Dissertações - Matemática em Rede Nacional - IBILCE

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 189
  • ItemDissertação de mestrado
    Geogebra: uma proposta de rompimento na abstração da geometria analítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-25) Dias, Thiago Fabricio Baqueta; Meira, Suetônio de Almeida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta do ensino de conteúdos da geometria analítica afim de romper a abstração sobre este tema, com o auxílio do software Geogebra para alunos do ensino médio. O presente trabalho surgiu na necessidade de acabar com a visão abstrata dos alunos quanto as construções matemáticas, mostrando a aplicabilidade dos conteúdos, a fim de causar interesse ao aprendizado da matéria com o uso de uma tecnologia, o software Geogebra. Este foi escolhido devido a facilidade de acesso, gratuidade, interface intuitiva e vasta quantidade de ferramentas relacionadas a geometria analítica. Abordamos neste trabalho uma breve fundamentação teórica quanto a geometria analítica e os tópicos de estudo; plano cartesiano, distância entre pontos, equação da reta, coeficiente angular, área de triângulos e as cônicas (elipse, circunferência, parábola e hipérbole). A metodologia de ensino utilizada será a “mentalidades matemáticas”, baseado na premissa que qualquer um pode aprender matemática, desde que corretamente estimulado, o que buscamos com a utilização de um software durante as aulas. Apresentamos aqui aulas preparadas conforme o método de ensino que propomos, pontuando as diferenças entre o ensino tradicional e o ensino com o auxílio do software Geogebra. Ao final das aulas, os alunos devem responder uma avaliação de conferência da fixação do conteúdo e um questionário de opinião sobre as aulas. Espera-se como resultado que os alunos que tiveram contato com o Geogebra tenham assimilado melhor o conteúdo abordado, concordando com outros trabalhos aos mesmos moldes.
  • ItemDissertação de mestrado
    Otimização matemática com dados incertos: um olhar para o ensino médio.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-11-25) Fernandes, Daniel Cassimiro; Silva, Sonia Cristina Poltronieri [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Na área de ciências exatas, a Resolução de Problemas a partir da Modelagem Matemática é uma ferramenta eficaz na tomada de decisão. Em particular, este trabalho considera a abordagem de situações-problema com dados incertos, a partir de técnicas de Otimização sob Incerteza. O objetivo é ressaltar a relevância do ensino de estatística, probabilidades, álgebra e geometria na Educação Básica. Para tanto, é realizada uma revisão de conceitos de Otimização Linear e Probabilidades, a fim de embasar o conhecimento para que professores da Educação Básica possam elaborar uma sequência didática para aplicações em sala de aula e/ou atividades extracurriculares. São propostas algumas situações-problema, com o intuito de mobilizar e motivar professores e alunos, visando provocar uma reflexão crítica da realidade por meio da utilização de conceitos matemáticos abordados no Ensino Médio.
  • ItemDissertação de mestrado
    Cálculo de probabilidade no ensino médio utilizando o jogo de poker
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-05) Santos, Edvaldo Antônio dos; Bastos, Jéfferson Luiz Rocha [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente dissertação traz uma proposta de ensino de uns dos mais importantes assuntos da Matemática no Ensino Médio, o cálculo de probabilidade, através do jogo de cartas denominado Poker em sua modalidade conhecida como Texas Hold’em. O objetivo principal é que, através das inferências praticadas no jogo de Poker, possam ser apresentados aos alunos os conceitos matemáticos envolvidos no jogo e os métodos utilizados para efetuar o cálculo de probabilidade. Dentre os autores estudados, destacam-se Pascal, Laplace, Kishimoto e Murcia. A fim de atingir o resultado desejado, foi feita uma abordagem sobre as regras do jogo de Poker, em especial da modalidade Texas Hold’em, sendo calculadas algumas probabilidades e analisadas situações em que a tomada de decisão do jogador tem como principal fator o cálculo de probabilidade. No anseio de sistematizar e consolidar o tema estudado, foi apresentada uma proposta pedagógica a ser adotada pelo professor na sala de aula.
