A temática ambiental e o ensino de física na escola média: a produção de energia elétrica em larga escala como um tema controverso

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Data

2001

Autores

Silva, Luciano Fernandes [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Diversos setores organizados da sociedade têm chamado a atenção para as alterações provocadas pelo homem na natureza. Dentre as propostas que buscam amenizar este quadro de degradação ambiental, destacamos aquelas diretamente relacionadas ao processo educativo. A partir dos conteúdos da Física, normalmente desenvolvidos em aulas do terceiro ano do Ensino Médio das escolas públicas, elaboramos uma proposta de ensino no qual estavam presentes os principais elementos das discussões que ocorrem nos meios técnicos e acadêmicos sobre produção de energia elétrica em larga escala e seus benefícios e impactos nos meios social e ambiental. Desta forma, este trabalho teve como um de seus objetivos identificar e analisar as possibilidades e limites para o desenvolvimento de atividades de ensino que considerem temas controversos da ciências naturais. Procuramos ainda caracterizar o envolvimento, a participação e o posicionamento dos alunos do ensino médio em atividades educativas que considerem temas polêmicos ou controversos relacionados a produção de energia elétrica em larga escala. Realizamos esta pesquisa sob a forma de uma intervenção em sala de aula a partir de um plano de ensino previamente elaborado. Três turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da Diretoria de Ensino de Araraquara, durante o ano letivo de 2000, foram envolvidas no trabalho. A análise dos dados revela que a maioria dos alunos não reconhecem, de imediato, temas controversos diretamente relacionados a produção de energia elétrica em larga escala. Durante as atividades de ensino, os alunos posicionam-se de diferentes formas quanto a administração do conflito entre os benefícios e prejuízos oferecidos pela produção de energia elétrica em larga escala. Identificamos três grupos em especial: alunos que reconhecem os prejuízos advindos desta produção, mas que amenizam...
Various organized sectors of the society have brought people's attention to the man-caused nature changes. Within the proposals that search for decreasing this state of environmental degradation, we enphatized those directly related to the educational process. From the Physics contents, usually taught at Public High Schools, we prepared na educational proposal, in which the main subjects about large production of eletric energy discussed by technicians and academicians and its benefit and harm are present. Thus, this essay aim was to identify and to analyze the limits and the possibilities for developing activities that consider controversial subjects of Natural Sciences. We also tried to sketch the high school students interest, opinion and involvement in the activities about controversial subjects related to large production of eletric energy. These activities were made as an intervention at classrooms based on an educational project previously prepared. Tree 2000 Public High Scholl groups from Araraquara Educacional Precinct were involved in this project. The data analysis showed that most part of the students did not recognize, at first, controversial subjects directly related to large production of eletric energy. During the educational activities, the students had different opinions about managing the conflicts between benefit and harm caused by large production of eletric energy. We identified three special groups: those who recognized the production harm, but decreased its effects due to the benefits provided; those who recognized the production harm, but whose arguments were alarmist and catastrophic; and, finally, those who recognized the production harm, but tried to manage the conflicts in a certain way. From these educational activies, we realized that some obstacles - as a curriculum that offers few opportuinities of dealing with these contents... (Complete abstract, access undermentioned eletronic address)

Descrição

Palavras-chave

Educação - Brasil, Ensino de Ciências, Educação ambiental

Como citar

SILVA, Luciano Fernandes. A temática ambiental e o ensino de física na escola média: a produção de energia elétrica em larga escala como um tema controverso. 2001. 235 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara., 2001.