Dissertações - Engenharia Civil - FEIS

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 277
  • ItemDissertação de mestrado
    Resíduos de movelaria com polietileno tereftalato para produção de painéis aglomerados aglutinados com poliuretano derivado de mamona
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-20) Herradon, Marjorie Perosso; Silva, Sérgio Augusto Mello da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Afim de suprir a alta demanda por recursos nas indústrias moveleiras e incentivar o reaproveitamento de resíduos poliméricos e industriais, o desenvolvimento deste trabalho visa possibilitar a aplicabilidade de materiais alternativos por meio da produção de painéis aglomerados homogêneos com a substituição parcial de madeira por partículas de Polietileno Tereftalato (PET) associadas com partículas de resíduo da madeira de Pinus oocarpa oriundo de indústriais moveleiras e aglutinadas com adesivo Poliuretano derivado de óleo de mamona (PUR). Objetivando reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte inapropriado e fomentar a viabilidade técnica, o presente estudo teve como ideia central utilizar tais materiais residuais, sem passar por nenhum processo prévio de homogeneização das partículas, com o intuito de promover o aproveitamento integral da matéria-prima e proporcionar a criação de novos produtos capazes de atender às demandas do mercado. As partículas de madeira foram secas até atingirem 4% de umidade e, em seguida, foram elaborados seis misturas com partículas de Pinus/PET (70/30 e 50/50), variando três teores de aglutinante, 5, 10 e 15% de adesivo em peso seco e, três misturas de referência sem PET, utilizando apenas o resíduo madeireiro, considerando as mesmas proporções de PUR. Foram produzidos 3 painéis para cada mistura com densidade nominal de 0,550 g/cm³, pressão de prensagem de 5 MPa, temperatura de 110 ºC e 10 minutos de tempo de prensagem. As propriedades físicas e mecânicas foram avaliadas de acordo com os parâmetros normativos da NBR 14810-2 (2018) e ANSI A208.1 (2016). Com base nas análises realizadas, verificou-se que as misturas com 50% Pinus, 50% PET e 10% de PUR, apresentaram valores de 5,57% de inchamento em espessura; 21,31 MPa no módulo de resistência à flexão; 2116,45 MPa no módulo de elasticidade na flexão e 1,80 MPa na tração perpendicular, valores superiores aos mínimos exigidos pelos documentos normativos utilizados.
  • ItemDissertação de mestrado
    Desempenho de um decantador de leito móvel na remoção de sólidos finos de água sintética
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-24) Chaves, Luiza Gervazio; Matsumoto, Tsunao [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A entrada de diversos poluentes nos corpos d’água têm gerado cada vez mais debates acerca da otimização de processos de tratamentos. A dificuldade do tratamento é avaliada pelos poluentes presentes na água bruta ou esgoto, sendo premissa na definição do sistema que tenha melhor custo-benefício e que assegure a qualidade final da água tratada. Um dos principais problemas nas estações de tratamento de esgoto são a entrada de partículas finas de areia e argila que adentram nas etapas subsequentes do tratamento, são frequentes e causam prejuízos ao processo. Dessa forma, essa pesquisa buscou avaliar a utilização de meio suporte em um decantador de fluxo ascendente para remoção de partículas finas. O sistema consistiu em um tanque de agitação de 2.000 L, que compreendia em seu interior um agitador de 184 Watt, um medidor de vazão tipo rotâmetro e uma bomba submersível de 368 Watt, o sistema de entrada, o decantador com meio suporte e a calha coletora, além de um reservatório de 2.000 L para coleta da água tratada. Foram executados ensaios com dois tipos de água sintética com concentrações médias de sólidos totais (ST) de 276 mg/L na água sintética tipo I e de 394 mg/L na água sintética tipo II e turbidez média de 13 NTU na água sintética tipo I e 194 NTU na água sintética tipo II. O decantador operou em cinco configurações: sem meio suporte e em diferentes empacotamentos do leito, sendo 25%, 50% e 75% como leito móvel e 100% configurando leito fixo. Os parâmetros utilizados para avaliar o efeito da altura de meio suporte na remoção de partículas foram a turbidez e os sólidos totais. Os resultados de eficiência média de remoção da turbidez dos ensaios com a água sintética tipo I foram de 2,2% no leito sem meio suporte, 24,3% no leito com 25% de enchimento, com empacotamento de 50%, 75% e 100% do meio suporte no leito foi observada eficiência média de 19,3%, 15,6% e 27,1%, nessa sequência. A eficiência média de remoção de turbidez da água sintética tipo II no leito sem meio suporte e com enchimento do leito em 0,25 m, 0,50 m, 0,75 m e 1,0 m foi de 31,7%, 41,3%, 41,1%, 39,9% e 36,8%, respectivamente. Por sua vez, a eficiência média de remoção de sólidos totais da água sintética tipo I apresentou 21,2% sem meio suporte, enquanto que o leito com empacotamento de meio suporte em 25%, 50%, 75% e 100% mostrou 14,7%, 21,5%, 24,2% e 12,9%, nessa ordem. Ademais, as amostras de sólidos totais da água sintética tipo II apresentaram eficiência média de remoção ao longo do ensaio no leito sem meio suporte em 28,8%, enquanto 36,6%, 62,9%, 46,9% e 40,2% foram obtidos nos leitos com 25%, 50%, 75% e 100% de empacotamento, respectivamente. O decantador apresentou remoção de sólidos totais e turbidez em todas as configurações com meio suporte no leito, sendo o melhor desempenho obtido em 50% de empacotamento.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeitos da substituição parcial de cinza do bagaço de cana-de-açúcar na produção de blocos de alvenaria estrutural em escala reduzida (1:4)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-23) Berti, João Vitor Meneguetti; Akasaki, Jorge Luís [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho teve como objetivo a análise das propriedades mecânicas de peças de alvenaria estrutural contendo substituição parcial de cimento Portland comum por cinza do bagaço de cana-de-açúcar (CBC). A cinza foi obtida a partir do bagaço fornecido pela Usina Ipiranga situada na cidade de Mococa-SP. O bagaço foi queimado utilizando forno padrão desenvolvido pela UNESP – Ilha Solteira. A técnica de modelagem em escala reduzida foi utilizada como ferramenta para o estudo. A confecção dos blocos que compõem as peças de alvenaria foi feita a partir de uma prensa pneumática própria para blocos na escala (1:4). Os ensaios mecânicos foram realizados considerando resistência à compressão e absorção de blocos unitários, resistência à compressão de prismas e da argamassa utilizada no seu assentamento. Para se analisar a influência da CBC na mistura, foi variado seu teor em substituição de cimento nas porcentagens de 5, 10, 15, 25 e 50% nos blocos unitários e os resultados se mostraram satisfatórios. Os valores de resistência à compressão foram semelhantes para blocos contendo o resíduo em comparação ao traço controle, considerando que os testes foram realizados aos 7 dias de cura. Para o ensaio envolvendo prismas, foi analisado o traço contendo CBC que apresentou os melhores índices no ensaio de resistência à compressão dos blocos (porcentagem de 15%) em comparação ao traço controle. Os resultados se apresentaram condizentes com o comportamento dos blocos, bem como a relação entre as duas peças, que foi observada semelhante à observada na literatura. Por fim, foram discutidas algumas considerações acerca do uso de CBC em peças de alvenaria, que se mostrou benéfica, assim como a viabilidade do uso da modelagem em escala reduzida para a condução de pesquisas envolvendo o tema.