  • ItemDissertação de mestrado
    Um aplicativo de celular como alternativa metodológica para o ensino de semelhança de triângulos e pirâmides
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-04) Caliani, Fabrício José Oliveira; Lamas, Rita de Cássia Pavan [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em decorrência do avanço da tecnologia e do crescente acesso a elas, pela maior disponibilidade de computadores, celulares e afins, os estudantes estão dinamicamente inseridos nessa cultura, envolvendo–se diretamente em novas formas de interação e de atuação social. Com isso, a tecnologia nas escolas é uma alternativa para promover a aprendizagem, a interação e o compartilhamento de significados entre professores e estudantes. Esse trabalho apresenta um aplicativo para celulares intitulado “Educação Estendida”, de realidade aumentada, para auxiliar no ensino de matemática e outras áreas. Em particular, é proposta uma sequência metodológica para o ensino de Semelhança de Triângulos e Introdução a Pirâmides, além de apresentar aspectos históricos relacionados às pirâmides, visando a sua aplicação no 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é despertar maior interesse e compreensão dos alunos nos conteúdos de matemática, de forma que eles sejam os protagonistas de seu conhecimento. O aplicativo pode ser baixado na loja de aplicativos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Proposta didática ao estudo de ângulos em uma circunferência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-25) Franzoni, Vanessa Cristina; Morgado, Michelle Ferreira Zanchetta [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Tendo em vista as dificuldades apresentadas por alunos do terceiro ano do Ensino Médio no estudo de ângulos em uma circunferência e baseado na aplicação de uma atividade que abordou vários tópicos desse conteúdo em diferentes exercícios, verificamos a necessidade de se investigar as contribuições de outras estratégias de ensino para garantir a efetiva aprendizagem de tal conteúdo. A finalidade desse trabalho é de propor uma sequência didática, aplicando um roteiro de atividades voltado para o ensino de ângulos em uma circunferência utilizando ferramentas que proporcionem um aprendizado mais promissor para o aluno. Foram utilizados o Geoplano Circular para as construções dos conceitos e o GeoGebra para a visualização em algumas situações-problema. O roteiro de atividades foi elaborado constituindo uma série de exercícios que possibilita ao aluno a experimentação no Geoplano Circular e posteriormente sua representação no papel, viabilizando a construção e consolidação de algumas propriedades, o que proporcionou um estudo construtivo, diferente e eficaz sobre o conteúdo. Além de serem inseridas situações-problema para aproximar a Matemática ao cotidiano dos alunos, utilizamos nestes momentos o software GeoGebra para visualizações. Ao final da proposta, foi aplicado uma nova atividade avaliativa, que englobou os mesmos conteúdos abordados no roteiro de atividades, para a efetiva comprovação de que essa proposta sugerida contribua de forma eficaz para o ensino e aprendizagem.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uma proposta de atividades de semelhança de triângulos para o ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-05) Facchini, Camila; Lamas, Rita de Cassia Pavan [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ao analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observa-se que devem ser enfatizadas as tarefas que analisam e produzem transformações e ampliações ou reduções de figuras geométricas planas, identificando seus elementos variantes e invariantes, desenvolvendo assim os conceitos de congruência e semelhança, levando o aluno a ser capaz de reconhecer as condições necessárias e suficientes para obter triângulos congruentes e semelhantes. Conhecimento esse que se faz presente através do objeto de conhecimento semelhança de triângulos no 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, esse trabalho se propõe a apresentar ao professor uma sequência de atividades com base na metodologia de Resolução de Problemas para aplicação em sala de aula, cujo objetivo é introduzir a semelhança de triângulos utilizando como material concreto os polidiamantes, os quais são poliformas compostas de triângulos equiláteros. Em particular, as atividades têm por objetivo conduzir os alunos às definições e propriedades de congruência e semelhança de triângulos. Desta forma, o trabalho apresenta uma proposta para as aulas de Matemática, Práticas Experimentais ou outras aulas dos currículos, cujo objetivo é a implementação da metodologia de Resolução de Problemas e a utilização de materiais concretos. Também se explora importantes publicações sobre os polidiamantes, seus problemas e desafios conhecidos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Brincando com múltiplos e divisores: o jogo como mais uma estratégia para o ensino da matemática na sala de aula
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-04) Perroni, Priscila Moreda; Silva, Flávia Souza Machado da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho descreve como explorar o jogo “Brincando com múltiplos e divisores” e a maneira de levar o estudante a construção das habilidades matemáticas, usando o jogo como um recurso didático para ampliá-las e consolidá-las, valendo-se de vários objetos de conhecimentos matemáticos, em particular, múltiplos e divisores de um número natural e números primos. A fundamentação teórica se baseou nos problemas desencadeados pelas situações vivenciadas pela autora e pelos estudantes durante o trabalho com o jogo na sala de aula. Foram enunciados e demonstrados os principais teoremas e resultados relacionados aos objetos de conhecimento, como os já citados anteriormente, e ainda a congruência, o sistema de numeração decimal, os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 9 e 10, que foram os mais utilizados pelos estudantes. A abordagem dos objetos de conhecimento mencionados com a utilização do jogo está de acordo e atende ao Currículo e a BNCC, tentando através do jogo, dar leveza e amabilidade ao ensino e aprendizagem do componente curricular de Matemática, envolvendo e motivando os alunos quanto a aprendizagem dos objetos de conhecimento e habilidades inerentes ao currículo de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental Ciclo II.
