Educação matemática e educação ambiental: um estudo etnomatemático das infrações ambientais

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Data

2012-04-23

Autores

Leão, Marcílio [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A pesquisa intitulada: Educação Matemática e Educação Ambiental: um estudo etnomatemático das infrações ambientais é um trabalho etnográfico cujo objetivo é fazer uma proposta para os Estágios de Aperfeiçoamento Profissional dos Policiais Militares Ambientais do Estado de São Paulo/SP. Valho-me da etnomtemática para entender as estratégias matemáticas utilizadas pelos agentes fiscalizadores no âmbito de questões que envolvam a prática dos crimes ambientais. Procuro entender a maneira, os modos, as TICAS de lidar com o ambiente, de explicar os fatos e os fenômenos e compartilhar o MATEMA próprio ao grupo, ao ETNO. Para isso, analiso como se dá a percepção da matemática pelos agentes, a fim de entender as estratégias matemáticas utilizadas por eles no patrulhamento ambiental. Procuro relacionar a prática de seus atos com os conceitos matemáticos, a fim de aprimorar seus desempenhos nas fiscalizações e analiso as relações entre aqueles que praticam um crime ambiental e a polícia. No patrulhamento ambiental, o policial ao lidar com as diferentes modalidades de ocorrências ambientais desenvolve características próprias, peculiares ao serviço de fiscalização. Percebe uma diferença na vegetação, na cúpula das árvores, alteração nas demarcações de extrações, material lenhoso, corte de árvores, desgaste do solo, diferenciação das matas, queimadas, alteração em áreas de preservação permanente, estado das aves (se são selvagens ou domesticadas), enfim, todas essas formas de percepção representam estratégias “próprias”, e nelas estão intrínsecas as noções de distância, de espaço, de tempo, de dimensão. Portanto, noções básicas de matemática. Conhecer estas estratégias matemáticas, possibilita fazer uma intervenção eficiente no que tange auxiliá-los a minimizar a ação daqueles que praticam crimes ambientais
The research entitled Educação Matemática e Educação Ambiental: um estudo etnomatemático da infrações ambientais is an ethnographic work whose goal is to make a proposal Professional Stage for Improvement of the Environmental Military Police of the State of São Paulo/SP. An ethnomatematical approach helps to understand the mathematical strategies used by inspection agents in issues involving the practice of environmental crimes. I try to understand the way the modes, the TICS (techné) of explaining the facts and phenomena, the MATHEMA, which the group share to deal with their environment, their ETHNO. To do this, I look at the perception of Mathematics by the agents, in order to understand the mathematical strategies used by them in environmental patrols. I try to relate their practice with mathematical concepts, in order to improve their performances in the way they check environmental crimes and I analyze the relations between those who practice an environmental crime and the police, in environmental patrol. Policemen have to deal with the different kinds of environmental occurrences and they develop characteristic actions, peculiar to the supervisory service. Noticing differences in vegetation at the top of trees, the boundary changes of extractions, the timber stored, the ways of cutting trees, the soil erosion, the differentiation of thickets, burning, changes in permanent preservation areas, the state of the birds (whether they are wild or domesticated). Ultimately, all of these strategies of perception represent specific kinds of violation, and these depend on notions of distance, time, space, dimension. Therefore, they require understanding mathematics. Knowing these mathematical strategies, the action of policemen may be more efficient in intervening aiming at minimizing the action of those who practice environmental crimes

Descrição

Palavras-chave

São Paulo (Estado) Policia Militar, Matemática - Estudo e ensino, Educação ambiental, Etnologia, Crime contra o meio ambiente, Monitoramento ambiental

Como citar

LEÃO, Marcílio. Educação matemática e educação ambiental: um estudo etnomatemático das infrações ambientais. 2012. 151 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.