Dissertações - Geografia (mestrado profissional) - FCT

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 52
  • ItemDissertação de mestrado
    Bacia hidrográfica do Ribeirão do Rebojo, região oeste do estado de São Paulo, Brasil: estudos limnológicos e uso e cobertura da terra
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-06) Silva, Marcos Rogério Rodrigues; Araújo, Renata Ribeiro de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho teve como objeto de estudo o monitoramento limnológico e a avaliação da qualidade da água ao longo do curso do Ribeirão do Rebojo correlacionando com uso e cobertura do solo. A bacia hidrográfica do Ribeirão do Rebojo fica localizada na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos Pontal do Paranapanema- UGRHI 22, região oeste do estado de São Paulo. Neste contexto, o trabalho buscou identificar o uso e cobertura da terra da bacia hidrográfica do Ribeirão do Rebojo e mensurar variáveis limnológicas do canal principal para analisar fatores antrópicos intervenientes na qualidade das águas. As variáveis limnológicas monitoradas em campo foram: condutividade elétrica, pH, turbidez, oxigênio dissolvido, temperatura da água. As variáveis limnológicas mensuradas em laboratório foram: material em suspensão total, material em suspensão orgânico, material em suspensão inorgânico, demanda bioquímica de oxigênio e demanda química de oxigênio. O monitoramento ocorreu uma vez por mês nos meses de novembro e dezembro do ano de 2019 e maio e junho do ano de 2020. As metodologias adotadas para a realização das análises de Demanda Bioquímica de Oxigênio e Demanda Química de Oxigênio tiveram como referência o Standard Methods for Examination of water and Wastewater 22nd Edition (2012). Outras variáveis foram mensuradas por meio de aparelhos digitais portáteis (sondas), e material em suspensão por meio de análise laboratorial seguindo método de Wetzel e Likens (1991). Os resultados obtidos por meio do monitoramento limnológico indicaram que o ponto de coleta II, de um total de quatro pontos, possui alta carga orgânica, impactando diretamente a qualidade da água neste trecho. Tais fatos foram observados pelos valores de DQO (94-773 mg/L), DBO (65-360 mg/L) e OD (1,34- 3,9 mg/L), que se apresentaram em desconformidade com os padrões estabelecidos pela resolução CONAMA 357/2005. Estes resultados desconformes foram observados em todas as amostragens realizadas nesse ponto amostral. Além disso, em todas as campanhas foram observadas visualmente no ponto II uma coloração cinza escuro da água e odor fétido. De acordo com os resultados obtidos pôde-se concluir que a ação antrópica influencia diretamente na qualidade da água do Ribeirão do Rebojo, sendo a principal fonte de contaminação a matéria orgânica alóctone, alterando completamente os padrões de qualidade ambiental.
  • ItemDissertação de mestrado
    Abordagem de monitoramento hidrológico participativo nas UGRHIs 20 e 21 em pequenos núcleos rurais no município de Parapuã SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-19) Andrade, Luís Claudio Lopes; Manzione, Rodrigo Lilla [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Estudos da água, em um mundo globalizado, pode ser um caminho para a sustentação do setor hídrico em futuro próximo. Ainda mais, considerando o aumento dos problemas contemporâneos, quando acompanhados da relação direta com o meio ambiente e a necessidade de ver a hidrologia como uma ciência interdisciplinar. Com a demanda crescente por água e com os impactos ambientais cada vez mais nocivos à sustentabilidade, a importância econômica dos recursos hídricos está associada ao desenvolvimento de uma região, e o monitoramento da vitalidade do setor é fundamental para o planejamento e gerenciamento das ações na utilização dos recursos disponíveis. Este trabalho, teve como objetivo verificar a viabilidade da utilização de dados de precipitação obtidos por produtores rurais em uma abordagem de monitoramento participativo envolvendo equipamentos de baixo custo como alternativa às observações hidrometeorológicas disponibilizadas por órgãos oficiais na bacia dos Rios Aguapeí e Peixe, no município de Parapuã, SP. Os dados pluviométricos observados entre jan/21 a mar/22 foram coletados em pluviômetros de leitura manual tipo cunha, em pontos distribuídos em propriedades rurais no município e comparados aos dados coletados de forma automática pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), uma estação localizada a 40 km de distância na cidade de Tupã SP. Os dados das áreas de estudo se correlacionaram bem, mostrando uma boa representatividade na observação dos eventos de precipitação. Contudo, os dados possuem uma baixa correlação quando comparados aos dados do INMET, reforçando a necessidade de estratégias locais de monitoramento ou mesmo a instalação de um ponto oficial da rede meteorológica nacional. Assim, resultados do monitoramento participativo podem auxiliar no entendimento dos eventos hidrológicos da bacia hidrográfica dos rios Aguapeí e Peixe em escala municipal, uma vez que são a principal fonte de recarga dos corpos d’água e aquíferos da região. Dessa forma, esse estudo aponta um caminho para o monitoramento hidrológico de forma participativa com uma realidade visível a toda sociedade, envolvendo agentes e atores da gestão das águas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação espaço temporal do risco potencial de poluição por cargas difusas para a bacia de contribuição do reservatório de Chavantes-SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-04) Harano, Felipe Keiji