  • ItemDissertação de mestrado
    Cônicas: abordagem no ensino médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-12-16) Massoco, Paula Giovana Borgo; Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A aprendizagem significativa é um desafio para os educadores. Este trabalho apresenta uma proposta para abordar um dos tópicos da Geometria Analítica: Cônicas. Alguns materiais do Ensino Médio não apresentam este tema por ser considerado difícil. A experiência em sala de aula mostra que algumas estratégias para despertar o interesse e motivar o aluno são as atividades práticas, a resolução de problemas e o trabalho em grupo. Quando os discentes são convidados a serem protagonistas da própria aprendizagem e percebem que existem aplicações práticas para determinado conteúdo matemático, este tem mais sentido e o processo de aprendizagem ocorre de modo mais harmonioso, mesmo para os estudantes que não têm tanta facilidade ou identificação com as ciências exatas. Além da proposta de uma série de atividades que fogem das quatro paredes da sala de aula e do livro didático, este trabalho apresenta uma metodologia que pode ser utilizada nas aulas de Matemática, valorizando o que o aluno produz na sala de aula. Esta metodologia propõe que as aulas sejam menos expositivas e que a avaliação ocorra continuamente. Assim, levamos em conta todo o processo de aprendizagem e não apenas o produto final (tradicional prova). O aluno tem papel decisivo na sua formação e além disso, não apenas os conteúdos conceituais e procedimentais são levados em consideração, mas também os atitudinais.
  • ItemDissertação de mestrado
    A modelagem matemática como panorama para o ensino de física
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-08-07) Daniel, Murilo Fugikava; Souza, Tatiana Miguel Rodrigues de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho aborda o ensino de Física através do uso da Modelagem Matemática. O trabalho foi iniciado com a apresentação dos conceitos básicos sobre funções e aquelas que seriam usadas no ensino de Física. Posteriormente, foi feito o estudo sobre Modelagem Matemática e sua importância para o ensino de Matemática e Física. Além disso, foram feitas atividades relacionadas ao movimento retilíneo uniforme e lançamento de projéteis com alunos do Ensino Médio para instigar tais alunos a pensar sobre o tema. O estudo tem características qualitativas sendo norteado pela Modelagem Matemática.
