Show simple item record

dc.contributor.advisorGalvão, Viviane Souza [UNESP]
dc.contributor.authorMaria, Carolina José [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:49Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:49Z
dc.date.issued2008-02-28
dc.identifier.citationMARIA, Carolina José. O livro didático na educação científica C/T/S/A voltada para o exercício da cidadania. 2008. 178 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90925
dc.description.abstractAo longo do percurso escolar, no desenvolvimento de diversas situações de apredizagem, o livro didático surge como uma das mais importantes e recorrentes ferramentas de auxílio a essas situações, que envolvem professores e alunos na sala de aula. Portanto, uma análise criteriosa destes materiais é indispensável para se compreender as suas contribuições para uma educação tal como hoje se preconiza, voltada para o exercício da cidadania. A presente pesquisa analisa as perspectivas de ensino implícitas em uma amostra de seis livros didáticos de Ciências, aprovados e distribuidos pelo Ministério da Educação, e utilizados por professores que lecionam as ciências em nível fundamental de ensino (3ª e 4ª séries). Os tópicos analisados envolvem assuntos sobre Saúde - Alimentação Humana. Os referenciais de análise que utilizamos enquadram-se numa nova visão de didática: a didática como um recurso de aprendizagem e formação humana, de construção de conhecimento necessários à vida na sociedade atual. Analisam-se, também, documentos oficiais tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), visando compreender de que forma contribuem para um consenso fundamental do que venham a ser ensino/aprendizagem e formação científica voltadas para o exercício da cidadania na atualidade. Os livros analisados apresentam um conhecimento em didática da ciência pouco embasado nos atuais preceitos da Didática e da formação humana, incoerências que podem ser decorrentes da falta de um consenso mais fundamentado numa nova filosofia de ciência, do que venha a ser ciência, ensino/aprendizagem e formação científica na sociedade atual. Os resultados da análises dos discursos e práticas políticas oficiais envolvendo o livro didático também apontam neste mesmo sentido, ou seja, a necessidade de conhecimentos sobre as ciências como um processo de formação humana.pt
dc.description.abstractAlong school years, in the development of serveral learning situations, the textbook appears as one the most important and recurring helping tools to these situations which involve teachers and students in the classroom. Therefore, a careful analysis of this material is essential to understand its contribution to education as seen today, that is, education aimed at the exercise of citizenship. The present research analyses the implicit teaching perspectives in a sample of six Science texbooks approved and distributed by the Ministry of Education, and used by 3ª and 4ª grade Science teachers. The topics analyzed inolve issues about Health - Human Feeding. The analysis referential used fit into a new perspective of didactic: the didactic as a resource of learning and human formation, of building of knowledge that is necessary for life in the current society. It also analyzes official documents such as the National Curriculum Parameters and the National Didactic Book Program to understand how they contribute to a well-founded consensus of what teaching/learning as well as current scientific formation aimed at the exercise of citizenship are. The books analyzed show a knowledge in science didactic that is poorly based on current precepts of Didactic and human formation, incoherencies that may result from a lack of consensus grounded on a new philosophy of sciences, of what science, teaching/learning as well as scientific formation in current society are. The results of the analysis of political practices and speeches about the textbook also points in the same direction, that is, the need of knowledge of the sciences as a human formation process.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent178 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectCiências (Primeiro grau) - Estudo e ensinopt
dc.subjectLivro didático - Políticapt
dc.subjectEducação científicapt
dc.subjectEducationen
dc.subjectScientific educationen
dc.subjectFormation of teachersen
dc.subjectTexbooks - Policyen
dc.titleO livro didático na educação científica C/T/S/A voltada para o exercício da cidadaniapt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.aleph000547572
dc.identifier.filemaria_cj_me_bauru.pdf
dc.identifier.capes33004056079P0
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record