Teses - História - FCHS

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 125
  • ItemTese de doutorado
    Policiar no tempo da escravidão: a construção da segurança pública no Brasil do século XIX
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-10) Azevedo, Larissa Biato de; Ferreira, Ricardo Alexandre [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A segurança tornou-se um dever de Estado no Brasil com a outorga da Constituição do Império, em 1824. A partir de então, de maneira semelhante ao que ocorria em outras partes do mundo, foram criados cargos e instituições para prevenir delitos, informar as condutas da população, providenciar sobre ocorrências cotidianas. Diferentemente de outras nações, o surgimento da Polícia e da segurança pública no Brasil se deu numa época em que vigorava a escravidão de africanos e descendentes. Compreender essa especificidade da história da Polícia brasileira é o principal objetivo desta pesquisa. Mais precisamente, procura-se explicar de que maneira as autoridades policiais lidaram com ocorrências envolvendo escravos, libertos e africanos livres no Brasil durante o século XIX. Para alcançar esse objetivo, esta investigação examina variadas fontes administrativas assinadas por autoridades de duas províncias do Império, Pernambuco e São Paulo, que representavam o Norte e o Sul, bem como a busca pela unidade nacional no período. Em meio aos momentos que marcaram o processo de formação da Polícia imperial, são analisadas as providências tomadas por Juízes de Paz, Chefes de Polícia, Prefeitos de Comarca, Delegados, Subdelegados e Juízes Municipais diante das práticas que tiveram por autores, vítimas ou cúmplices escravos, libertos e africanos desembarcados ilegalmente nos portos brasileiros. O trabalho demonstra que, além de ocorrências que perturbavam a chamada “tranquilidade pública”, como as insurreições, as autoridades policiais lidaram com fatos, ordens e demandas que diziam respeito à “segurança individual”, como roubos de escravos, escravização de pessoas livres e libertas e homicídios de senhores. Essas duas últimas práticas, segundo as autoridades, ofendiam diretamente a moralidade da nascente sociedade brasileira. Em suma, busca-se contribuir para o conhecimento histórico e social da Polícia com um estudo sobre essa instituição e a construção da segurança pública no Brasil do século XIX, no tempo da escravidão.
  • ItemTese de doutorado
    Redes migratórias e dinâmica populacional de italianos em um município paulista: Franca, São Paulo, 1885-1945
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-19) Gonçalves, José Victor Maritan; Costa, Dora Isabel Paiva da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A proposta deste trabalho é conhecer histórica e demograficamente a comunidade imigrante italiana existente na microrregião de Franca, interior do estado de São Paulo, entre os anos de 1885 e 1945, a fim de documentar e descrever as redes migratórias que compunham esse cenário. Baseado nos conhecimentos sobre as tipologias desenvolvidas por Charles Tilly, observou-se as características de tais redes para descrever essa população de italianos, tendo como método a Reconstituição de Famílias proporcionada pela compilação dos registros paroquiais do acervo da Cúria Diocesana de Franca, dos registros de matrícula da Hospedaria de Imigrantes de São Paulo e dos prontuários de identificação civil do Registro Nacional de Estrangeiros produzidos pela Delegacia de Polícia de Franca entre 1939 e 1945. O recorte temporal define-se pelas histórias de vida dos indivíduos em três coortes (os imigrantes, seus filhos e seus netos), de modo a realizar um estudo quantitativo e microanalítico sobre a população italiana e seus descendentes buscando reunir indicadores demográficos e suas relações com as redes migratórias que envolviam pessoas das localidades de origem e destino dos imigrantes, abarcando possíveis permanências e rupturas das características étnicas a partir das práticas reprodutivas. Esse estudo traz análises inéditas que visam alargar as referências sobre as cadeias migratórias e as redes sociais que as sustentavam no período de imigração em massa de italianos para o desenvolvimento da economia cafeeira no estado de São Paulo.
