas que favoreçam suas atividades e mobilidade no local de trabalho, e garantam a prevenção contra a transmissão de agentes infecciosos no ambiente médico-hospitalar. Seu vestuário deve ser funcional, facilitando o acesso aos pacientes e o manuseio dos diferentes instrumentos de trabalho, de forma mais eficiente e segura, evitando o risco de contágio por infecções, vírus ou doenças. Assim, quando se busca a melhoria desse vestuário deve-se explorar soluções efetivas que proporcionem o bem-estar e o conforto dessa classe laboral, associado à sua proteção. Uma análise preliminar desse vestuário demonstrou insatisfação em relação aos aspectos de usabilidade, modelagem e funcionalidade nos trajes. Limitações em relação ao conforto foram apontadas, bem como falhas de ergonomia, má transpiração, falta de praticidade e estética, entre outros aspectos. Configurou-se a possibilidade de uma investigação que levasse ao desenvolvimento de um produto que melhor atendesse às necessidades desses usuários. Nesse sentido, a presente pesquisa propôs a melhoria do jaleco, peça de uso diário, atendendo às necessidades de conforto e movimento dos usuários de forma mais funcional e segura, corrigindo as inadequações pontuadas. A fundamentação se deu por meio de questionários e entrevistas com os profissionais de modo a identificar suas necessidades e expectativas, além de rastrear na literatura o estado da arte e os avanços tecnológicos do vestuário da área da saúde. Foram realizados três levantamentos em pesquisas online com usuários: o 1º deles teve como objetivo identificar o segmento a ser trabalhado, concluindo-se que a área da enfermagem no atendimento clínico seria a mais indicada; a 2ª pesquisa priorizou o tipo de peça e as necessidades dessa vestimenta e dos usuários, gerando os requisitos necessários para o desenvolvimento do produto. Com base nas duas coletas, foram estabelecidas as especificidades para a proposição da melhoria e inovação do jaleco. A 3ª pesquisa foi realizada para o refinamento dos requisitos previamente estabelecidos, para o aperfeiçoamento do traje, sendo complementada por entrevistas diretas validando essas informações. A partir dessa confirmação a peça foi idealizada e está em desenvolvimento. Será testada com o apoio de um grupo amostral de seis profissionais selecionados que atuam na área, sendo aprimorada com base na experiência do usuário (UX). Em concordância com as indicações de ajustes e correções apontadas neste teste, serão feitas as adaptações necessárias para a construção da peça final, devidamente aperfeiçoada como resultado e conclusão da pesquisa.
  • ItemDissertação de mestrado
    Design e moda, por quem?: um registro das mulheres dos ofícios da costura na cidade de Bauru, São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-12) Azambuja, Manuela de; Henriques, Fernanda; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os conceitos de política e ativismo no design refletem a respeito dos impactos da área nos produtos, nos ambientes e nas pessoas. Sobretudo, englobam a responsabilidade social dos designers e as articulações possíveis para combater problemas como desigualdades, injustiças sociais e insustentabilidade. A partir desta premissa, a pesquisa explora as relações entre design e gênero na área da moda, subárea do design, por meio do estudo do reconhecimento do trabalho das mulheres nos ofícios da costura, como a alfaiataria e a alta costura. Durante sua trajetória histórica até a atualidade, a moda forneceu subsídios para validar o sistema binário sexo-gênero presente nas estruturas culturais das sociedades ocidentais, sustentando as desigualdades de gênero nas profissões que abrangem esses ofícios. Como consequência, a alfaiataria foi atrelada aos homens; a alta costura, às mulheres. Contudo, diversas contribuições reconhecidas no campo são vinculadas a nomes masculinos, pois a vasta participação feminina nesses setores foi constantemente desconsiderada ou associada aos hábitos de costura nos ambientes domésticos, espaços ocupados e comandados – majoritariamente – por mulheres ao longo do tempo. Este contexto alimentou a subvalorização daquelas que trabalham nas áreas relacionadas à moda e à costura. Logo, a pesquisa objetiva contribuir para o entendimento de como as mulheres atuam nos ofícios da costura na contemporaneidade, a fim de evidenciar a importância do trabalho das mulheres como um passo essencial para que elas tenham o merecido reconhecimento de suas contribuições no setor. Com base na abordagem qualitativa e métodos dedutivo e indutivo, a metodologia dividiu-se em duas etapas: 1) pesquisa bibliográfica exploratória, para o estudo de conceitos e teorias relacionados ao objeto de pesquisa tais como design e ativismo, feminismo, gênero e história da moda; 2) pesquisa documental descritiva, em que se realizou um estudo de campo para análise do trabalho de profissionais que atuam na contemporaneidade. Para tanto, conduziram-se entrevistas semiestruturadas com oito profissionais para entender a forma como praticam os ofícios da costura segundo suas particularidades. Como resultado, observou-se que conhecer essas mulheres e a forma como atuam profissionalmente é um passo significativo para retratar e compreender quem são as outras pessoas e processos envolvidos na cadeia produtiva do vestuário.
