Dissertações - Artes - IA

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 467
  • ItemDissertação de mestrado
    Cartas de marear: corpografias no Ilú Obá De Min
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-07) Santos, Raquel Silva dos [UNESP]; Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação de mestrado tem como principais características a visualização e o mapeamento de algumas transformações emocionais, sociais e políticas que ocorrem com um grupo de mulheres negras quando se encontram na vivência pedagógica com o quilombo urbano Ilú Obá De Min - Educação, Cultura e Arte Negra, que há 18 anos abre o carnaval de São Paulo, trazendo às ruas o resultado de sua pretagogia circular matriarcal vivenciada durante as oficinas de rua semanais de percussão, canto, dança e perna de pau ministradas na rua, no coração da cidade. Nesse sentido, buscando tornar visível a experiência e as transformações de mulheres que se encontravam desterritorializadas das pedagogias negras ancestrais não lineares antes de adentrarem a este território investigativo, observo, mapeio e investigo essas mudanças. Ao utilizar os saberes pretagógicos já organizados por Azoilda Trindade (2006), vou, por uma costura da memória e do conceito de escrevivência de Conceição Evaristo (2009), traçando uma cartografia afetiva que indique caminhos de possibilidade de aprendizado racial através da oralidade, da arte e do afeto. Assim, tornando visível, o “reencantamento coletivo” que ocorre com as mulheres durante o processo artístico-pedagógico vivenciado junto à associação cultural paulistana.
  • ItemDissertação de mestrado
    Mediação de leitura para o encanto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-03) Freitas, Felínio de Sousa [UNESP]; Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Por meio da autoetnografia, esta pesquisa investiga o trabalho com mediação de leitura realizado dentro de indústrias, especialmente de produção de sapatos, para operários e operárias em algumas cidades do interior do Estado de São Paulo em um projeto de difusão literária e outros gêneros, entre os anos de 2017 a 2019. No estudo, a análise das mediações e do trabalho do mediador de leitura é realizada a partir dos saberes e poéticas do orixá Exu e de terreiros de candomblé. Logo, fazem parte dessa investigação assuntos como a formação de um mediador de leitura, a encruzilhada como aspecto essencial para pensar o espaço das mediações dentro das indústrias e empresas, a construção de um acervo a partir da cerimônia do padê, a palavra pensada a partir do axé dos terreiros de candomblé, a corporalidade-gestualidade envolvidas no ato leitor e as práticas leitoras de operários e operárias. Além disso, considera-se o corpo-corpus do mediador e do fazer mediação a partir da pedagogia dos terreiros e de Exu. Umas das conclusões da pesquisa indica que as mediações no espaço fabril se configuravam como mediações de leitura para o encanto, ou seja, aproximavam os interagentes da mediação para o contato com os livros e com a leitura por meio do afeto, do diálogo e das trocas de histórias entre os e as interagentes e o mediador.
  • ItemDissertação de mestrado
    Hipérbole do Vermelho: Guimarães por Djanira e vivências de luto|solidão|memória
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-26) de Lima, Luciana Martins Tavares de; Nascimento, José Leonardo do [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Pense em uma cor. A provocação feita por esse pensamento proporcionou na produção artística diálogos com o vermelho que, em sua densidade, me levou a traçar o eixo poético: luto|solidão|memória. A paixão despertada pelo interesse em dissecar estes conceitos entrelaça-se com a pesquisa teórica sobre tradução, em que a cor nos convida ao Sertão das gravuras criadas pela artista brasileira Djanira da Motta e Silva, a fim de trazer às imagens o conto Campo Geral de João Guimarães Rosa. Foram selecionadas dez das trinta e duas gravuras que compõem a décima oitava publicação da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, em que os vestígios de vermelho nos contam sobre os processos de luto na infância, sua consequente solidão e a sobrevivência nas memórias.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uma bixa trapeira-colecionadora: modos de vida e a escrita de si
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-30) Costa, Tulio Sousa [UNESP]; Romagnolo, Sérgio Mauro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Escrito em primeira pessoa, Uma bixa trapeira-colecionadora: modos de vida e a escrita de si narra a trajetória pessoal e construtiva da minha autoinvenção como artista. A partir de coleções de vivências cotidianas, são propostas escritas – em forma de diário, ensaios, hypomnemata, correspondências, compilação de imagens ¬– que fazem tanto uma leitura da alteridade da cidade quanto denotam uma reflexividade sobre a própria prática artística. Os conceitos que permeiam as práticas de uma bixa trapeira-colecionadora – colecionismo, experiência urbana, narrativas, cotidiano, caminhada, afetividade – são diluídos na própria escrita errática do trabalho.