  • ItemTese de doutorado
    Cuidar dos que não se cuidam: a medicina da criança no Rio de Janeiro oitocentista.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-09) Cintra, Mariana de Paula; França, Jean Marcel Carvalho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As narrativas médicas sobre os cuidados com a criança no Brasil começaram a vir à prensa no século XIX. Nas teses de conclusão de curso da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, nas publicações de jornais especializados, nos manuais e tratados médicos traduzidos para o português desde os finais do Setecentos e nos compêndios de medicina, o tratamento dos filhos pequenos foi uma temática persistente. Os clínicos advogavam que a infância, em razão de suas particularidades, demandava uma atenção diferente daquela conferida para a idade adulta. Considerando esta variada documentação, desde os primeiros jornais médicos publicados na capital brasileira – a partir de 1808 – até as últimas teses de medicina apresentadas antes da criação do primeiro curso de pediatria no Brasil – em 1882 –, este estudo busca interrogar por que e como se deu o advento do interesse clínico pelo bem-estar e pela saúde da criança no Rio de Janeiro. A partir de três aspectos considerados necessários para o trato dos infantes, as doenças, a alimentação e as vestimentas, o alvo do estudo são as prescrições e as descrições médicas acerca dos parâmetros para gerar e criar filhos saudáveis ao longo do Oitocentos. O que diziam os acadêmicos sobre os partos e os cuidados nos primeiros anos de vida? Como essas primeiras normativas ajudaram a arquitetar uma especialidade clínica fundamentada na criança?
  • ItemTese de doutorado
    Sisters, O sisters, lets stand up right now: o processo de feminilização do rock na época da contracultura e da Nova Esquerda, 1966-1974
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-29) Milani, Vanessa Pironato; Fenerick, José Adriano [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O rock dos anos 1960 (especialmente a partir de 1965-66), o qual esteve ligado à contracultura jovem e aos movimentos políticos de esquerda, foi predominantemente pautado por práticas masculinas, tanto por parte da indústria da música quanto das bandas. A masculinidade do rock era reafirmada nas performances ao vivo, nas letras das canções que, em sua maioria eram machistas, e na forma com que roqueiros se vestiam. Tais fatos caracterizaram uma masculinização no rock, contra a qual as mulheres teriam que lutar para se inserirem neste cenário musical. Esse processo paulatino não só de inserção da mulher no rock, mas também da feminilização dele, teria começado a ocorrer na segunda metade da década de 1960, quando o rock alcançou o seu auge – com a explosão dos Beatles, o sucesso dos festivais (Monterey, Woodstock, Newport Festival), a ascensão das bandas psicodélicas de São Francisco –, se aproximou dos ideais da contracultura, o movimento feminista ganhou força e a multiartista vanguardista Yoko Ono se aproximou dos Beatles. Assim, o presente trabalho buscou conhecer e compreender o processo de feminilização do rock, à luz da presença da Yoko Ono neste meio musical, compreendida entre o período em que se aproxima dos Beatles, após iniciar um relacionamento amoroso com John Lennon, em meados dos anos 1960 até metade dos anos 1970, quando o casal abandona suas carreiras artísticas para se dedicar à família, especialmente ao filho Sean Lennon, nascido em 1975. Período que compreende também o momento de ascensão e queda da contracultura, assim como o de consolidação do rock, tanto na indústria da música quanto entre os jovens.
  • ItemTese de doutorado
    Conflito e convivência entre portugueses e neerlandeses no Brasil e em Angola, 1624-1654
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-04) Gurian, Gabriel Ferreira; França, Jean Marcel Carvalho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em meio às agitações decorrentes da guerra de secessão da República das Províncias Unidas dos Países Baixos diante de Castela, deflagrada em 1568, Portugal enfrentou uma crise sucessória que levou a uma união dinástica entre as Coroas ibéricas e a sua sujeição ao governo dos Habsburgo de Madri, entre 1580 e 1640. Nesse contexto, a Lusitânia se viu envolvida no conflito hispano-neerlandês, inflamado por questões políticas e religiosas, cujos embates logo extrapolaram as fronteiras da Europa e se estenderam aos territórios coloniais de além-mar. Assim, através de sua Companhia das Índias Ocidentais, os holandeses lançaram expedições contra os polos de produção açucareira no Brasil (1624 e 1630) e os enclaves escravistas na África Ocidental (1637 e 1641), particularmente Angola. Naquelas paragens, a presença neerlandesa teria durações significativas e levaria a interações sistemáticas entre os invasores e a população lusa, de modo que é possível observar na variada documentação do período a construção de relações diversas, para além da mera inimizade catalisada pelo fator espanhol e pelas dissidências de credo entre católicos e protestantes. Destarte, a tese ora apresentada se debruça sobre esses contatos no Atlântico, a partir de textos em língua portuguesa – de missivas administrativas a crônicas de guerra, passando por panegíricos, memórias, manifestos, epístolas de religiosos, entre outros –, contemplando a perspectiva daqueles afetados pelas invasões, atenta à vida material e ao cotidiano construído e partilhado naquelas plagas entre lusos e batavos, de modo a elucidar dinâmicas, relações e noções construídas a respeito do invasor a partir dessas experiências.
