Show simple item record

dc.contributor.advisorTeixeira, Marcos Vieira [UNESP]
dc.contributor.authorMoura, Elmha Coelho Martins [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:52Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:52Z
dc.date.issued2012-01-09
dc.identifier.citationMOURA, Elmha Coelho Martins. O ensino de matemática na escola Industrial de Cuiabá/MT no período de 1942 e 1968. 2012. 127 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91037
dc.description.abstractInvestigamos o desenvolvimento do ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT (EIC), atual Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), no período de 1942 a 1968. Em 1909 foi criada a Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso (EAAMT) com a finalidade de formar artesãos, em 1942, como consequência de um movimento nacional que redefiniu os caminhos do ensino profissional, tornou-se a Escola Industrial de Cuiabá com a finalidade de formar trabalhadores para a indústria. Consideramos os contextos sociais, políticos e econômicos que influenciaram a organização dessa modalidade de ensino. Diferentes fontes impressas, orais e imagéticas foram utilizadas na pesquisa com o intuito de compreender a estrutura curricular e descrever os possíveis conteúdos ministrados no ensino de matemática e ensino de desenho, e a relação desses nas práticas de oficinas da Escola Industrial de Cuiabápt
dc.description.abstractWe investigated the development of mathematics teaching at the Escola Industrial de Cuiabá/MT (EIC) – now referred to as Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) - in the period 1942 to 1968. In 1909 was created the Escola de Aprendizes e Artífices de Mato Grosso (EAAMT) in order to train artisans, in 1942, as a result of a national movement that redefined the paths of vocational education, became the Escola Industrial de Cuiabá for the purpose of training workers for industry. We consider the social, political and economic factors that influenced the organization of this type of education. Different printed, oral and image sources were used in research in order to understand the curricular structure and to describe the possible contents taught in mathematics teaching and design teaching, and the relation of them in the practical workshops of Escola Industrial de Cuiabáen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent127 f. : il., tabs.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEscola Industrial de Cuiabá - Cuiabá (MT) - 1942-1968pt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectAprendizagem industrialpt
dc.titleO ensino de matemática na escola Industrial de Cuiabá/MT no período de 1942 e 1968pt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos e científicospt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000700621
dc.identifier.filemoura_ecm_me_rcla.pdf
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.lattes1988289581635375
unesp.author.lattes1988289581635375
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record