  • ItemDissertação de mestrado
    Recomendações para sinalização em ambiente de saúde pública: um estudo na clínica de Fonoaudiologia da FOB/USP - Bauru
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Dias, Gabriela Simão; Henriques, Fernanda [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O design de sinalização é uma área fundamental do design que trata de sistemas visuais que orientam e informam as pessoas em espaços físicos. Seu propósito é facilitar a navegação e proporcionar uma experiência positiva aos usuários, ajudando-os a encontrar o que precisam de forma rápida e eficiente. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é investigar a efetividade das informações contidas nas sinalizações de ambientes de saúde pública, por meio da criação e aplicação de diretrizes para análises dessas sinalizações, através de um estudo de caso realizado na Clínica de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo (FOB/USP-Bauru). A metodologia de pesquisa-ação foi dividida em quatro fases: planejamento, implementação, descrição e avaliação. Também contou com importantes momentos, como: 1) compreensão do contexto arquitetônico e do público da clínica FOB/USP; 2) levantamento bibliográfico relacionado aos conceitos e princípios do design de sinalização; 3) criação das diretrizes para as análises; 4) análise do ambiente da Clínica de Fonoaudiologia da FOB/USP-Bauru, identificando suas necessidades de sinalização e orientação aos usuários; 5) propostas de possíveis soluções de sinalização que atendam às necessidades específicas da clínica, considerando a linguagem visual, as normas técnicas e as características dos usuários. Logo, foram elaborados layouts (com mockups reais e virtuais) de sinalização para diferentes espaços da clínica, como a recepção, salas de espera, consultórios e banheiros, visando futuras implantações. O resultado desse estudo demonstrou a importância da sinalização nos espaços da saúde pública, para a orientação e comunicação dos usuários, além de apresentar soluções práticas e eficazes para a aplicação na clínica de fonoaudiologia da FOB/USP-Bauru. A implementação dessas soluções pode contribuir de forma positiva para a experiência de quem frequenta espaços de saúde, aumentar a eficiência do atendimento e promover a segurança e bem-estar dos usuários.
  • ItemDissertação de mestrado
    Libras e Design: interfaces de uma cultura visual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-29) Miguel, Luis dos Santos; Henriques, Fernanda [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Línguas de sinais surgem de forma espontânea ao redor do mundo em meio a comunidades formadas por pessoas surdas. No Brasil, a língua de sinais predominante nos centros urbanos é a Língua de Sinais Brasileira, frequentemente denominada pela sigla “Libras”. Tanto as línguas de sinais quanto o design constituem a cultura visual na qual a sociedade está imersa, uma vez que as línguas de sinais podem ser expressadas visualmente, além de serem amplamente construídas a partir de procedimentos baseados em iconicidade linguística. Já o campo do design, sobretudo a área do design gráfico, dedica-se à configuração visual de diversos tipos de mensagem. Assim, o registro de línguas de sinais também envolve decisões de design. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar relações entre línguas sinalizadas e o estudo e prática projetual, tendo como foco a questão da representação dessas línguas. Foi conduzida uma revisão de literatura narrativa para caracterizar o campo do design, as línguas de sinais (com ênfase na Libras) e a semiótica. Em seguida, foi feita uma pesquisa documental, alinhada aos princípios dos estudos de memória gráfica, coletando materiais para formar dois acervos: um panorama internacional e um nacional. Por fim, o referencial teórico forneceu modelos que permitiram identificar e categorizar diferentes tipos de apresentação imagética das línguas de sinais de maneira multimodal. Como resultado, as produções foram primeiramente classificadas em “pictóricas” ou “não-pictóricas”. As pictóricas podem ser “estáticas” ou "dinâmicas". Já as não-pictóricas consistem em “sistemas de notação” ou “glosas”. Foi avaliado o potencial semiótico de cada uma dessas estratégias, considerando seus contextos de aplicação.