  • ItemTese de doutorado
    Trovão do Sul: Monsenhor Rosa e o projeto ultramontano em Franca (1860-1903)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-18) Tavares, Marcelo dos Reis; Malatian, Teresa Maria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo geral da pesquisa é compreender o processo de introdução do catolicismo conservador ou ultramontano na cidade paulista de Franca, a partir da biografia de Monsenhor Cândido Martins da Silveira Rosa. Em linhas gerais, o ultramontanismo foi um movimento da Igreja Católica, de caráter conservador, antimoderno e antiliberal, caraterizado pelo apoio irrestrito às determinações do papa. O auge do ultramontanismo ocorreu nos pontificados dos papas Pio IX (1846-1878) e Leão XIII (1878-1903), e os seus momentos mais representativos foram a promulgação do Syllabus Errorum condenando os “erros modernos” e a aprovação do dogma da infalibilidade papal no Concílio do Vaticano I (1869-1870). Nascido em Jacareí a 16 de janeiro de 1838, Cândido Rosa estudou no Seminário Episcopal de São Paulo, um dos principais centros difusores do ultramontanismo no Brasil, fundado e dirigido pelo bispo D. Antônio Joaquim de Melo. Padre Cândido foi indicado para Franca em 1860, quando tinha 22 anos de idade, ficando na condição de vigário encomendado até a data de seu falecimento, em 21 de setembro de 1903. Seu paroquiato foi marcado por importantes realizações nas esferas educacional, assistencial e devocional e por uma expressiva atuação na imprensa. Além disso, o pároco envolveu-se em inúmeros conflitos relacionados à sua intensa participação na política local e à sua luta em favor dos princípios ultramontanos. Por defender tenazmente os bispos D. Vital e D. Macedo Costa durante a Questão Religiosa (1872-1875), recebeu dos jornais do norte do país o apelido de “Trovão do Sul”.
  • ItemTese de doutorado
    Música contemporânea brasileira: sentidos de uma formação (1963-1980)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-13) Ávila, Danilo Pinheiro de; Fenerick, José Adriano [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta Tese busca encontrar a mediação que há entre a institucionalização da música contemporânea brasileira e a estética musical eclética surgida nos anos 1970. Para tanto, investigamos os diversos modos de intervenção de um determinado grupo de compositores e intérpretes nas reformas da administração cultural que ocorriam na década. O palco das reformas, na música, é a temporada de concertos carioca, bem como a maioria das instituições criadas (FUNARTE, FUNTERJ) no Rio de Janeiro. Para tanto, investigamos diferentes periódicos do período (Tribuna da Imprensa e Jornal do Brasil), em busca de críticas musicais que definissem os termos da institucionalização, isto é, uma negociação entre as instituições nascentes e o executivo. O grupo é entendido ao longo da pesquisa sob o termo música contemporânea brasileira, caracterizado pelo objetivo de acabar com os radicalismos entre vanguarda e nacionalismo em busca de uma formação que pudesse reler a história da música, criar instituições que pudessem dar conta de incentivar a criação e divulgação da música contemporânea, e de encontrar seu lugar em um cânone de obras que se correspondessem.
