Show simple item record

dc.contributor.advisorManzini, Eduardo José [UNESP]
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Paula Húngaro [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:57Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:57Z
dc.date.issued2006-02-22
dc.identifier.citationMONTEIRO, Ana Paula Húngaro. Há mudanças nas concepções do professor do ensino fundamental em relação à inclusão após a inserção de alunos deficientes?. 2006. 140 f. Dissertação (mestrado)- Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91267
dc.description.abstractConsiderando que as concepções dos professores do ensino regular determinam as atitudes em relação à inclusão do aluno deficiente na sala de aula e que a literatura a respeito não informa sobre possíveis mudanças de concepção do professor em relação à inclusão após a inserção de alunos deficientes na sala de aula regular, duas questões se colocam: a concepção de inclusão do professor do ensino regular muda no decorrer do ano letivo após a entrada de alunos com deficiência? Em qual direção essa concepção se modifica? Objetivou-se identificar a existência de mudanças de concepções do professor do ensino regular que trabalha com alunos com deficiência, em relação à inclusão. Os resultados mostraram mudanças de concepções apenas em algumas subclasses: quanto à expectativa em relação à inclusão do aluno deficiente no ensino regular, experiência em relação à inclusão, perfil do aluno para ser matriculado no ensino regular; ritmo de aprendizagem do aluno deficiente na sala de aula regular, avaliação da aprendizagem do aluno deficiente, dificuldades em lidar com a diversidade, dificuldade em lidar com a disciplina/comportamento do aluno deficiente e dificuldade para ensinar o aluno deficiente. O estudo indicou não haver uma tendência definida na mudança de concepções. Conclui-se que a entrada, por si só, do aluno com deficiência no ensino regular não garantiu a mudança de concepção dos professores.pt
dc.description.abstractConsidering that the conceptions of the teachers of regular education determine the attitudes in relation to the inclusion of the deficient pupil in the classroom and that literature the respect does not inform on possible changes of conception of the teacher in relation to the inclusion, only and specifically, after the entrance of pupils with deficiency? In which direction this conception if modifies? It was objectified to identify the existence of changes of conceptions of the teacher of the regular education that works with pupils with deficiency, in relation to the inclusion. The results had shown changes of conceptions only at some subclasses: the expectation in relation to the inclusion of the deficient pupil in regular education, experience in relation to the inclusion, profile of the pupil to be registered regular education; rhythm of learning of the deficient pupil in the regular classroom, evaluation of the learning of the deficient pupil, difficulties in dealing with the diversity, difficulty in dealing with disciplines and behavior of the deficient pupil and difficulty to teach the deficient pupil. The study it indicated not to have a trend defined in the change of conceptions. The entrance is concluded that, by itself, of the pupil with deficiency in regular education it did not guarantee the change of conception of the teachers.en
dc.format.extent140 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectInclusão em educaçãopt
dc.subjectConcepção do professorpt
dc.subjectEducational inclusionen
dc.subjectSpecial educationen
dc.titleHá mudanças nas concepções do professor do ensino fundamental em relação à inclusão após a inserção de alunos deficientes?pt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000473783
dc.identifier.filemonteiro_aph_me_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes9155295594995876
unesp.author.lattes9155295594995876
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record