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise do desempenho de argamassas com cinza de eucalipto como substituto parcial da areia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-13) Oliveira Junior, Adilson Martins de; Sanches, Alex Otávio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com o crescimento populacional e desenvolvimento dos processos industriais e agroindustriais, é inevitável que ocorra o aumento da produção de resíduos derivados desses processos produtivos. Tendo este cenário em vista, é muito importante que opções de destinação sejam desenvolvidas para dar um descarte correto a estes resíduos de produção. Neste sentido, empresas do setor agrícola, de maneira geral, reaproveitam grande parte dos resíduos de biomassa gerados in loco. Para isto, é comum que essas empresas realizem a queima da matéria orgânica excedente para geração de energia para consumo próprio ou comercialização. No entanto, após a combustão da biomassa, tais empresas precisam descartar as cinzas resultantes do processo de queima, o que se não for bem planejado, pode gerar custos extras com manejo e descarte do resíduo. Perante isso, este trabalho investigou o uso de cinzas resultantes da queima de eucalipto, de caráter não pozolânico, em substituição a areia na elaboração de argamassas nas proporções de 15%, 30% e 50% em massa. O programa experimental contou com a caracterização física e química da cinza de eucalipto e sua posterior reclassificação granulométrica. Os ensaios executados nas argamassas foram os de DRX, MEV, reatividade pozolânica, índice de consistência, densidade nos estados fresco e endurecido, absorção por capilaridade, absorção por imersão e resistência à compressão. Os resultados indicaram que a cinza de eucalipto analisada tem caráter cristalino, alta higroscopicidade e perda ao fogo variando de 3,34% para a cinza reclassificada (CR) até 16,66% para a cinza de fundo (CF). Os resultados dos ensaios executados nos compósitos, mostraram que as argamassas com cinzas de eucalipto tendem a apresentar mais vazios, absorver mais água e aos 28 dias, manter estáveis valores de resistência à compressão a partir dos traços com a presença da cinza de eucalipto.
  • ItemDissertação de mestrado
    Evolução do uso da água subterrânea na bacia do São José dos Dourados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014-07-29) Prates, Marcelo Marconato; Oliveira, Jefferson Nascimento de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A utilização do manancial subterrâneo vem crescendo acentuadamente para atender as demandas por água. O volume explotado é determinado de acordo com o tipo de usuário e padrões de consumo de uma região. Assim, a pesquisa analisou a evolução do uso da água subterrânea nos municípios que possuem área total ou parcialmente dentro dos limites da Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados (BSJD). Foi realizada a quantificação dos poços e volume de água explotado na região estudada e os valores foram correlacionados com os usos da água subterrânea, bem como com o PIB per capta. Os softwares ArcGIS 10.1, Microsoft Excel e Surfer 10 foram utilizados no processamento de imagens, geração de mapas e organização de dados referente aos poços, que foram coletados junto ao Sistema de Informação de Águas Subterrâneas (SIAGAS) e ao Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). Os resultados indicaram que o principal usuário de água subterrânea na BSJD é o abastecimento urbano, sendo observada forte correlação entre o consumo per capta de água do sistema de público de abastecimento e o PIB per capta em 51 % dos municípios. Pouca correlação destas variáveis foi constatada em Ilha Solteira, Poloni, Santa Fé do Sul, Sebastianópolis do Sul e Votuporanga, indicando padrões distintos quanto à economia e ao consumo de água nestes municípios. Foi percebido, conforme ocorrido no município de Magda, que a menor tarifação da água servida pelo sistema público de abastecimento, pode influenciar na quantidade de água consumida.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uso da água na indústria sucroenergética: estudo de caso no noroeste paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-05) Barroquela, Weslei Brito; Oliveira, Jefferson Nascimento de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar em escala mundial e possui grandes áreas de terras e clima favorável para o desenvolvimento da cultura. A matéria prima (cana-de-açúcar) utilizada no processo produtivo industrial gera etanol anidro e hidratado, açúcar e energia elétrica, importantes para a economia nacional. Com a elevada produtividade do setor sucroenergético brasileiro, é notável a importância da gestão dos recursos naturais em sua cadeia de produção, principalmente relacionada ao uso dos recursos hídricos, que deve ser tratado pelas companhias de forma racional e eficiente. Nesse contexto, o presente trabalho buscou identificar, na última década, o consumo de água na empresa Vale do Paraná S/A Álcool e Açúcar, localizada no noroeste paulista, além de elucidar as tecnologias implantadas na área industrial que contribuíram para a redução do consumo. A metodologia adotada consistiu no levantamento de dados e informações de pesquisas bibliográficas e visitas de campo, na realização de entrevistas com os supervisores da empresa e na utilização de informações de boletins técnicos. A planta industrial em estudo apresentou uma redução de 34,88% no consumo de água nos últimos 10 anos (2012: 0,86 m³ de água por tonelada de cana-de-açúcar; 2021: 0,56 m³ de água por tonelada de cana-de-açúcar). Ressalta-se que os dados registrados para o ano 2017 não apresentaram número confiável, pois o sistema estava em fase de teste. As principais tecnologias que contribuíram para tal redução foram: limpeza de cana-de-açúcar a seco, utilização de circuitos fechados, recuperação de condensados, reuso da água e implantação do sistema de medição de água.
