Show simple item record

dc.contributor.advisorCamargo, Marilena Aparecida Jorge Guedes de [UNESP]
dc.contributor.authorAlmeida, Wilson Ricardo Antoniassi de [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:18Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:18Z
dc.date.issued2011-08-25
dc.identifier.citationALMEIDA, Wilson Ricardo Antoniassi de. Retrato da escola: estudo de imagens fotográficas do cotidiano escolar. 2011. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90074
dc.description.abstractEste trabalho propõe o estudo de imagens fotográficas que retratam cenas e situações do cotidiano escolar numa instituição educacional pública de Limeira, estado de São Paulo, como fonte histórica e de memória para a Educação e como meio de compreensão da realidade de cada evento a partir de seus significados, identificando aspectos da cultura escolar e analisando eventuais semelhanças e transformações ocorridas no processo educacional, no período compreendido desde a criação da instituição educacional (1934) aos dias atuais (2010). O retrato da escola é desvendado, prioritariamente, por meio da leitura e interpretação de fotografias – encontradas no próprio arquivo da instituição ou coletadas de álbuns de retratos de pessoas que tiveram alguma relação com a escola – pois nelas está depositado uma imensa riqueza de perceptos e afetos. Cada detalhe presente na imagem fotográfica é vestígio que representa um tempo, um espaço, uma situação e a relação entre pessoas em um determinado contexto da história, funcionando como um dispositivo de elucidação das relações entre a escola e o tempo. Essa investigação decorre do diagnóstico de vestígios histórico-filosóficos, culturais e socioeconômicos visíveis ou invisíveis na imagem fotográfica, como também, de sensações, emoções e sentimentos deflagrados no pesquisador no momento da observação, interpretados conforme a sua cultura e subjetividade. Para contextualizar com maior rigor as situações e os dados apresentados pelas imagens fotográficas, a pesquisa, ocasionalmente, utiliza-se de depoimentos semi-estruturados – principalmente de pessoas que compõem a conjuntura apresentada pela fotografia. Explora-se o potencial das fotos como materialidade das imagens, suficiente para desvendar, compreender e descrever as semelhanças e contrastes entre o plano da intencionalidade e plano da realizaçãopt
dc.description.abstractThis work proposes the study of photographic images that depict scenes and everyday situations in a public educational institution School of Limeira, São Paulo State, such as memory and historical source for education and as a means of understanding the reality of each event from their meanings, identifying aspects of school culture and analyzing any similarities and transformations in the educational process, in the period since the creation of educational institution (1934) to the present day (2010). The portrait of the school is unveiled, primarily through the reading and interpretation of photos – found in the file itself or institution albums collected portraits of people who have had some relationship with the school – because them are deposited an immense wealth of perceptos and affections. Every detail present in the photographic image is vestige that represents a time, a space, a situation and the relationship between people in a given context of history, functioning as an elucidation of the relationships between the school and the time. This research follows the historical traces diagnostic-philosophical, cultural and socioeconomic visible or invisible on the photographic image, as also of sensations, emotions and feelings that were triggered in the browser at the time of observation, interpreted according to their culture and subjectivity. To contextualize the situations with greater rigour and the data submitted by photographic images, research, occasionally using semi-structured – mainly testimonials of people who make up the environment presented by photography. Explores the potential of the photos as materiality of images, enough to uncover, understand and describe the similarities and contrasts between the plane of intentionality and the plan of implementationen
dc.format.extent161 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação - Historiapt
dc.subjectMemoriapt
dc.subjectImagem fotográficapt
dc.subjectPhotographic imageen
dc.titleRetrato da escola: estudo de imagens fotográficas do cotidiano escolarpt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - IBRCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaCultura e subjetividade das organizações educacionaispt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000672727
dc.identifier.filealmeida_wra_me_rcla.pdf
dc.identifier.capes33004137064P2
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record