  • ItemTese de doutorado
    Narrativas de Brasil sob o influxo das formulações nietzschianas no início do século XX: Elysio de Carvalho e Nestor Vitor
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-20) Soares, Thais Gonsales; Camilotti, Virginia Célia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A imprensa brasileira passou a publicar, a partir do final do século XIX, textos sobre a filosofia nietzschiana em diversos formatos, como artigos, ensaios, poesias, entre outros. Desde então, a repercussão das produções do e sobre o filósofo alemão tornou-se expressiva no Brasil e suas formulações foram apropriadas por diferentes grupos. Contudo, apesar do crescimento dessa repercussão, há poucos estudos relacionados à recepção e a apropriação de suas ideias no cenário nacional. Nesse sentido, esta tese buscou investigar a recepção das formulações nietzschianas e como tais formulações foram apropriadas por dois intelectuais brasileiros comprometidos com o pensar sobre o Brasil e sua produção cultural na modernidade: Elysio de Carvalho (1880-1925) e Nestor Vitor (1868-1932). Quanto à produção de Elysio de Carvalho, a análise ocupou-se das obras de história do Brasil, com destaque para Esplendor e decadência da sociedade brasileira (1911), Brava gente (1921) e Os bastiões da nacionalidade (1922). Nestor Vitor teve uma considerável produção de cartas e artigos em jornais e revistas, poemas, ensaios, romances e novelas, mas foi principalmente devido a suas obras de crítica literária que sua produção se tornou notória. Foi também em seus textos como crítico que se identificou indícios da apropriação das formulações nietzschianas, de modo que essa produção foi o objeto privilegiado nesta tese. Assim, priorizou-se a escrita da história e a crítica literária como gêneros para análise da recepção das formulações nietzschianas no cenário nacional e na produção de ambos, identificou-se a construção de distintas narrativas de Brasil. Nas obras de Carvalho, evidenciou-se a elaboração de tramas que articularam passado-presente-futuro enunciando um Brasil constituído pelos elementos da latinidade e com a valorização da concepção dionisíaca da vida – identificados como apropriações de formulações elaboradas por Nietzsche. Ainda em sua obra, um passado como utopia foi apresentado a partir da construção de uma narrativa histórica que, na perspectiva nietzschiana, se evidenciaria como uma história monumental. Sob outra perspectiva se apresentou Vitor, que, como um psicólogo da sociedade – tal como Nietzsche o propôs –, dedicou-se à caracterização da psique do brasileiro. Para o crítico literário, a constituição de um projeto de futuro para a nação seria possível apenas a partir da inscrição dos “decaídos, humilhados e refugados” à história do Brasil, propondo assim, na perspectiva nietzschiana, uma história crítica.
  • ItemTese de doutorado
    A institucionalização da farmácia no Brasil do século XIX
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-11) Peruchi, Amanda; França, Jean Marcel Carvalho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A partir do desembarque da corte portuguesa no Rio de Janeiro, em 1808, tornaram-se constantes, no Brasil, as preocupações com o exercício da atividade farmacêutica. Em textos legislativos, teses médicas, catálogos e manuais de remédios e doenças, farmacopeias, atas das associações médico-farmacêuticas, periódicos científicos e folhas comerciais, para ficarmos nuns poucos exemplos, menções ao profissional da farmácia e ao medicamento fizeram-se mais e mais presentes, oferecendo diversos indícios sobre o que era considerado legítimo e essencial à instrução e à regularização dos farmacêuticos, bem como à feitura e à venda de remédios. Devido às descobertas no domínio da química, que, paulatinamente, alargaram o arsenal terapêutico e alteraram o modo como os medicamentos eram preparados, uma nova configuração do profissional da farmácia e do medicamento foi se estabelecendo por essa época. Portanto, a partir de uma análise da figura do farmacêutico, cujas bases de instrução e exercício passaram a ser respaldadas pelos saberes teóricos e práticos, e do medicamento, que contava com novas matérias-primas e demandava diferentes técnicas, conhecimentos e habilidades de seu manipulador, nesta pesquisa investigamos como a farmácia denominada científica se estabeleceu no território brasileiro. Em outras palavras, baseando-se em uma documentação variada, produzida, sobretudo, entre 1808 e 1891, ou seja, da instalação das primeiras escolas de cirurgia até a criação da primeira Faculdade de Farmácia, o presente estudo tem como principal objetivo realizar uma história da institucionalização da farmácia no Brasil do século XIX.