  • ItemDissertação de mestrado
    Explorando o infinito de Cantor e apresentando-o ao ensino médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-12-19) Camargo, Bruno Aguiar Alves de; Soares, Marcelo Reicher [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desse trabalho é apresentar, de forma rigorosa, como a matemática aborda o conceito de infinito e propor uma sequência de atividades para que o professor possa explorar esse tema com seus alunos de forma inovadora e estimulante. Muito do que é compreendido acerca do infinito se deve às ideias desenvolvidas por Georg Cantor, que estabeleceu a teoria dos números cardinais transfinitos, gerando uma série de resultados surpreendentes, que serão apresentados ao longo dessa dissertação. Cantor descobriu que existem diversos tipos de infinito e definiu critérios para classificá-los e compará-los. Para compreender esta teoria, é fundamental recordar os conceitos básicos da teoria de conjuntos e funções. Além disso, serão apresentados formalmente os números naturais através dos axiomas de Peano, bem como suas operações e propriedades. A partir deste, será construído o conjunto dos números inteiros, racionais e reais. Dessa forma, será possível definir formalmente a noção de conjunto finito e infinito, bem como a noção de conjuntos enumeráveis, e não-enumeráveis, e estabelecer critérios para comparar a cardinalidade de tais conjuntos. O trabalho é finalizado com a apresentação de uma proposta didática voltada para os alunos de ensino médio, sustentado no relato de duas experiências de sua aplicação. O tema é abordado utilizando atividades diferenciadas e fundamentadas no cotidiano, visando com isto contribuir para que os alunos apresentem um maior interesse e uma participação mais ativa nas aulas.
  • ItemDissertação de mestrado
    O problema de corte de estoque e aplicações
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-10-23) Coutinho, Maiko Willian; Silva, Sônia Cristina Poltroniere [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Matemática está constantemente presente em nosso cotidiano, sendo ferramenta importante para uma melhor compreensão do mundo e facilitadora dos processos de tomada de decisão. Neste sentido, o trabalho com resolução de problemas ao longo da formação escolar básica faz-se extremamente necessário. Inserida neste contexto, a modelagem matemática é uma ferramenta que permite uma melhor leitura e um tratamento mais adequado do problema. Essa dissertação aborda, inicialmente, conceitos básicos relativos ao Problema de Corte de Estoque e a sua modelagem matemática, com ênfase na definição dos padrões de corte. Posteriormente, é discutido o método branch-and-bound, utilizado na resolução de problemas de otimização linear inteira, como é o caso do problema de corte. Por m, são propostas duas situações-problema, que consideram aplicações do Problema de Corte, para serem trabalhados com alunos do Ensino Médio, considerando os conceitos matemáticos assimilados previamente.
  • ItemDissertação de mestrado
    A relação do pensamento computacional com o ensino de matemática na educação básica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-10-31) Silva, Leonardo Cintra Lopes da; Correia, Ronaldo Celso Messias [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Diversas pesquisas vêm sendo realizadas para o desenvolvimento de metodologias com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de matemática em avaliações internas e externas. Dentre as pesquisas, o uso da computação tem sido destacado. A computação evoluiu muito de acordo com a necessidade de resolver problemas, sendo a matemática uma disciplina que trabalha com a resolução destes, existe uma relação entre estas duas áreas. Motivado pela relação existente entre essas áreas do saber, este trabalho apresenta de forma detalhada a correlação entre as habilidades do Pensamento Computacional com base no currículo apontado pela SBC, com a disciplina de Matemática, conforme as habilidades explicitadas na BNCC. As conexões entre as duas áreas foram expostas na forma de uma organização sistemática apontando quais as habilidades matemáticas estão ligadas a cada conceito do Pensamento Computacional, e para cada habilidade relacionada foi proposta uma ou mais atividades com o objetivo de nortear o trabalho do professor em sala ao inserir o Pensamento Computacional em sua didática. As atividades sugeridas foram classificadas com relação ao seu nível cognitivo, de acordo com o método de classificação da Taxonomia de Bloom. Os resultados Sistematização proposta da relação entre a Matemática e o Pensamento Computacional norteará educadores e escolas na formulação de seus currículos, sendo um referencial, que aponta em quais habilidades da BNCC é possível inserir habilidades do PC.