Feital; Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A interação das civilizações com os recursos hídricos ao longo da história está diretamente ligada ao surgimento e desenvolvimento das sociedades. No entanto, o crescimento desordenado e a influência humana no meio natural têm causado alterações no uso da terra, resultando na poluição ambiental. Autores apontam que a poluição do meio aquático ocorre de duas formas: através de fontes pontuais, como lançamentos em um ponto específico com cargas contínuas ou intermitentes, facilmente identificáveis como efluentes domésticos e industriais, e através de fontes difusas, que variam de acordo com o tipo de uso da terra, geologia, hidrologia, climatologia e características das bacias hidrográficas. Com o aumento da disponibilidade de dados geoespaciais, surgem tecnologias para tentar quantificar a contribuição dessas fontes, que se tornaram mais relevantes em países desenvolvidos, onde as fontes pontuais já são controladas. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar e modelar de forma espaço-temporal a influência da dinâmica do uso e cobertura da terra no potencial de geração de cargas difusas, utilizando geotecnologias na bacia de contribuição da Unidade Hidrelétrica de Chavantes – SP. Para isso, foram utilizadas técnicas para cálculo do indicador Potencial Non-Point Pollution Index (PNPI) com adaptações. O PNPI foi calculado a partir de três subindicadores: Distance Indicator, Run-off Indicator e Land Cover Indicator, cada um representando diferentes fenômenos físicos relacionados à distância dos cursos d'água, transporte de poluição de acordo com a geologia, permeabilidade e características predominantes do uso da terra. Utilizou-se o software ArcGis PRO para elaboração das hidrográficas e dados de mapeamento de uso e cobertura da terra do MapBiomas. Os resultados da pesquisa demonstraram uma forte influência da dinâmica do uso da terra na área de contribuição da Usina Hidrelétrica de Chavantes, resultando em um aumento no indicador PNPI. Como conclusão, o estudo indicou a necessidade de uma maior ênfase no estudo de poluição difusa no Brasil, destacando a importância de aprimorar os indicadores para o país, bem como a necessidade de desenvolver uma metodologia de calibração específica para esses indicadores.
  • ItemDissertação de mestrado
    O desgaste do trabalho dos entregadores de aplicativos na cidade de Presidente Prudente, São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-14) Tiziano, Reginaldo Calegari; Perpetua, Guilherme Marini [UNESP]; Thomaz Junior, Antonio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo realizou uma análise do trabalho precário dos entregadores de aplicativos, tendo como recorte a cidade de Presidente Prudente-SP, com especial atenção aos riscos para a segurança e saúde inerentes a essa atividade. Para isso, foram coletados dados primários e produzidas informações mediante entrevistas semiestruturadas com os entregadores de aplicativos; também foram coletados dados secundários mediante pesquisas exploratórias de palavras-chaves na internet, utilização de artigos, livros, revistas, publicações e acesso a banco de dados acerca do tema, que visa a melhor compreender o objeto de estudo. Realizou-se uma análise sobre a distribuição de serviços e remuneração dos trabalhadores gerenciados por algoritmos obscuros e autoritários, que regem todas as regras do trabalho dos entregadores. Analisou-se a rotina do trabalho e os impactos da pandemia da COVID-19 nas condições de trabalho dos entregadores de aplicativos. Foram abordadas as estratégias utilizadas pelas empresas para incentivar a produtividade priorizando o lucro, em detrimento da saúde do trabalhador, estimulando o comportamento perigoso no trânsito.
  • ItemDissertação de mestrado
    Gestão hídrica da microbacia do baixo Aguapeí: análise histórica na compreensão das contradições e estímulo a preservação do córrego Marrecas/Marrequinhas/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-13) Silva, Elias Azevedo da; Messias, Iracimara de Anchieta [UNESP]; Galvanin, Edineia Aparecida Dos Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A ocupação desordenada tem levado a diminuição dos recursos naturais, atividades de desmatamentos, práticas agrícolas inadequadas, poluição de corpos d’água com lançamento de resíduos sólidos domésticos e industriais e atividades extrativas agressivas, provocam destruição sem precedentes de bacias hidrográficas. Assim, a gestão hídrica das bacias tem um papel fundamental na preservação dos recursos naturais para a sociedade que ocupa esse espaço. O objetivo dessa pesquisa é, analisar a evolução histórica na gestão hídrica da microbacia Marrecas/Marrequinhas para conhecer as contradições existentes que impossibilitam a integração e resolução de problemas entre os diferentes atores envolvidos no Sistema de Atividade – SA. Para isso, a partir de observações locais, entrevistas semiestruturadas com a população envolvida, produção de mapas temáticos com as transformações do espaço na área estudada principalmente das matas ciliares; gerou-se dados primários que, juntamente com a revisão bibliográfica e dados secundários, evidenciaram os problemas presentes na gestão da microbacia. A fundamentação teórica se pauta na Teoria Histórica Cultural da Atividade (Engeström, 1999) que conduziu a discussão das evidências encontradas com os diferentes atores sociais envolvidos na gestão hídrica da microbacia. Conclui-se que a situação da microbacia Marrecas/Marrequinhas é preocupante. Suas águas estão sendo poluídas, há ausência de matas ciliares em grande parte de seus corpos d’água, e a falta de ações do poder público na preservação ambiental, sinalizam serias lacunas em sua gestão hídrica.