  • ItemDissertação de mestrado
    Travessias e voltas: uma gênese do Teatro Kaus. Vozes e movimentações de um coletivo de teatro, com criações desenvolvidas entre as veias do Vale do Paraíba e as artérias da Pauliceia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-16) Silva, Reginaldo do Nascimento [UNESP]; Mate, Alexandre Luiz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa vislumbrou desenvolver um processo de investigação no território dos expedientes poéticos, estéticos e históricos da constituição do coletivo Teatro Kaus Cia Experimental, criado em 1998 pelo diretor Reginaldo Nascimento e pela atriz Amália Pereira, na cidade de São José dos Campos (SP), e que, desde 2001, desenvolve suas atividades na cidade de São Paulo. Analisa-se aqui o período histórico de 1994 até 2022, entre saltos e incursões, guardado nas paredes da memória, com destaque àquilo de mais relevante que serviu como alicerce de sustentação para a criação do coletivo. Dos antecedentes da criação e dos espetáculos iniciais à migração para a cidade de São Paulo, passando por relatos acerca do movimento teatral no município de São José dos Campos e em outros grupos de São Paulo. O estudo perpassa a produção cênica e analisa algumas das escolhas dramatúrgicas mais significativas do coletivo em sua trajetória inicial com o objetivo de identificar seu projeto estético, processos e procedimentos artísticos em mais de vinte anos de existência. As atividades do processo, em cada um de seus passos, inserem-se nas práxis do teatro de grupo, em sua condição de sujeito histórico. A reflexão aqui apresentada abre espaço para observação e debate sobre o movimento de teatro de grupo na cidade de São Paulo, com foco ampliado nos períodos em que o coletivo foi fomentado pela primeira vez (2006), com o intuito de apresentar a importância das conquistas dos trabalhadores e das trabalhadoras do teatro, até a atualidade (2022).
  • ItemDissertação de mestrado
    Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-19) Marcon, Luciana Rodrigues [UNESP]; Storolli, Wânia Mara Agostini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo parte da análise de processos de experimentação e formação vocal que têm na improvisação sua principal ferramenta com o objetivo de desenvolver uma proposta pedagógica que propicie a atrizes e atores de teatro serem criadores com e através da própria vocalidade. A partir de reflexões decorrentes da trajetória da autora como artista, professora e pesquisadora, destacando-se pesquisas no âmbito da pedagogia teatral, processos criativos experimentais e procedimentos de ensino-aprendizagem busca-se, através de escolhas conscientes, identificar princípios para compor uma proposta de pedagogia vocal que tem na mediação o eixo que articula sujeito, objeto, habilidades pedagógicas e afetividade. Para apoiar estas reflexões, aplicam-se alguns conceitos, como o conceito de vocalidade, de acordo com Paul Zumthor, o conceito de unicidade, conforme Adriana Cavarero e a ideia de que o trabalho criativo e o treinamento de atrizes e atores configuram-se como um trabalho de transformação profunda do ser que vão além da aquisição de técnicas, ideias defendidas e praticadas por Konstantin Stanislavski, Antonin Artaud e Eugenio Barba.