  • ItemTese de doutorado
    Estratégias de construção para estruturas têxteis vestíveis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2013-06-19) Souza, Patrícia Mello; Menezes, Marizilda dos Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo versa sobre o processo construtivo no âmbito do design de moda na busca de novas estratégias para o desenvolvimento de produtos. Aborda o conceito de construção de modo amplo relacionando moda e arquitetura como forma de identificar princípios estruturais similares e pensamentos construtivos análogos. Investiga a aplicação de diferentes recursos de construção a materiais têxteis distintos para avaliar a aplicabilidade do recurso como elemento estruturante, e o comportamento do material no que se refere a aspectos de caimento, mediante as inúmeras intervenções. Os dados são coletados por meio de levantamento e experimento, gerados em laboratório e em pesquisa de campo. Na fase de experimentação, técnicas de modelagem tridimensional viabilizam as construções que são estruturadas pelos recursos. Em laboratório, procede-se a análise objetiva para medição do caimento de um conjunto de amostras com os diferentes recursos aplicados, gerando coeficientes numéricos. As mesmas amostras são submetidas à avaliação subjetiva baseada na análise sensorial. Correlacionam-se os dados que comprovam que a aplicação de determinados recursos construtivos ao material têxtil, promove neste, transformações de ordem técnica e estética, que combinadas a estratégias de construção viabilizam novas estruturas que questionam parâmetros vigentes – estabelecidos pelo uso – nas relações entre materiais têxteis e suas aplicações.
  • ItemDissertação de mestrado
    Diretrizes para o vestuário reconfigurável à luz do design de moda sustentável
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-29) Faria, Bianca Buranello; Barata, Tomás Queiroz Ferreira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O planejamento e o desenvolvimento de uma coleção de moda com peças transformáveis norteadas pelos princípios da sustentabilidade, pode ser compreendida como um desafio para os processos projetivos e produtivos em design, pois a confecção do vestuário se não for pensada de maneira consciente a mesma poderá “acarretar um grande prejuízo socioambiental.” O objetivo da pesquisa é estabelecer diretrizes para a confecção de um vestuário feminino reconfigurável, com ênfase nos conceitos de uma moda mais sustentável. A presente pesquisa explora o papel do designer de moda com relação aos processos projetivos, produtivos e pós consumo das roupas, além da necessidade de conceitos sustentáveis nas etapas de planejamento de modelagens de vestes reconfiguráveis ou seja, técnicas de corte que viabilizam o zero resíduo têxtil, materiais, matérias-primas e serviços que focam na durabilidade do produto de moda. As peças do vestuário com diversas configurações apresentam ludicidade e criatividade, são flexíveis às necessidades e preferências pessoais, podem trazer uma sensação duradoura de satisfação, a roupa reconfigurável tem como principal propósito a customização, ressalta-se ainda que os conceitos relacionados as vestes transformáveis são pouco explorados nas pesquisas da área da moda. A metodologia do estudo se organiza em três etapas, a saber: (A) desenvolvimento de referencial teórico da pesquisa a partir de uma revisão narrativa e sistemática de literatura voltada aos seguintes temas: processo projetivo do vestuário, processo produtivo do vestuário reconfigurável e consumo e descarte do vestuário, a revisão sistemática de literatura foi realizada em três bases de dados Web of Science, Scopus e Periódicos Capes; (B), levantamento de marcas de vestuário feminino transformável no mercado nacional e internacional; (C) estabelecimento de diretrizes para a moda transformável. Os resultados da pesquisa apontam que a técnica Subtraction Cutting apresenta conceitos relacionados à modularidade, e que o número de estudos e marcas de moda versátil vem crescendo nos últimos cinco anos no Brasil. O presente estudo proporcionou, a partir do embasamento teórico, o estabelecimento de diretrizes que podem auxiliar ações de profissionais da área do design e da moda na confecção de peças do vestuário reconfigurável à luz de conceitos da sustentabilidade.
