Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-09-29

Autores

Baldani, Rosana Caetano [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A atividade de campo, relacionada à educação ambiental (EA), tem sido uma estratégia de ensino bastante explorada pela escola e pode contribuir para a observação dos fenômenos da natureza como dos fatores integrantes do ambiente, inclusive os de caráter sócio-ambiental. O objetivo deste estudo é refletir sobre essa temática, formulando como problema de pesquisa a construção coletiva de diretrizes metodológicas para o desenvolvimento de aulas de campo em EA, que possam garantir seus princípios básicos de práxis educativa cultural, informativa, fundamentalmente política, formativa, emancipatória, crítica e transformadora. O estudo foi desenvolvido, com um professor e seus alunos de uma classe de 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública, e norteado pelos pressupostos da pesquisa-ação-participativa. O processo pedagógico, a concretização da metodologia da pesquisa-ação-participativa, a vivência grupal e as atividades realizadas foram as categorias de análises, nas quais, a estratégia pedagógica de atividade de campo caracterizou-se como importante elemento no desenvolvimento didáticometodológico para a concretização do ensino por pesquisa.
The field active, related to environmental education (EE), has been a teaching strategy, explored by the school and it might contribute to the observation of nature phenomena as one of the constituent factors of the environment, including the social environmental character. The aim of this study is reflecting about this subject, formulating as a research problem the collective construction of the methodological directives to the development of field classes in EE, that can assure it basic principles of transforming, critical, emancipatory, formative, political, fundamentally, informative and cultural educational praxis. The study was developed, with a teacher and his 5th grade class of elementary school in a public school, and directed by presumed of the participative action research. The pedagogical procedure, the concretizing of the participative action research methodology, the group habits and the performed activities were the analysis categories, in which, the pedagogical strategies of field activity defined as an important element in the didactical methodological development to the concretizing of the teaching by researching.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Educação ambiental - Atividades de campo, Environmental education

Como citar

BALDANI, Rosana Caetano. Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas. 2006. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.