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo de caso da implantação do programa produtor de água na bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado em Penápolis, São Paulo, Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-21) Cordeiro, Diego Agostini; Flores, Edilson Ferreira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta pesquisa é realizar o estudo de caso da implantação do Programa Produtor de Água na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado em Penápolis, São Paulo, Brasil. Fazemos uma introdução sobre crise hídrica. Explicando o conceito de serviços ecossistêmicos e pagamentos por serviços ambientais; Apresentar o Programa Produtor de Água mantido pela Agência Nacional das Águas – ANA; Trazer uma análise da caracterização física e espacial da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado; Fazer uma revisão de outros programas de pagamentos por serviços ambientais já implantados no Brasil; Apresentar a metodologia de valoração por serviços ambientais utilizada na implantação do programa; Contribuir com a divulgação, aprimoramento e implantação de políticas públicas voltadas para a preservação dos recursos hídricos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Definição de áreas prioritárias para a restauração florestal e implantação de corredores ecológicos na área de proteção ambiental do Timburi – Presidente Prudente/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-10) Gouveia, Mariano Araújo Caccia [UNESP]; Guimarães, Raul Borges [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Devido aos avanços dos diversos usos da terra dados pelas sociedades humanas, a restauração florestal apresenta-se como fundamental para a manutenção das infinitas formas de interações ecológicas e relações entre meio biótico e abiótico. A regeneração das áreas de preservação permanentes, a conexão entre fragmentos florestais e a formação de corredores ecológicos pode contribuir para a preservação dos recursos hídricos, contenção de processos erosivos, minimizar o assoreamento dos corpos d’água além de viabilizar o fluxo gênico das espécies da flora e fauna, circulação dos indivíduos entre os fragmentos e viabilizar a manutenção das populações. Nesse sentido, através de importantes conceitos como a biogeografia de ilhas, a ecologia da paisagem e a geometria da paisagem, esse trabalho procurou desenvolver um delineamento das áreas prioritárias para restauração na Área de Proteção Ambiental do Timburi, em Presidente Prudente - SP. Alguns dos principais resultados obtidos e produtos elaborados foram extensos mapeamentos da área para identificação dos usos da terra dentro da APA, identificação dos principais fragmentos remanescentes, análise dos conflitos de usos em Áreas de Preservação Permanente e a delimitação das áreas prioritárias para restauração. As APPs fluviais foram definidas como as áreas prioritárias de nível 1 e, para a conexão de fragmentos, mudança no design, contenção de processos erosivos e os corredores de interflúvio como áreas prioritárias de nível 2. A projeção do aumento da cobertura arbórea passou de 665,49 para 1.141,87 hectares, aumentando assim a porcentagem da área de cobertura florestal na APA dos 14,40% atuais para 24,71%.
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação ambiental na escola: análise didático-pedagógica do Ribeirão dos Ranchos (Adamantina-SP) como objeto de estudo escolar e de pesquisa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-18) Alves, Tiago Rafael dos Santos; Perpétua, Guilherme Marini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A realização de projetos de educação ambiental nas escolas públicas ainda é algo recente dentro do cenário pedagógico brasileiro. A partir da década de 1970, e sob pressão de organismos internacionais, emergiram documentos e subsídios na esfera nacional. No entanto, a sua concretização nas salas de aula ainda é algo a ser superado pelas unidades escolares. Nos últimos anos, o Estado de São Paulo implantou o Programa de Ensino Integral, onde professores e alunos possuem aumento de sua carga horária, com novas disciplinas e atividades, com foco nos projetos de vida destes últimos. Em 2020, a EE Helen Keller, localizada em Adamantina-SP, um pequeno município do extremo oeste paulista, também passa a integrar esse programa. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi promover e problematizar a educação ambiental a partir de uma experiência didático-pedagógica, em uma unidade escolar vinculada ao Programa de Ensino Integral, localizada em Adamantina-SP, tendo a Bacia Hidrográfica do Ribeirão dos Ranchos como universo de estudo. Para sua condução optou-se pelos alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental, em um componente curricular denominado eletiva. Para a promoção dessa experiência didático-pedagógica, foram utilizadas metodologias ativas e estudos do meio, as quais colocam o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Após a finalização de tal experiência, foram realizadas análises de dados coletados a partir de questionários aplicados a este público, bem como aos docentes e gestores dessa unidade escolar. Através dessas análises observou-se que o trabalho inter ou transdisciplinares com projetos de educação ambiental é algo necessário nas unidades escolares. A utilização de metodologias ativas e os estudos do meio proporcionam melhores resultados educacionais, aliado a um maior engajamento dos alunos