Atividades lúdicas como elemento facilitador para inclusão do deficiente auditivo na classe comum

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2002-12-18

Autores

Custódio, Vagner Sérgio [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho visa facilitar a inclusão do aluno portador de deficiência auditiva na classe comum, utilizando atividades lúdicas como os jogos cantados, brincadeiras de roda e brinquedos populares. Para isso, utilizou-se duas classes da 1a série do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal na cidade de Assis/SP, no ano de 2001 ambas com alunos deficientes auditivos recém incluídos, sendo um menino de dez anos deficiente auditivo profundo e uma menina de oito anos, com considerável resíduo auditivo. A primeira etapa, consistiu em uma entrevista com dez alunos escolhidos de forma aleatória. e fotografias e filmagens, que registraram a posição dos alunos na classe, bem como os momentos de recreio, e as aulas de Educação Física. Na outra etapa, aplicou-se o programa de atividades lúdicas adaptadas ao contexto da inclusão, constituindo 24 atividades, divididas segundo objetivos e simbologias, sendo que essas foram filmadas e posteriormente analisadas, utilizando como parâmetro um protocolo de observação que apontou 12 crianças de cada classe, dos quais seis mantinham pouca relação com o companheiro deficiente, e os outros seis alunos, mantinham freqüentemente relações de amizade com o aluno deficiente, somando-se a elas as outras dez crianças que participaram da entrevista diagnóstica e foram pré-selecionadas para uma segunda fase de entrevistas, onde utilizou-se o mesmo roteiro da fase inicial. Essas entrevistas foram transcritas na íntegra, e juntamente com as outras formas de coleta de dados foram submetidas a uma análise descritiva, tendo como resultados que a inclusão, melhorou a caracterização dos deficientes, aliado a uma conscientização do grupo sobre a acessibilidade, e melhoria nas relações interpessoais do grupo. E acompanhando a classe no período de 2002 constatou-se que aqueles alunos que não possuíam... .
This work aims facilitate student's inclusion bearer of hearing deficiency in the common class, using ludicrous activities as the sung games, jokes of runs and popular toys. For that, it used two classes of the 1a series of Teaching Fundamental, of a Municipal School in the city of Assis/SP, in year of 2001 both with deficient students hearing recently included, being a boy ten year hearing profound deficient and a girl eight year with considerable hearing residue. The first stage, it consisted in an interview with ten students chosen of aleatory form. And pictures and filmings, which they registered students' position in the class, as well as the recreation moments, and the classes of Physical Education. In the other stage, it applied the program of ludicrous activities adapted to the context of the inclusion, constituting 24 activities, divided objective second and symbologies, and these were filmed and afterwards analyzed, using as parameter a protocol of observation that pointed 12 children of each class, of the which ones six kept little relation with the companion deficient, and the others six students, kept frequently friendship relations with the student deficient, joining to them the others ten children who they took part in the interview diagnóstica and were pre-selected for a second interviews phase, where it used the same script of the initial phase. These interviews were transcripts in the totality, and together with the others data collection forms were submitted to a descriptive analysis, having as results that the inclusion, improved the characterization of the deficient, ally to an understanding of the group about the accessibility, and improvement in the interpersonal relations of the group. And accompanying the class in the period of 2002 it verified that those students who didn't own friendship relations with the hearing deficient, they passed to be... (Complete abstract, click electronic address below).

Descrição

Palavras-chave

Deficientes auditivos - Educação inclusiva, Atividades lúdicas, Educação física para deficientes

Como citar

CUSTÓDIO, Vagner Sérgio. Atividades lúdicas como elemento facilitador para inclusão do deficiente auditivo na classe comum. 2002. 246 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2002.