  • ItemDissertação de mestrado
    Metodologia para avaliação de eventos extremos em bacias hidrográficas sob os cenários RCP4.5 e RCP8.5
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-08) Rodrigues, Gisele Carvalho; Albertin, Liliane Lazzari [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os eventos extremos como de cheias e secas podem causar diversos impactos para a sociedade, como perdas de vidas, falta de água para abastecimento humano, perda de moradias e bens materiais (em casos de cheias), e além disso, podem causar danos ambientais e na agricultura. E isso fica mais preocupante com as mudanças climáticas, pois o aumento da temperatura média global pode influenciar na ocorrência e intensidade desses eventos extremos (cheia e seca). Diante disso, esse trabalho tem como propósito detalhar uma metodologia para análise de tendência, intensidade e ocorrência dos eventos observados e projetados de cheia e seca no período do verão, período úmido e ano hidrológico, por meio do Índice de Precipitação Padronizada (SPI) e do Índice de Seca de Vazões (SDI). Isso para os horizontes de tempo observado (2002-2019), e de curto (2034-2051), médio (2058-2075) e longo prazo (2082-2099) com um cenário de alta emissão de gases de efeito estufa (RCP8.5) e um cenário de estabilização (RCP4.5). O trabalho foi aplicado com a finalidade de exemplificação nas bacias hidrográficas do Alto Tiete (BH-AT) e do São José dos Dourados (BH-SJD), localizadas no Estado de São Paulo, sendo a primeira densamente urbanizada e a segunda predominantemente rural. Os dados de precipitação e vazão observados em cada bacia foram utilizados para calcular o SPI e o SDI, respectivamente, no período observado. Para simular a vazão futura no exutório das bacias hidrográficas, foi usado o modelo hidrológico SWAT, os quais foram calibrados e validados através do SWAT-CUP. As variáveis climáticas projetadas a partir de modelos climáticos Eta-MIROC5, Eta- CANESM2, Eta- HadGEM2-ES e Eta-BESM frente aos cenários RCP4.5 (Cenário I) e RCP8.5 (Cenário II) foram obtidas do CPTEC/INPE e corrigidas através do método Direct Approach. Diversas análises foram realizadas comparando as variáveis climáticas observadas nas bacias, com as variáveis simuladas pelos modelos citados. A precipitação mensal, variável climática considerada como a principal neste estudo, simuladas pelo Eta-CANESM2 e Eta-BESM, apresentou correlação de 0,65 e 0,7 com a precipitação mensal observada na BH-AT e BH-SJD, respectivamente, sendo a maior entre os modelos analisados. Deste modo as projeções climáticas desses modelos foram utilizadas para simular a vazão dos períodos futuros nas áreas de interesse, e posteriormente para calcular os índices. No período observado da BH-SJD os principais eventos de seca ocorreram em 2002-2003 e de 2011 a 2014, que foram épocas de crise hídrica na região. Nos períodos projetados com o Cenário I observou-se tendência crescente significativa na série de SPI do verão, período úmido e do ano hidrológico a curto prazo e no verão do médio prazo, que apontam aumento de precipitação nesse período. Por outro lado, no Cenário II a tendencia é de redução da precipitação no longo prazo nos três períodos analisados. Em relação as vazões os resultados do Cenário II mostraram tendência significativa decrescente na série de SDI nos três períodos analisados a partir do médio prazo. Já no Cenário I e no horizonte de médio prazo a tendencia observada foi crescente no verão, indicando aumento de chuvas, e decrescente no longo prazo. Na BH-AT foi identificado eventos de seca principalmente em 2013-2014, período o qual a região passou por uma crise hídrica, que afetou milhares de pessoas. Os resultados projetados pelo Cenário I e na série de SDI mostram tendência significativa, sendo crescente no período úmido a curto prazo e no ano hidrológico a longo prazo. Os resultados dos índices de seca e cheia também indicam aumento da ocorrência dos eventos extremos nas duas bacias hidrográficas e alteração na intensidade de tais eventos. Conclui-se que a metodologia apresentada tem potencial para ser uma grande ferramenta para estudos de eventos extremos, o que pode colaborar com a gestão dos recursos hídricos e apontar possíveis períodos de risco, tornando possível a elaboração de projetos de mitigação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação de painéis aglomerados homogêneos de pinus com incorporação de partículas de pet aglutinados com adesivo poliuretano derivado de óleo de mamona
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-24) Cazella, Pedro Henrique da Silva; Silva, Sergio Augusto Mello da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A alta demanda de produtos para a construção civil e o crescente descarte de resíduos plásticos, florestais e agroindustriais motivaram o desenvolvimento deste trabalho e, considerando-se o aproveitamento desses resíduos, que podem possibilitam a proteção e manutenção de espécies florestais nativas, este trabalho avaliou a influência de partículas de Politereftalato de Etileno (PET) em misturas com partículas de madeira de Pinus elliottii, aglutinadas com Poliuretano derivado de óleo de mamona (PUR), para produção de painéis aglomerados. As partículas de madeira foram secas até atingirem 3% de umidade e, em seguida, elaborou-se quatro misturas com partículas de madeira e PET e uma mistura de referência sem PET. Foram produzidos 3 painéis para cada mistura com densidade nominal de 0,7 g/cm3, pressão de 5 MPa, temperatura de 110 0C e 10 min de tempo de prensagem. As propriedades físicas e mecânicas foram avaliadas utilizando-se a ABNT NBR 14810-2 (2018) e ANSI A208.1 (2016) e foram realizadas análises morfológicas por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os resultados foram avaliados por meio do teste de contraste de médias Tukey, ao nível de 5% de significância e, com base nas análises realizadas, verificou-se que as misturas com 50% Pinus, 50% PET e 10% de PUR apresentaram valores de 3,88% de inchamento em espessura; 28,79 MPa no módulo de resistência à flexão; 3159,15 MPa no módulo de elasticidade na flexão e 2,49 MPa na tração perpendicular, valores superiores aos mínimos exigidos pelos documentos normativos utilizados.
