Show simple item record

dc.contributor.advisorBaroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]
dc.contributor.authorMiller, Célia Peitl [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:51Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:51Z
dc.date.issued2003-05-15
dc.identifier.citationMILLER, Célia Peitl. O Doutorado em matemática no Brasil: um estudo histórico documentado (1842 a 1937). 2003. vi, 473 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91013
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo o estudo documentado da evolução histórica do Doutorado em Matemática no Brasil, no período de 1842, quando foi instituído o Doutorado na Escola Militar, até 1937 na então Escola Politécnica. Foi articulado a partir de quatro bases: as origens do ensino da Matemática; o ambiente acadêmico em que o doutorado se firmou; a documentação da época (Decretos e Teses) e a biografia dos autores, sendo permeado por dados históricos do Brasil. O trabalho divide-se em duas partes. A primeira parte focaliza a temática proposta. A evolução do trabalho contou com a interferência marcante de documentos originais - fontes primárias, além de fontes secundárias e obras de referência. A segunda parte denominou-se Documental. Esta foi produzida por intensa pesquisa de campo em instituições como a Biblioteca Nacional - R.J.; Biblioteca de Obras Raras do Centro Tecnológico - UFRJ.; Biblioteca do Clube de Engenharia - R.J.; Bibliotecas da UNESP, além de pesquisas on-line. Ressaltamos que esse trabalho produziu com exclusividade uma tabela que relaciona as Teses apresentadas, seus Autores e informa a localização atual delas. Trata-se de uma referência aos que pretenderem aprofundar seus estudos em relação à História da Pesquisa Matemática no Brasil.pt
dc.description.abstractThis research aims at investigating the PhD historical development in Mathematics in Brazil, from 1842, when the first PhD course was created in the Militar School, to 1937 when it was created in the Politechnical School. Four bases were used to articulate this study: the origins of Mathematics teaching; the academic environment in which the PhD course was consolidated; historical documentation (Decrees and Thesis) and the autors' biographies, being permeated by Brazilian historical data. The study is divided in two parts. The first one focuses on the theme that was proposed. The evolution of this study counted on the remarking interference of original documents - primary sources, besides the secondary sources and the references. The second part of the study was called Documental. It was carried out with intense fieldwork in institutions like the National Library in Rio de Janeiro; The Library of Rare Works of the Technological Center - UFRJ; The Library of the Engeneering Club in Rio de Janeiro; The Sao Paulo State University Libraries, besides online research. It is important to highlight that this study has produced with exclusivisity a table that shows the theses presented, their authors and their present location. It is a reference for those who intend to improve their knowledge concerning the History of Mathematics Research in Brazil.en
dc.format.extentvi, 473 f. : il. + Anexo
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectMatemática - Históriapt
dc.subjectAcademias militarespt
dc.subjectTesespt
dc.subjectEnsino da matemática e da engenhariapt
dc.subjectEscola Militar Central e Politécnicapt
dc.subjectDoutores em Matemáticapt
dc.subjectMathematics and engeneeringen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectHistoryen
dc.subjectMilitaren
dc.subjectCentral and Politechnical Schoolen
dc.subjectThesesen
dc.subjectMathematics doctorsen
dc.titleO Doutorado em matemática no Brasil: um estudo histórico documentado (1842 a 1937)pt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000195738
dc.identifier.filemiller_cp_me_rcla.pdf
dc.identifier.capes33004137031P7
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record