nas aulas. Percebeu-se que os docentes e gestores que possuem maior apropriação de documentos que versam sobre a Educação Ambiental, pertencem à área de Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em especial os docentes dos componentes curriculares de geografia e ciências (biologia), que integram estas áreas respectivamente, bem como os que possuem maior tempo de atuação. No entanto, constatou-se que tanto os alunos, como docentes e gestores, em sua maioria, ainda apresentam uma visão reducionista de Educação Ambiental, centrada numa ideia preservacionista. Cumpre enfatizar que isso reflete a ausência de formações e subsídios destes últimos, que podem ser eventualmente sanados pela própria unidade escolar e órgãos centrais. Desse modo, acredita-se que a experiência didático-pedagógica, desenvolvida na EE Helen Keller, vinculada ao Programa de Ensino Integral, localizada em Adamantina-SP, tendo a Bacia Hidrográfica do Ribeirão dos Ranchos como universo de estudo, poderá ser replicável em outras unidades escolares com condições similares a este. Por fim, espera-se que o presente trabalho, pelo seu ineditismo, possa contribuir para estudos mais aprofundados sobre a realização de experiências didático-pedagógicas que promovam a educação ambiental nas escolas, em especial as vinculadas ao Programa de Ensino Integral, tendo como foco os recursos hídricos locais e, em longo prazo, para composição de materiais e subsídios que apoiem o trabalho dos docentes em sala de aula.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise do espaço temporal da dengue na área urbana de Presidente Prudente / SP buscando associação de fatores de riscos ambientais de bocas de lobo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-08) Bertacco, Elaine Aparecida Maldonado; Flores, Edilson Ferreira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O município de Presidente Prudente / SP, situado no estado de São Paulo, tem grande receptividade para a transmissão dos arbovírus, representada pela infestação contínua e sustentada dos vetores, principalmente do Aedes aegypti, durante sucessivos anos. Apresenta grande vulnerabilidade associada a fatores facilitadores para a transmissão, tais como grandes extensões territoriais, alta densidade populacional, intenso fluxo de pessoas provenientes de vários locais, bem como heterogeneidade de infraestrutura, ocupação do solo e hábitos de vida. O objetivo principal da pesquisa foi fazer analise espacial das Bocas de Lobo e a evolução dos casos humanos de dengue no município de Presidente Prudente / SP. Observou-se que as Bocas de Lobo podem servir tanto de criadouros de larvas/pupas como de repouso para os vetores. Considerando a gravidade da infestação de vetores das arboviroses e um aumento de grandes proporções registrado no município, a proposta é elaborar estratégias para uma educação ambiental permanente junto à população para que haja uma mudança de comportamento em relação ao descarte irregular de recipientes.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise dos efeitos do processo de urbanização na microbacia hidrográfica do Córrego do Jacú - Assis - SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-08) Dias, William Benedicto Frazão; Gouveia, Isabel Cristina Moroz Caccia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A microbacia hidrográfica do Córrego do Jacú é um sistema hidrológico inserido no Vale Médio do Paranapanema que sofre influência antrópica em diferentes graus, principalmente em razão do processo de urbanização e práticas agrícolas. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar os efeitos da urbanização, utilizando-se da avaliação de riscos de alagamento, inundações e escoamento superficial concentrado com alta capacidade de transporte, sobre a área da microbacia que está sob o domínio da malha urbana do município de Assis- SP. Para tanto, caracterizou-se a região de inserção da microbacia através de variáveis físicas, geográficas e sócio demográficas, destacando-se as características inerentes à urbanização como processo de ocupação histórico evolutivo da região. Ademais, realizaram-se análises dos geossistemas da microbacia; distribuição temporal das precipitações com enfoque nas chuvas extremas; impacto destes eventos sobre a rede de microdrenagem e macrodrenagem da microbacia; e o plano de drenagem da gestão municipal para reestruturação e solução da problemática. Como resultado: em relação à quantidade de chuva foi registrada média de 1.413 mm distribuída irregularmente ao longo do ano e demonstrando concordância com o comportamento esperado para a região (verão chuvoso e inverno com estiagem). Em relação às chuvas intensas, foram registrados 487 episódios de chuvas com volume superior ou igual a 30 mm/ dia, entre os anos de 1980 a 2020. A estimativa de recorrência encontrada para estes eventos foi, em média, 13 episódios ao ano de chuvas a partir de 30 mm/ dia, enquanto eventos mais extremos, caracterizados por precipitação a partir de 130 mm/ dia são esperados 1 vez a cada 41 anos. Os impactos das chuvas intensas foram avaliados pelo viés qualitativo de reportagens englobando o período de 2011 a 2020, e localizados pontualmente em mapas. Os registros se concentraram nas regiões centrais da cidade sendo frequentes em regiões de vertentes como Rua Antônio Vieira Dias e Regente Feijó. Frente aos impactos pluviais, a gestão municipal possui um plano de saneamento que engloba a rede de microdrenagem da microbacia, apontado as necessidades de reestruturação desta rede e incorporação de novos ponto de captação e escoamento superficial pluvial.