  • ItemDissertação de mestrado
    Mais e mais perto de nós: imagens e personificações da mulher negra no teatro brasileiro dos anos 1940 a 2008, no contexto da experiência cênica e do ativismo das mulheres negras segundo Sortilégio I, Sortilégio II e Sete Ventos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-07-27) Silva, Josefa Rouse da [UNESP]; Romano, Lúcia Regina Vieira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Partiremos neste trabalho do confronto entre três obras, distantes no tempo, mas próximas quanto ao tema da valorização do ser negra, Sortilégio I e II (ambas dramaturgias criadas por Abdias do Nascimento, no bojo do Teatro Experimental do Negro) e Sete Ventos (de Débora Almeida, autora da dramaturgia e da encenação). As três criações serão empregadas para tratar da representação da mulher negra no teatro feito por negros no Brasil, observando como a cena pode colaborar para a valorização da mulher negra. Na primeira dupla de obras, debruçar-nos-emos em especial nas personagens femininas (Ifigênia, as Ialorixás e o coro de mulheres) escritas por Abdias do Nascimento, enquanto que na segunda, trataremos da construção autoral de um espetáculo escrito e encenado por uma mulher negra, a partir dos relatos de mulheres reais e ficcionais. No arco histórico desenhado pelos casos em estudo, entram em pauta as diferenças entre os dois contextos, no Brasil dos anos 1940/50 e 2008, assim como o surgimento e disseminação de temas referentes às lutas das mulheres negras no Brasil, entre eles, o feminismo interseccional, a religiosidade transposta para o discurso teatral, a corporeidade, a afetividade e o lugar de fala das mulheres negras no teatro nacional moderno e contemporâneo. A pesquisa desdobra-se a partir de revisão bibliográfica, análise de fontes audiovisuais e entrevista, com a finalidade de encontrar modalidades de representação da mulher negra no teatro que atravessem os estereótipos dominantes e resistam aos processos de negação de si vividos por elas, valorizando sua subjetivação por meio da cena.
  • ItemDissertação de mestrado
    Deslocamentos: entre gravuras, desenhos, colagens, pinturas e livros de artista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-17) Almeida, Vinicius Dias Oliveira de [UNESP]; Spaniol, José Paiani [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa consiste na organização de trabalhos realizados entre os anos de 2020 e 2022, onde investigo as linguagens gravura em relacionadas ao caderno e livro de artista com o intuito de criar (e apresentar) narrativas auto biográficas, descrever ambientes que habito e transito, de espaços domésticos à paisagens da cidade de São Paulo. As imagens e textos estão correlacionados e se organizam de maneiras diversas: como notas de ateliê; no formato de contos e/ou crônicas; numa cadeia sequencial, espiralados e/ou labirínticos… Todos os elementos estão organizados como uma grande colagem e fazem parte de um corpo de trabalho maior do que o que está apresentado aqui, pois, consiste em um recorte de um corpo de trabalho que desdobra-se há mais de 10 anos e continuará a caminhar.
  • ItemDissertação de mestrado
    Design metodológico em um levantamento bibliográfico e documental em uma experiência de busca sistêmica pela dimensão corporal no curso de pedagogia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-24) Silva, Regina Dinamar do Nascimento do [UNESP]; Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa empírica de abordagem qualitativa tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre a dimensão corporal na formação inicial em Pedagogia, acompanhada de reflexões e autorreflexões sobre o tema, relacionada à experiência desta autora, seguindo a concepção de Jorge Larrosa (2002, 2018), para quem a experiência é algo que se passa conosco, que nos acontece. Para tanto, entrelaça-se a bibliografia investigada com seis Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) ou Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), a depender da escolha da Instituição de Ensino Superior (IES), de cursos de Licenciatura em Pedagogia, na cidade de São Paulo. Relata-se o que foi identificado sobre corpo e práticas pedagógicas artísticas corporais, nos documentos institucionais. Como procedimento inicial, a revisão bibliográfica permitiu a identificação do estado atual desse conhecimento, a qual partiu de eixos temáticos e de termos relacionados (FARIA In. GODOY, 2020) ao foco estudado, seguida de uma análise do material pesquisado. O segundo procedimento adotado foi retomar os PPP´s ou PPC´s, entrelaçando-os ao que foi desvelado anteriormente e, por fim, junto ao que foi provocado, incorporado e projetado ao futuro profissional da autora que atua junto aos licenciandos de graduação de pedagogia, em uma IES da Zona Leste de São Paulo. Dos autores referenciados neste estudo, destacam-se Molina (2016; 2017; 2018) e Silva e Buss-Simão (2019), visto que adotam uma abordagem teórica no que tange as práticas, em detrimento aos endurecimentos e engessamentos, que afastam ou sufocam as possibilidades de mudança das ações e os teóricos Freire (2021), Tardif (2014); Foucault (2003); Larrosa (2002; 2018); Schön (2000); Andrade e Godoy (2018); e Godoy (2013, 2016, 2020, 2021), na qual, neste estudo auxiliam à refletir sobre a formação inicial de professores de pedagogia.