  • ItemTese de doutorado
    Da tecnoburocracia à desburocratização: a trajetória das reformas da administração pública no regime militar brasileiro (1964-1985)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-31) Andrade, Caio César Vioto de; Biason, Rita de Cássia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A proposta deste trabalho é analisar os projetos e medidas para a reforma da administração pública no Brasil durante a vigência do regime militar (1964-1985). A primeira reforma administrativa do período foi instituída pelo Decreto-Lei nº 200/1967 (DL200), que dividiu a administração pública em administração direta e indireta (fundações, autarquias, empresas de economia mista etc.) e visava descentralizar, racionalizar e modernizar a burocracia, na esteira do projeto de saneamento do Estado (governo Castello Branco) e, posteriormente, do projeto de desenvolvimento nacional, também sob a égide estatal. Após mais ou menos cinco anos do chamado “milagre econômico”, o choque do petróleo evidenciou os limites do modelo econômico adotado, no entanto, o projeto desenvolvimentista foi mantido, porém, redimensionado no governo Geisel, através do II PND (Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento) e da ação do CDE (Conselho de Desenvolvimento Econômico). Concomitantemente, o modelo de administração instituído pelo DL200 passou a ser questionado, por gerar grande fragmentação e falta de coordenação. Diante disso, e da persistência e aprofundamento da crise econômica, teve origem o PrND (Programa Nacional de Desburocratização). Dessa forma, será observado como o problema da administração pública foi concebido e diagnosticado pelos principais atores políticos incumbidos da realização das medidas reformadoras, numa perspectiva que procura destacar suas crenças e suas ações enquanto empreendedores de políticas públicas, ao fazerem com que o tema da reforma administrativa chegasse à agenda governamental.
  • ItemTese de doutorado
    Louvor e distinção no Brasil colonial: as façanhas virtuosas da nobreza nos séculos XVII e XVIII
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-04) Santos, Clara Braz dos; França, Jean Marcel Carvalho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em meados do século XVII e na primeira metade do XVIII, clérigos, religiosos e moralistas, letrados que possuíam grande papel sociocultural no Brasil colonial, produziram uma série de escritos edificantes que tinha como eixo as condutas caras à nobreza católica. Diversos foram os elogios, os sermões, os livros de devoção e de moral escritos para os habitantes dos trópicos, que trataram das façanhas virtuosas dos principais representantes da nobreza luso-brasileira – reis, vice-reis, governadores, donas ou suas parentes mais próximas, arcebispos e bispos – com o intuito de convencer os fiéis do Novo Mundo, sobretudo os nobres, a evitar os pecados e a agir conforme seus estados, para, então, garantirem a salvação de suas almas após a morte. Nesse Brasil de outrora, católico, hierárquico e constituído por diversas sortes de gentes, as distinções sociais eram naturalizadas, nomeadamente a clivagem entre nobres e plebeus. Os mais distintos eram considerados os melhores e deveriam ser os mais virtuosos e piedosos para que a ordem do mundo fosse garantida. No entanto, a frequente procura dos colonos por mercês régias após as guerras com os holandeses e as entradas no interior em busca de riquezas minerais não foi vista com bons olhos pelos letrados da época, e, provavelmente, impactou na difusão de determinados valores em seus escritos. A tese parte da suposição de que os escritos edificantes se constituíram como guias de condutas no Brasil colonial, em um momento em que as possibilidades de servir ao rei e ser agraciado com honras ampliavam-se nos trópicos, tornando-se fundamental moralizar os costumes, garantir a ordem e fixar condutas nobiliárquicas. Tendo isso em vista, o propósito da pesquisa será analisar, mediante o exemplo das façanhas virtuosas de homens e mulheres tidos por ilustres nos Seiscentos e Setecentos, o conteúdo desse código de conduta nobiliárquico veiculado nos escritos edificantes, com o intuito de compreender quais valores morais deveriam pautar as ações dos nobres e serem difundidos por eles aos demais habitantes do Brasil.
  • ItemTese de doutorado
    Entre o chicote e a fogueira: escravidão e Inquisição portuguesa nos séculos XVII e XVIII
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-04) Lima, Monique Marques Nogueira; Ferreira, Ricardo Alexandre [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Santo Ofício da Inquisição de Portugal, como um Tribunal da Igreja, julgou e sentenciou, entre os séculos XVI e XIX, acusados de crimes contra a fé e contra a moral católica. Registros desse ritual foram deixados em longos e detalhados processos instaurados para a apuração das denúncias de heresia e, dentre os diferentes relatos, não foi incomum a presença de africanos e descendentes acusados na Mesa dos inquisidores. Com atenção a tais aspectos e considerando o conjunto dos estudos especializados, a presente tese tem como objetivo geral compreender como a Inquisição portuguesa mediou e se tornou conhecedora da dinâmica da escravidão no reino e na colônia lusa da América, limitando as práticas religiosas ancestrais dos escravos e fiscalizando suas atividades cotidianas no trato com os proprietários e outras pessoas de seu convívio. Para tanto, a partir, principalmente, da análise dos autos inquisitoriais disponíveis no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), mas também dos regimentos da Inquisição e, ainda, de outros documentos do Tribunal (Cadernos do Nefando, Cadernos do Promotor) e obras jurídicas da época, propõe-se mapear os tipos de heresias atribuídas aos africanos e seus descendentes e, prioritariamente, observar como a ação inquisitorial interferiu no contato entre escravos e seus senhores. Com especial atenção aos casos que se referiam às chamadas práticas mágico-religiosas e aos classificados como desvios morais (de forma particular, a sodomia), o objetivo é entender como, no espaço que une a colônia portuguesa da América ao espaço de jurisdição do tribunal lisboeta no reino, entre os séculos XVII e XVIII, a Inquisição atravessou o mundo do cativeiro.
