O pai presente: o desvelar da paternidade em uma família contemporânea

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Data

2004-08-01

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

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Editor

Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O objeto deste estudo é a figura concreta de um pai, presente em sua corporalidade e afetividade, que se depara com a demanda subjetiva, advinda da exigência de revisão de seu papel no mundo contemporâneo. Buscamos encontrar a paternidade que acolhe e convive com o processo de transformações em marcha: o pai que transita entre valores novos e arcaicos. O acesso a este conhecimento se deu através do método clínico de pesquisa, com apoio da psicanálise. Sem submeter os participantes ao tratamento psicanalítico, aplica seus conceitos na interpretação de fenômeno que tem dimensão subjetiva e também, social. Adotamos a entrevista como principal instrumento e a análise qualitativa enquanto estratégia, por permitir relevância à fala do entrevistado e dela extrair o dado significativo para nossas indagações.

Resumo (inglês)

This study focus on the real father figure present in his bodily and affectiveness, who has to face a subjective demand that came from the requirements of reviewing his role in the contemporary world. We looked for the paternity that refuge and lives together with the transformation process which transit through news and archaic values. The access to this knowledge was feasible through a clinical research method with the psychoanalysis support. Without submitting the participants into a psychoanalytical treatment, this study applies the psychoanalysis concepts on the interpretation of a subjective and social dimension phenomenon. We adopted the interview practice as the main tool and the qualitative analysis as strategy, in order to permit relevance to the interviewed speaking and extract from it the significant datum to our indagations.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 20, n. 2, p. 119-125, 2004.

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