  • ItemDissertação de mestrado
    Razões trigonométrica: dos triângulos à circunferência - estratégias de ensino
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-10-14) Malaguti, Rosangela; Rodrigues, José Carlos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo da Matemática, em especial da trigonometria é de suma importância para o desenvolvimento das ciências desde os primórdios dos tempos. Nesse trabalho abordamos o estudo das razões trigonométricas do triângulo retângulo até o círculo trigonométrico. Em análise feita na proposta curricular do Estado de São Paulo, detectamos a necessidade de novas abordagens de ensino que venham melhorar a qualidade deste nas salas de aula das escolas públicas, tornando o estudo do tema mais prazeroso e atrativo. O cenário presente na maioria das escolas públicas, destaca a falta de professor e o desinteresse dos alunos pela matemática, fatores que agravam a defasagem de conteúdo em relação ao ano/série que estão cursando. Diante desse cenário, apresentamos neste trabalho uma Sequência Didática que prevê a construção de materiais pedagógicos confeccionados pelos próprios alunos que permitam dinamizar as aulas, melhorando o estudo da trigonometria e oportunizando aos alunos à construção do próprio conhecimento, despertando mais interesse pelas aulas. A Sequência didática foi testada em uma turma da 2ª série de Ensino Médio de uma escola pública de área rural na cidade de Caiuá, São Paulo, utilizando os materiais em sala de aula e analisando os resultados obtidos. A proposta deste estudo é encontrar opção que viabilize o ensino do tema, otimizando o tempo de ensino, trabalhando estratégias como o uso de materiais concretos e ao final das atividades concluir que a aplicação dessas estratégias irão contribuir com a melhora do processo ensino aprendizagem, em especial da trigonometria e consequentemente da matemática nas salas de aula
  • ItemDissertação de mestrado
    Uma introdução à integral de Riemann contextualizada ao ensino médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-10-25) Silva, Daniel Ferreira da; Silva, Fabiano Borges da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho apresentamos a definição da integral de Riemann por meio de so­matórios de retângulos que aproximam pela falta e pelo excesso a região sob uma curva definida por uma função. Posteriormente mostramos que as funções contínuas definidas num intervalo fechado e limitado [a, b] são integráveis e fornecemos um exemplo de função não integrável. Finalmente apresentamos o Teorema Fundamental do Cálculo e uma abor­dagem para a teoria de integração que pode ser aplicada no contexto do Ensino Médio.
  • ItemDissertação de mestrado
    O jogo Traverse como ferramenta de ensino sob a perspectiva da metodologia da resolução de problemas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-05-03) Camargo, José Antonio da Silveira; Barbaresco, Évelin Meneguesso [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como finalidade apresentar a Metodologia da Resolução de Problemas associada à utilização de jogos como uma estratégia para o ensino de Matemática. Apresentamos a fundamentação teórica da metodologia, partindo dos fatos históricos que permitiram sua criação, mostrando sua importância para o desenvolvimento do raciocínio e do senso crítico do aluno, onde o mesmo tem a possibilidade de adquirir e ampliar seu conhecimento, em particular, o conhecimento de novos conceitos matemáticos. Também apresentamos o jogo Traverse, que foi utilizado como uma ferramenta auxiliadora do aprendizado. Através dele, sob a perspectiva da Metodologia da Resolução de Problemas, desenvolvemos uma atividade voltada para a revisão de conceitos básicos de Geometria e apresentamos o desenvolvimento desta atividade em sala de aula, além dos resultados obtidos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Probabilidade no futebol: um incentivo ao estudo da teoria estatística
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-05-06) Corrêa, Arthur Necchi; Costa, João Carlos Ferreira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O desinteresse pela Matemática pode estar atrelado à falta de articulação entre teoria e prática.Apresentá-la de forma contextualizada é uma maneira positiva para o ensino dessa ciência. Diante disso, esse trabalho traz um incentivo ao estudo da modelagem matemática em um campeonato de futebol, usando técnicas da teoria Estatística. A partir de um modelo de previsão de resultados no futebol, presente na literatura, foi proposto um novo modelo baseado no primeiro, que mostrou-se uma alternativa viável para previsão esportiva. Além disso, exibimos uma aplicação prática dos modelos, no campeonato Brasileiro de 2018 Série A, e sugerimos algumas atividades para serem desenvolvidas em sala de aula para o Ensino Médio.