  • ItemTese de doutorado
    Modos à mesa e maneiras de vestir em Castela e Portugal (séculos XIV e XV)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-23) Alvarado, Thiago Henrique; França, Susani Silveira Lemos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nos reinos de Castela e Portugal, ao longo dos séculos XIV e XV, autoridades eclesiásticas e seculares procuraram ordenar o comer e o vestir por meio de leis e regras. Convencidos de que a partilha do pão e do pano estabelecia vínculos entre os homens, reafirmava as hierarquias e perpetuava os valores cristãos por meio do que se comia e vestia, propuseram que a satisfação das duas necessidades fosse feita a partir de práticas proveitosas, voltadas para o ordenamento da sociedade no plano terreno e para a salvação no outro mundo. Com ênfase nesse conjunto de leis e regras, difundido por escritos diversos e contendo ensinamentos considerados imprescindíveis para cada pessoa e para a comunidade como um todo, o objetivo desta tese é analisar, nas duas partes que a compõem, as relações estabelecidas entre a ordem do mundo e os modos de comer e vestir. Serão cotejados hábitos e costumes destinados à conservação do corpo, à diferenciação das pessoas pelo que comiam, bem como serão analisadas as circunstâncias em que os alimentos e os modos de comer e de estar à mesa mereciam especial atenção. Do mesmo modo, sem perder de vista a importância do externo ou visível para traduzir os fundamentos da existência, a atenção recairá sobre as maneiras de vestir e o atributo das vestes de traduzirem a ordem por meio de seus tecidos, cores e formas.
  • ItemTese de doutorado
    Do Brasil que escreve: língua portuguesa em debate (c. 1880-1930)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-12) Rodrigues, Beatriz; Naxara, Marcia Regina Capelari [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Na virada do século XIX, a língua portuguesa no Brasil foi tema de debates enérgicos e inquietantes. Por meio de jornais e revistas, os argumentos de escritores, gramáticos, filólogos, além de outros pensadores, suscitaram polêmicas que marcaram a vida intelectual do país. Carregadas de contradições, essas querelas sinalizavam para diferentes formas de vivenciar a realidade histórica. Esta tese tem por objeto tais discussões ocorridas na imprensa em torno da (e sobre) a língua portuguesa no Brasil, entre os anos de 1880 e 1930. Os embates linguísticos são apresentados com foco na sua relação com a temporalidade e com a diversidade de pontos de vista: o sentimento de decadência e deturpação, por um lado; a busca por inovação através de uma escrita simplificada e próxima ao cotidiano popular, por outro. Ademais, este trabalho versa também, sobre a noção de identidade brasileira, vetorizada a partir das polêmicas em torno da língua nacional, em relações de aproximação ou distanciamento no que toca à antiga metrópole e à Europa de modo geral. Por fim, ensejase problematizar o quadro temporal edificado em torno da história da língua portuguesa assentado, sobretudo, nas intervenções dos movimentos e escolas literárias.