  • ItemDissertação de mestrado
    A mulher em foco: um estudo ergonômico da percepção de usabilidade do sutiã
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Miranda, Ana Caroline Marques; Paschoarelli, Luís Carlos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O sutiã é uma peça que contribui diretamente para a sustentação das mamas, uma peça indispensável no guarda-roupa feminino, que nos últimos anos sofreu muitos avanços tecnológicos. Contudo o mercado muitas vezes não dispõe de modelos e variedades que atendam às necessidades das usuárias. Por exemplo, em decorrência da variação morfológica apresentada por mulheres, nem sempre o sutiã apresenta características que promovam o conforto e o bem estar destas usuárias. A indústria carece de uma conexão necessária entre consumidor e produto, quanto mais próxima for esta relação, mais primordial será o fator ergonômico. O objetivo do presente estudo foi compreender como usuárias de sutiã, de distintos grupos de IMC percebem desconforto em diferentes designs de sutiã e seus componentes e como esta percepção interfere em sua usabilidade. A fundamentação teórica foi baseada em princípios da revisão bibliográfica (completada a partir da Revisão Bibliográfica Sistematizada). O estudo apresentou característica metodológica exploratória e indutiva, com uma abordagem transversal, sendo o principal instrumento o de autorrelato. A amostra composta por 30 participantes do grupo IMC1824; 30 participantes do grupo IMC2529; e 30 participantes do grupo IMC30+, totalizando 90 participantes. Foram estudados seis modelos de sutiãs e seus respectivos componentes. Os resultados apontam que nem sempre o IMC é um fator que interfere no nível de percepção de desconforto no uso deste artefato; mas quando influenciam de modo significativo (p≤0,05), os pontos com maiores níveis de percepção de desconforto são apresentados pelas mulheres com obesidade (IMC30+). Conclui-se assim que apesar do desenvolvimento de tecnologias relacionadas à melhoria do ajuste do sutiã, dificuldades pertinentes à sustentação como componentes básicos da modelagem estão longe de serem sanadas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Diretrizes projetivas para interfaces de plataformas digitais voltadas a Educação Infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-28) Paulo, Miguel Mbona; Barata, Tomas Queiroz Ferreira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nos últimos anos, os modelos educacionais veem passando por muitas transformações. Parte destas mudanças est· relacionada a, ao menos, dois fatores: a necessidade de considerar o universo infantil na elaboração do design de interface de plataformas educativas e o uso das tecnologias nos processos de ensino como forma de potencializar os resultados da aprendizagem desses alunos. As plataformas utilizadas no ensino para o público infantil geralmente adotam instruções que limitam sua utilização em grupo e a participação direta ou indireta dos adultos no mesmo sistema. Assim, entende-se que h· a necessidade de repensar e estruturar diretrizes de projetos de interfaces por meio de modelos relacionais dos Stakeholders introduzindo recomendações que estejam em consonância com os conceitos do Design Centrado no Usuário (DCU) e da Experiência do Usuário. Nesta pesquisa, procurou-se aplicar a teoria que se intitula Design Centrado na Criança (DCC), aplicando os conceitos pórticos de Sabina Idler, suas principais prerrogativas e características que diferenciam o usuário infantil do adulto. O objetivo È propor diretrizes projetivas para plataformas educativas voltadas ao publico infantil por meio de modelos relacionais e representações gráficas. A metodologia da pesquisa est· organizada em quatro etapas: a) proceder o levantamento, interpretar e analisar a plataforma MOO (Mijn Omgeving Online) destinada ‡ Educação Infantil; b) analisar graficamente os suportes de guias na construção de plataformas digitais para o publico infantil; c) utilizar da linguagem visual e textual para estabelecer diretrizes com foco no desenvolvimento de projetos de interfaces educativas; d) aplicação das diretrizes em um modelo não funcional.
  • ItemDissertação de mestrado
    A cianotipia como linguagem vinculada ao design gráfico contemporâneo: o passado presente ciro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-16) Baghim, Ciro Bortolucci; Henriques, Fernanda [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A contemporaneidade se estrutura como um período complexo pela integração entre setores, sistemas, ambientes, objetos, seres, áreas do conhecimento e períodos históricos. Nessa configuração, estruturas concretas e simbólicas são relativizadas, noções de tempo e distância mostram-se menos rígidas e fronteiras menos intransponíveis, de modo que mesmo aquilo que é dessemelhante e anacrônico coexiste e se mistura. Como resposta a essa configuração, o design contemporâneo se mostra como uma atividade que não se encontra necessariamente atrelada à produção industrial, manifestando-se de modo diverso por meio de projetos e artefatos dos mais variados tipos e também por atividades, sistemas e estratégias que podem estabelecer entre usuário e produto interações profundas que superam a relação de forma e função, tendo como uma de suas características marcantes as hibridizações como método no desenvolvimento de projetos, elaborando uma conjuntura favorável, inclusive, para que elementos extemporâneos possam ser ressignificados quando hibridizados ao que há de atual. Sendo assim, verifica-se uma oportunidade de resgatar técnicas gráficas que estejam em algum estado de obsolescência como linguagem associada à atividade projetual do design gráfico contemporâneo, com a finalidade de desenvolver produtos em que as subjetividades sejam valorizadas. Nessa investigação, o método de revelação fotográfica da cianotipia, que se encontra comercialmente obsoleto, é estudado como um meio imagético que potencialmente pode ser vinculado e aproveitado de maneira mais profunda pela prática do design, principalmente quando hibridizado a outros elementos. Desse modo, esta pesquisa de mestrado acadêmico tem o intuito de estabelecer o estado da arte da cianotipia como linguagem relacionada ao design gráfico contemporâneo, a partir de uma investigação sobre como ela vem sendo utilizada na atividade projetual. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, incluindo procedimentos de revisão sistemática da literatura e estudos de caso, com posterior análise do material coletado relacionando o conteúdo encontrado referente ao tema da pesquisa.