  • ItemDissertação de mestrado
    Aplicações das finanças na educação básica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-04-12) Fanali, Fernando Trindade; Vasconcellos, Luis Antonio da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho teve como objetivo discutir o ensino de finanças aos alunos do 3o ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual de Lins. Após uma série de discussões teóricas acerca dos princípios da matemática financeira e noções de economia, os mesmos atuaram como protagonistas do ensino, agiram como consultores financeiros atendendo a outros grupos. Foram utilizadas as planilhas do Microsoft Excel e calculadoras científicas. Ao final, será apresentada uma análise do conteúdo discutido e das experiências adquiridas pelos alunos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-04-12) Oliveira, Larissa Katharine de; Morgado, Michelle Ferreira Zanchetta [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O intuito deste trabalho é a inclusão de alunos com deficiência visual no aprendizado de Matemática. Assim, buscamos elaborar um material com os conceitos referentes ao ensino de Geometria Plana para o 8º ano do Ensino Fundamental, segundo os materiais do FTD Sistema de Ensino, voltados a alunos com este tipo de deficiência. Entretanto, o trabalho também aborda, de maneira concisa, conceitos aprendidos em anos escolares anteriores essenciais para o aprendizado dos conteúdos propostos, concomitantemente com os embasamentos matemáticos fundamentais para o desenvolvimento do professor. Através de atividades e algumas demonstrações práticas com material concreto, mostra-se possível o ensino de Geometria Plana a um aluno com deficiência visual de modo prazeroso e eficaz.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ensinando estatística descritiva: um projeto para o ensino médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-04-12) Rodrigues, Vivienne do Val; Vasconcellos, Luis Antonio da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    É fato que alunos , de uma maneira geral, não são motivados a analisar tabelas e gráficos nas resoluções de exercícios durante as aulas. Assim informações e entendimento de situações exploradas nestas formas, são analisadas de maneira superficial , ocultando a real necesidade pelo qual foram criados. Este trabalho tem o objetivo de apresentar ao aluno como as tabelas e gráficos são gerados, utilizando para isso a Estatística Descritiva através da coleta e tratamento dos dados, análise de tabelas e gráficos. Para isso foi desenvolvido o trabalho prático com os alunos do 1º ano A do Ensino Médio, tendo a intensão de torná-los mais próximos destes conteúdos, incentivando-os a se empenharem mais nas análises de tabelas e gráficos no seu dia a dia. No decorrer deste período os alunos realizaram a pesquisa, analisaram os dados, criaram as tabelas e gráficos e após todo esse desenvolvimento o resultado foi exposto na escola para que os alunos da comunidade escolar tivessem uma resposta do questionário que foi respondido por cada um deles. Com este trabalho pôde-se perceber que os alunos conseguiram realizar as atividades, assimilando como as fases devem ser executadas para que se consiga atingir o objetivo esperado no final de todo o trabalho. O resultado do trabalho foi encaminhado à coordenação da escola onde alguns pontos relevantes foram analisados e esta pôde informar como a escola está ou irá trabalhar em relação as mudanças necessárias de acordo com a situação colocada pelos alunos ao responderem o questionário.
  • ItemDissertação de mestrado
    As quatro operações matemáticas: das dificuldades ao processo ensino e aprendizagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-04-05) Rodrigues, Andressa Carla; Lamas, Rita de Cássia Pavan [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No decorrer dos anos, pelas experiências vivenciadas em sala de aula, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, cada vez mais foram observadas dificuldades dos alunos nos cálculos simples, em problemas na matemática e na física. Erros conceituais, nos algoritmos, motivaram-nos a escrever este trabalho para auxiliar professores no processo ensino e aprendizagem das quatro operações no conjunto dos números naturais, a fim de amenizar as dificuldades dos alunos. O objetivo do trabalho é avaliar e diagnosticar dificuldades nos cálculos que envolvem as operações fundamentais e básicas da matemática, aprimorando a forma de ensiná-las aos alunos. Conceitos importantes serão apresentados, como o sistema de numeração decimal, a definição do conjunto dos números naturais e as quatro operações matemáticas. Os algoritmos da decomposição e usual serão explorados com o uso do ábaco de papel e com o material dourado, destacando-se as propriedades associativa e comutativa da adição, assim como as distributiva, associativa e comutativa da multiplicação. Considerando as dificuldades apresentadas no diagnóstico, propõem-se atividades com o material dourado explorando conceitos e instigando o uso dos algoritmos para a compreensão das trocas das ordens, quando necessário. Em síntese, este trabalho apresenta uma metodologia alternativa para melhorar o desempenho dos alunos nos cálculos que envolvem as quatro operações.