  • ItemTese de doutorado
    “Um problema histórico-geográfico”: emergências de um saber geográfico no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Uma geografia para e das bandeiras. (1894-1954)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-01) Coppes Júnior, Gerson Ribeiro; Araújo, Karina Anhezini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa busca problematizar como a geografia foi definida no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) entre o fim do século XIX e primeira metade do século XX. Para além de questionar o protagonismo ou não deste saber neste espaço institucional, buscamos questionar como o saber geográfico foi operado e instrumentalizado no projeto histórico-geográfico do Instituto exemplificado pela frase expressa no número inaugural de sua revista: “A história de S. Paulo é a própria história do Brasil” (RIHGSP, 1985). Esta definição indicava que os discursos e práticas discursivas construídos nesta instituição buscaram produzir uma história de São Paulo que sobrepusesse uma história da nação brasileira a partir de fatos e personagens locais, ou uma retórica bandeirante (ANHEZINI, no prelo). Ao nos dedicarmos aos estudos produzidos acerca das bandeiras, principal tema desta produção, percebemos a importância da geografia para prover uma representação do espaço para esta versão da história. Expusemos ainda, como os saberes história e geografia se imbricavam nos trabalhos dos sócios do IHGSP para a definição deste duplo histórico-geográfico como um projeto institucional. Comparamos essa produção, realizada no Instituto por letrados autodidatas, jornalistas, engenheiros, com a produção geográfica dos professores e discentes do Curso de História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade de São Paulo, USP, fundada em 1934, e buscamos reforçar como a geografia produzida no IHGSP não era menos moderna ou “velha”, somente funcionava a partir de outros procedimentos, métodos, objetivos. Uma geografia para e das bandeiras.
  • ItemTese de doutorado
    Trânsitos culturais nos trópicos: luteranismo, família e organização social no extremo sul do Brasil (séculos XIX e XX)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-07-06) Helfenstein, Janaina Cristiane da Silva; Portugal, Ana Raquel Marques da Cunha Martins [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Podemos dizer que a família é o laboratório mais privilegiado para que possamos detectar as mudanças que ocorrem nos universos que permeiam tanto os vínculos sociais, como os vínculos pessoais. A família se revela como uma importante ferramenta teórica e metodológica para se estudar as complexidades da realidade social do passado. Sendo assim, a partir da análise quantitativa e qualitativa das famílias pertencentes a uma comunidade alemã da região do atual município de Pelotas no Rio Grande do Sul, buscamos compreender o processo de implantação e posterior desenvolvimento no extremo sul do Brasil do Deutsche Evangelisch-Lutherische Synode von Missouri, Ohio und anderen Staaten – ou Sínodo Evangélico-Alemão de Missouri, Ohio e outros Estados (atualmente Igreja Evangélica Luterana do Brasil), tendo como foco principal a identificação e compreensão dos trânsitos culturais entre a população imigrante alemã, a população receptora rio-grandense, fortemente marcada pela presença de também imigrantes, mas de origem açoriana e escravizados de origem africana; e por fim, dos missionários norte-americanos que chegaram na região com o intuito de implantar uma nova vertente do luteranismo em território brasileiro, sendo assim, analisamos portanto, uma das primeiras comunidades que se filiaram ao sínodo norte-americano. O período delimitado para a pesquisa abrange o último quartel do século XIX até o início do século XX. As principais fontes utilizadas consistem nos Registros Paroquiais das comunidades, relatórios enviados pelo missionário do sínodo norte-americano e publicados em periódicos da igreja, como também relatórios oficiais dos Presidentes de Província do Rio Grande do Sul.
  • ItemTese de doutorado
    Itamar Assumpção e a encruzilhada urbana: negritude e experimentalismo na Vanguarda Paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-07-07) Silva, Rosa Aparecida do Couto; Fenerick, José Adriano [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo principal desta tese é analisar os aspectos experimentais da obra musical de Itamar Assumpção, artista relacionado à movimentação cultural conhecida como Vanguarda Paulista, ocorrida em São Paulo, no início dos anos 80. Os artistas ligados à Vanguarda Paulista assumiram uma posição crítica e criativa frente às imposições do mercado musical. As principais fontes dessa pesquisa são os sete álbuns de estúdio lançados durante a carreira de Itamar Assumpção: Beleléu Leléu Eu, Sampa Midnight, Intercontinental! Quem Diria! Era Só o que Faltava !, Bicho de 7 cabeças vol. I, II e III, Ataulfo Alves por Itamar Assumpção - Para sempre agora e Pretobrás - por que eu não pensei nisso antes? Tendo esse material como suporte, a pesquisa procura demonstrar como a negritude e as referências culturais afro-brasileiras são utilizadas de maneira inovadora, a fim de construir uma linguagem musical específica. Por fim, este trabalho elucida as relações intrínsecas entre o racismo institucional / sistêmico e o mercado musical, com base no reforço de estereótipos negativos impostos aos afro-brasileiros, que impactam diretamente a obra do artista estudado.