  • ItemDissertação de mestrado
    Caracterização de um novo aglomerante pozolânico originado da mistura de argila e folha de cana-de-açúcar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-28) Silva Junior, Gean Pereira da; Akasaki, Jorge Luís [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O cimento Portland é muito utilizado na construção civil, sendo um dos materiais mais consumidos mundialmente. Com isso, as indústrias cimenteiras vêm sofrendo pressões relacionadas ao meio ambiente, pois na produção do cimento Portland, são liberados muitos gases de efeito estufa, principalmente a emissão do dióxido de carbono. Aliado a este problema, está a geração de resíduos agroindustriais, dentre eles está a folha da cana-de-açúcar, resíduo este, gerado por meio da colheita da cana-de-açúcar, que anualmente vem aumentando o plantio por conta da demanda por seus derivados. Perante isso, o objetivo do trabalho foi produzir um novo aglomerante pozolânico, através da confecção de blocos sólidos combustíveis (BSC), compostos da mistura da folha de cana-de-açúcar e argila, dando origem à cinza da folha de cana-de-açúcar e argila calcinada (CFCA). A integração destes materiais proporcionou benefícios satisfatórios, pois, além da junção dessas duas fontes pozolânicas, a folha de cana-de-açúcar serviu de combustível no processo de autocombustão com a temperatura máxima atingida de 690 °C, para a calcinação de ambos os materiais. Após o processo de calcinação da CFCA, a cinza foi submetida ao processo de peneiramento e, finalmente, à moagem e armazenamento do material. A cinza passou por caracterização física e química, sendo realizado ensaios de difração de Raios-X, o qual apresentou desvio da linha base entre 2Ɵ = 10° e 2Ɵ =35° característico de fase amorfa. Microscopia eletrônica de varredura. Fluorescência de Raios-X, o qual somatória dos óxidos foi de 75,26% e granulometria a laser. A reatividade pozolânica foi analisada através do ensaio de condutividade elétrica e pH, foi confeccionado pastas de cimento/CFCA e cal/CFCA, para ensaios de termogravimetria, microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de infravermelho transformada de Fourier. Por fim, foram produzidas argamassas com substituições parciais de cimento Portland por CFCA em controle, 10%, 20%, 30%, 40% e 50% em massa, o qual teve como objetivo avaliar o índice de consistência, determinação do índice pozolânico, resistência mecânica, absorção de água por capilaridade, absorção de água por imersão e ensaio de secagem. Com os resultados obtidos, a CFCA apresenta grande potencial pozolânico, podendo ser aplicada em até 50% em substituição parcial do cimento Portland.
  • ItemDissertação de mestrado
    Caracterização de cinzas de biomassa e potencial de aplicação como material pozolânico ou ativador alcalino
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-05) Assis, Letícia Freitas; Tashima, Mauro Mitsuuchi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O concreto é o material artificial mais utilizado no mundo (10 Gt/ano). Nos primeiros onze meses de 2021, o consumo mundial de cimento aumentou 3,6% em relação a 2020. Estima-se que a fabricação do cimento é responsável por 8% das emissões antropogênicas globais de CO2, consome 85 kWh de energia elétrica e 3,1 GJ de energia térmica por tonelada de cimento. Quase 30% da emissão de CO2 já foi reduzida nos últimos 25 anos por meio da adoção de fornos mais eficientes, e, portanto, existe pouca margem para melhorias adicionais. Visando o desenvolvimento sustentável a indústria cimenteira pode utilizar material pozolânico para fabricação de cimentos com menores proporções de clínquer e, consequentemente, reduzir o consumo de energia e emissões de CO2. Paralelo a isso, existe a possibilidade da utilização de um aglomerante alternativo que não utiliza o cimento Portland, denominado aglomerante ativado alcalinamente (AAA). Estudos feitos com resíduos agroindustriais (cinzas de biomassa) têm apresentado resultados satisfatórios e são amplamente disponíveis já que grandes quantidades de resíduos são geradas. Nesse contexto, esta pesquisa propõe estudar algumas cinzas de biomassa, e seus potenciais pozolânicos e alcalinos. Para tal, resíduos da agroindústria (palha de milho, casca de soja, casca de café, casca de laranja, casca de banana, folha de bananeira e folha de bambu) foram calcinados a 600 °C durante 1 hora em mufla, foram moídos e peneirados na peneira 0,75 mm e denominadas cinzas teste. Então, as cinzas teste e as cinzas parâmetro (cinza da casca de arroz e cinza do bagaço de cana) foram caracterizadas por meio da Espectrometria de Fluorescência de Raios X (FRX) e Difração de Raios X (DRX). Após a caracterização das cinzas, objetivando analisar a reatividade pozolânica e o potencial alcalino, foram preparadas suspensões com seis diferentes proporções de cal/cinza (2,0:8,0; 2,5:7,5; 3,0:7,0; 3,5:6,5: 4,0:6,0 e 4,5:5,5), e estas foram monitoradas através de medidas de condutividade elétrica e pH a 60 ºC, durante 7 dias consecutivos. Com isto, observou-se uma redução nos valores de pH e condutividade elétrica, no caso das cinzas com propriedades pozolânicas, e um aumento, no caso das cinzas com potencial alcalino. A cinza da folha de bambu apresentou comportamento pozolânico. A cinza da casca de café e de banana foram capazes de atuar como ativador alcalino em argamassas, proporcionando resistência média à compressão comparável às obtidas com as argamassas ativadas com reagentes químicos comerciais. A cinza da casca de café proporcionou 34,27 MPa de resistência à compressão, isso corresponde ao aumento de 181,96% quando comparada à resistência atingida pela argamassa padrão sem ativador e 8,53% comparada à argamassa ativada com hidróxido de sódio. Já a cinza da casca de banana, gerou 47,61 MPa de resistência à compressão, que significa um aumento de 16,31% em relação a argamassa padrão ativada com hidróxido de potássio, 50,80% em relação a argamassa ativada com hidróxido de sódio e 291,76% comparada a argamassa controle sem ativador alcalino. A análise de pH e condutividade elétrica das cinzas da casca de café e da casca de banana demonstrou que a liberação de álcalis foi quase instantânea, indicando que os álcalis ficam disponíveis imediatamente para que a cinza atue como ativador alcalino. Sendo assim, foi concluído que a cinza da folha de bambu é uma cinza pozolânica e as cinzas da casca de café e da casca de banana são cinzas que podem ser utilizadas como ativador alcalino alternativo na elaboração de argamassas e concreto.