  • ItemDissertação de mestrado
    Para além do tambor, o poder das palavras: a escrita feminina e a formação da identidade das mulheres negras do Bloco Ilú Obá de Min
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-21) Lima, Josiane Rodrigues [UNESP]; Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Josi Lima é como eu sempre me apresento apesar do meu nome ser um pouco mais longo. É a minha voz, ou melhor, as minhas palavras que se seguem na pesquisa que você vai ler, são as minhas experiências entrelaçadas a experiencias de outras mulheres do bloco afro Ilú Obá de Min. As conversas que se seguem falam sobre como este Coletivo de mulheres atua na formação das identidades negras que habitam o bloco, como essas mulheres vivem essa experiência de fazer parte deste coletivo. Para essa investigação/descoberta, foram-me enviadas cartas por algumas delas, nessas cartas, essas mulheres falaram de suas experiências, suas impressões e como o bloco atuou na vida delas entre os anos 2019 e 2022. Nessas conversas eu descobri um tanto imenso de mim, entre as cartas dessas mulheres com quem conversei pude perceber os atravessamentos e experiências que o bloco proporciona e que podem ser individuais ao mesmo tempo que são coletivos, mas tudo isso é só o começo de uma reflexão.
  • ItemDissertação de mestrado
    Pelas trilhas do teatro épico-dialético: coletando fragmentos sobre Bertolt Brecht e 'A compra do latão'
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-08) Bianchi, Mariana Sapienza [UNESP]; Romano, Lucia Regina Vieira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho apresenta, em perspectiva histórica, o conjunto de textos A compra do latão (Der Messingkauf), de Bertolt Brecht. O autor dedicou-se à escrita desse material entre, pelo menos, 1939 e 1955, buscando apresentar e debater os principais pressupostos que organizavam sua práxis teatral, em escritos que reúnem excertos de diálogos, discursos, poemas, exercícios atorais e pequenos comentários. Neste trabalho, buscamos relacionar os principais conceitos do teatro épico-dialético ali debatidos e as diferentes etapas de trabalho do autor na obra; entre aproximações e distanciamentos quanto à escrita do material, iremos relacionar Der Messingkauf com a trajetória do autor e suas produções, assim como com o contexto histórico. Ainda, buscamos verificar como A compra do latão apresenta elementos do exílio de Brecht e, após o retorno à Alemanha, como o autor demonstra que pretendia superar, dialeticamente, o conjunto de textos produzido. Para tanto, nos dedicamos, no primeiro capítulo, à apresentação da trajetória de Brecht, a relação com seu contexto histórico e os experimentos de teatro épico, realizados entre os anos de 1918 e 1938. A seguir, no capítulo seguinte, são traçadas algumas relações entre A compra do latão e os percursos de Brecht no período compreendido entre 1939 e 1956, tanto em relação a suas obras quanto a seus deslocamentos durante o exílio e o posterior retorno à Alemanha Oriental. Por fim, no último capítulo, são comentadas três diferentes questões a partir do objeto de estudo desta dissertação: primeiro, a experiência do exílio de Brecht e sua relação com a produção de A compra do latão; a seguir, a proposta de superação do autor quanto ao termo “teatro épico” e o esforço em enfatizar o método dialético no seu teatro; e, por fim, a encenação do conjunto de textos pelo Berliner Ensemble, em Berlim Oriental em 1963, além de um breve comentário sobre a encenação paulistana realizada pela Companhia do Latão. A partir deste percurso, pudemos verificar que A compra do latão não apenas contém pontos centrais para o debate práxico a respeito dos pressupostos do teatro brechtiano, como também oferece elementos para a compreensão da constelação das inúmeras e tão diversas produções de Brecht.