  • ItemDissertação de mestrado
    A inter-relação design e território em evento de valorização dos saberes tradicionais: Semana Criativa de Tiradentes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-07) Carlassara, Renata de Oliveira Cruz; Barata, Tomás Queiroz Ferreira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso que busca compreender as inter-relações de designers, artesãos e território no âmbito de um evento de fomento e recuperação dos saberes tradicionais locais, associados ao artesanato de Tiradentes — MG e região, através de uma investigação histórica, programática e organizacional, para compreender as competências do design para com o território local. O estudo possui abordagem qualitativa e fundamenta-se na combinação entre pesquisa bibliográfica narrativa, estudo de caso e pesquisa documental. Somando o estado da arte, consultas documentais e investigações in loco, buscou-se compreender de que maneira ocorrem as relações entre design e território na Semana Criativa de Tiradentes, evento que promove a valorização do artesanato, baseando-se nas tradições culturais da cidade e região, para estabelecer novas diretrizes para o design no Brasil, que possui em seu escopo o papel de facilitador de processos e mediador de relações sócio-culturais, permitindo acesso à tecnologia e à sustentabilidade ambiental, social e econômica por parte das comunidades e territórios, colaborando para fomentar a autonomia e poder de competição no mercado, através da valorização de seus produtos locais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Design de superfícies: intercâmbios possíveis por meio dos processos algorítmicos/paramétricos de concepção
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-01) Souza, Rodrigo dos Santos; Menezes, Marizilda dos Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As superfícies podem ser constituídas por uma variedade de combinações dos seus aspectos. Como resultado, existe uma polissemia eminente na ordem das variações. São cores, grafismos, padrões visuais/táteis, texturas e processos de fabricação que atuam em conjunto para constituir este ente. Desse modo, se inserem questões sobre a participação do digital e da programação via softwares computacionais, especialmente aqueles que lidam com a construção de código algorítmico e paramétrico. Dito isso, o objetivo deste trabalho é investigar e discutir as potencialidades/viabilidades da simulação virtual bi/tridimensional para a composição de superfícies por intermédio de algoritmos parametrizáveis. Para isso, os procedimentos metodológicos giraram em torno da revisão de literatura e experimentações práticas. Como resultados, foram discutidas as condições teóricas acerca do Design de Superfície como área do design por intermédio de construções práticas e plásticas ao que compete a manipulação da forma dentro dos softwares Rhinoceros e Grasshopper. Na conclusão, ficam destacadas quais são as possibilidades de manipulação da superfície dentro do digital paramétrico algorítmico e perspectivas futuras.
  • ItemDissertação de mestrado
    Percepção de desconforto e dificuldade na mobilidade de usuários de cadeira de rodas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-20) Hussein, Soraya Mohamad; Médola, Fausto Orsi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Atualmente no Brasil mais de 7% da população apresenta algum tipo de deficiência motora, sendo inúmeras as causas do acometimento, desde acidentes até o declínio natural das funções motoras devido ao envelhecimento. Para suprir algumas necessidades de mobilidade existe a tecnologia assistiva, a qual proporciona suporte para o desempenho para a mobilidade por meio de equipamentos como a cadeira de rodas. Entretanto, embora contribua para a independência do usuário, ainda existem problemas ergonômicos relacionados ao desempenho na mobilidade em diferentes contextos e o desconforto com o uso prolongado da cadeira de rodas. Este estudo tem como objetivo avaliar o desconforto e a dificuldade no desempenho de atividades de mobilidade de usuários de cadeira de rodas. Para isto, foram realizadas entrevistas com pessoas que utilizam a cadeira de rodas como principal meio de mobilidade diária, as quais indicaram em um mapa corporal as regiões que sentiam desconforto; e responderam um questionário sobre o nível de dificuldades na execução de diversas atividades de mobilidade dentro e fora de casa. O estudo encontrou níveis elevados de dificuldade na realização de tarefas de mobilidade em diferentes contextos, com maior intensidade nas atividades fora de casa, principalmente: a atividade de subir escada longa que obteve o maior nível de dificuldade entre os participantes, com média de 9,57 (DP 1,50), as atividades de subida e descida de escadas – tanto longas quanto curtas – estão entre as mais desafiadoras na mobilidade dos usuários, na medida em que as médias são próximas ao valor máximo. Similarmente, a mobilidade sobre terreno de areia 9,09 (DP 0,95) com grande nível de dificuldade apontado pelos usuários. Ainda, identificou áreas de desconforto relacionadas ao uso prolongado do equipamento, com maior concentração nas regiões do punho, tornozelo e glúteos na maioria dos infográficos. De acordo com os resultados levantados da pesquisa conclui-se que ainda existem limitações em diferentes cadeiras de rodas quanto aos seus aspectos ergonômicos, e em relação aos espaços de convívio do cadeirante.