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação e viabilidade técnica para aproveitamento de resíduo de serraria de quatro espécies de madeira para produção de painéis aglomerados homogêneos e heterogêneos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-19) Souza, Matheus Viana de; Silva, Sérgio Augusto Mello da [UNESP]; Pinto, Edna Moura; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A alta demanda por novos materiais alternativos, que visam substituir o uso dos materiais convencionais, vem, de certa forma, ganhando espaço na construção civil a partir de inovações sustentáveis. No meio científico, não é recente a ideia de se utilizar o reaproveitamento de resíduos madeireiros para produção dos painéis aglomerados (painéis fabricados com partículas de madeira), com o objetivo de diminuir ou substituir o uso de madeiras nativas ou de áreas de florestas plantadas, trazendo também a proposta de usar adesivos que agridem menos ao meio ambiente e que não prejudicam a saúde de seus fabricantes. O Eucalipto (Eucalyptus urophylla), o Pinus (Pinus caribaea), a Seringueira (Hevea brasiliensis) e a Teca (Tectona grandis) são espécies cultivadas em florestas plantadas em território nacional, sendo as duas primeiras espécies mais utilizadas para a fabricação de aglomerados em escala de produção fabril. O resíduo de serraria é o material gerado pelo processo de aplainamento ou redução da seção utilizada na madeira, pelo qual se produz uma grande quantidade de resíduo que, na maioria das vezes, não possui um descarte adequado, sendo utilizado para queima ou aterramento. O presente estudo teve como ideia central utilizar esse material residual, sem passar por nenhum processo prévio de homogeneização das partículas, no trabalho com dois tratamentos para a fabricação de painéis, o primeiro para se produzir painéis homogêneos e o segundo, heterogêneos (painéis com mais de uma camada), com o intuito de encontrar quais das quatro espécies utilizadas obtiveram os melhores resultados em ambos os tratamentos. Foi utilizado o adesivo ecológico PUR (poliuretano derivado do óleo de mamona), sendo 10% em peso seco no primeiro tratamento e 12% no segundo, de forma a confeccionar os painéis com densidade inicial de 0,550g/cm³, com 50kgf/cm² prensados durante 10 minutos, e os materiais foram avaliados de acordo com os parâmetros normativos da NBR 14810-2:2018.
  • ItemDissertação de mestrado
    Influence of aggregate sizes and packing combination on the properties of pervious concrete
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-22) Arcolezi, Karina Hwang; Akasaki, Jorge Luís [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Pervious concrete is a construction material that can be used as a pervious pavement and appears as a potential mitigator of floods and other problems related to soil waterproofing. Developing an efficient pervious concrete is crucial to promote its use on a large scale. This study aims to evaluate the effect of basaltic aggregates packing throughout maximum density methodology on the properties of pervious concrete. To this end, an experimental program related to using maximum density methodology for packing aggregates is presented to improve the mechanical properties of pervious concrete. The pervious concrete was produced using three different aggregates granulometry and their combinations using the packing with the maximum density methodology. The pervious concrete's physical, mechanical and hydraulic properties were determined for concretes after 28 days of curing, yielding up to 18 MPa in compressive strength with porosities varying between 25 and 35% and without significantly impairing the permeability of the pervious concrete. A multiple regression model was carried out for statistical analysis of the results. The results indicate that the compressive strength is significantly more influenced by the density and size of the aggregate. In contrast, the impact resistance was influenced by all parameters (density, porosity, and aggregate size). Thus, in addition to the improved properties demonstrated, the use of pervious concrete can also reduce the environmental problems associated with flooding from rainwater on pavements, contributing to sustainable development.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uso da Landoltia Punctata no tratamento do efluente de piscicultura resultante do SRA com reator de biofilme aerado em membrana
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-16) Pardo, Anielle Ferreira de Jesus; Albertin, Liliane Lazzari [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A piscicultura é uma atividade com crescente avanço de mercado e destaque econômico, o que aumenta o interesse pela busca de novas tecnologias de produção, diante disso, o sistema fechado de aquicultura apresenta um importante papel no desenvolvimento do setor. Os Sistemas de Recirculação para Aquicultura (SRA) são sistema de produção alternativos para regiões com limitação hídrica e física. As macrófitas ganharam destaque na eficiência de remoção de nutrientes, tornando-se uma forma de tratamento e polimento de águas residuárias, com função importante de amenizar os impactos ambientais e preservação dos recursos hídricos. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar experimentalmente o uso da macrófita Landoltia Punctata como método de tratamento do efluente gerado no SRA na produção intensiva de Tilápia - do - Nilo (Oreochromis niloticus) e avaliar a eficiência de remoção de nutrientes e matéria orgânica para o SRA associado a um Reator de Biofilme Aerado em Membrana (MABR). O SRA foi constituído por um Tanque de Cultivo com tilápias (13,75 kg/m³) e um Decantador de Coluna (DC) associado ao (MABR). Duas bombas em série foram responsáveis por manter a água em recirculação, primeiro elas alimentavam o DC, e em seguida o sobrenadante era descarregado para o MABR. O sistema de tratamento do efluente foi constituído por quatro tanques de 500 litros, sendo que em três dessas unidades foram inseridas macrófitas para o polimento e, um deles foi utilizado como controle. Por fim, para analisar a eficiência do tratamento das águas residuárias no SRA e no sistema de polimento, foram monitorados os seguintes parâmetros: turbidez, pH, temperatura, nitrato, condutividade, densidade de crescimento, Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Sólidos Totais (ST) e Oxigênio Dissolvido (OD). Para a eficiência do SRA os resultados mostraram que as remoções médias de ST, nitrato, DQO e DBO foram de 9 %, 26 %, 43 %, e 40 % respectivamente. Para a eficiência do sistema de polimento os resultados mostraram que as remoções médias de ST, nitrato, DQO e DBO foram de 21 %, 30 %, 45 %, e 50 % respectivamente. Ambos os sistemas se mostraram efetivos na remoção dos parâmetros apresentados, contudo, o SRA com o MABR se mostrou mais eficiente no tratamento do efluente que o sistema de polimento com a macrofita L.punctata.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo da viabilidade do uso de resíduo de poliestireno e poliuretano de óleo de mamona na produção de painéis aglomerados homogêneos de pinus e eucalipito
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-23) Rodrigues, Felipe Reis; Silva, Sergio Augusto Mello da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A má gestão na proteção de florestas nativas e florestas plantadas, e o reuso de resíduos plásticos, são dois fatores relevantes de poluição do meio ambiente na atualidade. Buscando-se mitigar os problemas decorrentes da poluição, este trabalho avaliou painéis aglomerados homogêneos de madeira produzidos com maravalhas de pinus e eucalipto, a partir de 07 misturas constituídas com 50% em massa seca de cada espécie. Dentro deste contexto foram consideradas para as misturas com Poliestireno (PS) e Poliuretano bicomponente derivado de óleo de mamona (PUR), foi realizada substituição da proporção de PUR por PS (M2, M3 e M4), e adição de PS sem alterar as proporções de materiais (M5, M6 e M7). Os painéis produzidos foram submetidos aos ensaios para avaliação de suas propriedades físicas (Densidade, Teor de Umidade, Inchamento e Absorção) e de suas propriedades mecânicas (Flexão Estática e Tração Perpendicular). Com os resultados obtidos verificou-se que os painéis com as misturas M5, M6 e M7 apresentaram boas características de resistência à umidade, bem como foram determinados bons resultados para as propriedades mecânicas. Obtendo resultados de Resistência à Tração Perpendicular de: 1,50, 1,27, 1,13 MPa, respectivamente. E Resistência à Flexão Estática de: 20,29, 23,27 e 24,40 MPa, respectivamente.
  • ItemDissertação de mestrado
    Saneamento em comunidades isoladas: implementação e análise de sistemas alternativos em um assentamento rural
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-14) Lima, Letícia Beatriz de; Albertin, Liliane Lazzari [UNESP]; Leite, Maurício Augusto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A universalização do saneamento básico no Brasil ainda é um grande desafio. Devido a dificuldades técnicas e econômicas, algumas áreas não são atendidas pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, as comunidades isoladas. Para suprir essa falta, a população dessas comunidades busca soluções alternativas de tratamento de água e esgoto, mas a falta de apoio do Poder Público e ausência de orientação técnica levam à adoção de métodos inadequados ou ao uso incorreto dos sistemas de tratamento. A presente pesquisa realizou um levantamento das condições socioeconômicas e sanitárias de um assentamento rural do município de Ilha Solteira (SP) por meio de entrevistas com os moradores seguindo um roteiro estruturado. A partir dos resultados, foi desenvolvido e entregue aos moradores um material didático a respeito de dois sistemas alternativos de tratamento de água (clorador e SODIS) e dois de tratamento de esgoto (fossa biodigestora e SAC). Posteriormente, esses sistemas foram adaptados e implementados experimentalmente em domicílios da comunidade. Foram avaliadas a eficiência do tratamento e a viabilidade econômica de cada sistema. Entre os sistemas de tratamento de água, o SODIS apresentou o melhor custo-benefício, alcançando eficiências de remoção de CT, E. coli e turbidez de, respectivamente, 98,14%, 96,35% e 44,98%. Entre os sistemas de tratamento de esgoto, o SAC apresentou o melhor custo-benefício, alcançando eficiências de remoção de turbidez, DBO, DQO, ST, NT e PT de, respectivamente, 48,79%, 78,04%, 81,14%, 53,27%, 44,87% e 73,73%. Os quatro sistemas analisados são economicamente acessíveis e podem ser implementados em maior escala em comunidades isoladas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Diagnóstico da variabilidade espacial e temporal da pluviometria e caracterização das secas na região Alto Rio Paraná: 1990 a 2020
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-18) Tokuda, Eduarda Noriko; Oliveira, Jefferson Nascimento de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A carência de dados hidrológicos e o cenário de escassez hídrica fazem necessário um novo horizonte de planejamento das águas que depende da investigação das variáveis hidrológicas. Técnicas de regionalização que permitem a transferência de informações entre áreas homogêneas e o uso de métodos geoespaciais tornam possível o monitoramento contínuo e preventivo das chuvas em macroescala. Devido à crítica situação de escassez hídrica situada sobre a Região Hidrográfica do Rio Paraná e sua relevância nacional, o estudo teve como objetivo geral avaliar a variabilidade espaço-temporal das chuvas na região do alto curso do rio Paraná (Alto Rio Paraná) e a possível influência do El Niño – Oscilação Sul (ENOS) nas chuvas anuais durante o período de 1990 a 2020. A área de estudo compreende 14 unidades hídricas de planejamento das águas, distribuídas nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Os dados de precipitação foram obtidos junto ao banco de dados da Rede Hidrometeorológica Nacional. A priori foi analisada a disponibilidade temporal e espacial dos dados e proposta uma classificação para a densidade da