Pós-Graduação em Educação Matemática
Browse by
Grande área | Ensino |
Área do conhecimento | Ensino de ciências e matemática |
Área de concentração | Ensino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicos |
Linhas de pesquisa | Resolução de problemas e ensino e aprendizagem de matemática Formação pré-serviço e continuada do professor de matemática Filosofia e epistemologia na educação matemática Novas tecnologias e educação matemática Relações entre história e educação matemática |
Nota do mestrado | 6 |
Nota do doutorado | 6 |
Código CAPES | 33004137031P7 |
Data de recomendação | 05/10/1999 |
Cidade | Rio Claro |
Unidade | Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) |
Endereço permanente | http://hdl.handle.net/11449/77085 |
Página do Programa | http://www.rc.unesp.br/igce/pgem/new/index.php# |
Collections in this community
Recent Submissions
-
A 'pedra de topo' e a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas: instrumentos de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa tem por objetivo investigar o conhecimento que os professores têm do raciocínio proporcional e as potencialidades da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de ... -
Um estudo hermenêutico sobre as demonstrações no movimento da matemática moderna
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa foca significados das demonstrações matemáticas no cerne do Movimento da Matemática Moderna (MMM) ocorrido na década de 1960, o qual está relacionado a um cenário de reformas para o ensino de matemática ... -
Vídeos digitais e Educação Matemática: uma possibilidade de pesquisa educacional baseada em arte
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Tese de doutorado]Como um coletivo de Seres-Humanos-Com-Mídias utilizou a Arte na produção de vídeos digitais com conteúdo de Matemática em um Festival? Inicialmente, para compreender essa questão central, buscou-se por trabalhos acadêmicos ... -
A intergeracionalidade no encontro com a matemática: possibilidades para jovens universitários
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo estabelecer compreensões sobre o que dizem jovens universitários que participaram das atividades do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade ... -
Perspectivas de professores sobre a escolha do livro didático de Matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]O livro didático auxilia o professor a planejar e desenvolver as oportunidades e situações de aprendizagem de maneira a atender as singularidades de seus estudantes. Por tratar-se de um objeto plural, ele também propicia ... -
Juros, consumo e meio ambiente: um olhar para a Educação Financeira presente no livro didático do Ensino Médio da Educação de Jovens, Adultos e Idosos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) é um espaço de luta e resistência de alunos em um processo de busca pelo direito básico da educação. A existência de uma modalidade voltada para este grupo é reflexo de uma ... -
Neoliberalismo, consumismo e educação financeira: reflexões de cidadãos-professores-estudantes de pós-graduação em Educação Matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]No presente trabalho buscamos investigar os possíveis olhares, aspectos e/ou posturas que relacionem a Educação Financeira (EF) com o que cidadãos-professores-estudantes de pós-graduação em Educação Matemática trazem consigo ... -
Educação matemática crítica permeando capítulos de geometria em livros didáticos: entre direcionamentos, contextos e enunciados
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Os livros didáticos de Matemática são materiais que fazem parte do cotidiano escolar e evidenciam aspectos advindos de contextos sociais e culturais, além dos educacionais. Eles ainda podem ser vistos enquanto recursos ... -
Entre escutas, descobertas e perplexidades: contribuições de abordagens narrativas no tratamento de temas sociais contemporâneos em um curso de licenciatura em matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa é parte integrante dos interesses da linha de pesquisa História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção do Grupo História Oral e Educação Matemática – GHOEM, cujo objetivo principal ... -
Entre plantas e árvores: uma articulação entre a resolução de problemas, a análise combinatória e um beija-flor
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]O que pode o voo de um beija-flor? Quais caminhos essa ave pode percorrer? Decorrente dessa ligação do beija-flor e pesquisador é nessa liberdade de voo que, mesmo com tempestades e ventos fortes como a pandemia e o ... -
A presença da Matemática nos colégios militares: entre os cursos preparatórios e o colégio militar do Imperador Pedro II
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]O desenvolvimento da Arquitetura Militar do período permitiu a formação das primeiras lições de aritmética, trigonometria e geometria no início do século XVIII, a partir da criação do curso preparatório à formatura de ... -
Uma história da definição rigorosa das integrais definidas de Cauchy, Riemann e Jordan
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Tecemos uma história das integrais definidas sob o ponto de vista do rigor. Nossa pesquisa busca compreender como o rigor se manifestou no cálculo integral durante o século 19. Para isso, analisamos três fontes históricas ... -
O significado político da atuação de professoras e professores de matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Este trabalho expõe uma pesquisa de mestrado em que se busca compreender como – os modos pelos quais – as políticas públicas voltadas para a educação afetam o trabalho de professoras e professores de matemática da rede ... -
Um estudo interpretativo sobre o uso do software Scratch na prática docente do professor de Matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa possui como objetivo evidenciar aspectos da prática docente do professor de Matemática em relação às potencialidades didáticas e pedagógicas do software Scratch no Ensino da Matemática. Visando alcançar este ... -
Processo formativo em Matemática: invenções robóticas para o Parkinson
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Nesta pesquisa, buscamos compreender o processo de formação em Matemática de estudantes de Ensino Médio quando constroem jogos digitais e desenvolvem dispositivos robóticos associados, destinados ao tratamento de sintomas ... -
Sonhos de adolescentes em desvantagem social: vida, escola e educação matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A partir de conceitos que se inter-relacionam, como sonho, foreground, transcendência, ser mais, inacabamento, e alteridade, tendo por base especialmente os autores Paulo Freire, Ole Skovsmose e Emmanuel Lévinas, essa tese ... -
Negociação de significados em um grupo/comunidade de prática do ensino médio que produz performance matemática digital
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Esta pesquisa investiga aspectos/dimensões sobre como ocorre a negociação de significados em um Grupo/Comunidade, em que alunos do Ensino Médio produzem performance matemática digital (PMD), em uma perspectiva que aborda ... -
Realidade aumentada e o ensino de cálculo: possibilidades para a constituição do conhecimento
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Nosso objetivo nesta pesquisa é compreender os modos pelos quais se dá a constituição do conhecimento matemático do aluno que com Realidade Aumentada explora assuntos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Os ... -
Compreensões sobre a resolução de problemas com tecnologias digitais na construção de padrões dinâmicos no Scratch por estudantes do ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]A pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou responder à seguinte questão: “Como estudantes de oitavo e nono anos resolvem problemas para construir padrões dinâmicos no Scratch?”. Com base nessa pergunta, o estudo objetivou: ... -
Pensamento algébrico nos anos iniciais: um olhar para as expressões do professor
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Tese de doutorado]Neste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Guaratinguetá/ SP, envolvidos em tarefas relacionadas aos conteúdos ...