  • ItemDissertação de mestrado
    O designer como agente de transformação social: processos e relações em projetos contemporâneos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-07) Melara, Lucas Furio; Moura, Monica Cristina de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Partindo de observações sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, o design participativo na atuação junto a grupos envolvidos em projetos de economia criativa em locais dedicados a gerar soluções para diversas necessidades básicas humanas, visando o desenvolvimento social, questionamos a respeito das sobre diretrizes, possibilidades e métodos de atuação mais ampla ou mais efetiva do design. Problemas sistêmicos globais, como fome, educação, saúde e desigualdades, são abordados pelo design enquanto diretrizes de trabalho, para serem alcançadas por meio de níveis distintos de organização, cientes das diversidades e compreendendo responsabilidades específicas aos respectivos níveis. Diante a esta situação, faz-se necessário reunir conhecimentos relacionados ao desenvolvimento e aplicação projetual, e observar as influências exercidas pelas instituições sociais que normatizam a práxis do design e a relação entre unidades produtivas, produto e sujeito (BOMFIM: 1998); aspectos sobre a criatividade (NACHMANOVITCH: 1993); a partilha do sensível (RANCIÈRE: 2009); o codesign (MANZINI: 2015); os diálogos designer-cliente (THOMAS; CARROLL: 1979); e a Teoria do Ator-Rede (LATOUR: 2012) pautados por meio de métodos que se concentram no comportamento humano complexo, apresentando os sistemas cima-baixo, baixo-cima e híbridos visuando a implementação de tecnologias informacionais e sociais, pautados pelo codesign, envolvendo vínculos relacionais e empáticos, entre os sujeitos, autores a pesquisa e as instituições que a contemplam. Nesta pesquisa analisamos casos práticos na busca de uma solução sustentável no contexto do design contemporâneo, abordando diretamente questões levantadas por Margolin (2004) e Kazazian (2005) sobre o futuro do design social e para a sustentabilidade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Aprendizagem baseada em projetos no ensino do Design: uma perspectiva dos coordenadores e docentes de cursos técnicos de Comunicação Visual de escolas técnicas estaduais de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-11-27) Rocha, Agnacilda Silva; Nakata, Milton Koji [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa qualitativa exploratória buscou entender como acontecem as fases de idealização, aplicação e conclusão de projetos, além da interação entre os diversos atores em cursos técnicos de Comunicação Visual – CV ofertados em escolas técnicas estaduais – Etecs na cidade de São Paulo e região metropolitana, considerando o método de Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, identificado pelo termo Project Based Learning – PBL. Foram investigados aspectos considerados relevantes quanto ao uso da ABP / PBL no ensino do design, coletando a opinião de docentes e coordenadores de cursos técnicos de CV. Foram realizadas entrevistas com esses professores e coordenadores, ponderando itens relacionados à criação dos projetos, à realização deles, assim como à avaliação dos resultados e à concepção das propostas como um todo. Foram pontuados dados referentes à interação entre as pessoas envolvidas, gerando parâmetros que podem auxiliar a alinhar as estratégias de realização de um projeto considerando as diferentes experiências e interesses, os ruídos na comunicação e as expectativas no processo de ensino-aprendizagem. Foi reconhecido nos projetos o potencial em motivar a autonomia na aprendizagem, como também, a interação na comunidade escolar. Acredita-se, com isso, ter disponibilizado informações que possam dar maiores referências quanto à criação, aplicação, avaliação e interação no trabalho com projetos no ensino de design, se tratando de cursos técnicos de Comunicação Visual.