rede observacional da área de estudo, além da identificação de áreas homogêneas de chuva para subsidiar a análise de consistência de dados. A determinação de regiões pluviométricas foi avaliada com base no Teste de Homogeneidade do Método dos Momentos-L. Posteriormente, efetuou-se o mapeamento da chuva, a partir das séries anuais de 408 estações, e o cálculo do Índice de Porcentagem Normal (IPN) para identificação e classificação da severidade das secas na região, realizando-se a interpolação dos dados por krigagem ordinária. Todos os mapas para os anos de 1990 a 2020 apresentaram dependência espacial moderada a alta, conforme seus ajustes semivariográficos, possibilitando a análise da influência do ENOS nas chuvas anuais, bem como a obtenção das médias decenais e normais para as regiões homogêneas e unidades hídricas. Os períodos e áreas secas e chuvosas foram avaliadas, não encontrando influência direta do ENOS, com base no Índice Oceânico Niño. Por fim, foram discutidos os impactos da escassez pluviométrica na região Alto Rio Paraná e efetuada a classificação das unidades quanto à vulnerabilidade da rede observacional e dos setores usuários. As análises possibilitaram identificar as unidades de Mato Grosso do Sul e São Paulo como maiores contribuintes nas secas identificadas na região Alto Rio Paraná, além de 2010 como decênio mais seco do período analisado, com maior contribuição do período de 2019/2020, onde as secas atingiram mais de 60% da área por dois anos consecutivos, evento nunca identificado nas últimas 3 décadas. As curvas do IPN respectivas à seca e umidade inicial permitiram verificar anos de crise hídrica e alta umidade quando seus percentuais atingiram 50% da região analisada. A metodologia para manipulação dos dados oficiais apresenta grande versatilidade permitindo seu uso em qualquer bacia hidrográfica. As classificações propostas para as unidades de gestão indicaram que a capacidade de gestão das águas na região deve ser aprimorada sob diferentes respectivas, tendo em vista a persistência no cenário de secas e a insuficiência da rede observacional.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise numérica da variação geométrica em blocos de concreto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-10) Silva Junior, Valdeir Alves da; Albuquerque, Maria da Consolação Fonseca de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa buscou determinar, através de análises numéricas, a influência no comportamento mecânico de blocos de concreto autoadensável, com finalidade de utilização na alvenaria estrutural, considerando variações nas geometrias dos blocos estudados. A pesquisa é composta por duas etapas, na primeira etapa as soluções numéricas foram feitas com o comportamento físico e mecânico dos materiais dentro do regime linear elástico, fase elástica. Na segunda etapa as soluções numéricas foram feitas com o comportamento físico e mecânico dos materiais considerando o comportamento plástico dos mesmos, fase plástica. As validações dos resultados foram feitas, para as duas etapas da pesquisa, obtendo convergências satisfatórias das curvas de tensão vs deformação, obtidas numericamente, e as comparando com os resultados experimentais. Os resultados experimentais foram adquiridos através de um trabalho experimental. As análises experimentais consistiram em ensaios de compressão utilizando prismas de dois blocos, de concreto autoadensável, com seis diferentes tipos de geometria e três formatos geométricos vazados: circulares, hexagonais e retangulares, de diferentes áreas líquidas. Nas análises numéricas foram simulados os ensaios de compressão, conforme ensaios experimentais, e buscando uma extrapolação, foram feitas simulações do critério de início de fissuração FS, o qual verifica uma maior ou menor probabilidade do início de fissuração nos prismas, e por último realizou-se análises lineares da relação entre os parâmetros relativo às diferentes geometrias dos blocos com as tensões desenvolvidas nos mesmos. Na segunda etapa da pesquisa as análises feitas foram, as relações de tensão deformação, e simulações dos FS, com o objetivo de encontrar, dentre as geometrias estudadas, qual apresentasse um melhor comportamento, frente as solicitações impostas aos prismas. Nesta pesquisa todas as análises foram realizadas através do método de elementos finitos, utilizando o software Ansys Workbench em sua versão 2020 R2 com licença acadêmica considerando as características físicas, geométricas e condições de contorno a partir das análises experimentais. As soluções numéricas, para as curvas de tensão vs deformação, tanto na primeira etapa quanto na segunda se mostraram com uma boa convergência quando comparadas com os resultados experimentais. Notou-se que as distribuições de tensões de tração e compressão nos blocos variam de geometria para geometria, podendo se desenvolver de formas diferentes na face externa e interna dos blocos com dimensões e geometrias diferentes. Para os resultados dos FS, as simulações considerando a plasticidade dos materiais, se apresentaram com soluções equivalentes às análises experimentais. As soluções dos FS mostraram que a área liquida do bloco não é o fator principal para maior ou menor resistência do bloco. As correlações lineares entre parâmetros mostraram que a disposição, dimensão e formato geométrico do vazado no bloco influência de formas diferentes no desenvolvimento de tensões no bloco.