  • ItemDissertação de mestrado
    Álbum de família na arte/educação: matéria de ficção
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-09) Costa, Rodrigo Lopes [UNESP]; Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    "Álbum de família na Arte/Educação: Matéria de Ficção" é uma pesquisa que investiga as qualidades materiais e ficcionais do álbum de família. A partir de práticas artísticas e arte/educativas, elaboro a noção de álbum como "arquivo branco" a fim de evidenciar as marcas da colonização em nossos arquivos familiares.
  • ItemDissertação de mestrado
    Contexto de liberdade e o artista professor: criar é resistir
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-09) Pougy, Mariana [UNESP]; Mattos, Wladimir Farto Contesini de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação tem como objetivo tornar visível o modo como os textos de apoio didático, e os materiais didáticos em geral, podem ser disparadores para a criação didática do professor artista pesquisador e, consequentemente, para sua ação de resistência em meio aos jogos de poder que cerceiam sua prática. A partir de minha experiência como professora de Arte e como elaboradora e autora de livros didáticos, e também a partir de minha vivência como aluna do mestrado em Artes, relato um percurso criativo e apresento obras de arte e proposições didáticas que surgiram do contato com leituras, encontros e debates realizados junto ao grupo de pesquisa N’Me (Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa em Arte), que integrei durante todo o período de realização desta pesquisa e onde pude experimentar diversos modos de me relacionar com os estudos, tendo como cerne a prática artística. Apesar do discurso corrente nos meios acadêmicos, mostro que muito mais do que retirar ou tolher uma idealizada autonomia do professor, o diálogo com os materiais de apoio didático carrega uma potência de criação e pode promover encontros alegres, uma vez que a prática docente está inserida em um contexto de liberdade. A partir de Foucault, compreendo contexto de liberdade como o modo como nos governamos desde a Modernidade, inclusive na instituição escolar. Esse contexto permite que os professores artistas pesquisadores possam criar e, assim, resistir. Em diálogo com Deleuze e Rancière, compreendo que as práticas de resistência permeiam a ação criativa e que, a partir de uma motivação criadora, o professor artista pesquisador pode expressar aquilo que chega até ele sem desperdiçar as oportunidades que os livros didáticos podem trazer. Assim, o encontro com os livros didáticos pode ser permeado por uma ética da alegria, que permite que o professor se sinta livre para escolher o quê desses materiais aproveitar e perceba onde neles encontra eco.