  • ItemDissertação de mestrado
    Influência de características da cadeira de rodas na experiência e preocupação com quedas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-27) Oliveira, Paula Conceição Rocha de; Medola, Fausto Orsi [UNESP]; Baleotti, Luciana Ramos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Eventos de desequilíbrio e quedas de usuários de cadeiras de rodas (CR) podem gerar consequências graves para a saúde do indivíduo. Atualmente o campo de estudo desses eventos engloba principalmente: os aspectos de estabilidade e preocupação do usuário, as configurações do equipamento e o suporte ambiental existente. Entretanto, a relação entre essas esferas ainda é pouco conhecida. O objetivo deste estudo foi avaliar a ocorrência de quedas e a preocupação com queda entre usuários de CR e os fatores relacionados a elas. Para isso, esse estudo busca elencar quais são as relações entre a configuração da CR mais utilizada na rotina do usuário, sua preocupação com queda e como as experiências da pior queda vivenciada podem influenciar a relação entre o indivíduo e sua CR. Para a obtenção dos dados, foi elaborado um questionário com fundamentação teórica proveniente da análise de pesquisas já realizadas acerca da temática, adaptando suas abordagens para a perspectiva do design da CR e da preocupação com queda do usuário. Esse questionário foi aplicado em uma amostra de conveniência de 52 usuários de CR, 69,23% do gênero masculino, com idade entre 21 e 64 anos (média de 44,27+10) e diagnóstico mais prevalente sendo o de lesão na medula espinhal (69,23%). A análise dos dados se deu por estatística descritiva e inferencial. Como resultado, obteve-se que a CR monobloco teve mais relatos de preocupação com queda em relação a outros modelos, a utilização de apoio de braço aparentou ter relação com insegurança durante transferências laterais, usuários masculinos e femininos aparentam ter diferentes percepções de segurança em relação a transferência, falhas da CR foram o fator de queda mais relatado e existe um aumento da preocupação do usuário com quedas após um acontecimento da mesma natureza. As conclusões apontam que aspectos da CR, como seu modelo, utilização de apoio de braço, de apoio de pé fixo ou móvel, da altura do encosto e do ajuste do eixo são fatores importantes para o projeto e prescrição desse dispositivo quando busca-se evitar quedas ou a preocupação com queda, principalmente quando se nota que esse acontecimento é frequente e gera mudanças na relação entre usuário, dispositivo e ambiente. Além desses aspectos levantados, para além do design da CR, acredita-se que exista necessidade de reformulação de espaços públicos, como calçadas e rampas, para fornecer segurança aos usuários de CR.
  • ItemDissertação de mestrado
    Design adaptado do origami miura-ori: avaliação do comportamento de fixação e aplicabilidade no design de moda
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-28) Oliveira, Jéssica; Paschoarelli, Luis Carlos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Da arte tradicional japonesa para um objeto de estudo científico, o soft origami tem ganhado espaço dentro de muitas áreas de conhecimento, inclusive no design, devido suas características de adaptação a diferentes materiais planos e leves. Buscando soluções através do “design adaptado do origami” para o design de moda, a presente pesquisa analisou o padrão de dobras no têxtil, mais precisamente, o padrão Miura-Ori, através da técnica conhecida por “molde sanduíche” com cozimento, a qual consiste em colocar o tecido entre dois moldes de papel, macho e fêmea, para posterior cozimento, tendo como resultado a modificação física da fibra do decido. O objetivo do presente estudo foi verificar o comportamento de fixação e aplicabilidade dos sistemas de dobras, em diferentes superfícies têxteis e diferentes tempos de cozimento. Para o experimento, foram utilizadas 9 amostras de tecido 100% Algodão, 9 amostras de tecido 100% Poliéster e 9 amostras de tecido 97% Poliéster com 3% Elastano, todos com medida de 240x160 mm. Cada grupo de nove amostras foram separadas em outros 3 grupos, sendo submetidas a três tempos de cozimentos diferentes, 30 segundos, sendo 15’ de um lado da amostra e 15’ do outro; 60 segundos, sendo 30’ de um lado da amostra e 30’ do outro; e 90 segundos, 45’ de um lado e 45’ do outro, utilizando a temperatura média do ferro de passar para submeter as amostras ao cozimento. Todas amostras, passaram por um processo de teste de tração e compressão, a fim de mensurar a força que cada amostra necessitava para sair de sua posição natural (tração) e voltar para ela (compressão), verificando sua memória de forma. Como resultados, pode ser observado que os dois grupos que tinha porcentagem de poliéster em sua composição demonstraram melhor desempenho de memória de forma, obtendo melhor fixação e aplicabilidade do padrão de dobras no tecido; por outro lado, as amostras com 100% algodão, se demonstram mais rígidas, necessitando de mais força durante os processos, resultando em uma baixa memória de forma. A aplicação em protótipo, reitera os resultados obtidos com testes mecânicos (tração e compressão); confirmando que além de corroborar com uma efetiva contribuição para a modelagem e o Design de Moda, também pode proporcionar melhorias na vestibilidade e adaptabilidade do vestuário aos corpos dos usuários.