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uso da terra e qualidade de água em bacias hidrográficas: estudo de caso no Ribeirão dos Ranchos e Córrego Gramado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-17) Lima, Gedielson Alves da Silva; Boina, Rosane Freire [UNESP]; Souza, Alexandre Teixeira de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Um dos problemas ambientais recorrentes ao uso da água está relacionado ao lançamento pontual de resíduos líquidos de forma incoerente com a classe de enquadramento de uso do corpo hídrico. Outras contribuições podem ser oriundas de fontes dispersas pela área da bacia hidrográfica, que incrementam características diversas aos rios, ribeirões e córregos devido ao efeito de lavagem superficial promovido pela precipitação pluviométrica. É indiscutível a importância de acompanhar as alterações do estado de qualidade das águas em bacias hidrográficas (BH) para propostas de medidas preventivas e conservacionistas, sobretudo, em ribeirões e córregos, pelas condições de assimilação de poluentes, fortemente dependente da sazonalidade. Contudo, gerenciar um banco de dados volumoso gera transtorno para os gestores responsáveis pela tomada de decisão. Tal fato, proporciona projeção para o uso de ferramentas estatísticas no apoio à transformação de dados em informações relevantes, bem como na elaboração de índices de qualidade customizados. Com o exposto, o presente estudo tem por objetivo monitorar o estado de qualidade das águas de duas bacias hidrográficas, consideradas de pequeno porte, com padrão de uso e ocupação da terra semelhante - Ribeirão dos Ranchos, localizada em Adamantina/SP, e Córrego do Gramado, localizada em Presidente Prudente/SP - sendo possível avaliar os impactos pontuais e difusos causados pelo uso da terra nas BHs. Para tanto, foram demarcados 5 pontos amostrais estratégicos ao longo de cada BH, com o monitoramento de 24 parâmetros de qualidade de água. Os resultados obtidos foram categorizados em períodos seco e chuvoso, por meio de dados hidrológicos. Os cômpitos analíticos seguiram as recomendações de literatura consagrada, bem como o uso de equipamentos portáteis para análise in loco. A compilação e análise destes dados foram realizadas com a aplicação de testes estatísticos, como Análise de Cluster (AC) e a Análise de Componentes Principais (ACP), que possibilitaram o agrupamento, a redução das variáveis e por fim, a criação de dois índices de qualidade de água para cada BH de acordo com a influência temporal.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estabilização de solo com adição de resíduo de celulose para aplicação em pavimentação rodoviária
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-30) Vicente, Gabriela Oliveira; Tashima, Mauro Mitsuuchi [UNESP]; Lima, Jairo Salim Pinheiro de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Estabilização é um método que visa melhorar a qualidade do solo aumentando a sua estabilidade, criando um esqueleto mineral estável por meio de correção granulométrica. O crescimento de indústria de celulose nos últimos anos aumentou também a quantidade de resíduos gerados que, por sua vez, acarretam consequências ao meio ambiente, necessitando de aterros ou de alternativas para descarte, reciclagem e reutilização. Esta pesquisa tem como propósito analisar a estabilização granulométrica de um solo laterítico colapsível do município de Ilha Solteira - São Paulo, Brasil, com adição de cinza de cavaco de eucalipto (CCE) provinda da indústria de celulose e sua possível aplicação em camadas de pavimentos. Foram moldados corpos-de-prova, sem adição de cinza para manter o controle das condições naturais do solo, e amostras com 10, 20, 30, 40, 50 e 60% de adição de cinza em relação ao peso do solo seco. Tanto para o solo quanto para a cinza foram realizados ensaios de caracterização. Posteriormente os corpos-de-prova de solo natural e com adição de cinza foram testados à compactação mini-Proctor e mini-CBR. O ensaio de mini-CBR demonstrou que as amostras com 10, 40 e 50% de adição de cinza aumentaram a capacidade suporte do solo em respectivamente 29, 22 e 5%. Para o mesmo ensaio após submersão em água, os resultados foram mais significativos sendo este ganho percebido nas amostras com 10, 30, 40, 50 e 60% de adição em respectivamente 7, 72, 181, 226 e 112%. A expansão calculada apresentou valores baixos, sendo quase nulos para todas as amostras. A melhora na capacidade suporte elevou a viabilidade de uso do solo com adição de 10% de cinza o solo se tornou viável a ser aplicado em camadas de sub-base estabilizadas granulometricamente.
  • ItemDissertação de mestrado
    Painéis aglomerados homogêneos produzidos com partículas de pinus e seringueira e aglutinados com adesivo poliuretano derivado de óleo de mamona : avaliação das propriedades físicas e mecânicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-25) Trevisan, Mariana Ferreira; Silva, Sérgio Augusto Mello da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A seringueira é uma espécie nativa reflorestada em várias regiões do Brasil explorada economicamente no setor de borracha, que após o ciclo produtivo para extração do látex, representa uma excelente alternativa para fabricação de móveis e painéis de madeira. Uma alternativa viável visando garantir a sustentabilidade do setor florestal é a utilização de madeira de reflorestamento para produção de painéis de madeira. Considerando-se o “déficit” de espécies do setor florestal, tem sido uma boa alternativa a utilização de outras espécies. Nesse sentido, o presente trabalho visou produzir e avaliar painéis aglomerados com partículas de madeira de seringueira (Hevea brasiliensis) oriundas do clone RRIM 600 com 15 anos e partículas de Pinus taeda, obtido por meio do processamento de tábuas de pinus. Sendo essas partículas aglutinadas com 10% de adesivo poliuretano à base de óleo de mamona (PUR) em relação a massa seca das partículas. Para avaliação dos painéis foram propostas três variações percentuais entre as partículas de pinus e seringueira. Com base na ABNT NBR 14810-1(2013) e 2(2018) e na ANSI A208-2009 – Particleboard foram avaliadas as propriedades físicas (densidade, teor de umidade, inchamento em espessura após 24h) e das propriedades mecânicas módulo de resistência à flexão estática (MOR), módulo de elasticidade (MOE) e tração perpendicular (TP). Os resultados obtidos evidenciaram que os painéis produzidos com as partículas de seringueira, puderam ser classificados de acordo com norma brasileira em pelo menos uso para tipo P2 (painéis não estruturais para uso interno em condições secas), sendo possível indicar a utilização desse tipo de madeira como uma alternativa na produção de painéis. Verificou-se um melhor desempenho da madeira de pinus nos ensaios de MOR e MOE. Os painéis com maior quantidade de seringueira tiveram melhor desempenho no ensaio de TP. Quanto ao inchamento após 24h, observa-se uma tendência maior de absorção de água conforme a adição de partículas de pinus.