Teses - Educação - FCT
Browse by
Recent Submissions
-
A formação de professores e a organização do projeto pedagógico curricular (PPC) do curso de licenciatura em Educação do Campo da UFGD
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente. Tem como objeto ... -
“Eu gosto de brincar, isso me faz feliz”! Paisagens e vivências das crianças em Presidente Prudente (SP)
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A pesquisa “Eu gosto de brincar, isso me faz feliz”! Paisagens e vivências das crianças em Presidente Prudente (SP)” integra o Programa de Pós-Graduação de Doutorado em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - ... -
Estudantes com autismo em escolas democráticas: práticas pedagógicas
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Tese de doutorado]A presente tese tem por objetivo investigar o processo de inclusão de estudantes com autismo em escolas democráticas, norteado pela seguinte questão de pesquisa: Como são as práticas pedagógicas no processo de inclusão dos ... -
A atividade de ensino da dança nas aulas de educação física em uma perspectiva histórico-cultural
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]A pesquisa aqui relatada é vinculada à Linha de Pesquisa 3 “Processos formativos, infância e juventude”, do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP/Presidente Prudente e sob as ... -
Bebeteca: engatinhando entre livros
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Tese de doutorado]Esta tese, intitulada “Bebeteca: engatinhando entre livros”, está vinculada à Linha 2, “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) ... -
Educação Integral X Escolas de Tempo Integral: explorando os espaços para a educação em valores
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Tese de doutorado]A presente pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), teve como principal objetivo analisar como a educação integral tem se estruturado ... -
A atividade de brincar na pré-escola: possibilidades de enfrentamento da alienação social a partir de um trabalho educativo em uma perspectiva humanizadora
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Tese de doutorado]Vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, infância e juventude” do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP – Presidente Prudente, esta pesquisa teve como objetivo engendrar possibilidades pedagógicas ... -
O PARFOR e a formação de professores da Educação Básica: o caso do curso de Pedagogia da UEM
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Tese de doutorado]A presente tese, desenvolvida na Linha de Pesquisa Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista – UNESP – FCT - ... -
A brincadeira de papéis sociais como elemento orientador da formação continuada de uma professora pré-escolar
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Tese de doutorado]Esta investigação, vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, infância e juventude”, do PPGE-FCT/UNESP, propôs-se ao desafio de no processo de formação continuada com uma professora pré-escolar, organizar práticas ... -
A mediação do coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Tese de doutorado]A presente pesquisa encontra-se vinculada à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP e teve como objetivo analisar a mediação do coordenador pedagógico, ... -
Lesbianidades, performatizações de gênero e trajetória educacional
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Tese de doutorado]No campo da Educação, o tema da sexualidade e, mais especificamente, da “diversidade sexual” vem sendo crescentemente explorado em trabalhos acadêmicos brasileiros. Todavia, grande parte dessas investigações toma a ... -
Entre os muros e grades da prisão: o trabalho do professor que atua nas 'celas' de aula
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Tese de doutorado]Esta tese está vinculada a Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores. Tem como objetivo investigar como ocorre o processo de trabalho e as condições sociais e materiais do docente ... -
Educação para o encontro: a experiência do outro e a experiência do fantástico entre crianças e professores
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Tese de doutorado]Esta investigação foi desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP – Campus de Presidente Prudente, vinculada à Linha de Pesquisa denominada “Processos Formativos, ... -
O nascimento do pequeno leitor: mediação, estratégias e leitura na primeiríssima infância
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019) [Tese de doutorado]Esta tese, intitulada “O nascimento do pequeno leitor: mediação, estratégias e leitura na primeiríssima infância”, pertence à Linha 2 do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) ... -
Narrativas autobiográficas de professoras que atuam na modalidade de creche: saberes necessários à profissão
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018) [Tese de doutorado]Apresentam-se, neste trabalho, os resultados da pesquisa vinculada à linha Processos Formativos Infância e Juventude do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual ... -
Avaliação na educação infantil: decorrências da formação continuada de duas professoras
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018) [Tese de doutorado]Pertencente à Linha de Pesquisa Processos formativos, Infância e Juventude do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, esta Tese originou da premissa que se pode pensar na avaliação da aprendizagem e em seus ... -
Para Além dos Nascidos em Berço Esplêndido: narrativas docentes sobre o trabalho do professor no campo das políticas de ações afirmativas na UFMS
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018) [Tese de doutorado]Esta tese está vinculada à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Campus ... -
Trajetórias de formação construídas a partir dos Projetos de Extensão Universitária: o olhar dos egressos do Curso de Licenciatura da Educação Física da FCT/UNESP
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018) [Tese de doutorado]A pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), teve como principal objetivo ... -
Escola Sem Partido: indícios de uma educação autoritária
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018) [Tese de doutorado]O projeto Escola Sem Partido é fenômeno social que tem preocupado os pesquisadores da área da Educação, pois visa a atingir a educação brasileira, através de uma reforma moralizante. O projeto existe desde 2004, quando foi ... -
Desafios e possibilidades para a formação continuada de professores de crianças de 4 e 5 anos para a literacia científica no Município de Amajari, Roraima
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018) [Tese de doutorado]Esta tese, vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Infância e Juventude” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente, se originou da concepção de literacia científica. ...