  • ItemDissertação de mestrado
    Alfabetização visual desde a infância: desenvolvendo a educação do olhar e competências para produções visuais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-14) Barreira, Andreia Matos; Domiciano, Cassia Leticia Carrara [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A formação do indivíduo na sociedade contemporânea tem passado por inúmeras transformações e se observa a necessidade de múltiplos letramentos. A alfabetização passa pelo modo verbal de escrita e leitura, entretanto se mostra insuficiente num contexto em que a comunicação também é feita em outros modos, destacando-se o visual. Este trabalho explora os conteúdos necessários à alfabetização visual e a sua importância no contexto atual da comunicação, onde atua o designer gráfico, dentre outros profissionais. Percebe-se, porém, que ainda não há um espaço notável para esse aprendizado no sistema atual de educação. O letramento visual deve ser adquirido desde os primeiros anos da educação, abrangendo um aprendizado gradual sobre o código visual. Tendo em vista essa problemática, esta pesquisa tem o objetivo de levantar quais conhecimentos são necessários para um indivíduo se alfabetizar visualmente e como esse conteúdo está sendo trabalhado nos currículos escolares para crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental da rede pública estadual paulista. Para atingir tal objetivo realizou-se uma pesquisa qualitativa de teor descritivo e exploratório, analisando o material didático do componente curricular Arte, no qual se encontra o conteúdo sobre a linguagem visual, englobando competências em Arte e Design. Foi verificado que há deficiência de informação nos materiais didáticos nos três anos, em especial no terceiro ano em que somente o elemento visual cor teve aprofundamento dentro do tema. As atividades práticas são bem exploradas, necessitando apenas uma complementação em relação ao escopo do conhecimento proposto nas diretrizes. Como resultado são indicadas diretrizes para melhorias no conteúdo sobre linguagem visual necessário nos materiais didáticos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ativismo em Design: a dimensão política e social na contemporaneidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-21) Magro Junior, José Carlos; Moura, Mônica Cristina de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa se estabelece a partir da investigação da dimensão política e social no design contemporâneo, no qual há a emergência do termo ativismo em design, objeto deste estudo. A reflexão é fundamentada no resgate histórico do design e na leitura do design contemporâneo para compreensão de suas relações e atuações, chegando ao ativismo em design como uma prática que encontra na contemporaneidade subsídios para seu desenvolvimento. A dissertação tem natureza qualitativa e adota os procedimentos relacionados à pesquisa bibliográfica, RBS e RBA, documental, estudos de caso e pesquisa de campo. O processo e os procedimentos adotados resultaram em análises críticas, mapeamento digital, sínteses em quadros e tabelas. Entre o referencial teórico adotado, destacamos as relações entre design e ativismo estabelecidas por Victor Papanek, que há mais de 50 anos recomendava ao design um senso politizado e crítico. O termo Design Activism é recorrente em pesquisas internacionais, mas o que pode o ativismo em design no contexto brasileiro? Com base em teóricos de diversas áreas do conhecimento a fim de investigar o contemporâneo, busca-se responder qual a importância das ações políticas e sociais na contemporaneidade do design, verificando se o ativismo em design é um movimento legítimo com ações e repercussões na sociedade brasileira, ou se é mais um termo de divulgação associado às questões mercadológicas. Pesquisar relações sociais e políticas no design brasileiro é uma tarefa pouco explorada, e um fator que impulsiona o desenvolvimento desta pesquisa é a falta de reflexão teórica e crítica sobre o ativismo no território brasileiro. Assim, estabelece-se um caminho que permite a reflexão e a análise crítica sobre o tema, explorando exemplos que estão situados no contexto do mundo real. Espera-se que esta pesquisa instigue outras reflexões e outros questionamentos no design contemporâneo brasileiro.