  • ItemDissertação de mestrado
    Parcelamentos de solo e potencial turístico - estudo de caso do entorno do reservatório da usina hidrelétrica (UHE) Chavantes, no rio Paranapanema
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-03) Ferreira, Rodrigo Mazzetti; Piroli, Edson Luis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O parcelamento de solo com finalidade urbana às margens de reservatórios hidrelétricos, além de ter se tornado uma atividade de grande expansão nos últimos anos, tem provocado um crescimento exacerbado da ocupação antrópica em Áreas de Preservação Permanente (APPs). Assim, além de discorrer sobre essa temática, o objetivo do presente trabalho consistiu em analisar informações e discutir características acerca de empreendimentos imobiliários (loteamentos) implantados às margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes, no rio Paranapanema, procurando identificar padrões de ocupação ao longo do tempo, avaliar os impactos decorrentes da implantação dessa atividade e propor medidas de mitigação de impactos decorrentes do uso inadequado das margens e do próprio recurso hídrico. Adicionalmente, procurou-se apresentar um diagnóstico geral desse reservatório, correlacionando com seu potencial turístico, propondo ações e outras iniciativas que visam o ordenamento adequado dos usos relacionados às APPs e aos recursos hídricos, em consonância com os direitos fundamentais de acesso à água e de usos múltiplos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Metodologia para seleção de locais e ações de conservação de solo e água no alto curso do rio Santo Anastácio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-29) Anjolete, Marcio; Leal, Antônio Cezar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O problema da erosão hídrica do solo na região do Pontal do Paranapanema demanda aos gestores públicos da região, especialmente de Prefeituras Municipais e Comitês de bacias Hidrográficas, a busca de alternativas técnicas que viabilizem investimentos financeiros para o enfrentamento do problema. O programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, apresenta-se como uma fonte de investimento em conservação do solo e da água, ao mesmo tempo que permite o envolvimento da comunidade. Todavia, o programa exige um trabalho qualificado em todas as suas etapas, com o cumprimento de requisitos e metas muito específicas, sobretudo quanto a escolha dos locais e a realização dos projetos de conservação de solo. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa de mestrado profissional foi colaborar para a elaboração de projetos técnicos para o Programa Produtor de Água de Presidente Prudente apresentando um estudo de um recorte da bacia hidrográfica do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio que resultou na seleção de locais com melhor potencial para receber investimentos em conservação do solo e água. Também foi apresentado o projeto para a recuperação de trecho de estrada deteriorada no local. Para a elaboração do estudo foram realizadas revisão bibliográfica, atividades de campo e reuniões com equipe técnica das instituições envolvidas, permitindo rápido entendimento dos diversos aspectos dos projetos. Uma vez selecionadas as áreas, foram realizados os projetos básicos que descrevem as ações, as etapas, características técnicas e os custos para o controle das erosões por sistema de terraceamento. Os resultados foram apresentados à Prefeitura Municipal de Presidente Prudente para subsidiar a elaboração de projetos executivos a serem implementados na bacia hidrográfica do manancial, na perspectiva de contribuir para a segurança hídrica do abastecimento de água da cidade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise da fragilidade ambiental e das áreas de preservação permanente da sub-bacia do Ribeirão da Confusão/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-28) Albano, Carlos Henrique; Galvanin, Edineia Aparecida dos Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Fragilidade Ambiental tornou-se uma metodologia assertiva nas propostas de diagnóstico e zoneamento ambiental, nesta pesquisa é usada para analisar a situação da Sub-Bacia Hidrográfica do Ribeirão da Confusão, uma área localizada na UGRHI 21-Peixe. Com o levantamento de dados topográficos, geomorfológicos e pedológicos foi possível identificar os locais que necessitam de conservação ambiental assim como examinar quais áreas tem déficit de vegetação que acabam sendo afetadas por processo erosivos, tudo isso tendo como objeto de análise às Áreas de Preservação Permanente, instrumento vinculado a Lei 12.651/2012 que garante, entre outros locais, a proteção das margens dos rios e nascentes. Por meio dos produtos gerados nos procedimentos metodológicos, sobretudo os mapas sínteses, é possível destacar área carentes de conservação e recuperação. Durante a análise dos resultados outros indicadores contribuíram com a investigação, os relatórios do IPT (2017), do Cadastro Ambiental Rural (2019) e do Inventário Florestal do Estado de São Paulo (IPA, 2020), contribuíram para examinar pontos de suscetibilidade a problemas ambientais dentro da Sub-Bacia, considerando tanto os aspectos das características naturais como as ações antrópicas decorrentes da sua ocupação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Adaptação de um protocolo de avaliação rápida para análise das condições ambientais de um córrego por alunos de ensino médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-05) Segantin, Viviane; Granado, Danielli Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os Protocolos de Avalição Rápidas - PAR’s se constituem ferramentas desenvolvidas para avaliar qualitativamente os sistemas hídricos superficiais, sobretudo sob aspectos do meio físico, que envolvem o córrego e seu entorno. O objetivo dos protocolos é fornecer dados básicos e respostas rápidas que possam contribuir para o gerenciamento dos recursos hídricos. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho consistiu em adaptar um protocolo de avaliação rápida para análise das condições ambientais do córrego Cachoeira, em Colorado (PR), para atuar como ferramenta de diagnóstico e educação ambiental, para ser utilizado por estudantes do ensino médio. O reconhecimento ambiental foi realizado com visitas ao córrego Cachoeira, que ocorreram em cinco (5) pontos do ambiente lótico, que foram selecionados, de acordo com as condições ambientais e os níveis de intervenção antrópica. A partir daí foi realizada a seleção dos parâmetros para composição do instrumento adaptado, seguindo protocolos de referência, entre eles: indicativos de erosão; condição dos sedimentos; presença de plantas aquáticas; odor; cor e oleosidade da água; presença de resíduos sólidos e de esgoto doméstico; tipo ocupação das margens; existência e extensão das Áreas de Preservação Permanentes (APPs). Dentre os pontos previamente analisados, dois foram escolhidos para serem visitados e avaliados pelos discentes. A partir da adaptação do PAR iniciou-se o processo para elaboração do conteúdo da oficina de sensibilização ambiental e capacitação para aplicação do instrumento. O conteúdo da Oficina e o Protocolo adaptado compuseram um roteiro de aulas para ser utilizado como material didático para capacitar e aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os parâmetros utilizados no PAR, serve como ferramenta para a Educação Ambiental. A aula de campo para a avaliação rápida do córrego Cachoeira aconteceu no período matutino, teve duração de quatro horas, contou com a participação de onze alunos, que realizaram todas as etapas de atividades propostas nas oficinas. As informações e os resultados obtidos por meio da implementação do PAR servirão de subsídios para propostas de aproximação da população civil com a questão ambiental que é imprescindível subsidiar ações do poder público, que envolvam o gerenciamento dos recursos hídricos. A pesquisa concluiu que o PAR adaptado e aplicado como recurso didático, junto a alunos do Ensino Médio nesta pesquisa, demonstrou ser uma ferramenta efetiva para desenvolvimento de atividades curriculares práticas, por levar em consideração os parâmetros relacionados com as condições físicas do canal e abordar outros conteúdos trabalhados na disciplina de Geografia, em uma linguagem acessível ao público a que se destinou. Além disso, destaca-se também sua importância como ferramenta para a promoção da Educação Ambiental. Ressalta-se por fim, que o protocolo proposto não é conclusivo, novas adaptações podem ser feitas para enriquecê-lo, de acordo com outros objetivos e realidades, que acompanhem as mudanças ambientais e se adeque as características físicas de outros canais, em outras regiões.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uso do balneário da Amizade (Presidente Prudente, SP, Brasil) para práticas curriculares na disciplina de Educação Física e Educação Ambiental para o ensino fundamental II
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-01) Gomes, Tiago Albuquerque; Granado, Danielli Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A relação entre homem e natureza se estende há muitos anos, através da busca para o consumo de água, seja como forma de lazer, recreação, para pesca, entre outras finalidades que os recursos naturais oferecem a todos os seres vivos. O projeto tem a finalidade identificar e discutir os usos e potencialidades do Balneário da Amizade, enquanto espaço público de lazer, recreação e promoção da saúde e Educação Ambiental, com vistas à elaboração de uma proposta que contemple o seu uso para práticas curriculares, que abranjam conteúdos da disciplina de Educação Física, para serem aplicados em escolas de Presidente Prudente e Álvares Machado. A proposta tem como ponto de partida o Balneário da Amizade, e como base teórica, as Diretrizes Curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abrangendo as competências específicas para o Ensino Fundamental II. A BNCC define aprendizagens essenciais para desenvolvimento na Educação Básica e assim, os conteúdos apresentados para as disciplinas de Educação Física e Geografia foram analisados e relacionados. A busca científica foi norteada por estudos relacionados à promoção da Educação Ambiental e qualidade de vida, além de trabalhos já realizados no Balneário da Amizade. Para o levantamento documental foram analisadas Leis Federais, a versão final da BNCC homologada em 2018 e documentos disponibilizados pela prefeitura de Presidente Prudente. O Balneário da Amizade apresenta múltiplos espaços, onde alunos podem vivenciar atividades relacionadas à Educação Ambiental. Diversas atividades podem ser trabalhadas a partir dos conteúdos e das práticas curriculares previstas na BNCC. Foi elaborado um roteiro a fim de fornecer subsídios para formalizar e organizar as Visitas Pedagógicas no Balneário da Amizade. Através de uma plataforma digital foi aplicado um questionário a profissionais que atuam como docentes da disciplina de Educação Física, em escolas dos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, para fundamentar a viabilidade do projeto e roteiro para uso do Balneário da Amizade, em práticas curriculares no Ensino Fundamental II. Foram obtidas 28 respostas. Das respostas coletadas foi possível verificar que todos os participantes são favoráveis à aplicação da proposta. Todos os professores entrevistados aceitariam realizar visitas de caráter pedagógico com suas turmas no Balneário da Amizade. O projeto permite integrar práticas curriculares com temas da Educação Ambiental, interligando conteúdos e competências da Educação Física, no Ensino Fundamental II, com outras disciplinas, em um trabalho interdisciplinar. E assim, promover a consciência socioambiental por meio de vivências e atividades práticas no Balneário da Amizade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Resíduos sólidos urbanos em Anhumas – São Paulo – Brasil: proposta para implantação de usina de compostagem da fração orgânica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-08) Vincoleto, Gisele Santos Raminelli; Leal, Antonio