  • ItemDissertação de mestrado
    Territórios de criação: práticas artístico-pedagógicas do teatro de grupo inscritas na construção coletiva da cidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-23) Franzolin, Caio Sérgio de Castro Armada Floret [UNESP]; André, Carminda Mendes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A partir da articulação de referencial teórico, pesquisa de campo e as experiências como integrante de coletivo do teatro de grupo, o estudo realizado objetivou analisar a relação entre núcleos artísticos do teatro de grupo da cidade de São Paulo e o entorno de seus espaços culturais, aqui chamados de territórios de criação, a partir do ponto de vista da ação cultural. Um aspecto importante é a diversidade de possibilidades na atuação e intencionalidade artística-pedagógica em relação as características dos territórios. Para se entender estas interações foram realizadas entrevistas com integrantes de oito coletivos em atividade. Na leitura da atuação teatral de coletivos da cidade de São Paulo se revelou fundamental um olhar para além das produções de seus espetáculos. As ações arte-educativas nos territórios, desenvolvidas pelos grupos são experiências espalhadas pelo tecido urbano. A ação cultural (COELHO, 2012; FREIRE, 1978) é a base do processo práxico que se desenvolve com o passar do tempo, em cada oficina, peça, evento, encontro, festa. O sujeito histórico teatro de grupo sobrevive na cidade achando as brechas e incidindo nos contextos urbanos a partir de seu encontro, do estar presente e em relação, criando direta ou indiretamente projetos artísticos-políticos-pedagógicos. Para o desenvolvimento do estudo foram estabelecidas interlocuções teóricas com pensadoras e pensadores que abordam como temas a pedagogia do teatro, o sujeito histórico teatro de grupo, o espaço urbano, o território e a ação cultural.
  • ItemDissertação de mestrado
    Travessias entre os processos criativos e a imagem: Grupo Redimunho de Investigação Teatral - SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-03) Rissi, Haylla Gimenes [UNESP]; Cintra, Wagner Francisco Araújo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa discorre sobre os processos criativos de artistas e a construção da imagem para o espetáculo, com foco no Grupo Redimunho de Investigação Teatral, particularmente no espetáculo Siete Grande Hotel – A sociedade de portas fechadas, realizado em 2017/2018. Recorri a contextos históricos e políticos, a fim de analisar os percursos do coletivo durante cerca de 19 anos de trajetória e também analisei por diversos campos de estudo, a imagem e suas relações de influência no presente trabalho. Por fim, descrevo alguns processos criativos que culminaram nas cenas do espetáculo em questão, elucidando travessias de um teatro de grupo e sua prática cotidiana do ofício da atuação
  • ItemDissertação de mestrado
    Dramaturgias do ódio: por entre efeitos de sentidos dos discursos em dramaturgias paulistas (2014 a 2018). Cena-documental/verdade-mnemônica/ódio-personagem... em correria
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-30) Nascimento, Diego Cardoso do [UNESP]; Mate, Alexandre Luiz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A produção dramatúrgica do teatro paulista contemporâneo se caracteriza, entre outras coisas, pelo diálogo entre suas obras e as questões relativas a processos históricos, sociais e políticos que envolvem os contextos de suas criações. A partir das chamadas Jornadas de Junho de 2013, houve no Brasil uma incitação do avanço de ideologias conservadoras, fundamentalistas e reacionárias que estimularam o acirramento de discursos (e ações) voltados para a construção de inimigos e a eliminação das diferenças. A partir de alguns conceitos do referencial teórico ligado à análise de discurso francesa, o trabalho apresenta o estudo de como discursos de ódio se manifestam em algumas dramaturgias, criadas entre os anos de 2014 e 2018, e como tais obras constroem sentidos em contraposição a esses discursos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Visualização de dados no contexto da arte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-27) Alencar, Danilo Crispim de [UNESP]; Leote, Rosangela da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho se insere no contexto de interseção entre os campos da arte e tecnologia, e permeia questões poéticas e tecnológicas que envolvem trabalhos artísticos que utilizam fluxos de visualização de dados como processo criativo. Estuda-se como alguns artistas exploram as possibilidades de captura de dados e a utilização destes em contextos poéticos, em obras de arte, sobretudo utilizando tecnologias computacionais. Por meio da metodologia de pesquisa qualitativa, através de revisão bibliográfica, e comentários de obras apresentadas, serão desenvolvidos os aspectos teóricos e técnicos sobre o conceito de dados, banco de dados, visualização de dados, sistemas informacionais, arte generativa e como esses conceitos são explorados, relacionando-os e levando-os para uma perspectiva de exploração artística dentro de uma nova tipologia de trabalho artístico que a pesquisa entende como “arte de visualização de dados”. A pesquisa também, localiza historicamente a evolução dos processos de visualização de dados na arte, mostrando suas poéticas e diálogos com os temas de seus contextos históricos.