  • ItemTese de doutorado
    Uma estrutura de sentimento em tempos autoritários: o romantismo no cancioneiro de Zé Rodrix (1967-1979)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-07-02) Sousa, Rainer Gonçalves; Pinheiro, Marcos Sorrilha [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A música popular feita no Brasil entre as décadas de 1960 e 1970 oportuniza a realização de um rico debate sobre as formas de se pensar e sentir as intensas transformações ocorridas no período. Nesse contexto, a expansão do mercado fonográfico está no cerne do surgimento de modos variados de expressão musical e de compositores interessados em participar deste debate, a exemplo de Zé Rodrix, cantor e compositor que transitou de forma peculiar entre os espaços e movimentos musicais de seu tempo e cuja obra é objeto desta tese. Para tanto, busca-se elaborar um fio condutor possível para a análise de sua produção musical a partir de uma mobilização em torno das manifestações românticas de sua obra, optando-se pela compreensão do romantismo como uma estrutura de sentimento portadora de variados espectros e, por tal razão, capaz de expor de modo sensível as relações possíveis da canção popular com seu tempo.
  • ItemTese de doutorado
    Oriente-se, Brasil: a presença da cultura indiana no cenário musical brasileiro (1968-2012)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-07-01) Santos, Nívea Lins; Fenerick, José Adriano [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta Tese teve por finalidade mapear e compreender o sentido histórico da presença da cultura indiana no cenário musical brasileiro, do período da contracultura até o início dos anos 2000 na era da globalização. Durante a segunda metade do século XX, a busca pelo Oriente no Ocidente se configurou de forma ainda mais ampla e contraditória, ora sendo materializada por encontros ora por desencontros em meio ao avanço da sociedade pós-moderna. Diante disso, na contracultura brasileira houve também um interesse maior pela cultura indiana como uma das frentes disruptivas em relação à faceta sórdida da racionalidade capitalista ocidental, bem como acerca das mazelas da ditadura civil-militar do Brasil. No âmbito da música, a cultura indiana foi explorada tendo em vista a efervescência dos anseios utópicos, a fim de abrir espaços para experimentalismos formais e timbrísticos. Posteriormente, perante a expansão da mundialização da cultura na globalização, por um lado essa busca pelo Oriente (e, obviamente, pela cultura indiana) foi sistematizada como segmento de mercado, especialmente aqueles vinculados à New Age e à World Music, e por outro lado, foi também matéria-prima para as inventividades da música universal. A partir de tais premissas, percebeu-se, portanto, a necessidade de investigar os porquês e as formas de consolidação dessa presença da cultura indiana no cenário musical brasileiro, uma vez que houve uma considerável produção fonográfica nesse longo período, perpassando tanto a canção popular quanto a música instrumental.
  • ItemTese de doutorado
    Reflexões sobre a conduta dos guerreiros na inglaterra da primeira metade do Quatrocentos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-05-28) Santos, Fernando Pereira dos; França, Susani Silveira Lemos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ao longo da primeira metade do Quatrocentos, expedições militares levaram à ocupação efetiva de domínios na França pleiteados pelos monarcas ingleses. A despeito do sucesso dessas campanhas iniciadas em 1413, a governação daqueles territórios até primórdios da década de 1450 foi marcada, segundo relatos conhecidos, por instabilidades decorrentes da conduta inadequada dos guerreiros de um lado e de outro da contenda. Tais descaminhos foram alvo das inquietações de William Worcester (1415-1480/5?), letrado que denunciou em seu tratado Boke of Noblesse um fazer bélico contemporâneo descompassado, pouco virtuoso e marcado por desvios, distante, pois, dos modelos recomendados aos cristãos. Suas reflexões, quando comparadas com outras externadas por seus contemporâneos, trazem indicações sobre as etapas de organização e execução do conflito e permitem questionar características do fazer marcial quatrocentista tanto dos adversários franceses como dos próprios guerreiros ingleses. Ao atentar para esse aspecto, o objetivo desta investigação é perquirir o que se julgou condenável no empreendimento das contendas, interrogando, a partir da produção escrita inglesa, a redefinição dos caminhos para a condução do conflito e dos planos de conquista. Em síntese, a pesquisa dispõe-se a questionar sobre uma fração particular da história da guerra: os juízos e avaliações sobre os combatentes, esmiuçando seu papel como espelho para interpretar as condutas dos povos para além do próprio conflito.