Educação para saúde sob a ótica da televisão digital e sua interatividade

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Data

2011-03-30

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os meios de comunicação, em especial a televisão, se fazem presentes e necessários cada vez mais na vida cotidiana das pessoas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos domicílios brasileiros possuem aparelhos de Televisão. Em 2006, observou-se que as existências de rádio e televisão, embora mais presentes no Sudeste de 92,1% a 96,8%, no Sul de 94,3% a 95,6% e, no Centro-Oeste de 85,3% a 93,0% respectivamente, guardavam menores diferenças entre as regiões que o acesso à maior parte dos outros itens apresentados (Anexo 1). Os percentuais de domicílios com telefone do Sudeste, Sul e Centro-Oeste superaram 80%, enquanto os do Norte foram de 59,9% e do Nordeste de 53,6% que marcaram relevantes diferenças regionais. Já os percentuais de domicílios que possuíam apenas telefone celular, mostram comportamento muito distinto nesse confronto regional, pois os valores observados no Norte e no Nordeste superaram a média do País. Por outro lado, a existência de microcomputador no domicílio e o acesso à Internet também no domicílio, indicam diferenças regionais fortes. Embora o processo de comunicação esteja presente, existem ainda sérios problemas que a população enfrenta pela falta ou pela ineficaz informação necessária para a profilaxia de determinados eventos físicos humanos. Nos países como Brasil com um déficit de poder aquisitivo, o governo tem dificuldades em chegar à prevenção das doenças, uma vez que sua preocupação maior é tratar aqueles que já se encontram doentes. Com isso, novas tecnologias se fazem presentes e importantes, entre elas, a digitalização da imagem e a interatividade em implantação na televisão brasileira. Assim, novas formas de comunicação serão possíveis, bem como a educação para saúde, que hoje, se mostra como um grande, senão o maior...
The media, especially television, are present and increasingly necessary in everyday life of people. According to the Brasilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), 90% of Brazilian households have television sets. In 2006, it was observed that the availability of radio and television, althrough more prevalent in the Southeast from 92.1% to 96.8%. South 94.3% to 95.6% and in the Midwest of 85.3% to 93.0%, respectively, keeping the smallest differences between regions that access to most of the other items presented (Annex 1). The percentage of households with telephone Southeast, South and Midwest exceeded 80%, while the Norte were 59,9% and 53.6% in the Northeast that have marked important regional differences. Since the percentage of households had only cell phones, show very different behavior in this regional comparison, since the values observed in the North and Northeast of the country exceeded the average. Moreover, the existence of the home PC and Internet access at home also indicate strong regional differences. Although the process of communication is present, there are still serious problems facing the population by the lack or ineffective information needed for the prophylaxis of certain human physical events. In countries like Brazil with a shortage of purchasing power, the government has difficulties in reaching the prevention of diseases, since their main concern is to treat those who are already ill. Consequently, new technologies are present and important, among them, scanning the image and interactivity in deployment on Brazilian television. Thus, new forms of communication will be possible as well as health education, which now appears as a large, but... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Televisão digital, Campanhas publicitárias, Multimidia interativa, Saúde pública, Educação, Digital television

Como citar

BONFANTE, Ana Paula. Educação para saúde sob a ótica da televisão digital e sua interatividade. 2011. 75 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.