  • ItemDissertação de mestrado
    A dança negra em São Paulo: dança afro, carnavais e outros palcos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-01) Rocha, Caroline Nicácio da [UNESP]; Vilela, Lilian Freitas [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa pesquisa desenvolve uma abordagem qualitativa teórico-prática no campo da Dança Afro, com percurso autoetnográfico entrelaçado com dados históricos e saberes estéticos trazidos pela Agremiação carnavalesca Afoxé Ilê Omo Dadá, juntamente com narrativas trazidas por entrevistas com importantes artistas, considerados mestres e mestras da dança negra paulistana. O trabalho teve o intuito de investigar o conjunto de signos codificados como Dança Afro, resultado de variadas experiências transmitidas em espaços da cidade, na sua maioria informais, escolas de capoeira e pelas agremiações de escolas de samba de São Paulo, formando e profissionalizando em dança diversos artistas negros da cidade. O Afoxé Omo Dadá é trazido na pesquisa pelo conjunto de saberes afrodiaspóricos que representa: estéticos, religiosos e artísticos. Ser integrante do Afoxé e filha de Santo da casa de candomblé a qual ele pertence, o Ilê Iya Mi Osun Muiywá, possibilitou que a autora, enquanto artista da dança e frequentadora do Afoxé há 15 anos, pudesse trazer hipóteses sobre os percursos de Danças Negras investigados. Dentro dessa agremiação destacam-se os caminhos de artistas e pessoas frequentadoras de terreiro, enfatizando a força da Dança Afro com suas matrizes de movimento e as possibilidades de (re)criação estética a partir das vivências para o desfile de carnaval do Afoxé. Os caminhos de criação com informações trazidas pelas mestras e mestres desvelam elementos estéticos presentes na Dança Negra, em especial como são organizados em aulas denominadas como Dança Afro, relacionados os princípios de movimentações advindas do terreiro e do carnaval para os contextos cênicos. Os autores trazidos para esta discussão são: Muniz Sodré, Leda Maria Martins, Nadir Nóbrega, Renata Lima, Boaventura Souza Santos e outros.
  • ItemDissertação de mestrado
    Contando o mundo do meu jeito: o ensino de arte como potência na interdisciplinaridade e a relação com as demais áreas do conhecimento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-31) Corrêa, Renata Fantinati [UNESP]; Palma Filho, João Cardoso [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação estimula reflexões sobre arte e suas interrelações no conhecimento humano, para profissionais da educação e a quem tem interesse em ampliar estudos sobre o ensino da arte. Disciplina pouco valorizada nas grades curriculares do país, e o porquê, da recusa ou a ausência de compreensão sobre ela dentro do ambiente escolar, próprios do quê, e o quê, me move a compreender a arte e se a reconhecem como disciplina relevante nas demais áreas do conhecimento. A pesquisa está amparada na história da formação humana e suas contribuições através da arte desde os primórdios. Aqui considero SAVIANI (2019), a evolução do pensamento pedagógico de Grécia e suas vertentes idealista e realista, a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e contribuições de SILVA (2020) e PALMA FILHO (2020), dando escopo para todo o percurso, uma vez que partimos de um lugar comum para estarmos aqui hoje – nossa existência e o fazer humano diante do ensino. Com metodologia narrativa, de natureza discursiva reflexiva, este estudo, expressa as possibilidades da arte, por meio da constatação e da intervenção diante da necessidade do outro e da minha própria, e por meio da mediação, educar a mim e ao outro, conhecer o que ainda não sei, e nessa relação mútua, analisar a arte como potente área interdisciplinar vivenciada diariamente por todas as pessoas e pouco praticada na educação. Conceboo, então, alguns conceitos, como, corpo, memória, reações, sensações e reflito, onde e que de maneira às possibilidades expressivas contribuem para ação do estudante/docente e vice e versa, identifico a valorização da arte na qual os profissionais da educação e os estudantes sejam reconhecidos