Dissertações - Educação para a Ciência - FC
Browse by
Recent Submissions
-
Estratégias de engajamento em divulgação científica: análise das Christmas Lectures
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]A vertiginosa aceleração do desenvolvimento científico e tecnológico, observada nos últimos anos, propiciou a criação de um novo mundo que ultrapassa os limites das dimensões cartesianas do espaço: o mundo virtual estabelecido ... -
Conceitos de Física presentes no Código de Trânsito Brasileiro: uma análise dos elementos envolvidos e sua empregabilidade no Ensino Médio utilizando a abordagem CTS
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Este trabalho é de natureza qualitativa e documental e foi baseado no levantamento de informações junto ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que regula o trânsito automotivo cotidiano dos brasileiros e sua composição, ... -
A utilização de filmes comerciais na e para a formação inicial de professores de Física: um estudo de caso a partir do filme Radioactive (2019)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Apesar de publicações em Ensino de Ciências apontarem potencialidades da utilização de filmes no ensino, os mesmos ainda têm sido pouco explorados. A lacuna no campo da formação de professores é ainda maior. Em vista disso, ... -
A mobilização de conhecimentos docentes para o ensino de Botânica: um estudo com base em depoimentos de professores da Educação Básica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Apesar de importante e relevante, ensinar botânica na Educação Básica ainda se apresenta como um desafio para muitos professores. Nesse contexto, compreender o conjunto de conhecimentos que os educadores possuem ou demandam ... -
Por epistemologias feministas no ensino de ciências: ser professora e ser cientista
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa de natureza qualitativa tem o objetivo de analisar como as relações de gênero configuraram os espaços acadêmicos e podem influenciar trajetórias de mulheres que vivem sua profissão como docentes e cientistas. ... -
Um retrato da produção de conhecimento sobre Etnomatemática em periódicos nacionais em uma década
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Pesquisas sobre Etnomatemática têm ganhado relevância nos últimos anos na área da Educação Matemática, particularmente no Brasil, o que gerou uma vasta produção acadêmica. Nesse sentido, esta dissertação do tipo Estado do ... -
Reconhecimento e redistribuição: um estudo (comparativo) das injustiças curriculares relacionadas ao provimento de questões de gênero e sexualidade na formação inicial de professoras/es de Matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Este texto se refere ao relatório de uma dissertação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, como requisito parcial do curso de Mestrado. O objetivo geral do estudo é levantar documentos curriculares, ... -
O processo educativo ambiental em escolas públicas de São Paulo e Paraná: a questão das matas nativas como referência
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]A atuação dos seres humanos na natureza remonta aos primórdios da vida social, contudo, suas ações foram reformuladas devido ao modo de produção da vida na sociedade sendo ele , capitalista. Assim, ao longo do desenvolvimento ... -
Educação ambiental crítica e saneamento básico: uma análise sobre o entendimento docente na escola pública
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Essa pesquisa surgiu a partir da reflexão da pesquisadora se o ensino das escolas públicas têm proporcionado aos estudantes os conhecimentos produzidos historicamente reflitam de forma crítica sobre o ambiente como categoria ... -
Os estatutos ontológico e epistemológico da ciência na ficção científica distópica de Primo Levi: contribuições para uma concepção de ciência marxista
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]As controvérsias e negacionismos têm evidenciado um cenário potencialmente distópico na sociedade e refletem problemáticas de cunho ontológico e epistemológico da ciência. O positivismo e o neopositivismo são marcados pela ... -
Relações entre crenças de autoeficácia docente e as atitudes em relação à Matemática dos professores do Ensino Fundamental I
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Nos últimos 30 anos, pesquisadores tem demonstrado interesse nos fatores afetivos que podem influenciar a aprendizagem dos alunos e as práticas do professor em sala de aula. Portanto, a abordagem dos temas para esta pesquisa ... -
Os efeitos de sentido no processo formativo docente em Astronomia para os anos iniciais do Ensino Fundamental com base na estratégia de ensino: O Diário do Céu
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Com vistas às ações que contemplem a formação continuada de professores e os saberes relacionados ao ensino de Astronomia, esta pesquisa teve como objetivo analisar a relevância de um curso de formação continuada de ... -
Diferentes olhares sobre as contribuições da Psicologia da Educação na formação inicial de professores de Química
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Durante a formação de professores, estudam-se aspectos que envolvem os processos educativos, por meio dos conhecimentos das Ciências da Educação e da Pedagogia. Tardif (2014) reconhece-os como saberes profissionais e defende ... -
Perspectivas para a educação ambiental na fazenda experimental da Unesp em São Manuel/SP: estudo das narrativas de monitores, funcionários e gestores públicos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa objetivou analisar as potencialidades e vulnerabilidades da Fazenda Experimental da Unesp (FEU) no município de São Manuel (SP) para tecer projeções futuras quanto a melhor utilização do espaço, visando receber ... -
Consciência socioambiental de professoras: um estudo a partir da Psicologia Histórico-Cultural
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Os problemas ambientais encontrados no mundo contemporâneo são complexos e não se limitam a apenas à uma perspectiva para a sua compreensão e intervenção. Se faz necessário o entendimento das raízes e das alternativas para ... -
O funcionamento de uma cinebiografia para a mediação da natureza da ciência: um estudo na formação inicial de professores de física
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A disciplina de Física ainda carrega o estigma de ser considerada difícil de modo que alguns alunos acabam por assumir postura de distanciamento e desinteresse. Em algum momento da jornada de um professor, pode surgir o ... -
Evolução e Vitalismo: sobre a leitura de Bergson e Canguilhem e possíveis consequências para o ensino
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa tem como objetivo dissertar sobre o conceito de vitalismo na história da biologia a partir de uma perspectiva científica e filosófica, por meio de uma pesquisa teórica de referenciais, em português constituídos, ... -
Planejamento em um grupo de professores de uma sequência didática de caráter sociocientífico numa perspectiva da educação inclusiva: o autismo e a Covid-19 em sala de aula
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Tendo em vista o crescimento das pesquisas relacionadas à inclusão na área de educação científica, percebemos que, entre a várias problemáticas investigadas, há uma lacuna que se refere ao distanciamento entre o contexto ... -
Investigação da própria prática docente por meio da análise narrativa: um estudo e proposta de seus processos investigativos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Apesar da notória importância da Astronomia no ensino da Geografia, constando sua ligação intrínseca nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular para os ensinos fundamental e médio, ainda é ... -
Planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática de caráter sociocientífico numa perspectiva da educação matemática crítica: consumo, endividamento e qualidade de vida.
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Neste trabalho, o tema “consumo, endividamento e qualidade vida”, abordado em aulas de matemática do nono ano do ensino fundamental, é considerado sob duas perspectivas teóricas diferentes: a Educação Matemática Crítica, ...