Cezar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os resíduos sólidos aliados aos hábitos de consumo e crescimento populacional vêm se apresentando como problema para as cidades atualmente, bem como ao poder público no qual se apresenta como o responsável para realizar as etapas de gestão e gerenciamento. Estes resíduos sólidos urbanos são compostos por diferentes classificações, porém conforme os dados apresentados pelas gravimetrias tanto em nível nacional como apresentado nos planos de gerenciamento de resíduos sólidos dos municípios, a maior fração apresentada é composta por matéria orgânica. Em Anhumas, cidade de pequeno porte do estado de São Paulo, não foi diferente, a composição gravimétrica de seus resíduos apresentou a matéria orgânica como 66% do total, visto que nesta cidade há coleta seletiva atuante desde 2013, viu-se a necessidade de propor uma forma para tratar a matéria orgânica. O objetivo geral deste trabalho é apresentar a proposição para implantação do tratamento da fração orgânica presente nos resíduos sólidos urbanos, pelo método da compostagem visando a contribuir com o gerenciamento dos resíduos sólidos do município de Anhumas SP. Tendo como base legal a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a compostagem surge como uma alternativa viável para o tratamento da fração orgânica presente nestes resíduos, aliada à coleta seletiva tende a apresentar bons resultados à gestão dos resíduos. A compostagem é definida como processo de decomposição biológica da fração orgânica biodegradável dos resíduos, efetuado por uma população diversificada de organismos, em condições controladas de aerobiose e demais parâmetros, dentre as formas de realização da compostagem o método de leiras revolvidas se apresenta como melhor alternativa de acordo com as características locais. Para isto foi feito um projeto, que ao ser submetido ao edital do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos – FID, o município foi contemplado com recursos financeiros para executar a proposta apresentada neste trabalho, por isto o mesmo foi intitulado como proposta, pois não foi concluído, porém foi possível realizar testes operacionais para montagem da leira, para identificação das demandas operacionais. Os testes são apresentados nesta proposta como forma de mostrar que é possível realizar a compostagem mesmo em municípios de pequeno porte e servir de modelo para os demais interessados em reduzir a quantidade de resíduos que são destinados aos aterros, no caso de Anhumas, o aterro controlado em valas. Associada a esta proposta de realizar a compostagem, a educação ambiental deve ser inserida como instrumento muito importante no qual auxilia o gerenciamento de resíduos sólidos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Disponibilidade hídrica para abastecimento público: o caso do reservatório do rio Santo Anastácio no município de Presidente Prudente estado de São Paulo- Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-19) Silva, Olavo Bonifácio da; Araújo, Renata Ribeiro de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O município de Presidente Prudente, localizado na região Oeste do estado de São Paulo, passou por diversas crises de abastecimento público ao longo de sua história. Desde o ano de 1968, a captação superficial ocorria no reservatório artificial, localizado no rio Santo Anastácio. No ano de 1985, após passar por uma severa estiagem, o município decretou estado de calamidade pública e conduziu a operação e captação de água do Balneário da Amizade, localizado na bacia hidrográfica do córrego Limoeiro. Em 1988, ocorreu a ampliação do reservatório do rio Santo Anastácio e, no ano de 1998, foi inaugurada a captação do rio do Peixe, que passou a responder por 70% da produção de água para o abastecimento público e o reservatório do rio Santo Anastácio, por 30%. Nesse contexto, o estudo buscou avaliar a disponibilidade hídrica para abastecimento público de Presidente Prudente, verificando a capacidade de reservação do reservatório do rio Santo Anastácio entre os anos de 1988 e 2021. Além disso, buscou analisar características químicas, físicas e biológicas dos córregos afluentes e do reservatório para o entendimento da qualidade da água frente aos seus usos pretendidos. Para a realização das análises de qualidade da água foram elaboradas coletadas a campo no córrego do Cedro (P1), córrego Cedrinho (P2), rio Santo Anastácio (P3) e na saída do reservatório (P4). As coletas foram realizadas com periodicidade quadrimestral, com início em julho de 2020 e finalizadas em julho de 2021. Os parâmetros selecionados foram de Cor Verdadeira, Condutividade Elétrica (Ce), Cianobactérias (somente para o ponto P4), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Demanda Química de Oxigênio (DQO), Fósforo Total, Nitrogênio Amoniacal (N-NH4), Nitrato (N-NO3), Nitrito (N-NO2), Oxigênio Dissolvido (OD), pH, Sólidos Dissolvidos Totais (SDT), Turbidez e Temperatura da Água. Os resultados do P1 apresentaram valores em não conformidade com os limites legais para as amostras de DBO, Fósforo Total e Ce na coleta de jul./20 e cor Verdadeira, DBO, OD e Ce na coleta nov./20. Foram observados para o ponto P2 resultados em não conformidade com a legislação para todos os valores de Cor, DBO, Fósforo Total, OD e Ce. No P3, houve valores em não conformidade na coleta de jul./20 para as variáveis Fósforo total e DBO. A variável OD apresentou valor em conformidade apenas na amostragem de mar./21, sendo os demais resultados abaixo do mínimo exigido para um rio classe 2. Os resultados no P4 indicaram que todos os valores de OD encontraram-se em não conformidade, bem como os valores de Cor Verdadeira para os meses de jul./20 e nov./2020. Todos os resultados de cianobactérias no período de 2015 a 2020 apresentaram resultados dentro do limite legal. Por meio do levantamento topobatimétrico, pôde-se observar da área total do reservatório um volume assoreado de 237.456,50 m3, que representa o comprometimento de 13,8% da sua capacidade de reservação. Com base nos resultados dos SDT do P4, identificou-se a ocorrência de uma sedimentação de 8.9 ton./dia no reservatório, que apresenta um volume útil de 1.482.543.50 m3 e vida útil estimada em 191,2 anos, a partir do ano de 2022.