como sujeitos na educação básica. Para esse fim, estarei amparada por READ (2013), JAPIASSU (1976), artigos, teses e dissertações relevantes para o desenvolvimento da proposta.Esta dissertação estimula reflexões sobre arte2 e suas interrelações no conhecimento humano, para profissionais da educação e a quem tem interesse em ampliar estudos sobre o ensino da arte. Disciplina pouco valorizada nas grades curriculares do país, e o porquê, da recusa ou a ausência de compreensão sobre ela dentro do ambiente escolar, próprios do quê, e o quê, me move a compreender a arte e se a reconhecem como disciplina relevante nas demais áreas do conhecimento. A pesquisa está amparada na história da formação humana e suas contribuições através da arte desde os primórdios. Aqui considero SAVIANI (2019), a evolução do pensamento pedagógico de Grécia e suas vertentes idealista e realista, a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e contribuições de SILVA (2020) e PALMA FILHO (2020), dando escopo para todo o percurso, uma vez que partimos de um lugar comum para estarmos aqui hoje – nossa existência e o fazer humano diante do ensino. Com metodologia narrativa, de natureza discursiva reflexiva, este estudo, expressa as possibilidades da arte, por meio da constatação e da intervenção diante da necessidade do outro e da minha própria, e por meio da mediação, educar a mim e ao outro, conhecer o que ainda não sei, e nessa relação mútua, analisar a arte como potente área interdisciplinar vivenciada diariamente por todas as pessoas e pouco praticada na educação. Conceboo, então, alguns conceitos, como, corpo, memória, reações, sensações e reflito, onde e que de maneira às possibilidades expressivas contribuem para ação do estudante/docente e vice e versa, identifico a valorização da arte na qual os profissionais da educação e os estudantes sejam reconhecidos como sujeitos na educação básica. Para esse fim, estarei amparada por READ (2013), JAPIASSU (1976), artigos, teses e dissertações relevantes para o desenvolvimento da proposta.
  • ItemDissertação de mestrado
    Vocalidade poética: entre textualidade e musicalidade - traçados para uma possível pedagogia das vozes.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-30) Nunes, Gabriela Flores [UNESP]; Storolli, Wânia Mara Agostini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo tem como tema a vocalidade poética e versa sobre as relações entre voz e palavra. Investiga-se a prática vocal em processos criativos contemporâneos a partir das relações entre vocalidade, textualidade e musicalidade, com vistas à elaboração de uma possível pedagogia experimental das vozes. A partir da experiência pregressa como atriz no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) de Antunes Filho, em especial a prática da experimentação vocal com o fonemol, foram exploradas as possibilidades de contato com o texto não somente pela perspectiva da semântica, mas também através de uma experiência com a materialidade sonora da voz. Trata-se de uma pesquisa teórico-prática envolvendo descrição, análise e sistematização dos processos criativos vivenciados. Desenvolvido no âmbito didático através da orientação do “Lab_Voz” (laboratório de experimentação vocal) e no âmbito artístico através de experimentos cênicos, tais como a performance “Vozes da Sombra", este trabalho coloca a experiência do CPT em perspectiva e em diálogo com novos referenciais. Também fazem parte da pesquisa escrituras poéticas que compõem a ação performativa “Desconcerto, uma Cantata para Ossos''. Esta diversidade de ações possibilita o cultivo de uma pesquisa incorporada, ou seja, da prática como pesquisa. O estudo da vocalidade proposto por Paul Zumthor, o conceito de unicidade das vozes de Adriana Cavarero e as provocações de Antonin Artaud fundamentam as reflexões teóricas e são fonte de inspiração para os dispositivos artístico-pedagógicos. A voz revela-se como um campo expandido, impulsionadora de processos criativos, instaurando atmosferas sonoras, ambiências, estados de presença e dramaturgias, pistas para uma possível pedagogia das vozes.