Televisão digital e Educação a distância: modelo de ambiente virtual de aprendizagem para mídia audiovisual

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-12-19

Autores

Santos, Marcelo Correia dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A televisão, como indústria audiovisual, passa nesta era de convergência digital por um processo de hibridização através das novas tecnologias da informação e comunicação. Essa convergência de dispositivos e linguagens transmidiáticos vem agregar a este meio de comunicação o recurso da interatividade, constituindo uma interface de mediação entre o meio e a audiência interagente. O processo criativo de concepção e desenvolvimento de um modelo de aplicação interativa para Televisão Digital sobre a plataforma do middleware Ginga, do SBTVD, caracteriza-se como um projeto de investigação centrado na inovação tecnológica educacional em mídia audiovisual e na consequente transformação social, produzindo um modelo de Ambiente Virtual de Aprendizagem para Educação a Distância inserido no contexto de convergência de linguagens e mídias da contemporaneidade. Empregando na pesquisa um quadro teórico-metodológico interdisciplinar, tem como objetivo gerar um modelo conceitual de aplicação interativa destinado a servir de plataforma para a criação de conteúdos instrucionais focados em EaD através da mídia TV Digital
Television, as an audiovisual industry, is passing, in this era of digital convergence, by a hybridization process due to new information and communication technologies. This convergence of transmedia devices and languages has come to add to this medium the property of interactive communication, providing an interface through mediation between the audience and the mass media. The creative process of designing and developing a model for interactive Digital Television appliction, on the platform of middleware Ginga and SBTVD, has been characterized as a research project focused on educational innovation in the audiovisual media and the consequent social transformation, producing a model of the Virtual Learning Environment for Distance Education within the context of convergence of languages and media in these contemporary times. Employing in this research an interdisciplinary theoretical and methodological framework, the project aims to generate a conceptual model of interactive application designed to serve as a platform for creating instructional content focused on distance education through the medium knowed as Digital TV

Descrição

Palavras-chave

Televisão digital, Ensino a distância, TV digital - Design instrucional, Digital TV, Information architecture, Instructional design

Como citar

SANTOS, Marcelo Correia dos. Televisão digital e Educação a distância: modelo de ambiente virtual de aprendizagem para mídia audiovisual. 2011. 146 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.