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uso e ocupação da terra e impactos socioambientais no município de Sandovalina – SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-05) Santos, Luciane Maria dos; Gouveia, Isabel Cristina Moroz Caccia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Diante de toda a transformação que o Homem produz sobre o meio ambiente, as características originais dos ambientes são modificadas ou destruídas, resultado em degradação ambiental, principalmente em lugares onde antes existiam ricos ecossistemas e hoje são caracterizados pelo crescimento acelerado. Há uma organização no crescimento urbano ou rural, mas essa organização não respeita as características ambientais. Se organizam em função do capital, seja pela lógica do mercado imobiliário nas cidades ou do agronegócio, no campo. Nesse sentido, considera-se importante a realização de uma análise do uso e ocupação da terra e seus impactos socioambientais, diagnosticando a qualidade ambiental da bacia hidrográfica do córrego Taquaruçu, no município de Sandovalina – SP. Desta forma a metodologia deste trabalho foram evidenciados através de análises do comportamento hídrico do córrego Taquaruçu, análises do estado da qualidade ambiental da nascente e da água e as características físicas e bióticas das áreas, a identificação dos usos e conflitos em relação aos recursos hídricos, e as transgressões à legislação ambiental. Foram realizadas também pesquisa bibliográfica e levantamentos de campo, sendo argumentado e apresentado em caráter cientifico. Por fim, conclui-se que após as análises feitas e realizadas no córrego Taquaruçu e no município de Sandovalina, foi possível comprovar que é necessário maior fiscalização e conscientização de toda população sobre essas áreas, já que a mesma se encontra em situação crítica, mesmo sendo de total importância para o município e toda região.
  • ItemDissertação de mestrado
    Cartilha pedagógica como instrumento de educação ambiental para a preservação de nascentes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-21) Carnelosi, Tania Regina Blonski; Gouveia, Isabel Cristina Moroz-Caccia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A água é um recurso vital para os seres humanos, entretanto, em decorrência da ação antrópica esse recurso está se tornando cada vez mais escasso e, portanto, se faz necessária a busca por soluções que devem envolver tanto a gestão pública, como também a sociedade para que sejam desenvolvidas ações que minimizem as consequências da crise hídrica. Sendo assim, é de suma importância buscar o envolvimento da educação para a disseminação da educação ambiental como forma de promover a preservação e a utilização sustentável dos recursos hídricos, visto que, a educação ambiental é indispensável no processo de sensibilização e mobilização da população. Esta pesquisa defende a importância de incentivar a construção de conhecimentos sobre os recursos hídricos, a partir da realidade local, e assim oportunizar por meio da discussão, análise e reflexão a respeito da consciência de cada um em relação à importância desse recurso indispensável. Assim, foi proposta a elaboração de uma cartilha pedagógica tratando da importância das nascentes e objetivando a educação ambiental. Para o desenvolvimento deste projeto foram realizados levantamentos bibliográficos, pesquisas de campo e atividades com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental do município de Colorado, Paraná. Os alunos participaram de uma oficina com duração de três aulas para apresentação e validação da cartilha que aborda o tema sobre as nascentes, suas origens, situação das nascentes, características dos rios do município, crise hídrica e ações para a recuperação e proteção das nascentes. Com a pesquisa de campo verificou-se que a maioria das nascentes analisadas se encontram desprotegidas e degradadas. Assim, com esse trabalho constatou-se a importância de trabalhar a educação ambiental com enfoque na preservação das nascentes e dos recursos hídricos, por meio do uso da cartilha como suporte para os conteúdos que transmitam conhecimentos e valores acerca da educação ambiental.
  • ItemDissertação de mestrado
    A educação ambiental como ferramenta na recuperação de uma área de preservação permanente no município de Colorado-PR
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-14) Silva, Gustavo Luciano Blonski; Messias, Iracimara de Anchieta [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho se propôs a investigar a temática da Educação Ambiental (EA) em torno da seguinte questão-problema: Como a EA pode ser uma ferramenta na recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) junto a alunos do Ensino Médio? Nesta perspectiva, delimitamos nosso objetivo geral: realizar ações de recuperação da Área de Preservação Permanente da nascente do Ribeirão Jupira junto a alunos do Ensino Médio de um colégio público do município de Colorado/PR, utilizando como estratégia a educação ambiental. A pesquisa se realizou a partir da metodologia de caráter qualitativo, e da pesquisa-ação como procedimento para a realização de visitas exploratórias, oficinas e ações de recuperação de APPs proporcionou a organização das etapas em torno do levantamento de hipóteses e autorreflexão do grupo envolvido através da abordagem colaborativa. O desenvolvimento das etapas junto aos estudantes se baseou em discussões construtivas por meio de aplicação de oficinas e de práticas de ações, proporcionando resultados positivos a curto, médio e longo prazo. Concluímos que a Educação Ambiental promoveu a conscientização dos alunos sobre a preservação e recuperação de áreas degradadas, resultando na ação de reflorestamento de uma importante nascente do município, trazendo benefícios para toda a população de modo geral.