Teses - Educação - IBRC
Browse by
Recent Submissions
-
A identidade das professoras categoria "O" na rede estadual paulista: desdobramentos da política de desvalorização do trabalho docente
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]Este trabalho tem como objetos de estudo a identidade do professor e professora da rede estadual de ensino contratados (as) na Categoria “O”, atuantes nas salas de aulas do Munícipio de Rio Claro/SP e vinculados à Diretoria ... -
As políticas de permanência e assistência estudantil nas instituições públicas de Ensino Superior: o caso de Rondônia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]A tese analisa as políticas de permanência e assistência estudantil destinadas aos estudantes de ensino superior presencial das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Rondônia (doravante, IFES), Universidade ... -
Coordenação pedagógica na Educação Infantil: acompanhamento do fazer docente com bebês
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Apresento nesta pesquisa parte da minha prática profissional, ao trabalhar na coordenação pedagógica no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP) vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro/SP, no período ... -
A noção de alfabetismo funcional e sua avaliação: contribui para a democratização da educação brasileira?
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]Esta pesquisa teve como tema geral a análise do fenômeno do analfabetismo funcional e a noção de alfabetismo funcional, bem como as apropriações deles pelos órgãos governamentais nacionais, com vistas a proporem políticas ... -
A estruturação do habitus professoral: professores bacharéis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]Esta tese aborda a formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente a constituição do habitus professoral de professores bacharéis, sem formação em licenciatura, de cinco câmpus ... -
Projeto de vida: realidades e expectativas de jovens indígenas kayabi/kawaiweté no município de Juara do estado do Mato Grosso
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]O Novo Ensino Médio foi aprovado legalmente, de forma compulsória, por meio da Lei nº 13.415/2017, e deverá ser implementado totalmente em todas as escolas brasileiras até o ano de 2024. Nesse âmbito, a legislação que ... -
A rede federal de educação profissional e a cultura escolar do IFSP-BRT: uma construção institucional equitativa?
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]O objetivo geral desta pesquisa é apreender a cultura escolar que se forja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus de Barretos (IFSP-BRT), a fim de atender as demandas históricas, sociais ... -
"Quem são eles?": navegando pelas águas do Cras em busca das relações intergeracionais
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Esta tese está vinculada à Linha de Pesquisa denominada: Linguagem- ExperiênciaMemória- Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de biociência do Campus de Rio Claro- UNESP. A presente pesquisa foi ... -
A formação de professores primários nos impressos: Ataliba de Oliveira e o enfrentamento ao escolanovismo (São Paulo, 1936-1961)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Com esta tese objetivou-se identificar, analisar e problematizar discursos sobre a formação de professores primários no Estado de São Paulo, entre 1936 e 1961, engendrando os sentidos construídos por elas no âmbito das ... -
Os projetos de vida de adolescentes, filhos de quebradeiras de coco babaçu no leste do Maranhão: escola, trabalho e perspectivas entre continuidades e rupturas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Esse trabalho objetivou conhecer os projetos de vida de adolescentes, filhos das quebradeiras de coco babaçu no Leste do Maranhão e se seus projetos passam pela continuidade das atividades de suas famílias ou se direcionam ... -
As entrelinhas da política de formação continuada da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS: qualifica, treina ou generaliza em prol de uma educação mercadológica?
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A tese analisa a política de formação continuada de professores implantada pela Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS -REME, no período de 2013 a 2018; pesquisamos um tema complexo, mas de grande contribuição para a ... -
Revivências: o ensino teatral a partir das narrativas do vivido
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Esta tese trata de uma experiência formativa desenvolvida e vivenciada por mim juntamente com 15 alunos e ex-alunos da Graduação em Artes Visuais da FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira), onde sou professor ... -
A expressividade na socialização profissional docente: estudo do contexto do estágio supervisionado e da residência pedagógica em Educação Física
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A pesquisa tematiza a socialização docente entre a Universidade e a Escola, no lugar híbrido entre a formação e a profissão docente, nos espaços sociais dos dispositivos formativos Estágio Curricular Supervisionado (ECS) ... -
Construções identitárias de diretores de escola da Rede Municipal de Ensino de Rio Claro
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A presente pesquisa teve por objetivo central compreender como vem sendo construída a identidade dos diretores de escola do município de Rio Claro-SP e os fatores sociais e históricos que acompanham essa constituição. No ... -
Formação inicial de professores alfabetizadores em cursos de Pedagogia-licenciatura da região norte do Brasil
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]As pesquisas em relação à Formação do Alfabetizador são de extrema relevância para que se tenham parâmetros de análise dos cursos de graduação e se compreenda a organização dos cursos de Pedagogia-licenciatura no Brasil. ... -
A proposição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e formação humana: reflexões sobre seus fundamentos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Tendo em vista as transformações e a presença dos imperativos das políticas econômicas como referência da organização e gestão da educação e a proposição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no atual cenário educacional ... -
Socioeducação: análise crítica e pressupostos teóricos para a formação humana
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]O termo socioeducação destina-se, no Brasil, ao trabalho realizado com adolescentes que cometeram atos infracionais. Entretanto, embora presentes nos documentos oficiais não há uma definição consistente e teórica sobre o ... -
Crenças de autoeficácia para escrita e leitura de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]O domínio da escrita e leitura é uma habilidade indispensável por toda a vida. A dimensão psicológica envolvida na escrita e leitura tem sido estudada nos últimos 40 anos, e pesquisas têm demonstrado o valor preditor e ... -
O corte é como o "pum": roteiros em linhas de errância
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]Produzir cinema com crianças pode parecer impossível ao tomarmos como parâmetros as técnicas e conhecimentos que se colocam a uma produção audiovisual. Porém, novos mundos se descortinam ao experimentarmos as imagens ... -
O voo que as grades (não) impedem: análise do projeto de vida dos alunos da EJA
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Desenvolvemos esse estudo que se insere na linha de pesquisa “Educação: política, gestão e o sujeito contemporâneo”. O objetivo foi investigar o sentido da escola e do trabalho como projeto de vida na trajetória de alunos ...